Berinjela em adjika: receita

Embora nem todas as pessoas entendam o sabor da berinjela, verdadeiros gourmets estão empenhados em colher esse vegetal. O que as donas de casa não fazem com berinjela no inverno! E eles, salgados, fritos e em conserva, preparam várias saladas e salgadinhos.

Hoje vamos falar sobre como cozinhar picante e aromático berinjela em adjika para o inverno. Acontece um lanche surpreendentemente saboroso que pode ser colocado até mesmo em uma mesa festiva: os convidados "arrebatam" instantaneamente.

Atenção! O artigo conterá a palavra azul.

Não se surpreenda, porque é assim que a berinjela é chamada em muitas regiões.

Variedade de opções

Existem muitas receitas para cozinhar berinjela em adjika. A maioria deles foi inventada pelas próprias anfitriãs durante os experimentos. Há opções de aperitivos ou pedaços moídos - como você quiser. Oferecemos uma pequena fração de receitas para a variação de "Berinjela em adjika para o inverno".

Importante! Todos os ingredientes presentes nas receitas estão à disposição de qualquer dona de casa: são cultivados na própria horta ou adquiridos no mercado a um preço acessível.

Versão clássica

Oferecemos uma receita com uma foto. Para preparar um lanche, você precisa estocar:

  • os azuis - 1 quilograma;
  • tomates vermelhos maduros - 1 quilograma;
  • pimentão doce (vermelho ou amarelo) - ½ quilograma;
  • alho - 7 dentes;
  • pimenta picante (pode-se usar chili) - meia vagem;
  • óleo vegetal (refinado) - meio copo;
  • açúcar granulado - 30 gramas;
  • sal grosso - 60 gramas;
  • vinagre de mesa 9% - 100 ml.
Comente! O sal não deve ser iodado.

Princípio de cozinha

As berinjelas têm uma pele amarga. Se este vegetal não for cozido de acordo com as regras, o lanche acabado terá um sabor amargo. Portanto, eles precisam ser limpos ou encharcados. Existem várias maneiras que não demoram muito:

  • Salpique as beringelas fatiadas com sal grosso e deixe por 20 minutos, durante esse tempo irão aparecer gotas de água. Foi o sal que tirou a amargura. Lavamos os círculos com água fria, colocamos em um guardanapo e borramos cada pedaço.
  • Coloque os azuis picados em um copo de água salgada (2 colheres grandes de sal por copo d'água), por cima - um pouco de opressão para que todos os pedaços fiquem na água. Após 40 minutos, enxágue. Despeje os tomates com água fervente por um minuto e meio, após o qual retiramos e limpamos.

Enquanto as berinjelas ficam de molho, vamos preparar o resto dos ingredientes. Para os azuis em adjika, são necessários tomates carnudos. De acordo com a receita, precisamos de tomates pelados. É muito difícil removê-lo assim. Mas se os tomates forem cortados, escaldados e colocados em água gelada (adicione cubos de gelo), a casca é removida facilmente.

Remova caudas, sementes e partições de pimentas. Nós os cortamos em tiras. Chamamos a atenção para o trabalho com pimenta: corta-se com luvas. Caso contrário, queimaduras nas mãos não podem ser evitadas.

Pique os tomates e os pimentos. Para fazer isso, você pode usar um moedor de carne ou um liquidificador submersível - como quiser. Moa todos os vegetais ao mesmo tempo.

Despeje em uma panela, adicione óleo, açúcar e sal. Após mistura completa, coloque para ferver. Depois de ferver, cozinhe por um quarto de hora e acrescente o vinagre. Continuamos a cozinhar em fogo baixo.

Corte as berinjelas ensopadas e espremidas em rodelas e frite em um pouco de óleo em uma frigideira de fundo grosso. Os azuis devem ser dourados. Frite as berinjelas em porções.

Em seguida, coloque em uma panela. Após 10 minutos, adicione o alho esmagado com uma trituradora, cozinhe por mais 15 minutos, Fãs de picante podem adicionar mais alho.

Atenção! Não é necessário digerir um aperitivo de berinjela em adjika para o inverno: as peças não devem perder a forma.

Tendo transferido o lanche acabado para os potes, nós os enviamos para serem esterilizados. Nós selamos bem, viramos e resfriamos embaixo do cobertor. Berinjelas em adjika estão prontas para o inverno.

Berinjela em adjika: receita

A combinação de berinjela com tomate, pimenta e alho adiciona tempero e sofisticação ao aperitivo. além disso Pimenta e o alho pode ser adicionado em qualquer quantidade, é claro, razoável, dependendo do gosto. Os azuis são servidos em adjika, tanto frios quanto aquecidos. Além disso, pode ser um prato à parte ou servir de acompanhamento para pratos de massa, batata, peixe e carne.

O que precisamos:

  • azuis - 500 gramas;
  • tomates vermelhos suculentos - 500 gramas;
  • pimenta búlgara - 250 gramas;
  • alho - 5 dentes;
  • vinagre de mesa 9% - 15 ml;
  • óleo magro (não refinado) - 30 ml;
  • sal que não contém iodo - 15 gramas;
  • açúcar granulado - 30 gramas;
  • lavrushka - 1 folha;
  • pimenta preta - 5 ervilhas.

Processar

Não demora muito para preparar um lanche picante e saboroso. Mas, para o inverno, você vai fornecer à sua família berinjelas perfumadas em adjika.

  1. Em tomates vermelhos suculentos e bem lavados, é necessário retirar o local onde o pedúnculo está preso, cortado em quartos.
  2. Os pimentões doces são primeiro cortados ao meio para remover as sementes e os septos. Depois disso, corte em pedaços arbitrários. O mesmo procedimento é feito com pimenta. As sementes devem ser sacudidas sem falta. É este produto que confere às nossas beringelas em adjika um sabor picante e picante. Lembre-se de usar luvas nas mãos para evitar escaldá-las.
  3. Os dentes de alho descascados só precisam ser picados.
  4. De acordo com a receita, as berinjelas em adjika devem ser de variedades doces. Então, o processo de se livrar da amargura é ignorado. Se não houver nenhum, os azuis precisam ser ensopados. Como eu posso fazer isso? A berinjela com casca deve ser cortada em rodelas de cerca de 1 a 1,5 cm, esta é a opção mais conveniente para fatiar. Polvilhe com sal-gema por cima, mantenha por 20 minutos, enxágue em água fria e seque. Pedaços azuis são cortados para lanches.
  5. O adjika, como base do lanche, deve ser homogêneo, portanto, tomates, pimentões e alho preparados devem ser picados.
  6. Despeje os vegetais picados em uma panela grande, adicione sal, açúcar, manteiga, lavrushka e pimenta preta. A partir do momento da fervura, o adjika é cozinhado por no máximo 10 minutos com agitação constante.
  7. Em seguida, vinagre e azuis são adicionados. O adjika de berinjela tem a capacidade de grudar no fundo: ele queima sem mexer.
  8. Depois de cerca de um terço de uma hora, a berinjela estará macia, mas não deve perder a forma. Isso é um sinal de que um lanche quente está pronto para o inverno.

Antes de desdobrar, você precisa escolher uma folha de louro do adjika de berinjela. Se você deixá-lo, surgirá um sabor amargo e um gosto residual desagradável. Frascos e tampas devem ser cozinhados no vapor.

Comente! Segundo essa receita, as berinjelas em adjika para o inverno não precisam ser esterilizadas.

Latas hermeticamente fechadas são viradas para as tampas e cobertas até esfriarem completamente. Um lanche é armazenado para o inverno em uma adega ou porão. Não vai desaparecer (se esses lindos pequeninos azuis não comerem os seus caseiros sem o seu conhecimento) na geladeira.

Berinjelas em adjika com maçãs:

Em vez de uma conclusão

Adjika de berinjela é o prato favorito dos verdadeiros gourmets. Os amantes da berinjela preferem um tempero picante à carne e peixe. As opções de aperitivo são muitas, mas qualquer receita pode ser variada. Vamos falar sobre isso agora.

A presença de pimentão verde ou vermelho picante, bem como de alho, é a condição principal. Além disso, às vezes se adiciona pimenta mais do que o indicado na receita - como você preferir.

A cozinha nacional não implica a adição de tomates, mas aconteceu que também eles são adicionados. Pimentas, tomates em um aperitivo devem ser amassados ​​e as berinjelas fervidas em pedaços. Para variar, adicione maçãs, cenouras e todos os tipos de verduras a gosto.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção