Variedade de uva Presente de Zaporozhye: foto e descrição

As uvas são uma iguaria de sobremesa maravilhosa. Os jardineiros estão constantemente à procura de novas variedades de uvas, especialmente as resistentes à geada. Uma forma híbrida de uvas Presente de Zaporozhye pode ser cultivada na zona climática média, cobrindo para o inverno. A videira vigorosa tem um rendimento estável e é adequada até mesmo para vinicultores novatos.

Características da variedade

Se alguém está procurando uma variedade de uva sem problemas para seu lote pessoal, que dê resultados nos primeiros anos, este é um presente de Zaporozhye. As uvas, como se pode ver na foto, frutificam em abundância, dão prazer estético à contemplação de um magnífico cacho, ao sabor harmonioso de frutos grandes e agrada com longevidade. Uma nova variedade bem-sucedida no meio da temporada foi criada por um criador da cidade ucraniana de Zaporozhye E.A. Klyuchikov baseado na famosa uva Talisman e mudas intermediárias V-70-90 + R-65. Mais tarde, outro híbrido relacionado foi criado - uma variedade de uva antiga Novyi Podarok Zaporozhye.

A variedade de uva de mesa "Gift to Zaporizhia" possui características de alta qualidade em quase todos os aspectos:

  • Rápido enraizamento e adaptação de mudas;
  • Forte crescimento da videira;
  • A polinização das uvas é boa, não depende dos caprichos do tempo;
  • A primeira safra é experimentada no segundo ano após o plantio;
  • A frutificação ocorre em 130-145 dias, dependendo do contexto agrícola e do grau de iluminação. A variedade de uva amadurece da terceira década de agosto a 10 de setembro. Os cachos, se não houver geada, podem ficar pendurados na videira até meados de outubro.

O tempo chuvoso não é um obstáculo para o Dom de Zaporozhye, de acordo com a descrição. Os aglomerados mantêm sua surpreendente cor verde profundo, mesmo sobreamadurecida. As uvas devem ser transportadas com muito cuidado.

Nas regiões do sul, esta casta é plantada em forma de coreto, o que proporciona à videira um maior acesso ao sol. Segundo os jardineiros, o Dom das uvas Zaporozhye com este tipo de plantio traz uma melhor colheita: os cachos e as bagas aumentam, o teor de açúcar e o prazo de validade aumentam. A variedade pode resistir a geadas de até -24 graus. Se as temperaturas de inverno em áreas mais frias tendem a cair, as videiras são protegidas.

Comente! As flores do híbrido de mesa são bem polinizadas, embora tenham função feminina.

Você pode plantar videiras bissexuais nas proximidades para uma melhor polinização. Normalmente, tal arbusto em algum lugar da vizinhança é o suficiente.

Vantagens e desvantagens

Em análises do Gift to Zaporozhye, os jardineiros observam que esta variedade de uva tem vantagens óbvias.

  • Frutificação abundante, capacidade de resistir às ervilhas. Amadurece 70% dos ovários;
  • Sabor brilhante e características externas de uvas;
  • Uniformidade de bagas no pincel;
  • Resistente ao tempo chuvoso;
  • Atratividade comercial;
  • Resistência de inverno;
  • Mantendo a qualidade até dezembro;
  • Alta resistência da videira à infecção por doenças fúngicas: míldio, oídio, podridão.

A desvantagem da variedade é a necessidade de transporte cuidadoso. Eles colocam os cachos em caixas em uma camada, caso contrário, os frutos saem facilmente do favo. Alguns jardineiros notam a suculência excessiva da polpa da variedade de mesa.

Descrição

A visão de uma poderosa videira desta variedade, com pesados ​​cachos verdes, é admirável. Sobre um arbusto vigoroso, folhas trilobadas verde-escuras, ligeiramente dissecadas. Apesar do tipo de flor funcionalmente feminino, a polinização é bem-sucedida.

Em suas descrições da variedade de uva Gift to Zaporozhye, os jardineiros observam que seus cachos cônicos são medianamente densos, mas também existem alguns soltos. Sua massa é em média 700-1200 g, as menores têm 600 g, as recordes chegam a 2 e até 2,5 kg.

Os frutos da variedade Podarok Zaporozhye são ovais, grandes, com até 33-40 mm de comprimento e 24-25 mm de largura. A cor verde claro não muda mesmo com o amadurecimento biológico. Em um monte de frutas de tamanho uniforme. Pesam 10-12 g, em pincéis muito grandes - até 20 g.A pele é densa, via de regra, não racha com a chuva. A polpa é muito suculenta, carnuda, doce. O teor de açúcar das frutas está entre 15-18%. O sabor simples distingue-se pela harmonia das notas de uva e maçã. Os provadores elogiaram a variedade da uva.

Características do grau subsequente

Vários anos depois de receber esta videira, o criador E.A. Klyuchikov criou outra variedade de uva. O novo Gift to Zaporozhye, de acordo com a descrição da variedade e da foto, se parece com seu antecessor, mas difere nas características. Este híbrido de mesa veio do cruzamento das variedades de uvas Gift com Zaporozhye e Delight.

  • Frutificação precoce, no início de agosto, após 115-125 dias;
  • A videira é de tamanho médio, com flores femininas e masculinas e cachos massivos de 700 ga 2 kg;
  • Os bagos das uvas Novo Presente da Zaporozhye são ovais, alongados, com peso médio de 12 G. A cor do fruto é mais saturada de luz. O sabor é mais doce, obteve 8 pontos dos provadores;
  • Amadurece 97% dos ovários;
  • A resistência ao gelo e a resistência da videira a doenças fúngicas são as mesmas;
  • Taxa de sobrevivência de tiro - 95%:
  • A carga potencial de frutas é de 30-40 rins.

A variedade de uva New Gift of Zaporozhye foi reconhecida como adequada para o cultivo por grandes empresas agrícolas.

Conselho! Ambas as variedades de uvas relacionadas podem ser combinadas com diferentes porta-enxertos.

Crescendo

As estacas da uva são plantadas Presents Zaporozhye principalmente na primavera, embora as plantações de outono também sejam possíveis, até outubro. As uvas criam raízes rapidamente e se habituam às novas condições.

Seleção de assento

Como as uvas são uma cultura nativa do sul, a videira é colocada em um local ensolarado. Plantar uvas Um presente de Zaporozhye e cuidar dele terá sucesso se a videira for colocada no lado sul dos edifícios ou em uma cerca sólida. A proteção contra os ventos do norte será um ponto adicional para garantir uma colheita doce. É preciso cuidar do plantio no local, não necessariamente próximo, de uvas com flores bissexuais para uma polinização mais completa. Se houver tal videira em uma área vizinha, outra não pode ser plantada. O solo é pré-limpo ervas daninhas e se soltou.

Preparação de buraco

Se forem plantadas várias vinhas desta casta, estas são colocadas a uma distância de 2,5 m. A cova de plantação é cavada com uma profundidade de até 1 m. A largura é o dobro do diâmetro das raízes da muda.

  • A drenagem é colocada no fundo: pedras, cerâmicas, areia;
  • Em seguida, a camada fértil de cima removida da terra é misturada com húmus e fertilizantes de fósforo e potássio e despejada no buraco.
Atenção! Ao preparar os furos, você precisa planejar a colocação dos suportes. Uma videira vigorosa desta casta não pode prescindir deles.

Pousar

Adequado para o cultivo de mudas com caule lignificado, os botões inchados são claramente visíveis. A casca está livre de danos ou sinais de doença. Se as mudas de uva foram armazenadas no porão, enterradas na areia, elas são embebidas em água durante a noite antes do plantio. É possível usar drogas que estimulam a formação de raízes.

  • A muda é colocada em um buraco, onde 10 litros de água são despejados e borrifados com terra;
  • O caule é preso ao suporte e cortado, deixando três brotos.

Cuidado

As uvas plantadas são cuidadas com cuidado: regam, soltam o solo, arrancam as ervas daninhas. A rega é especialmente importante para as uvas durante a floração e a formação dos frutos. Com a irrigação por gotejamento, é conveniente introduzir curativos dosimetrados.

A lista de trabalhos sobre o cuidado das uvas Gift to Zaporozhye inclui o isolamento nos primeiros três anos da estação de cultivo. Em áreas com invernos frios, o aquecimento desta variedade é obrigatório todos os anos.

Na primavera, as videiras são tratadas profilaticamente com sulfato de ferro ou cobre. Contra as pragas, são pulverizados nos botões, nas primeiras folhas e antes da floração.

Poda

A poda é o próximo item obrigatório do cuidado da videira. Antes do inverno, sobram um pouco mais de botões para garantir a colheita em caso de congelamento dos brotos em clima especialmente rigoroso.

  • Após a coleta das escovas, remova os brotos inferiores a uma altura de 50 cm da superfície do solo;
  • A próxima camada de mangas é encurtada em 10%, removendo os enteados laterais;
  • Antes do inverno, 10-15 dias após a queda das folhas, os brotos inferiores jovens que cresceram fora da manga são encurtados na videira, deixando 4 ou 5 olhos. Eles servem como substitutos futuros;
  • Os rebentos superiores, futuros ramos de frutos, permanecem com 8-12 botões;
  • Apenas três brotos são deixados em uma manga;
  • Na primavera, você precisa cortar todos os ramos novos de baixo;
  • É necessário fazer cortes pelo interior dos ramos, desde o que se encontra no interior do mato. Esses cortes são apertados mais rapidamente;
  • As fatias são feitas mesmo com um instrumento afiado.
Importante! Em julho-agosto, os brotos são perseguidos com podadores: um galho é cortado em uma folha bem desenvolvida. O procedimento melhora o amadurecimento da mão e ajuda a nutrir os olhos que ficam para o inverno.

Preparando-se para o inverno

Se os jardineiros em regiões com clima frio estão pensando sobre a resistência à geada das uvas Presente para Zaporozhye, se ela vai suportar o inverno, a resposta é inequívoca: apenas sob cobertura. Esta variedade tem a forma de um leque. Antes da geada, as vinhas são cortadas a 1 me dobradas ao solo. Eles são cobertos com terra, serragem, folhas e ramos de abeto são colocados no topo. Na primavera, a videira é presa ao suporte, todas as raízes de orvalho são removidas.

A videira tem muitas propriedades positivas. Mas todos eles se manifestarão plenamente com diligente cuidado.

Testemunhos

Alexander, 48 anos, região de Volgogrado.
Venho cultivando esta uva pelo quarto ano. O arbusto começou a dar frutos dois anos após o plantio. Três enormes cachos cresceram. O sabor é suave. A família gostou.
Tatiana, 43 anos, Kalach-on-Don
Temos esta variedade para cobertura de inverno. Rendendo, os pincéis primeiro aumentam, ganham suco e depois amadurecem. A videira é simplesmente linda, assim como os deliciosos frutos silvestres.
Yuri, 32 anos, região de Belgorod
Nós cobrimos esta videira também. Consegue amadurecer, pincéis grandes são derramados. Já plantamos dez arbustos de sua primeira videira por meio de estacas. Uma variedade promissora.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção