Lecho com berinjela, tomate e pimenta

Vegetais frescos são difíceis de encontrar durante o inverno. E aqueles que são, geralmente não têm sabor e são bastante caros. Portanto, no final do verão, as donas de casa começam a fazer costuras para o inverno. Na maioria das vezes, são vegetais em conserva e em conserva, bem como uma variedade de saladas. A maioria das donas de casa cozinha lecho para o inverno. Esta salada é composta principalmente de tomate e pimentão. Você também pode adicionar cebola, alho e cenoura. Uma composição aparentemente pobre dá à peça um maravilhoso sabor amargo-picante.

Mas a cada ano surgem mais e mais opções para a preparação do lecho. Por exemplo, muitos elogiam essa salada com a adição de maçãs ou abobrinhas. Mas, acima de tudo, as críticas positivas foram coletadas receita lecho da berinjela do inverno. Vamos considerar a opção de prepará-lo e também aprender algumas das sutilezas do próprio processo.

Caracteristicas importantes

Cozinhar lecho de berinjela não é muito diferente da receita clássica que usa tomates e pimentões. A única coisa é que nesta versão existem mais aditivos diversos. Você pode jogar uma variedade de ervas e especiarias aqui. Por exemplo, muitas pessoas adicionam endro, louro, alho e pimenta-do-reino à salada.

Além desses aditivos aromáticos, o vinagre de mesa deve estar presente na preparação. É ele o responsável pela segurança do lecho por muito tempo. Além disso, o vinagre confere ao prato uma acidez especial, graças à qual o sabor do lecho só melhora. É importante ser muito responsável ao escolher vegetais para lecho. Eles devem estar maduros e frescos. Você não pode levar berinjelas grandes e velhas para fazer salada.

Importante! Apenas frutas macias jovens são adequadas para o lecho. Essas berinjelas têm poucas sementes e uma casca muito fina.

Berinjelas velhas não são apenas duras, mas até certo ponto perigosas. Com a idade, as frutas acumulam solanina, que é um veneno. É essa substância que dá à berinjela um sabor amargo. Além disso, a quantidade de solanina pode ser determinada pela aparência das próprias frutas. Se a cor da polpa mudar rapidamente no local do corte, a concentração de solanina é bastante alta.

Por isso, é melhor usar frutas novas. Mas berinjelas velhas também podem ser usadas na culinária. Eles são simplesmente cortados e polvilhados com sal. Nesta forma, os vegetais devem repousar um pouco. Solanine sairá junto com o suco extraído. Essas frutas podem ser consumidas com segurança na comida, mas você precisará salgá-las com cuidado para não exagerar. Agora vamos dar uma olhada nas receitas de lecho de berinjela para o inverno.

Lecho de berinjela para o inverno

Para fazer um lecho com berinjela, tomate e pimentão, precisamos:

  • pequenas berinjelas jovens - um quilograma;
  • tomates carnudos vermelhos - meio quilo;
  • pimentão de qualquer cor - meio quilo;
  • cebolas - duas peças;
  • alho - cinco dentes;
  • páprica moída - uma colher de chá;
  • açúcar granulado - duas colheres de sopa;
  • sal - uma colher de chá;
  • 6% de vinagre de mesa - duas colheres de sopa;
  • óleo de girassol - cerca de 60 ml.

É necessário preparar frascos e tampas para lecho com antecedência. Eles são primeiro lavados com refrigerante e, em seguida, esterilizados a vapor ou em água fervida. É muito importante que os frascos estejam completamente secos antes de servir a salada. Caso contrário, a água restante pode causar fermentação.

Tomates para lecho são lavados em água e os talos são removidos. Além disso, as frutas são esmagadas de qualquer maneira conveniente. A maneira mais rápida de fazer isso é com um liquidificador ou moedor de carne. Em seguida, a pimenta búlgara é lavada e limpa. É cortado ao meio e todas as sementes e talos são removidos. Agora a pimenta é cortada em pedaços grandes de qualquer formato.

Em seguida, eles começam a preparar a berinjela. Eles, como todos os outros vegetais, são lavados em água corrente. Em seguida, os talos são cortados da fruta e cortados em cubos ou rodelas. O tamanho das peças não importa. Descasque a cebola e corte-a ao meio rodelas. E o alho pode ser simplesmente esmagado com uma prensa ou picado com uma faca.

Atenção! Para preparar o lecho, é melhor usar um caldeirão ou uma panela de fundo grosso.

O óleo vegetal é colocado em um caldeirão preparado para lecho, aqueça-o e jogue cebolas lá. Quando ficar macio, coloque a pasta de tomate na panela. Misture a cebola e cole até ficar homogêneo e leve para ferver. Agora, o açúcar, o sal, a páprica seca e a pimenta são jogados no lecho.

A salada é levada para ferver novamente e adiciona-se alho e berinjela. A mistura é cozida em fogo baixo por 30 minutos. Poucos minutos antes da preparação completa, você deve despejar vinagre de mesa no lecho e misturar. Quando a massa ferve novamente, ela é desligada e colocada em recipientes esterilizados. Em seguida, as latas são viradas e cobertas com um cobertor quente. Nessa forma, a salada deve repousar por pelo menos um dia. Em seguida, o lecho é movido para uma câmara fria para armazenamento posterior.

Importante! Preste atenção nas tampas antes de usar a salada. Se estiverem um pouco inchados, isso significa que você não pode comer uma salada dessas.

Conclusão

Agora você pode preparar facilmente um delicioso e aromático lecho de berinjela. Como você pode ver, os componentes deste branco podem variar dependendo das preferências de sabor. Mas basicamente o lecho consiste nos vegetais mais simples e acessíveis. Por exemplo, de tomate, pimentão, alho e cebola. Muitas pessoas gostam de adicionar várias ervas e especiarias ao lecho. E adicionando berinjelas aqui, você consegue uma salada incrível, basta lamber os dedos. Tente surpreender e mimar seus entes queridos.

Comentários (1)
  1. e quando adicionar alho?))

    10/08/2017 às 04:10
    Vadim
    1. tudo, encontrado, obrigado pela receita

      10/08/2017 às 04:10
      Vadim
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção