Contente
Durante o período de colheita de inverno, cada dona de casa tem um item marcado - "preparar lecho". Não existe um prato de enlatamento mais popular. Para o seu preparo, utilizam-se os vegetais disponíveis. Já existem vários métodos para preparar o lecho. Além disso, o conjunto de componentes pode diferir significativamente. Se a receita clássica do prato é feita de pimenta, as variações modernas do lecho aplicam-se a abobrinhas, berinjelas e pepinos. Cada dona de casa tem sua própria receita de "assinatura" para lecho. Alguns levam muito tempo para serem preparados, por isso nem sempre se tornam populares. Atualmente, tarugos com gastos mínimos de tempo são apreciados.
Para preparar o lecho tradicional para o inverno, usa-se molho de tomate. E para preparar um molho de qualidade, é preciso gastar uma parte significativa do dia. Afinal, você precisa de tomates para o molho:
- lavagem;
- cortar;
- torça em um moedor de carne, moa por uma peneira ou no liquidificador;
- ferva o suco de tomate até a consistência desejada.
É o último ponto que não agrada às donas de casa modernas pela sua duração. Eles estão constantemente procurando por novas opções para que fazer um delicioso lecho seja menos oneroso. O mais adequado, em que se preserva o sabor maravilhoso do prato, é considerado uma receita de lecho com pasta de tomate, suco de tomate ou ketchup.
Nuances de uma receita moderna
Cozinhar pimentão lecho com extrato de tomate não é difícil, mas o processo requer o conhecimento de algumas características. O foco deve estar na qualidade da polpa de tomate. O sabor da salada de legumes pronta depende disso. Em que você deve prestar atenção?
Sobre a qualidade da massa. Em primeiro lugar, familiarize-se com sua composição. É ideal que o ingrediente não contenha produtos químicos - conservantes, corantes, aditivos para espessar.
É melhor que a pasta de tomate seja feita apenas de tomate, sem açúcar e sal. Mas se não for encontrado, ajuste a quantidade desses componentes a seu gosto, sem olhar para trás na receita.
Certifique-se de provar o gosto da pasta de tomate acabada antes de colocar o lecho nela. Ele influencia a qualidade do lecho vegetal com pasta de tomate mais do que outros componentes. Portanto, se você não gosta da qualidade do produto, não o utilize no preparo.
Antes de adicionar ao lecho, a pasta é diluída com água até um estado semilíquido. A proporção usual de componentes é de 1: 2 ou com boa consistência de ketchup 1: 3.
Em seguida, o ingrediente é fervido por 5-7 minutos, adicionando especiarias e temperos, se desejado.
Quando a receita do lecho com extrato de tomate exige pré-fritar os vegetais e depois despejar o molho, é conveniente tomar suco de tomate caseiro.
O ketchup, como substituto da massa, sai um pouco mais caro, mas dá um sabor peculiar a uma salada familiar.
Uma característica vantajosa do extrato de tomate pronto para lecho - uma receita com seu uso não requer esterilização do produto acabado. Apenas tampas e vidrarias estão sujeitas à esterilização obrigatória.
Conjunto de produtos e processo de cozimento
Muitas pessoas querem cozinhar o famoso lecho búlgaro.
Para sentir o sabor do seu prato favorito, você precisa preparar por quilo de pimentão doce:
- 250 gramas de pasta de tomate de qualidade comprada em loja;
- 250 ml de água purificada;
- 15 g de sal;
- 75 g de açúcar;
- 100 ml de óleo vegetal;
- 50 ml de vinagre de mesa (9%).
Prepare frascos e tampas antes de cozinhar - lave e esterilize bem.Isso pode ser feito da maneira usual em água fervente e seco. Existe uma alternativa - frite no forno por 20 minutos.
Vamos começar a preparar o prato. Para lecho com pasta de tomate, use pimentões carnudos maduros. Cor e tamanho realmente não importam. Lave bem a pimenta, retire os talos, partições e sementes. Para evitar que as sementes permaneçam, bata nos grãos de pimenta com a parte plana da faca. Agora corte em pedaços da forma que você mais gosta - tiras, fatias, quadrados.
Prepare o molho. Para fazer isso, dilua a pasta de tomate em um recipiente grande com água. Espesso - diluir na proporção de 1: 1, se a pasta for mais líquida, basta tomar 1: 2 de água.
Adicione óleo vegetal, açúcar e sal. Certifique-se de provar o molho para não salgar demais o lecho com pasta de tomate. Mexa bem a mistura e deixe ferver.
Mergulhe as fatias de pimenta no molho fervente, leve a mistura para ferver e cozinhe por 25 minutos.
Resta adicionar vinagre e ferver a massa novamente por 5 minutos.
E agora, coloque um prato ainda quente de pimenta aromática com pasta de tomate em um recipiente de vidro esterilizado, enrole as tampas. Os bancos, de acordo com as recomendações dos cozinheiros, viram e isolam. Após o resfriamento, transfira para o armazenamento de inverno.
Receitas com adição de outros vegetais
Lecho com pasta de tomate para o inverno costuma ser cozido com cebola e cenouras.
Esta salada tem um sabor mais rico. Devido ao aumento da quantidade de ingredientes, você precisará de mais pasta de tomate, açúcar e sal.
Por um quilo de pimentão carnudo, você precisa de:
- 400 gramas de vegetais - cebolas e cenouras;
- 5-6 dentes de alho (adicione ao seu gosto);
- 500 g de pasta de tomate pronta;
- 50 g de sal e 100 g de açúcar;
- 100 ml de óleo vegetal;
- 50 ml de vinagre.
Lecho com cenouras, cebola e extrato de tomate demoram um pouco mais para cozinhar, mas o processo de cozimento é semelhante ao da versão clássica.
Primeiro, esterilizamos os frascos e tampas de uma maneira conveniente
Vamos passar para os vegetais. Lave, limpe, comece a moer.
Corte a pimenta em tiras largas, rale as cenouras, corte a cebola ao meio rodelas, utilize um triturador ou um ralador fino para o alho.
Enviamos primeiro a cebola para tratamento térmico. Despeje o óleo em um caldeirão, aqueça e mergulhe a cebola nele. Vamos aquecer por 5 minutos.
Agora adicione as cenouras ao caldeirão e cozinhe junto com as cebolas por 10 minutos. No final da cozedura dos legumes, adicione o alho e o pimentão.
Prepare a massa ao mesmo tempo. Misture com água, sal, açúcar e despeje em um caldeirão com legumes.
O tempo de cozedura do prato é de 40 minutos. Quando faltam 5 minutos para o final do processo, despeje o vinagre.
Decorrido o tempo, decomporemos a saborosa mistura quente em potes, selaremos e isolaremos. Quando esfriar, remova o cobertor e coloque-o no armazenamento.
Variantes com componentes incomuns para lecho
O lecho com pasta de tomate está ganhando grande popularidade, cuja receita contém grãos de arroz. Essa preparação acaba sendo mais satisfatória e nutritiva. Serve como um segundo curso independente. É muito conveniente quando os convidados chegam inesperadamente ou você precisa almoçar na estrada.
Para 1 kg de pimenta búlgara, será o suficiente:
- 250 g de grãos de arroz;
- 1 kg de cebolas e cenouras;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 litro de extrato de tomate comprado (você pode usar molho caseiro);
- 0,5 l de óleo vegetal;
- 3 colheres de sopa de sal de mesa;
- 100 ml de vinagre.
Todos os vegetais devem ser bem lavados e depois picados. Corte a pimenta nesta receita grosseiramente, as cenouras em um ralador grosso, pique a cebola ao meio rodelas.
Colocamos todos os ingredientes em uma panela de uma vez, cozinhe por 50 minutos após a fervura. Mexa a massa quente de vez em quando, sem esquecer os cuidados. Após estufar, adicione o vinagre e ferva por mais 5 minutos.
Colocamos nos potes quentes, enrolamos com alta qualidade, cobrimos com uma manta quente. Assim que a mistura esfriar completamente, remova o cobertor e guarde lecho com arroz para o porão.
Amantes em uma nota
Mesmo em uma receita clássica, você pode adicionar com segurança seus temperos ou alho favoritos. Coloque as ervas e os temperos no molho de tomate, ferva um pouco e acrescente os vegetais. Pimenta da Jamaica, cravinho e folhas de louro combinam bem com o lecho búlgaro. Se você quiser adicionar endro ou salsa, é melhor fazer isso 10 minutos antes do final da estufagem.
Para a preparação do lecho, escolha apenas produtos de alta qualidade. Nesse caso, você pode ter certeza de que a peça bruta de inverno resistirá à vida útil exigida.
Certifique-se de esterilizar pratos e tampas para que o esforço não seja desperdiçado. Devido à não esterilidade da loiça, o lecho deteriora-se rapidamente e torna-se impróprio para a alimentação.
Controle o tempo de cozimento de acordo com suas solicitações. Se você precisa de uma pimenta elástica em lecho, tente não digeri-la.