Contente
Para decorar o seu jardim com vinhas verdes e obter uma boa colheita de uvas, não basta cultivar uma só planta. Claro, você pode comprar várias mudas crescidas para cultivar uma safra, mas elas não são baratas e podem surgir problemas com a variedade de plantas. É muito mais barato e mais confiável propagar uvas por conta própria por meio de estacas. Além disso, no artigo proposto, falaremos em detalhes sobre como preparar mudas no outono, como armazená-las e germiná-las adequadamente. Esta informação será certamente útil tanto para iniciantes como para viticultores experientes.
Colhendo mudas
Fazer a propagação de uvas apenas por estacas, à primeira vista, é bastante difícil. Sob certas condições, as raízes das uvas começam a desenvolver-se ativamente nos pedaços verdes e maduros da videira. As estacas podem ser realizadas na primavera ou no outono. As estacas de outono são preferíveis, porque com armazenamento e enraizamento adequados, na primavera as estacas (hastes) serão plantadas em local de crescimento permanente. A probabilidade de que se enraíze, neste caso, é próxima de 100%. O material de plantio colhido no outono é mais forte e saudável. Tal videira é capaz de crescer rapidamente com raízes e folhagens, e desenvolver flechas frutíferas.
As estacas são colhidas no outono durante o principal poda de uva... Isso não deve ser feito antes de 2 semanas após a planta ter se desprendido da folhagem e antes do início de geadas severas. A seleção do material de plantio deve ser realizada principalmente qualitativamente, com foco nos seguintes critérios:
- É preferível escolher eixos com um diâmetro de até 6 mm. Os rebentos mais grossos são considerados engordantes e não conseguem criar raízes.
- A propagação de uvas por estacas no outono deve ser realizada apenas com o uso de brotos maduros e frutíferos.
- Um caule de boa qualidade deve ser firme. Ao dobrá-lo, você pode ouvir um leve estalo.
- A casca da videira deve ter uma cor uniforme de marrom claro a escuro.
- Em um corte de uma muda saudável, você pode ver uma cor verde. Manchas marrons indicam o desenvolvimento de uma doença ou congelamento do broto.
- Durante a inspeção visual, deve-se prestar atenção à ausência de danos mecânicos, sinais de doenças e outros defeitos na superfície da casca.
Essas regras gerais permitirão preparar apenas o material de plantio da mais alta qualidade para o próximo ano. Depois de escolher os brotos adequados em todos os parâmetros, você pode começar a cortar as estacas. Seu comprimento deve ser de pelo menos 30 cm. 2-4 olhos devem ser deixados em cada haste.
Armazenamento de pernas no inverno
O corte de uvas no outono envolve o armazenamento de inverno de longo prazo do material de plantio sob certas condições com uma temperatura não superior a +40C. Antes do armazenamento, as hastes são limpas de restos de folhas, bigodes e enteados. As secções da videira são torcidas com elástico macio ou corda em feixe, se necessário, é imposta uma etiqueta com a indicação da casta.
Entre as maneiras mais acessíveis de armazenar hastes de uva estão as seguintes:
- Armazenar mudas de uva em uma adega ou porão não será difícil.O material de plantio só precisa ser cavado em um recipiente com areia úmida e deixado em um porão fresco até o início de fevereiro.
- O armazenamento no jardim envolve a escavação de uma vala com 50 cm de profundidade, cujo comprimento deve corresponder ao comprimento das estacas da uva. Uma camada de areia de 10 cm de espessura é despejada no fundo da vala, ligamentos de hastes são colocados na areia e borrifados com o restante da terra, folhas caídas, serragem e palha. Em cima de tal marcador, você precisa colocar uma aba de polietileno.
- A temperatura ideal para armazenar o material de plantio pode ser encontrada na porta da geladeira. Antes de serem guardadas na geladeira, as hastes das uvas são embebidas em água fria por 1-2 dias e, em seguida, embaladas em um saco plástico. Este método é bom quando as mudas de uva são colhidas em pequenas quantidades.
Claro, a maneira mais conveniente é guardar a videira na adega, mas na ausência de tal cômodo, é preferível usar uma geladeira. Ao colocar as hastes para armazenamento, é preciso lembrar que em janeiro elas deverão ser obtidas para germinação em casa.
Métodos de enraizamento para estacas de uva
Recomenda-se iniciar o enraizamento das mudas de uva no final de janeiro - início de fevereiro. Nesse momento, as hastes são retiradas do armazenamento e tratadas com uma solução de permanganato de potássio. Após o processamento, as estacas devem ser embebidas em água por 1-2 dias. Imediatamente antes do enraizamento, as fatias das estacas são atualizadas. Dois cortes oblíquos são feitos em cada alça. Neste caso, é importante que a parte interna das estacas no corte seja de cor verde, e pelo menos 2 olhos permaneçam na própria estaca. Arranhões (ranhuras) são feitos na parte inferior da haste com uma agulha ou lâmina fina. Esta parte da videira é mergulhada em Kornevin. Além disso, você pode escolher um dos métodos de root:
Enraizamento em serragem
Para fazer isso, despeje a serragem levemente umedecida em um pequeno recipiente e coloque feixes de cortes dentro deles. Coloque o recipiente com o material de plantio em um radiador de aquecimento ou outro dispositivo de aquecimento. Umedeça a serragem a cada 5 dias. Após 3 semanas, pequenas raízes aparecerão nas estacas de uva.
Enraizando no chão
Para criar raízes em estacas de uva, você pode usar um solo nutriente de baixa acidez. Deve incluir turfa leve, areia, húmus e solo fértil. Despeje o meio nutriente em potes de plástico ou garrafas cortadas ao meio. É imperativo fazer orifícios de drenagem no fundo do recipiente. Ao encher os potes, é necessário prever uma camada de drenagem de seixos, barro expandido ou tijolo partido. Estacas em solo nutriente plantar sob uma ligeira inclinação, deixando 1-2 botões acima da superfície do solo.
Enraizando na água
Este método de enraizar as hastes das uvas é o menos trabalhoso. Para sua implementação, é necessário colocar um pouco de água em uma jarra de vidro e colocar as hastes dentro do recipiente. Um exemplo de tal enraizamento é mostrado no vídeo:
Este método é excelente para o cultivo doméstico de uvas.
O enraizamento adequado começa com a construção do sistema radicular. A formação prematura de vegetação indicará uma violação deste processo.
Assim que o sistema radicular começar a se desenvolver na parte inferior das hastes e o comprimento das raízes pequenas atingir 1,5-2 cm, você pode começar a plantar hastes de uva em recipientes separados. Para o cultivo, você pode usar o mesmo solo fértil. Os recipientes devem ser selecionados com um diâmetro de pelo menos 10 cm e uma profundidade de 20-25 cm, sendo imprescindível colocar uma camada de drenagem no fundo dos recipientes.
Uma semana após o plantio das pernas em recipientes separados, elas devem ser alimentadas com potássio ou cinza de madeira. É necessário introduzir um oligoelemento na taxa de 30 g por planta.É importante notar que os fertilizantes contendo nitrogênio não são usados para mudas de uva em um estágio inicial de cultivo.
Plantar mudas no solo
As estacas com raízes caseiras são plantadas em terreno aberto no início de maio. Nesse momento, folhas e pequenas raízes devem aparecer nos caules das uvas. O processo de plantio pode ser descrito nas seguintes etapas:
- Inicialmente, você precisa escolher uma área iluminada pelo sol com solo bem drenado.
- Cave um terreno profundamente com a adição de húmus, nitroammofoska e areia grossa.
- Faça uma ranhura com a profundidade necessária.
- Coloque as mudas na ranhura a uma distância de 30-40 cm uma da outra.
- Feche as mudas de uva a uma profundidade tal que o olho mágico superior esteja a uma altura de 7 a 10 cm do nível do solo.
- Polvilhe a parte inferior das mudas com solo fértil, que deve ser posteriormente compactado.
- Após o plantio, regue abundantemente cada muda e aplique cobertura morta no solo.
Quando todas essas regras de armazenamento, enraizamento e plantio são cumpridas, é muito fácil propagar uvas por estacas. No próximo outono, você pode obter mudas saudáveis com um sistema radicular suficientemente desenvolvido. Após a hibernação em campo aberto, com a chegada do calor, as uvas começam a crescer ativamente.
As mudas de uva podem ser plantadas no outono diretamente no solo
O método acima para propagação de uvas por meio de estacas no outono é bastante trabalhoso e meticuloso. É necessário preparar as mudas, cuidar de sua segurança no inverno e enraizá-las cuidadosamente em casa perto da primavera. Um conjunto dessas medidas permite que você obtenha muitas mudas saudáveis e fortes na produção. Mas as uvas também se multiplicam de forma mais simples, que envolve o plantio das hastes imediatamente após a colheita no solo. Este método de cultivo é bastante simples e é semelhante à propagação de uvas por estratificação. Para implementar este método, você deve:
- Prepare estacas saudáveis, faça cortes oblíquos nas pontas da videira.
- Em um orifício preparado, com 50-60 cm de profundidade, coloque o corte em um ângulo de 450.
- Um olho mágico deve ser deixado acima do solo.
- Desenterrar os caules das uvas com solo fértil, compactar e regar.
- Antes da geada, as pernas devem ser regadas regularmente.
- Para o inverno, cubra as mudas de uva com folhagem, palha, serapilheira.
- Com a chegada do calor da primavera, o abrigo deve ser removido e o aparecimento de folhas verdes de uvas jovens deve ser esperado.
Este método, é claro, é muito mais fácil do que propagar uvas por meio de estacas com armazenamento e enraizamento em casa. A única desvantagem significativa desse método de propagação é a baixa taxa de sobrevivência das mudas. Portanto, do número total de estacas, apenas 60-70% acordam na primavera. Essa baixa viabilidade das hastes deve ser levada em consideração mesmo durante o plantio no solo: 2 mudas de uva devem ser plantadas em um buraco de uma vez. Se ambos criarem raízes, o talo mais fraco terá que ser removido.
Assim, as informações acima permitem que você entenda como fazer a colheita das mudas de uva no outono, como guardar a colheita preparada e como enraizá-la.
O videoclipe também permitirá que você responda a algumas das perguntas restantes e veja com seus próprios olhos todo o processo de propagação da uva por meio de mudas.
Este método simples torna possível criar uma plantação inteira de mudas jovens do corte, brotos maduros de um arbusto. Claro, isso vai exigir um certo esforço e tempo, mas vai economizar dinheiro para a compra de mudas já cultivadas.