Lecho búlgaro com suco de tomate para o inverno

Lecho é um daqueles pratos a que poucos resistem, exceto pelo fato de a pessoa ser alérgica a tomate ou pimentão. Afinal, são esses vegetais que são fundamentais nas receitas de preparo. Embora inicialmente lecho tenha vindo até nós da culinária húngara, sua composição e receitas conseguiram mudar às vezes irreconhecível. Nas difíceis condições climáticas da Rússia, onde o inverno às vezes dura mais de seis meses, o lecho se transformou em uma exibição de fogos de artifício de aroma e sabor estonteantes de outono-verão vegetais e ervas temperadas com especiarias, com base nas preferências da anfitriã. E, claro, é, acima de tudo, colhido em grandes quantidades para armazenamento no inverno para poder desfrutar de sua beleza, sabor e aroma durante todo o ano.

Se você tem seu próprio terreno e nele os tomates crescem em grandes quantidades, então, provavelmente, você fará lecho com vegetais frescos. Mas muitas pessoas preferem cozinhar lecho de acordo com uma receita simplificada, usando suco de tomate recém-preparado ou mesmo comercial. Mas lecho com suco de tomateApesar da simplicidade do seu preparo, continua sendo uma das variedades mais saborosas deste prato, preparado para o inverno.

A receita mais fácil

A receita abaixo não é apenas a mais fácil de preparar e a quantidade de ingredientes utilizados. No lecho preparado de acordo com esta receita com suco de tomate, os pimentões retêm sua densidade e firmeza agradáveis, além de uma maior quantidade de vitaminas, o que é muito importante no rigoroso inverno. Apesar de a esterilização não ser usada durante o preparo, a quantidade de vinagre na marinada é suficiente para manter a pré-forma em condições normais de armazenamento.

Você só precisa:

  • 3 kg de pimentões de alta qualidade;
  • 1 litro de suco de tomate;
  • 180 g de açúcar granulado;
  • 60 g de sal;
  • Meio copo de vinagre de mesa a 9%.

É muito importante levar para cozinhar pimentas frescas, suculentas, de preferência recém colhidas, com paredes carnudas e grossas. Pode ser de qualquer cor. Do pimentão vermelho, laranja, amarelo, você obterá não só um prato saboroso e curativo, mas também um prato muito bonito.

O suco de tomate pode ser usado comercialmente, ou você pode espremê-lo de seus próprios tomates usando uma centrífuga.

Conselho! Para a produção de um litro de suco de tomate, geralmente são usados ​​cerca de 1,2-1,5 kg de tomates maduros.

Segundo essa receita, o lecho com suco de tomate para o inverno deve chegar a ser cerca de três litros de produto acabado.

Primeiro você precisa lavar e retirar os frutos da pimenta das sementes, caules e divisórias internas. Você pode cortar os pimentões de qualquer maneira conveniente, dependendo de suas preferências. Alguém adora cortar em cubos, alguém - em tiras ou anéis.

Após o corte, despeje a pimenta em água fervente, para que todos os pedaços desapareçam na água e deixe cozinhar por 3-4 minutos.

Você pode preparar a marinada ao mesmo tempo. Para fazer isso, misture o suco de tomate com sal e açúcar em uma panela grande de fundo grosso e leve tudo para ferver. Adicione o vinagre.

Enquanto isso, descarte os pedaços de pimenta cozida no vapor em uma peneira e sacuda o excesso de umidade. Despeje delicadamente a pimenta de uma peneira em uma panela com a marinada, ferva e ferva, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos. Lecho com suco de tomate está pronto. Resta apenas espalhar imediatamente em frascos esterilizados pré-preparados e selar com tampas. Não é necessário embrulhar os potes para que a pimenta não fique muito mole.

Importante! A esterilização de latas e tampas deve ser feita com muito cuidado.Gaste pelo menos 15 minutos nele, pois não há esterilização adicional do prato pronto de acordo com a receita.

Algumas donas de casa fazendo pimentão lecho com sumo de tomate de acordo com esta receita, acrescente mais 1 cabeça de alho e 100 ml de óleo vegetal aos ingredientes.

Tente fazer lecho usando as duas opções e escolha o sabor que mais combina com você e sua família.

Lecho "multicolorido sortido"

Esta receita para fazer lecho pois o inverno com suco de tomate também é bastante simples, mas muito mais rico na composição dos ingredientes, o que faz com que seu sabor se destaque pela originalidade e exclusividade.

O que você precisa encontrar:

  • Suco de tomate - 2 litros;
  • Pimentões doces descascados e picados - 3 kg;
  • Cebola - 0,5 kg;
  • Cenouras - 0,5 kg;
  • Verduras de endro e salsa - 100 g;
  • Óleo vegetal - 200 ml;
  • Cominho - uma pitada;
  • Açúcar granulado - 200 gramas;
  • Sal-gema - 50 gramas;
  • Essência acética 70% - 10 ml.

Os pimentões devem ser bem lavados, cortados em duas metades e todo o conteúdo interno deve ser limpo da fruta: sementes, caudas, partições macias. Descasque a cebola, lave as cenouras e retire a casca fina com um descascador de legumes.

Comente! Enxágue bem as cenouras jovens.

Na segunda etapa do cozimento, a pimenta é cortada em tiras, a cebola cortada em rodelas finas e as cenouras raladas em um ralador grosso. As verduras são lavadas, limpas de restos de plantas e picadas finamente.

Todos os vegetais e ervas cozidos e picados são transferidos para uma panela grande, cheia de suco de tomate. São adicionados sal, sementes de cominho, óleo vegetal e açúcar. A panela com o futuro lecho é colocada no fogo, e a mistura é aquecida até aparecerem bolhas ferventes. Após a fervura, o lecho deve ser fervido por mais dez minutos. Em seguida, adiciona-se à panela essência de vinagre, a mistura é fervida novamente e imediatamente colocada em potes esterilizados bem quentes. Após a tampa, vire as latas de cabeça para baixo para autoesterilização.

Lecho sem vinagre

Muitas pessoas não toleram a presença de vinagre nas peças de trabalho. Claro, você pode aconselhar o uso em tais casos Ácido Cítrico ou outro substituto do vinagre, mas o problema geralmente está na intolerância a qualquer ácido nos preparativos de inverno. Uma saída para essa situação pode ser encontrada se você usar uma receita de lecho preparado com suco de tomate sem vinagre, mas esterilizado para o inverno. Abaixo está uma descrição detalhada das características de fabricação de tal peça bruta.

É melhor preparar você mesmo o suco de tomate para essa preservação, a fim de ter total confiança em sua qualidade. Existem duas maneiras principais de fazer isso:

  • O primeiro é o mais simples - usando um espremedor. Os tomates maduros, mais doces, de preferência carnudos, são selecionados e passados ​​por um espremedor. Se você não tiver um espremedor, pode moer os tomates com um moedor de carne.
  • O segundo método é usado na ausência de quaisquer utensílios de cozinha. Para tal, os tomates são cortados em pequenos pedaços, tendo previamente cortado o ponto de fixação ao ramo, e dispostos numa vasilha plana esmaltada. Depois de adicionar um pouco de água, leve ao fogo pequeno e mexendo sempre, cozinhe até ficar bem macio. Após esfriar um pouco, a massa resultante é esfregada por uma peneira, separando-se a casca e o caroço.

Cerca de um litro de suco de tomate é obtido a partir de um quilo e meio de tomate.

A pimenta é lavada e limpa de todo o excesso. Corte em pedaços de tamanho e formato convenientes. Para um litro de suco de tomate, deve-se preparar um quilo e meio de pimentão descascado e picado.

O suco de tomate é colocado em uma panela e levado à fervura. Em seguida, adicione 50 gramas de sal e açúcar e adicione o pimentão picado por cima. A mistura é misturada suavemente, aquecida até ferver e fervida por mais 15-20 minutos.

Comente! Não há indicação na receita para adicionar temperos, mas você pode adicionar seus temperos favoritos a gosto.

Enquanto o lecho é preparado, os frascos devem ser esterilizados e as tampas fervidas por pelo menos 15 minutos. O lecho acabado deve ser colocado em um prato de vidro preparado de forma que o suco de tomate cubra completamente os pimentões. Você pode esterilizar o lecho em água fervente, mas é mais conveniente usar uma frigideira para esses fins.

Em água fervente, os potes de meio litro são tampados com tampas e esterilizados por 30 minutos, e os potes de litro - 40 minutos.

Na airfryer, o tempo de esterilização a uma temperatura de + 260 ° C não será superior a 10 minutos. Também é possível esterilizar os frascos com tampas, mas destas é necessário retirar a goma de vedação durante a esterilização para evitar que se danifiquem.

Se você decidir esterilizar a uma temperatura de + 150 ° C, as latas de um litro precisarão de 15 minutos de esterilização. Além disso, nessa temperatura, a goma das tampas pode ser deixada no lugar.

Após a esterilização, o lecho acabado é selado, virado de cabeça para baixo e resfriado.

Aqui estão apenas as receitas básicas para fazer lecho com suco de tomate. Qualquer anfitriã, tomando-os por base, poderá diversificar a composição do lecho a seu gosto.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção