Contente
Derain branco é encontrado na natureza não apenas na Rússia, mas também em outros continentes. Devido à sua bela aparência, esta planta é bem conhecida por muitos amantes de arbustos ornamentais e paisagistas. Pode decorar o jardim em qualquer época do ano, embora o cuidado seja muito simples e não será difícil mesmo para jardineiros inexperientes.
Descrição do deren branco
Na literatura botânica, os seguintes sinônimos para esta planta podem ser freqüentemente encontrados:
- Dogwood é branco.
- Svidina branca.
- Svida é branca.
- Telikrania é branca.
White Derain (CornusAlba) é um arbusto perene de folha caduca com rebentos retos. Pertence à família Kizilov, a família Kizilov.
As principais características da relva branca são apresentadas na tabela.
Parâmetro | Valor |
Escapes | Suave, arqueado com curvas na idade avançada, vários tons de cor avermelhada (na primavera - vermelho vivo). |
Folhas | Elíptica, com borda reta, até 10 cm de comprimento e até 7 cm de largura. Os pecíolos são curtos, até 1 cm. 3-5 nervuras arqueadas são claramente distinguidas na lâmina foliar. A lâmina foliar é verde escura acima, cinza abaixo, pubescente em ambos os lados. |
Flores | Corolas com 4 pétalas brancas, coletadas em densos escudos de até 5 cm de diâmetro nas pontas dos brotos. |
Fruta | Drupas não comestíveis azuladas, quando maduras são brancas ou ligeiramente azuladas. |
Espalhar | Da parte noroeste da Rússia ao Extremo Oriente. Encontrado na Europa Ocidental, Mongólia e Japão, China e Coréia. |
Diâmetro da coroa do deren branco
Um arbusto adulto de turfa branca pode atingir um tamanho considerável. Os espécimes individuais podem crescer até 5 m de diâmetro. Arbustos frequentemente próximos se entrelaçam, formando matagais impenetráveis. Este recurso do dogwood branco é usado por paisagistas ao criar sebes.
A altura da relva branca
Os arbustos de svidina autônomos podem crescer até 3 m de altura. Na jardinagem decorativa e no projeto paisagístico, seu crescimento é muitas vezes limitado artificialmente pela poda dos brotos a uma altura de 1,5-1,7 me dando-lhes uma forma arredondada.
Quão rápido o dogwood branco cresce?
Dogwood branco se distingue por seu rápido crescimento de brotos. Ao longo de um ano, seu comprimento pode aumentar em 0,5 m ou mais, dependendo dos cuidados e das condições climáticas.
Derain branco em paisagismo
Derain white é um verdadeiro achado para designers de paisagem novatos. Esta planta fica muito bem em plantações individuais e em grupos, embora não perca o seu efeito decorativo mesmo no inverno. Sua copa pode ser formada sem medo das consequências, já que o arbusto tolera bem a poda.
Derain branco em paisagismo - na foto abaixo.
Derain white é amplamente utilizado para paisagismo de ruas, parques e praças, é despretensioso e pouco exigente para cuidar, tolera perfeitamente os caprichos do clima e da poluição do gás nas megacidades. Freqüentemente, é plantado em territórios de instituições de saúde, hospitais e sanatórios.
Sebe de grama branca
O cultivo de sebes é um dos principais usos do veado branco no paisagismo. Isso se deve às propriedades decorativas desse arbusto, que não perde seu atrativo em nenhuma época do ano. Derain é despretensioso no cuidado e pouco exigente com o solo. É fácil de formar e tolera muito bem a poda. As sebes mascaram perfeitamente cercas simples ou indefinidas, dando à área uma aparência mais apresentável. Eles também podem atuar como elementos independentes de uma composição de paisagismo.
Cultivar uma sebe de grama branca é bastante simples. Para isso, as mudas são plantadas em fileira a uma distância de 1 a 1,2 m uma da outra. Depois de um ano (para o plantio de outono - depois de um ano e meio), todos os arbustos são cortados na mesma altura - 15-20 cm do solo. Isso é feito no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Com a ajuda desta técnica, estimula-se o crescimento dos rebentos laterais, aumenta-se artificialmente o espessamento dos arbustos, a sebe acaba por ficar mais densa. Quando os arbustos atingirem a idade de 3 anos, pode-se começar a formar a copa, cortando-a de acordo com o tipo selecionado.
Derain white em tenra idade tem rebentos bastante flexíveis, por isso é frequentemente usado para formar arcos e semi-arcos, criando assim caminhos e becos. Inicialmente, os ramos são fixados com barbante, dando-lhes a direção desejada. Com o tempo, o arbusto se acostuma e mantém a forma necessária por conta própria.
Qual é a combinação de floresta branca
Derain não é um antagonista e vai bem com quase todas as plantas de jardim. Cresce bem ao lado de outros arbustos: bérberis, rosas spray, buxo. Para fins decorativos, muitas vezes é plantado ao lado de coníferas.
Variedades brancas Deren
Derain branco tem algumas variedades e variedades. Muitos deles são usados em paisagismo. Os mais famosos são:
- Derain com bordas brancas.
- Derain Kesselringi branco.
- Derain branco da Sibéria.
- Derain Argenteomarginata branco.
- Deren Ivorichalo.
- Derain White Cream Cracker.
- Derain white Pearl.
- Derain branco Svidina.
- Derain gochaulti branco.
- Derain branco Variegata.
- Derain Shpet branco (Spaethii).
Fotos e descrições das principais variedades de deren branco são fornecidas abaixo.
Derain com borda branca
Derain de borda branca é um arbusto de folha caduca curta, comum na Rússia, Europa e América do Norte. Sua característica distintiva são as folhas: pontiagudas ovóides, com uma faixa clara pronunciada ao longo da borda da lâmina foliar. Devido a isso, o arbusto tem uma aparência de aberturas leves, portanto, muitos são usados para decorar chalés de verão e territórios adjacentes. No outono, a cor das folhas muda para carmesim com tons roxos.
A árvore é linda de bordas brancas e durante a floração, nesta época forma magníficas gorros de flores brancas. Em seu lugar, pincéis de pequenas bagas branco-azuladas amadurecem, que também parecem bastante atraentes.
Derain Kesselringi branco
Derain white Kesselringi (Kesselringii) é um arbusto de folha caduca de até 3 m de altura com uma copa extensa. É utilizado para fins decorativos devido à sua aparência atraente. Difere em brotos retos de roxo-violeta, quase preto, muito impressionante no outono, inverno e primavera.
As folhas são verde-escuras em cima e cinza embaixo, com tonalidade castanho-avermelhada, ovais, até 12 cm de comprimento.No outono, a lâmina foliar é pintada nas cores vermelho-violeta ou marrom-avermelhado. Floresce no início do verão. As flores são pequenas, leitosas ou de cor creme, agrupadas em escudos de até 5 cm de diâmetro.Os frutos da Kesselringa deren branca são drupas esféricas, de cor leitosa com matiz azul.
Portanto, para preservar o aspecto decorativo, é necessário realizar constantes podas antienvelhecimento, estimulando o crescimento de novos ramos.
Derain branco siberiano
Essa variedade também é chamada de dogwood branco da Sibéria (Sibirica). É um arbusto de folha caduca até 2,5 m de altura e um diâmetro de copa de até 2 m. Uma característica distintiva da variedade é a cor vermelha brilhante dos rebentos jovens. Eles podem ser sangrentos ou corais. Com o tempo, a casca escurece e sua cor torna-se marrom.
As folhas são matizadas, verdes com brancas, no outono sua cor pode mudar para amarelo, roxo ou roxo. Floresce no final de maio ou início de junho. As flores são pequenas, coletadas em inflorescências de pequeno porte.
Derain Argenteomarginata Branco
Derain branco Argenteomarginata deixa em parte uma reminiscência da Sibéria, mas tem arbustos maiores. Sua altura pode ultrapassar 3 m, a copa pode atingir 3 m de diâmetro. Os rebentos são lisos, direitos, de cor coral ou vermelha. As folhas são verde-acinzentadas com uma borda branca irregular, 3-8 cm de comprimento, ovóide, pontiagudo. No outono, sua cor muda para vermelho púrpura.
Geralmente floresce duas vezes: a primeira em maio, a segunda em setembro. As flores são pequenas, branco-amareladas, coletadas em inflorescências corimbosas com 3-5 cm de diâmetro. Os frutos são drupas redondas de cor leitosa, quando maduros adquirem tonalidade azulada.
Deren Ivorichalo
Derain branco IvoryHalo (Cornusalba ‘IvoryHalo’) é um arbusto decíduo baixo e compacto, cuja altura não excede 1,5 m. Os brotos são finos, mesmo, crescendo verticalmente, não ramificados. A cor da casca pode variar do vermelho escuro ao vermelho cereja.
As folhas são de tamanho médio, com uma orla branca irregular, verde, pontiaguda. A parte inferior da placa é mais leve. No outono, as folhas ficam vermelho-púrpura. As flores são pequenas, amareladas, crescendo em pequenas inflorescências corimbosas. Os frutos têm formato de baga, são poucos em número, esféricos, de tamanho médio, leitosos e, quando maduros, são de cor azul claro.
Derain White Cream Cracker
O Cream Cracker é outra variedade deren muito popular entre os paisagistas de todo o mundo. É um arbusto baixo, de até 1,5 m, compacto e com copa solta. Os rebentos são uniformes, verticais, vermelho-púrpura.
As folhas novas são verdes, com uma borda branca nas bordas, com o tempo, a cor da borda muda para creme. As flores são pequenas, de cor creme, reunidas em inflorescências de tamanho médio em forma de escamas. Em seu lugar, então, algumas frutas leitosas semelhantes a bagas são formadas.
Derain White Pearl
Esta variedade é inteiramente chamada de Pérola da Sibéria (Cornusalba 'Pérolas Siberianas'). É um arbusto decíduo bastante alto (2-2,2 m) com brotos vermelhos brilhantes.
As folhas são verde-escuras, ligeiramente enrugadas, a parte inferior da lâmina foliar é azulada. No outono, eles ficam vermelho-púrpura. Floresce profusamente no início de junho. Flores brancas perfumadas são coletadas em grandes inflorescências corimbosas convexas. A frutificação é igualmente abundante. As bagas são numerosas, de cor leitosa, quando maduras adquirem uma tonalidade rosa-azulada.
Derain branco Svidina
Svidina é um dos nomes do veado branco (Cornusalba). Um arbusto adulto dessa planta costuma atingir 3 m de altura, o diâmetro de sua copa passa a ter o mesmo tamanho. É um arbusto de folha caduca com rebentos vermelhos.
As folhas são verde-escuras, ligeiramente enrugadas, ovóides e pontiagudas. No outono, adquirem uma cor vermelho-violeta. Floresce em maio, com menos frequência em junho. Numerosas flores brancas de tamanho médio são coletadas em inflorescências na forma de escamas. Os frutos são drupas de cor leitosa, quando maduros tornam-se azulados.
Derain gochaulti branco
Derain Gouchaultii branco (Cornusalba Gouchaultii) é um arbusto de tipo caducifólio bastante alto (3 m ou mais). Os rebentos são vermelho-escuros, lisos e finos.
As folhas desta variedade de deren branco são verdes, em forma de ovo, pontiagudas, têm uma borda irregular de amarelo com um tom rosado. flores brancas, crescem em inflorescências corimbosas. Os frutos são esféricos, brancos ou azulados.
Derain branco Variegata
Essa variedade também é chamada de Sibirika Variegata. É um arbusto baixo de folha caduca, atingindo uma altura de 1,5 m, Variegata difere da Sibéria pela presença de uma borda branca cremosa sobre folhas verde-escuras. No outono, sua cor muda para roxo, amarelo ou violeta.
Os rebentos são longos, finos e regulares. A casca é de cor vermelha coral a marrom escuro. Pode florescer duas vezes por ano: a primeira vez em maio, a segunda no início do outono. As flores são creme-esbranquiçadas, pequenas, reunidas em escutelo. Os frutos são redondos, leitosos com uma tonalidade azulada.
Plantando e deixando o deren branco
O derain branco é uma planta extremamente despretensiosa que não requer cuidados especiais. Não tem requisitos especiais para composição do solo, frequência de irrigação ou prevenção de doenças. A pátria desta planta é a Sibéria, então o arbusto é resistente, resistente ao inverno e exigente.
Termos e regras para plantar um deren branco
Para a aparência mais decorativa, é melhor escolher áreas abertas ou sombra parcial clara. Isso não é decisivo para o desenvolvimento da planta, embora lhe dê um ótimo efeito decorativo. Este arbusto cresce bem em solos férteis úmidos, mas este fator pode ser ignorado. Todas as áreas são adequadas para o plantio: argila, solo rochoso, areia - grama branca crescerá em todos os lugares se um nível suficiente de umidade for fornecido.
Para o plantio, é melhor escolher o outono ou o início da primavera. Se uma muda tem um torrão de terra nas raízes, isso é quase 100% de garantia de que ela criará raízes. Nesse momento, as covas de plantio são preparadas cerca de um terço maior do que o volume do sistema radicular da muda. Se o solo for pobre, antes de plantar, vale a pena colocar uma pequena quantidade de fertilizante mineral complexo ou húmus na cova.
O procedimento de pouso não é difícil. A muda é colocada verticalmente no buraco de forma que o colo da raiz fique ao nível do solo. Em seguida, o sistema radicular é coberto com terra, levemente compactado e regado em abundância na zona radicular. Se o plantio foi realizado na primavera, é melhor cobrir o solo ao redor da muda com turfa, isso ajudará a reter a umidade.
Regando a relva branca
Como regra, não é necessário regar para este arbusto. Se o local de plantio for escolhido corretamente, a umidade do solo e a precipitação atmosférica serão suficientes. Uma exceção pode ser feita apenas durante os períodos secos de verão. Neste momento, você pode regar os arbustos uma vez por semana a uma taxa de 1-2 baldes de água para cada arbusto.
Top curativo
Não é necessário alimentar o arbusto. Algumas espécies decorativas podem ser alimentadas uma vez por ano, na primavera, com a introdução de um complexo fertilizante mineral na zona das raízes. Turfa ou húmus servirão como alimento adicional se você aplicar cobertura morta na zona da raiz com eles.
Quando cortar relva branca
Este arbusto cresce rápida e caoticamente, portanto, sem poda, muito em breve se parecerá com um grande monte disforme. As plantas são cortadas várias vezes por temporada. Na primavera, realizam um corte sanitário, retirando ramos secos ou quebrados. No resto do tempo, a forma da coroa selecionada é mantida, enquanto o corte de cabelo é feito a cada 3-4 semanas. A última vez que o arbusto é cortado é geralmente no final de julho ou início de agosto.
Os caules vermelhos brilhantes da planta servem de decoração para o jardim no inverno. Portanto, a poda rejuvenescedora "em um toco", ou seja, o encurtamento dos arbustos de grama branca a uma altura de 15 a 20 cm do solo para estimular o crescimento de novos brotos, é feita no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Após a poda, é necessário polvilhar o cânhamo com cinzas para evitar infecções.
Podando e modelando o arbusto de grama branca
A formação de copa completa pode começar depois que o arbusto atinge a idade de 3 anos. Na maioria das vezes, a grama branca é usada no plantio em grupo para formar sebes, de modo que a copa é cortada de acordo com o estilo escolhido: hemisfério, retângulo, etc. Os arbustos ornamentais que crescem separadamente são na maioria das vezes formados na forma de várias formas geométricas. Os profissionais costumam formar um arbusto na forma de peças de xadrez, animais, chamas de velas.
Se preparando para o inverno
Em vista da tremenda resistência à geada da maioria das variedades desta planta, nenhuma preparação para o período de inverno é realizada. Basta cobrir o arbusto de neve. Apenas arbustos jovens de variedades não resistentes à geada são desenterrados e armazenados no porão no inverno.
Deren branco florescendo
O arbusto floresce lindamente. Pequenas flores brancas ou cremosas são coletadas em pequenas inflorescências - escudos. O tamanho de cada inflorescência depende da variedade e tem cerca de 5 cm.
Derain geralmente floresce em maio ou início de junho, mas muitas variedades florescem novamente no início do outono.
Reprodução de deren branco
Este arbusto ornamental pode ser propagado por qualquer método vegetativo:
- estacas;
- camadas;
- dividindo o mato.
O método de reprodução por sementes também é aceitável, mas não é utilizado devido aos longos períodos de tempo. Além disso, este método não preserva as características varietais da planta.
Como propagar a relva branca por meio de estacas
Na primavera e no outono, as estacas podem ser colhidas com brotos fortes com botões bem desenvolvidos. Deve haver 7 a 10 deles em cada alça. Eles geralmente são enraizados no início da primavera. O corte é processado com uma solução fraca de ácido succínico. Em seguida, as mudas são plantadas em um recipiente com solo nutriente e colocadas sob uma película.
Se o enraizamento ocorreu, todos os botões se abrirão e produzirão novas folhas. Durante o verão, é necessário regar e ventilar periodicamente o recipiente com mudas, além de alimentá-los com solução fertilizante ou matéria orgânica. No outono, as mudas terão seu próprio sistema radicular desenvolvido e podem ser transplantadas para um local permanente.
Como propagar por camadas
Freqüentemente, uma planta cria raízes dessa maneira por conta própria, se seus brotos em crescimento tocarem o solo. Para obter a estratificação, basta na primavera fixar uma das hastes laterais flexíveis na superfície da terra e borrifar com terra. Se a área for regada regularmente, o broto criará raízes e lançará um novo broto. Depois do inverno, o broto da mãe pode ser cortado e as mudas podem ser cavadas junto com um pedaço de terra e transplantadas para outro lugar.
Como propagar por sementes
As sementes são utilizadas para propagação apenas de formas puras de grama, uma vez que com esse método de propagação, a planta jovem perde total ou parcialmente todas as características varietais. As sementes são colhidas no outono, a partir de frutas totalmente maduras. Via de regra, apresentam boa germinação. O desembarque é realizado no outono, geralmente em outubro, diretamente em campo aberto. Durante o inverno, passam por um procedimento de estratificação, endurecem e germinam na primavera.
Doenças e pragas da grama branca
As doenças geralmente afetam arbustos jovens e frágeis, pois as plantas adultas têm boa imunidade e raramente ficam doentes. O maior perigo para ele é o oídio - uma doença fúngica, à qual todas as plantações de jardim são suscetíveis em um grau ou outro. O fungo começa a se desenvolver a partir da parte inferior da planta, gradualmente toda ela se torna coberta por uma leve floração e manchas marrons, e então seca e morre.
Para evitar a contaminação, não plante plantas muito próximas umas das outras. A rega deve ser feita apenas na raiz. No outono, a zona da raiz deve ser limpa de folhas caídas, uma vez que esporos de fungos podem passar o inverno nela.Aos primeiros sinais de aparecimento da doença, as áreas afetadas da coroa devem ser cortadas e queimadas, e o arbusto deve ser tratado com uma solução de sabão em pó, carbonato de sódio ou infusão de alho.
Das pragas de insetos na grama branca, os mosquitos, os pulgões e a bainha em forma de vírgula aparecem com mais frequência. Para combatê-los, são utilizados inseticidas (Decis, Karbofos), além de infusões de absinto, celidônia, tabaco ou cebola.
Conclusão
A White Derain é uma planta versátil que pode decorar um jardim ou parque em qualquer época do ano. O cuidado despretensioso, pouco exigente com o local de crescimento e composição do solo, a plasticidade da copa e o rápido crescimento dos brotos tornam-no uma ferramenta excelente para paisagistas novatos e verdadeiros artistas de alto nível. Também é importante que as mudas deste arbusto não sejam encontradas apenas em viveiros e lojas. Freqüentemente, a grama cresce perto de estradas e rios, em terrenos baldios e áreas abandonadas. Você só precisa prestar atenção nisso.