Contente
Adjika georgiana para o inverno de pimenta com nozes e sem elas está sendo preparada hoje não apenas na Geórgia, mas em todo o espaço pós-soviético. Esse tempero para qualquer prato tem sabor e aroma incomuns, que é dado ao tempero pimenta amarga e ervas picantes.
A disputa entre abkhazianos e georgianos não acalma: todas as nações estão tentando provar que foram eles que, pela primeira vez, muitos séculos atrás, fizeram o primeiro tempero picante para carne. Mas este não é o ponto: o principal é que o adjika é um produto útil. Os temperos são quase idênticos em composição e método de preparação, embora difiram em pequenas nuances. Hoje contaremos como é preparada uma verdadeira adjika georgiana com nozes, apresentaremos receitas culinárias.
Alguns pontos importantes
Se você decidir fazer um verdadeiro georgiano adjiku, é importante saber que a cor do adjika não é dada pelo tomate, mas pela pimenta vermelha picante.
Antes da colheita do adjika georgiano para o inverno, a pimenta malagueta era seca ao sol para evaporar o excesso de umidade. Depois disso, os frutos foram moídos. Graças aos grãos amassados de pimenta, alho e especiarias, o tempero adquiriu aroma e sabor únicos.
Para a preparação do adjika georgiano de acordo com a receita tradicional, são usados ingredientes frescos, especialmente ervas picantes e pimenta malagueta. Além disso, o pimentão é frequentemente adicionado.
Para preparar um verdadeiro tempero picante georgiano que atenda a todas as regras, leve apenas sal grosso. O sal fino, quanto mais o sal iodado, não é adequado. O iodo faz com que os vegetais fermentem, o tempero se deteriora.
Receita crua de Adjika georgiana
Existem tantas receitas quanto donas de casa na Geórgia, porque cada uma delas traz seu próprio sabor. Disponibilizaremos várias opções para que escolha a que mais lhe agrada. Não é difícil comprar ingredientes para adjika para o inverno, mesmo se você não tiver uma casa de verão. Todos os produtos são vendidos no mercado ou na loja.
Então, o que você precisa estocar para fazer adjika com nozes de acordo com a receita usada por muitos georgianos:
- pimenta malagueta - 5 vagens;
- pimentão doce - ½ peça;
- alho - 1 cabeça grande;
- raminhos de endro fresco - 1 cacho;
- lúpulo-suneli - 2 embalagens;
- coentro seco - 1 embalagem;
- coentro seco - 1 embalagem;
- sal - 2 colheres de chá;
- nozes - 7 peças;
- vinagre 3% - 2 colheres de chá.
Regras de cozinha
Adjika com nozes é preparado com ingredientes frescos. Via de regra, em primeiro lugar, todos os ingredientes são bem lavados com água fria e bem secos para que o excesso de umidade não entre no tempero. Os vegetais crus são picados para posterior corte.
Transformamos sementes de coentro e nozes em farinha.
Mandamos pedaços de pimentão doce e picante ao liquidificador, acrescentando um pouco de vinagre.
Corte o endro em pedaços grandes e coloque no liquidificador.
A cor do tempero mudará imediatamente e os cheiros na cozinha ficarão incríveis. Transferimos a massa do liquidificador para pratos de porcelana funda e despejamos as especiarias e o coentro, o sal.
Amasse bem o adjika georgiano resultante para que todos os componentes sejam distribuídos uniformemente.
Por fim, acrescente as nozes com coentro e o alho picado no espremedor de alho ao tempero.
Para obter um adjika real, você precisa misturá-lo por um longo tempo e completamente. Durante este tempo, os ingredientes secos irão absorver a umidade e inchar. O tempero em si deve ter a consistência de manteiga. Um aditivo picante para o inverno para carnes e quaisquer pratos é armazenado em local fresco.
Verdadeiro tempero georgiano
Outra receita de adjika georgiana contendo nozes. É preparado a partir dos seguintes ingredientes:
- um quilo de pimenta;
- 350 gramas de alho;
- 150 gramas de nozes;
- 60 gramas de lúpulo suneli;
- 10 gramas de utsko-suneli;
- 10 gramas de coentro moído;
- 10 gramas de sementes de endro moídas;
- 10 gramas de açafrão;
- sal (a gosto).
Progresso de culinária
Enxágüe bem a pimenta, espalhe sobre uma toalha para secar. Em seguida, retire o talo, corte em pedaços.
Remova a casca superior e a película do alho.
Vamos separar as nozes, remover as partições.
Moa a pimenta, o alho e as nozes em um moedor de carne.
Adicione sal e especiarias secas à massa resultante. O adjika real deve ter uma composição homogênea, por isso demorará muito para amassá-lo. Deixamos a massa um pouco para que o sal tenha tempo de se dissolver.
Espalhamos o tempero preparado sobre uma gaze para espremer o excesso de líquido. Não despeje o suco, é útil para temperar sopas e molhos. Pode ser guardado na geladeira.
Encha o adjika picante acabado bem em potes e guarde em local fresco.
Adjika seco em georgiano
Na Geórgia, o adjika seco também é colhido para o inverno.
Isso consiste de:
- pimenta quente - 700 gramas;
- sementes de coentro - 75 gramas;
- lúpulo-suneli - 75 gramas;
- sal-gema.
Adjika Georgian é feito de pimentão vermelho amargo. Antes de fazer isso, você precisa murchar e secar as vagens de pimenta em duas semanas.
Retiramos as vagens do fio, cortamos os talos e rolamos a base do adjika em um moedor de carne normal. O procedimento é repetido 2-3 vezes para obter uma massa homogênea. Você pode usar um liquidificador.
Moa as sementes de coentro em um pilão e despeje na massa total.
Também mandamos lúpulo suneli e sal para lá.
É necessário triturar bem o tempero resultante para que os ingredientes secos absorvam o suco dos pimentos e inchem ligeiramente.
Pegamos uma folha de papel em branco e colocamos nosso adjika nela.
Você pode armazenar adjika seco em um frasco ou saco de papel em um local fresco.
Outra receita gostosa:
Conclusão
Existem muitas receitas para cozinhar adjika georgiana, mas a essência se resume ao fato de que os ingredientes principais são pimenta, lúpulo suneli e ervas. Fazer um tempero não é nada difícil, o principal é escolher os ingredientes certos e, na hora do preparo, o clima deve estar no seu melhor. Boa sorte!