Contente
Para uma boa dona de casa, a qualidade dos molhos e temperos preparados às vezes é tão importante quanto os pratos principais. Na verdade, com a ajuda deles, você pode adicionar variedade ao menu mais modesto. E se o molho for preparado com vegetais frescos e ervas sem tratamento térmico, todas as substâncias úteis serão preservadas nele. E isso é extremamente importante no inverno e no início da primavera, quando há cada vez menos vitaminas nas preparações. Aparentemente, por esta razão, diferentes tipos de adjika são muito populares. E adjika "Cintilação", As receitas que você encontra no artigo, são preparadas com mais frequência sem cozinhar... Embora só deva ser armazenado na geladeira ou na adega. Em casos raros, o prazo de validade é limitado a apenas um ou dois meses.
História do prato e suas variedades
Inicialmente, adjika é um prato primordial do Cáucaso e é traduzido da língua local como “sal apimentado”. Uma lenda sobreviveu de que o sal era dado aos pastores para os animais, para que, depois de comê-lo, comessem grama mais prontamente e ganhassem peso mais ativamente. E como nos tempos antigos o sal era um produto precioso, para que as pessoas não o roubassem, acrescentava-se pimenta. Mas os pastores não ficaram nada constrangidos com isso, eles adicionaram muitas ervas picantes ao sal picante e felizmente o usaram como comida. Assim nasceu o adjika, que a princípio era uma mistura extremamente seca de especiarias e sal.
Mas para o gosto russo, aparentemente, esse tempero acabou sendo um tanto picante e engenhosas donas de casa criaram muitas variedades dele usando vegetais e especiarias comuns.
Na maioria das vezes, nas receitas de adzhika russas, tomates e pimentões são usados em grandes quantidades.
Bem, o componente mais tradicional e primordialmente russo do adjika é o rábano. É a combinação de raiz forte, pimenta, tomate e alho que é mais característica do tradicional adzhika "Ogonyok" russo. No entanto, este molho tem muitas variedades e muitas delas permitem preparar Ogonyok adjika sem tratamento térmico, preservando todas as propriedades úteis dos seus componentes.
Receita de adjika "Spark" com fermentação
Para preparar Adjika "Ogonyok" de acordo com esta receita, você precisará de:
- Tomate - 1 kg;
- Pimenta vermelha doce da Bulgária - 1 kg;
- Pimenta malagueta - 0,3 kg;
- Alho - 10 cabeças;
- Sal - 1 colher de sopa.
Todos os vegetais devem ser bem lavados para que nenhuma contaminação permaneça - afinal, eles não vão ferver.
O alho é descascado de todas as cascas para que fiquem cravos brancos e lisos. No tomate, é recortado o local de fixação da fruta. E nas pimentas, todas as sementes com válvulas e caudas são removidas. Em seguida, todos os vegetais são cortados em pedaços que podem facilmente ir para um moedor de carne.
Todos os componentes são moídos através de um moedor de carne, o sal é adicionado ao adjika e sua quantidade é ajustada a gosto. Tudo está bem misturado. Em seguida, vem a etapa mais importante na preparação de adjika sem ferver. Ela deve fermentar. Para isso, é deixado em temperatura ambiente por vários dias. Ao mesmo tempo, não se esqueça de mexer 2 a 3 vezes ao dia, para que os gases saiam mais facilmente. O recipiente deve ser coberto com gaze para que mosquitos e outros insetos não entrem.
Somente após o fim da fermentação do adjika, quando os gases param de sair dele, é que ele pode ser colocado em potes. Os bancos devem ser bem enxaguados e esterilizados junto com as tampas.
Da quantidade especificada de ingredientes, cerca de 5 potes de meio litro de adjika devem ser obtidos. Você precisa armazenar o adjika pronto na geladeira ou na adega.
Adjika com raiz-forte
Esta versão do russo adzhika "Ogonyok" agradará a todos os amantes de raiz forte.
Prepare os seguintes vegetais, preste atenção à sua qualidade. Como o adjika é cozido sem ferver, todos os componentes nele incluídos devem estar limpos e frescos.
- Tomate (já cortado e até torcido) - 1 kg ou 1 litro. Normalmente, você precisa de cerca de 1,2-1,4 tomates frescos para isso.
- Alho descascado - 50 gramas;
- Pimenta picante - 1/2 vagem;
- Rábano descascado - 100 gramas;
- Sal a gosto, cerca de 2 colheres de chá.
Passe todos os vegetais preparados por um moedor de carne, adicione sal e misture bem.
Adjika com raiz-forte está pronto. Nessa forma, pode ser conservado na geladeira por no máximo 1-2 meses. Para estender a vida útil, adicione 1 colher de chá de vinagre a 9% ou suco de meio limão à mistura de vegetais.
Adjika "Ogonyok", uma receita muito saborosa
Este adjika tem uma composição bastante rica, o que o torna muito saboroso. Na prática, não é mais um molho, mas um lanche independente. Pegue os seguintes ingredientes para cozinhar:
- Tomate - 2 kg;
- Pimenta doce - 1 kg;
- Pimenta picante - 300 gramas;
- Verduras (salsa, endro, coentro, manjericão, aipo) - cerca de 250 gramas;
- Alho - 200 gramas;
- Raiz de rábano - 500 gramas;
- Sal de mesa e açúcar granulado - 4 colheres de sopa cada;
- Vinagre 9% - 1 colher de sopa.
Como em outras receitas, separe cuidadosamente os vegetais e ervas, enxágue e seque levemente. Em seguida, remova todas as partes desnecessárias e passe os vegetais e ervas restantes em um moedor de carne. Por fim, adicione o açúcar, o sal e o vinagre. Misture bem novamente. Divida o adjika resultante em frascos esterilizados e guarde tudo na geladeira ou em outro lugar frio e escuro.
Qualquer uma das receitas anteriores permite obter no final um molho saboroso e saudável, que pode, na época fria, lembrar o aroma picante do quente verão e melhorar o sabor dos pratos cozinhados.