Contente
Variedades de uvas sem sementes ou passas sempre serão muito procuradas entre os jardineiros, porque essas bagas são mais versáteis no uso. Você pode fazer suco de uva com eles sem problemas, sem sofrer a remoção das sementes. Essas bagas podem ser dadas às crianças até a mais pequena sem medo e, finalmente, são ideais para fazer passas caseiras - uma das iguarias naturais mais saudáveis e deliciosas.
A uva Ática, descrição da casta e uma fotografia que pode encontrar neste artigo, é precisamente uma representante do grupo das sem sementes. Como essa variedade de uva veio até nós do exterior, então um de seus nomes em inglês fala do mesmo fato - Attika sem sementes, ou seja, sótão sem sementes.
Descrição e história da variedade
O próprio nome da variedade de uva fala muito sobre sua origem. Ática é uma das regiões da Grécia central e, em sua homenagem, o cientista grego V. Michos deu o nome à forma híbrida de uvas que recebeu em 1979. Para que as uvas Ática pudessem nascer, os Mikhos precisaram cruzar Black Kishmish (uma antiga variedade de origem da Ásia Central) e Alphonse Lavalle (uma variedade francesa). O resultado é uma espécie de híbrido transnacional de uvas, que, apesar de sua origem bastante meridional, pode muito bem crescer e amadurecer mesmo nas condições climáticas da Rússia central, é claro, sob abrigos.
Os arbustos desta forma de uva têm um vigor acima da média. É encorajador que as vinhas jovens tenham tempo de amadurecer ao longo de todo o seu comprimento em um tempo relativamente curto. Isso permite que as uvas resistam bem à geada, embora a resistência geral à geada da variedade, expressa principalmente na temperatura mínima que os botões das frutas suportam sem abrigo, não seja muito alta - eles são capazes de suportar, de acordo com várias fontes, de -19 ° C a -23 ° DE.
O lado positivo do cultivo da uva Ática é que as mudas dessa variedade criam raízes com bastante facilidade. A julgar pelos comentários, mesmo cem por cento de enraizamento é possível em condições favoráveis. Também cresce bem com porta-enxertos, por isso pode ser facilmente enxertado em porta-enxertos mais resistentes à geada.
As folhas de videira fracamente dissecadas podem ter três ou cinco lóbulos. Eles têm uma tonalidade verde rica, a superfície superior da lâmina da folha é fosca, nua, grosseiramente enrugada, a inferior é pubescente.
As flores na Ática são bissexuais, o que significa que as uvas podem ser utilizadas em plantações isoladas ou durante a postura inicial de um vinhedo. Ele não precisa de um polinizador para definir totalmente as bagas.
Tradicionalmente, as uvas Ática pertencem a variedades medianamente precoces em termos de maturação, ou seja, desde a brotação em um arbusto até a maturação total dos bagos, em média, decorrem 115-120 dias. Nas condições da faixa do meio, o amadurecimento dos bagos ocorrerá no final de agosto-setembro. No sul, as uvas podem amadurecer ainda mais rápido - já no final de julho - na primeira quinzena de agosto. Muito depende das condições climáticas - em verões quentes, as uvas Ática podem apresentar tempos de amadurecimento superprecoces, mas em condições frias da colheita, você pode ter que esperar muito mais tempo.
Os bagos das uvas ficam bem conservados nos arbustos e, quando maduros, podem pendurar até à geada, sem perder a apresentação especial.
As uvas começam a render no segundo ano após o plantio. No terceiro ano, cerca de 5 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto. Os arbustos maduros da Ática são conhecidos por seus rendimentos muito bons - até 30 toneladas por hectare. Um arbusto adulto permitirá que você colete uma média de cerca de 15-20 kg de bagas.
As uvas Ática apresentam boa resistência à podridão cinzenta, resistência média a outras doenças fúngicas comuns das uvas. Além da pulverização profilática obrigatória, é possível aconselhar não engrossar os arbustos, retirar os enteados em tempo hábil, garantindo uma boa ventilação. Quando os arbustos de uva ficam mais espessos, a probabilidade de propagação de doenças aumenta.
Características de bagas e cachos
As uvas das passas Ática diferem das passas comuns em seu bom tamanho total de bagas. É verdade que os produtores notaram a seguinte característica - se as bagas crescerem especialmente grandes, até 6-7 gramas, então as chamadas formações rudimentares de sementes estão geralmente presentes nelas. O tamanho médio das uvas desta variedade é de 4-5 gramas.
- Os cachos de uvas Ática têm um formato cônico-cilíndrico complexo com muitos ramos.
- Normalmente, os bagos não se localizam próximos uns dos outros no interior dos cachos, mas também podem ser encontrados cachos densos.
- O tamanho dos cachos é bastante grande - atingem facilmente 30 cm ou mais de comprimento.
- O peso médio de um cacho varia de 700 a 900 gramas. Mas às vezes também há campeões que pesam até 2 kg.
- Os bagos têm um bom apego ao pedúnculo, pelo que as uvas podem ficar penduradas nos arbustos sem se estragar durante muito tempo.
- As próprias bagas distinguem-se por uma forma oval, muitas vezes alongada. Uma característica distintiva desta casta é a presença de pequenas covinhas no final de cada uva.
- As dimensões aproximadas da baga são 25x19 mm.
- A polpa é firme e crocante. Não se esqueça que só se torna assim depois de alguma exposição dos cachos nos arbustos. Na primeira semana após a coloração completa das uvas, a polpa pode ser viscosa e sem sabor.
- A pele é bastante densa, pode-se até chamar de grossa, mas não tem propriedades adstringentes, é revestida de um nítido florescimento ceroso.
- Os frutos são de cor púrpura escura.
- O sabor das uvas Ática é bastante interessante, doce, tem algumas notas frutadas de cereja, amora ou chokeberry.
- Os açúcares da baga ganham na faixa de 16 a 19 Brix, acidez - cerca de 5%.
- A variedade pertence a variedades de uvas de mesa, embora às vezes também seja usada para vinho.
- A Ática está bem preservada, em condições normais - até várias semanas. Quando armazenado por muito tempo, pode apenas secar ligeiramente, mas não se forma podridão.
- A transportabilidade das uvas Attica também é elevada.
O vídeo abaixo demonstra todas as principais características da uva Attica.
Recursos crescentes
Os arbustos de uva Ática não são exigentes quanto aos solos, eles podem crescer em quase todos os solos, exceto os salinos ou alagados. Faz maior demanda por calor e luz solar, como convém a um verdadeiro grego por origem.
A Ática tem alguma tendência de sobrecarregar a cultura, por isso as inflorescências após sua formação devem ser normalizadas, restando no máximo duas para o broto. A poda curta (2-3 olhos) é mais adequada para as regiões do sul, e na faixa do meio é melhor fazer uma poda média (5-6 olhos). Cerca de 30 olhos podem ser deixados em um arbusto de uva.
A vantagem dessa variedade é uma boa polinização e frutificação. Em princípio, o tratamento com giberelina (promotor de crescimento) nem mesmo é necessário. Embora às vezes seja usado para aumentar o tamanho das frutas e uvas.
Para prevenir doenças, os pés de uva Ática precisam de um tratamento duplo ou triplo com fungicidas: após a abertura dos botões, pouco antes da floração e imediatamente após a floração.
Críticas de jardineiros
Avaliações de quem plantou uvas Attica em seu site são na maioria positivas. Algumas discrepâncias no sabor das bagas estão relacionadas, aparentemente, com sua degustação prematura, quando não tiveram tempo de ganhar o sabor e a consistência que deveriam.
Conclusão
Talvez devido à sua origem estrangeira ou do sul, as uvas Attica não são tão populares na Rússia quanto outras variedades. Porém, essa forma híbrida é capaz de surpreender por sua estabilidade, rendimento e sabor. Portanto, quem tentar reservar um lugar para ela no site provavelmente não ficará desapontado.