Contente
Hoje as uvas são cultivadas na Rússia central. O inverno é muito mais severo aqui do que nas regiões do sul. Portanto, é necessário pensar em como proteger a videira no inverno das baixas temperaturas. Os vinicultores iniciantes ainda não sabem muito sobre as regras agronômicas para o cuidado das plantas, então a questão é como cobrir o plantio de uvas para o inverno na faixa do meio, agora é relevante. Afinal, a preparação começa muito antes trabalhos de outono na vinha... Você precisa começar agora.
Isso significa que, após a colheita, as plantas precisam estar devidamente preparadas para a dura realidade, de forma a obter uma excelente colheita de frutos silvestres saborosos e saudáveis no próximo ano. As regras para a preparação da videira, métodos de alimentação e abrigo serão discutidas no artigo.
Como determinar o momento do abrigo
É muito mais fácil para os viticultores que cultivam safras na Rússia central há mais de um ano decidir sobre a época de proteção das uvas para o inverno. Mas, para iniciantes, é difícil escolher o momento ideal. Para saber como cobrir as uvas para o inverno na faixa do meio, é necessário determinar o estado e a idade das plantações. Esperamos que você considere nossas recomendações úteis.
O fato é que pequenas temperaturas negativas contribuem para a atividade dos processos biológicos responsáveis pela resistência das plantas às baixas temperaturas do ar, e aumenta a resistência ao gelo.
- Cobrir as plantações de uvas para o inverno tem dois objetivos: O primeiro é que as uvas fortes e saudáveis sejam endurecidas. Você pode determinar uma videira capaz de resistir às geadas da Rússia central pela cor marrom claro do broto.
- O segundo objetivo é que a frágil videira seja protegida, coberta anteriormente.
Como decidir qual videira deve ser coberta antes da geada:
- Primeiro, eles cobrem novas plantações e uma videira, que tem apenas um ano.
- Em segundo lugar, as plantas do ano passado com botões frágeis ou aqueles arbustos que deram uma colheita rica e não tiveram tempo de se fortalecerem ainda.
- Em terceiro lugar, uma videira enfraquecida devido a doença está sujeita a abrigo precoce.
- Quarto, uvas com baixa resistência varietal à geada.
O papel do abrigo de inverno
Os cultivadores novatos que vivem na faixa do meio costumam perguntar por que cobrem a videira no inverno, o que isso dá.
Acontece que:
- baixas temperaturas levam à rachadura da casca e congelamento do sistema radicular;
- um vinhedo coberto produzirá uma rica colheita na próxima temporada, pois retém nutrientes.
Antes de cobrir a videira para o inverno na faixa do meio, você precisa fazer um trabalho preparatório sério. Isso inclui a alimentação de plantas no outono, rega abundante, tratamento contra pragas e doenças com medicamentos, poda e postura adequada da videira antes do inverno.
Só depois disso você pode pensar em maneiras de proteger a videira da geada, pela qual a zona central da Rússia é famosa.
Maneiras de esconder uvas
Existem diferentes maneiras de proteger as plantações de uvas no inverno na Rússia central. Vamos considerar o mais comum:
- preservação de plantas sob a neve, ramos de abeto, solo;
- abrigo com pneus de automóveis;
- mini estufas;
- caixas;
- abrigo vertical.
Abrigo sob a neve
Em regiões onde o inverno traz fortes nevascas, não é difícil cobrir as plantas para o inverno. A neve é o melhor isolamento. Uma videira pressionada ao solo, retirada da treliça, é fixada com suportes e coberta com neve. A altura da cobertura de neve deve ser de 35 centímetros ou mais.
Ramos de abeto
A trepadeira retirada é enroscada no tronco, tomando cuidado para não quebrá-la. Em seguida, são espalhados ramos de abeto com até 35 cm de altura.Se, de acordo com os meteorologistas, um inverno rigoroso é esperado no centro da Rússia, então polvilhado com neve, as plantações são novamente cobertas com ramos de abeto.
Empilhamento, cobrindo com solo
Você pode perfurar os arbustos com solo comum. O fuste deve ter no mínimo 30 cm, se as plantas forem velhas, então até meio metro. Para abrigo, solo seco e solto sem grumos é usado. É uma boa ideia misturar o solo com serradura. Antes do abrigo, cerca de 200 litros de água são despejados sob cada arbusto para proteger contra o frio severo. O terreno é retirado apenas dos corredores, longe das raízes, para que não congelem no inverno.
Para evitar que a chuva molhe o solo, eles colocam uma lousa velha em cima.
Pneus velhos
As videiras jovens podem ser cobertas na faixa do meio com pneus de carros velhos. A videira flexível é cuidadosamente torcida e colocada dentro. Para proteger as plantas, um pneu é cravado no solo, o segundo é instalado no topo. Em seguida, polvilhe com terra. Devem ser feitos furos entre os pneus para permitir a penetração do ar e evitar o ressecamento. Para evitar que a estrutura seja levada pelo vento, tijolos são colocados no topo.
Mini estufas
A criação de uma miniestufa sobre a videira é uma das formas mais comuns de abrigar uvas para o inverno na Rússia central. Você pode usar qualquer material disponível:
- velhos sacos de plástico;
- sacos para cereais e açúcar;
- lona velha;
- material de cobertura.
Primeiro, a videira é dobrada e, em seguida, uma estrutura em forma de arco é erguida sobre ela para fornecer acesso ao oxigênio.
Pressione as bordas com algo pesado para que o vento não tire o abrigo. Quando nevar, ele se tornará um isolamento natural adicional.
Caixas de madeira
As caixas de madeira, como garantem os produtores experientes, são uma excelente proteção para as uvas do frio invernal. As casas são instaladas acima dos patamares quando o termômetro cai para + 8 graus. A parte interna da estrutura é forrada com polietileno antigo para evitar que a precipitação entre sob o abrigo. Depois de instalar a casa, polvilhe a parte inferior com terra.
Caminho vertical
Se você estiver plantando uma videira com maior resistência à geada no local, não é necessário removê-la da treliça. Depois de concluir todo o trabalho preparatório, amarre as plantas em um feixe, amarre à estaca. Em seguida, embrulhe com material especial, amarre com barbante. As uvas hibernam na posição vertical.
Primeiro você precisa cavar o solo sob as uvas, depois adicionar serragem e cobrir com ramos de abeto. Os cultivadores experientes não recomendam cobrir com folhagem por dois motivos:
- começando a apodrecer, as folhas criam condições desfavoráveis para o inverno das raízes;
- muitas pragas geralmente hibernam nas folhas.
Incomum, mas confiável:
Em vez de totais
Já falamos sobre como cobrir as uvas para o inverno. Mas também gostaria de me deter na questão da oportunidade: qual é o perigo de um abrigo precoce ou tardio da videira.
Se você já cobriu isso antes:
- As plantas no inverno saem enfraquecidas, portanto, na maioria das vezes não sobrevivem até a primavera.
- Com as altas temperaturas, as plantas começam a suar, suar. É um terreno fértil favorável para esporos de fungos.
Se você estiver atrasado com o abrigo:
- Os botões congelam, então na primavera você não precisa esperar que eles abram. O crescimento da uva começará mais tarde e a partir do colo da raiz.
- A fase de repouso torna-se maior. A germinação dos botões começará um mês depois.
A falta de cobertura da videira pode causar um declínio acentuado na colheita do ano seguinte.