Contente
Na nossa mesa de vez em quando existem vários molhos comprados, que custam muito dinheiro e não agregam muito benefício ao corpo. Eles têm apenas uma dignidade - gosto. Mas muitas donas de casa sabem que você pode preparar por conta própria um molho saboroso e natural maravilhoso, cuja receita foi inventada há muito tempo na Abkházia. Esse molho é chamado de adjika. O produto combina toda uma gama de produtos para obter uma combinação de pungência, acidez e doçura.
Chefs profissionais e donas de casa experientes certamente serão capazes de cozinhar adjika de acordo com várias receitas comprovadas. Pode ser muito difícil para cozinheiros novatos escolher a melhor opção entre toda a variedade de receitas. Para eles, tentaremos destacar as melhores receitas de adjika com alho e pimenta, você poderá encontrar informações detalhadas sobre as quais no artigo a seguir.
Receitas para lembrar
Adjika é um produto único que pode ser cozinhado sem ferver e guardado no frigorífico durante o inverno. Nesse caso, os ingredientes mantêm seu frescor e excelente sabor, trazendo benefícios insubstituíveis para o corpo humano. Além das opções "frescas", existe um grande número de receitas diferentes que utilizam a fervura. O processo de tratamento térmico dos produtos permite obter um molho especialmente delicado e de consistência uniforme, que é cómodo para guardar na despensa ou cave. Qual receita de adjika pode ser escolhida apenas pela própria dona de casa, vamos oferecer as melhores opções a partir de pimenta e alho.
A receita clássica para adjika "fresco"
No inverno, a falta de vitaminas é especialmente sentida, que a pessoa procura compensar com frutas frescas, vegetais e, às vezes, medicamentos. Adjika, cozido sem ferver, neste caso pode se tornar um verdadeiro tesouro, um depósito de vitaminas. Alho fresco, tomate e pimentão tornam muitos pratos não apenas mais saborosos, mas também mais saudáveis.
Um conjunto de produtos para cozinhar
O ingrediente principal do molho será o tomate. Uma receita requer 2 kg desses vegetais carnudos e maduros. A pimenta búlgara no valor de 750 g complementa o tomate e confere um sabor especial ao produto acabado. Alho (100 g), pimenta (1 vagem), vinagre 9% (100 ml) e sal (1 colher de sopa) também são ingredientes necessários.
Cozinhando em etapas
Cozinhar adjika "fresco" não leva muito tempo, mas é importante seguir algumas regras e levar em consideração as características do produto. A ausência de tratamento térmico torna o molho especialmente útil, entretanto, violações da tecnologia podem provocar fermentação, como resultado da qual o adjika se deteriorará.
É possível preparar adjika "fresco" com alta qualidade somente se as seguintes recomendações forem seguidas:
- Escolha tomates maduros, mas fortes e carnudos para o molho, sem danos visíveis na superfície. A pele deve ser o mais fina possível. Caso contrário, ele terá que ser removido.
- Os tomates de qualidade selecionados devem ser bem lavados e toda a umidade removida de sua superfície com uma toalha de papel.Corte o ponto de fixação do talo com uma faca, divida o tomate em pequenos pedaços.
- Lave e descasque a pimenta búlgara, removendo os grãos do interior do vegetal. Corte em fatias.
- Pimentas podem ser descascadas ou armazenadas. Depende da preferência culinária. Os grãos em conserva adicionarão tempero e sabor ao molho. Se for decidido fazer um adjika particularmente picante, você pode usar 2 pimentas amargas em uma receita de uma vez.
- O alho só precisa ser dividido em cravo e descascado.
- Moa todos os ingredientes. Para fazer isso, você pode usar um moedor de carne ou liquidificador.
- Adicione sal e vinagre à mistura de vegetais resultante. Depois disso, o molho deve ser mantido por uma hora em temperatura ambiente.
- É necessário armazenar adjika "fresco" em potes esterilizados sob uma tampa de náilon apertada na geladeira.
Esta receita é uma das melhores. Suas vantagens são difíceis de superestimar: facilidade de preparação, falta de tratamento térmico, composição rica em vitaminas, armazenamento a longo prazo e sabor excelente - esta não é uma lista completa das vantagens do adjika feito de vegetais frescos. Um molho tão saudável e saboroso será um excelente complemento para qualquer prato.
Uma receita apimentada para adjika sempre "fresca"
Tendo decidido cozinhar adjika "fresco" de pimenta e alho do inverno, você pode usar outra receita interessante. É semelhante à receita anterior, mas requer o uso de ingredientes em certa quantidade, o que torna o adjika mais picante.
Produtos necessarios
Na hora de fazer "fresco" ou como também é chamado de "cru", o adjika para o inverno deve observar estritamente as proporções de ingredientes recomendadas, pois o excesso ou deficiência de um determinado produto pode reduzir significativamente o prazo de validade do molho. Recomenda-se o uso de tomates carnudos, maduros, vermelhos na quantidade de 3 kg como base para a preparação de adjika. 1 kg de pimentão complementará o molho com seu sabor e aroma especiais. O alho vai precisar de cerca de 500 g, pimenta picante é usada na quantidade de 150 g.Você também vai precisar adicionar 4 colheres de sopa ao molho. eu. sal e 3 colheres de sopa. eu. Sahara.
Método de cozimento
Na fabricação de adjika, é necessário seguir todas as regras básicas para a limpeza de vegetais, conforme a receita acima. Isso tornará o produto resistente à fermentação e ao mofo. Se falarmos diretamente sobre o processo de cozimento em si, ele pode ser descrito literalmente em três etapas:
- Moa todos os vegetais preparados até obter uma consistência de purê. Para fazer isso, você pode usar um moedor de carne ou liquidificador.
- Depois de misturar bem, adicione sal e açúcar ao purê de vegetais e misture novamente.
- Deixe o adjika de molho em temperatura ambiente por 6 a 7 horas, depois transfira para frascos e feche bem com uma tampa de plástico. Adjika deve ser armazenado na geladeira.
Adjika acabou sendo bastante picante devido à grande quantidade de alho e pimenta quente... No entanto, essa composição permitirá a uma pessoa obter a quantidade máxima de vitaminas e se manter aquecida no inverno frio. Você pode adicionar molho ao primeiro e segundo pratos, ou simplesmente comê-lo com pão.
Adjika pimenta búlgara fervida
Normalmente, o adjika é baseado no uso de tomate, porém, existem receitas baseadas no uso de abóbora, abóbora ou pimentão. Adjika à base de pimenta é mais adequado para os amantes deste vegetal. É muito simples prepará-lo em fervura curta. Mais detalhes sobre a receita podem ser encontrados abaixo na seção.
Um conjunto de produtos para cozinhar
Conforme observado, o ingrediente principal do adjika será o pimentão. Deve ser ingerido na quantidade de 1,5 kg. Os tomates também estão presentes na composição, mas seu número não deve ultrapassar 1 kg. Alho e vagens de pimenta amarga são usadas para apimentar o molho.Utiliza-se alho na quantidade de 300 g, pimento na quantidade de 3 peças. Além disso, para cozinhar, você precisará de óleo vegetal (50 ml), açúcar, sal e vinagre (literalmente 1 colher de sopa cada).
Recursos de culinária
Assim que todos os ingredientes necessários forem coletados, você pode começar a fazer o molho:
- Lave bem o pimentão, retire o pedúnculo e os grãos de dentro. Corte o vegetal em fatias pequenas.
- Descasque os tomates maduros da pele e das manchas ásperas do talo.
- Moa os tomates e os pimentões até ficar homogêneo, coloque a massa resultante em uma panela e leve ao fogo para ferver.
- Assim que a mistura de vegetais começar a ferver, adicione sal, açúcar, óleo e vinagre.
- O tempo de cozimento recomendado é de 1,5 horas.
- Mexa a mistura regularmente enquanto ferve. Adicione o alho picado ao adjika 10-15 minutos antes do final do cozimento. Ao mesmo tempo, você pode experimentar o molho e, se necessário, adicionar as especiarias que faltam.
- Coloque o produto acabado em potes e conserve.
Claro que, durante o tratamento térmico, algumas substâncias úteis do adjika desaparecem, mas sua naturalidade ainda é vantajosa em comparação com molhos e ketchups comprados. A principal vantagem do adjika fervido é o armazenamento a longo prazo sem observar o regime de temperatura. Você pode armazenar alimentos enlatados em uma despensa ou adega.
Sem tomates
Esta receita é única por não conter absolutamente nenhum tomate. A base do molho é o pimentão vermelho. O sabor de tal adjika pode complementar absolutamente qualquer prato, lembrando o verão quente.
Produtos para cozinhar
Apesar de a base do molho ser pimenta doce, o sabor do adjika é bastante picante. Isso se deve ao fato de que 200 g de alho e 5 pimentões são adicionados a 2 kg de pimentão. Você pode iluminar o sabor picante com açúcar. A quantidade desse ingrediente deve ser adicionada a gosto, mas a quantidade ideal é 8 colheres de sopa. colheres. Como conservantes, 2 colheres de sopa são adicionadas ao molho. eu. sal e 100 ml de vinagre de maçã 9%.
Recursos de culinária
Adjika para o inverno do pimentão será cozinhado com um curto tratamento térmico. Todo o processo levará algum tempo, porque uma quantidade limitada de vegetais pode ser rapidamente lavada e descascada. Adjika só vai ferver até ferver. Os seguintes pontos podem lhe dizer sobre como cozinhar em detalhes:
- Lave o pimentão, retire o talo e os grãos de dentro.
- Não há necessidade de descascar as pimentas das sementes, apenas o pedúnculo deve ser removido.
- Moa dois tipos de pimentão e alho descascado com um moedor de carne.
- Adicione os ingredientes restantes à mistura, leve para ferver e coloque em potes esterilizados.
- Você precisa armazenar adjika da pimenta na geladeira.
Adjika da Geórgia
Adjika da Geórgia é especial. Seu preparo é feito à base de pimenta picante. Sem experimentar este tempero, é difícil imaginar o quão picante e rico é. Você pode cozinhá-lo durante todo o inverno, mas não precisa cozinhar os ingredientes. Adjika é armazenado na geladeira e, se necessário, pode sempre complementar pratos de carne, peixe ou cogumelos. O tempero quente também pode ser adicionado ao borscht como molho.
Conjunto de ingredientes
O adjika georgiano não pode ser espalhado no pão e comido com colheres: é muito picante, mas ótimo como tempero para sopas ou pratos de carne. Adjika é preparado em pequenas porções. Então, para uma receita, eles usam 300 g de alho e pimenta, 100 g de ervas e 50 g de sal. Dill, coentro, estragão e salsa são tradicionalmente usados como ervas em proporções iguais.
Cozinhando rápido e saboroso
Uma anfitriã experiente preparará adjika georgiana em apenas 30 minutos.Especialistas em culinária iniciante podem estar interessados no fato como cozinhar adjika de acordo com a receita georgiana, é rápido e saboroso. E não existem truques especiais na culinária. Para isso é necessário apenas:
- Descasque o alho, lave a pimenta. As sementes podem ser removidas da pimenta, se desejado.
- Pique a pimenta e o alho com um moedor de carne.
- Enxágue as verduras, seque e pique finamente com uma faca. Misture com sal.
- Depois de misturar bem, deixe o molho sobre a mesa até o sal derreter. Em seguida, misture o adjika novamente e transfira para os frascos.
- Você precisa armazenar adjika da Geórgia na geladeira.
Esta receita preserva tanto quanto possível as tradições de preparação de adjika. Afinal, ele já foi preparado misturando ervas, alho e outras especiarias com sal em proporções iguais. Este tempero foi aplicado ao pão e desfrutou do sabor picante e do excelente aroma de adjika. Hoje, a maioria das receitas baseia-se na utilização de vegetais de sabor neutro, que permitem obter um análogo de molhos delicados e ketchups. Adjika picante de alho e pimenta pode ser preparada de acordo com a receita de Abkhaz, sem cozinhar. Um exemplo de sua preparação pode ser encontrado no vídeo:
Conclusão
A alimentação saudável é uma tendência da moda em nosso tempo. Todos querem preservar a sua saúde e beleza, utilizando apenas os produtos mais naturais e saudáveis. Adjika é um desses produtos. Servindo à mesa, a anfitriã mostra sua preocupação com a família e os amigos. A variedade de receitas permite escolher uma opção culinária que atenda às necessidades gustativas de cada membro da família.