Contente
As uvas são tratadas com respeito há muito tempo, graças ao poder curativo das bagas. Em manuscritos antigos de diferentes povos, há uma menção a esta baga saborosa e saudável. E os poetas em seus versos comparam as uvas com o néctar dos deuses. O ditado: “Há dias agradáveis para as pessoas, onde crescem as vinhas” pode ser lido na parede da Lavra Kiev-Pechersk.
Mais recentemente, as uvas foram cultivadas apenas nas regiões do sul. Hoje, graças ao trabalho árduo dos criadores, a videira é cultivada com sucesso em muitas regiões da Rússia, mesmo onde o clima é rigoroso. Uma das variedades favoritas é a uva Cabernet. As características de cultivo e cuidado serão discutidas no artigo.
Descrição
Descrição da casta, as primeiras fotos das uvas Cabernet foram cedidas por criadores franceses, autores diretos. Para obtê-lo, foram utilizadas as variedades Cabernet Fan e Sauvignon Blanc. Hoje o Cabernet Sauvignon é a variedade mais popular entre os produtores de vinho. O objetivo principal das bagas é a produção de deliciosos vinhos de uva.
Arbustos
Uma planta com brotos espalhados e folhas de cinco lóbulos esculpidas. Cada um deles possui dentículos triangulares ao longo das bordas. As uvas são especialmente bonitas no outono, quando aparecem manchas nas lâminas das folhas, de cor semelhante à do vinho tinto.
A variedade Cabernet Sauvignon tem flores femininas e masculinas. Mas isso nem sempre o salva das ervilhas. Nas resenhas, os produtores escrevem que precisam lidar com a polinização artificial.
Cachos e bagas
A forma dos cachos é cónica, mas às vezes aparece neles uma chamada asa: a parte superior com um ramo. Comprimento do pincel até 15 cm, peso cerca de 100 gramas Os bagos são redondos, com até 1,5 cm de diâmetro.Há poucas sementes nas uvas: 1-3. Os frutos são azuis com uma flor cerosa. Como a casca é grossa, Cabernet Sauvignon é um grau técnico de uvas.
Características
A uva Cabernet tem muitas vantagens, o que a torna popular entre vinicultores e enólogos. Existem também desvantagens, que também serão discutidas.
Profissionais da variedade
- As uvas são frutíferas, com bom cuidado e condições climáticas favoráveis, colhendo-se até 70 cêntimos de fruta por hectare.
- Boa transportabilidade, uma vez que os bagos não se rompem nem se desintegram.
- As uvas não quebram, mesmo quando maduras demais.
- As chuvas não prejudicam os frutos.
- Uma excelente casta para a produção de vinhos tintos de sobremesa.
- A variedade é resistente ao inverno e resistente à seca.
- As uvas são resistentes a muitas doenças.
Minuses
- Possibilidade de ervilhas. Você tem que gastar tempo de polinização.
- Os ovários no início podem desmoronar com o vento.
- O vencimento tardio da variedade (140-160 dias) não permite o cultivo de uvas em nenhuma região da Rússia.
Variedades de cabernet
As uvas Cabernet possuem diversas variedades. Uma breve descrição e foto serão apresentadas a seguir.
Sauvignon
Para entender o que é a uva Sauvignon, não se pode prescindir de foto e descrição. Imediatamente após sua criação, a planta se tornou a mais popular. Os vinhos de mesa e de sobremesa são preparados a partir de bagas azuis escuras com uma flor azulada espessa. Apesar de os cachos não serem grandes, a colheita ainda é excelente.
Cortis
Cortis é uma variedade de uva criada por criadores alemães. Eles cruzaram o Cabernet Sauvignon e o Merzling. A variedade é de maturação moderadamente tardia, os cachos são cortados ao fim de 138-140 dias. Cortis dá consistentemente altos rendimentos, cinza de flor de cera, bagas de vinho. Foto da variedade Cortis abaixo.
Fran
Deve-se notar que esta variedade em particular é chamada de progenitora das uvas Cabernet Sauvignon. Comparado ao “filho”, o pai é menos produtivo, mas amadurece mais cedo. É a Fran - uma casta que se aconselha a crescer na zona de cultivo de risco. Cachos de média densidade, com bagos azuis escuros, cobertos por uma flor espessa.
Uvas do norte
As uvas Cabernet North são representadas por arbustos baixos e não extensos. Pequenos pincéis pesando até 100 gramas são formados na videira. Os frutos são pequenos, escuros com uma flor cerosa. Amadurecimento começa em setembro.
Michurinsky
Variedade de alto rendimento e de maturação média. Cachos com bagas escuras com flor esbranquiçada começam a recolher 115-125 dias após o início da floração. Os pincéis são pequenos, em média 100 gramas.
A variedade de uva Cabernet Michurinsky tem boa imunidade a muitas doenças da cultura. Além disso, pode ser cultivado em quase todas as regiões da Rússia: pode resistir a geadas de até 29 graus.
Karol
Uma variedade de tempos médios de amadurecimento anualmente agrada com uma rica colheita. Deve-se notar que, ao contrário de outras plantas da cultura, as uvas Karol florescem mais tarde do que as outras, portanto as flores nunca caem sob a geada da primavera.
Carbono
A planta está de maturação média. Para evitar ervilhas, uma vez que as uvas têm apenas flores femininas, é necessário plantar outras variedades ao lado delas. O tamanho dos cachos está dentro da variedade Cabernet, cerca de 100 gramas. Um vinho perfumado é preparado a partir de pequenas bagas arredondadas.
Yura
As uvas Jura foram cultivadas por criadores suíços. Vinhas e cachos são resistentes a doenças. Uvas de maturação média. Bagas roxas escuras com uma flor azulada são transformadas em vinho.
Dorsa
A variedade é média em termos de rendimento, mas é estável todos os anos. Uma grande quantidade de açúcar do vinho acumula-se nas bagas com um período de maturação médio. O vinho tinto feito com uvas Cabernet Dorsa tem um aroma frutado pronunciado.
Crescendo e cuidando
Como já foi observado, quase todas as variedades de uvas Cabernet podem ser cultivadas em muitas regiões da Rússia. A planta é despretensiosa, mas para ter sucesso é preciso conhecer as peculiaridades do plantio e cuidados.
Seleção de assento
As uvas Cabernet podem ser cultivadas em qualquer solo, pois são pouco exigentes. Mas é aconselhável escolher um local de pouso bem iluminado. As encostas do sul são as mais adequadas. Não há montanhas nos jardins comuns, então eles são criados artificialmente.
As plantações são dispostas em fileiras de norte a sul para que as plantas sejam iluminadas pelo sol a qualquer momento. Este posicionamento cria uma boa ventilação natural para a videira.
A variedade Cabernet é cultivada sobre um porta-enxerto, os melhores são:
- Riparia 3309;
- Riparia 101-14;
- Kober 5BB;
- Ber-landieri Teleki 8B.
Cuidado de plantio
As uvas Cabernet são plantadas na primavera ou no outono. Uma distância de 3 a 4 metros é deixada entre as linhas. Isso criará não apenas conveniência durante os cuidados, mas também fornecerá circulação de ar suficiente e evitará doenças.
- Durante a estação de crescimento, as plantas são regadas em tempo hábil, removidas ervas daninhas e soltar o solo.
- Começando na primavera, o solo é coberto com cobertura morta. Primeiro, o mulch protege as raízes do frio e, no verão, não permite que a umidade evapore.
- Maior necessidade de rega durante a maturação dos cachos. Neste caso, é necessário levar em consideração as características climáticas da região onde as uvas são cultivadas. Se chover, a rega é interrompida. Na seca, a rega é realizada pela raiz.Durante a formação dos ovários, é aconselhável pulverizar os arbustos. Não é necessário derramar os arbustos, caso contrário os bagos perderão o sabor e ficarão aguados.
- Para que as uvas da variedade se desenvolvam bem, será necessária alimentação regular. Podem ser fertilizantes orgânicos ou minerais especiais. As plantas são alimentadas várias vezes, a última alimentação é programada para meados de julho.
Formação
A poda já começa nos brotos de um ano. Para uvas Cabernet jovens, como mostra a foto, recomenda-se uma poda curta. Isso aumentará a frutificação à medida que os olhos inferiores forem ativados.
A variedade é caracterizada por crescer em fustes altos, alguns tufos jovens são deixados pendurados. Os brotos são encurtados por 5-6 olhos.
Doenças e pragas
Todas as uvas Cabernet são resistentes à filoxera. Mas nem sempre é possível salvar as plantações do oídio, da antracnose e da bacteriose, do câncer bacteriano e da clorose e da rubéola. É necessário tomar medidas preventivas sem esperar o desenvolvimento de doenças. Para isso, são usados preparativos especiais. As regras de uso estão indicadas nas instruções.
Insetos
As pragas mais perigosas que podem causar danos irreparáveis à videira e à cultura são os ácaros da aranha e os ácaros da uva. Esses insetos são tão pequenos que é difícil vê-los. Mas seu manejo pode ser visto pelos inchaços avermelhados nas folhas. Para a destruição, use o tratamento com líquido Bordeaux, solução de sabonete a 4%. É necessário pulverizar não só de cima, mas também agarrar as folhas e caules por baixo. Esses tipos de trabalho são realizados com a abertura dos rins. No verão, as plantações são polinizadas adicionalmente com enxofre.
Outra praga é a borboleta da curuquerê da uva e seus descendentes. As lagartas danificam os ovários e também se alimentam de frutos maduros. O aparecimento da praga pode ser determinado pelas bagas, enredadas em teias de aranha.
Para a destruição, são usados inseticidas, aos quais são adicionados fungicidas. Uma dupla composição de tratamento é necessária para combater o mofo e o bolor.
Características do cultivo de uvas: