Transplante de uvas no outono

Dificil de encontrar no baga de jardim, mais útil do que uvas. Se você não gosta dele, mude de atitude urgentemente e coma de 10 a 15 frutas grandes por dia durante a temporada. Isso é suficiente para prolongar a juventude, fortalecer o coração, limpar os rins e a vesícula biliar. E as uvas também ajudam a restaurar a força e a melhorar o estado dos brônquios e dos pulmões. Mas esteja ciente de que frutas doces são contra-indicadas para diabéticos e pessoas com pâncreas doente.

O cultivo de uvas não é uma tarefa fácil. Não pode ser simplesmente plantado no solo, regado e alimentado de vez em quando e, no final do verão, recolher os prometidos 30 kg de bagas do mato. As melhores uvas crescem na França e no Cáucaso, onde seu cultivo é considerado uma arte. Vamos pelo menos tentar nos aproximar de seus altos padrões. O tópico de nosso artigo será o transplante de uvas no outono.

Requisitos de uvas para o local de plantio

A vinha pode ser plantada em qualquer solo, exceto salino, alagado ou com nível freático inferior a um metro e meio. É verdade que existe uma maneira de cultivar terras completamente inutilizáveis.

O melhor lugar para plantar arbustos de uva em uma área plana é a encosta sul ou sudoeste, em uma área plana - uma área sem sombra. Coloque as variedades tardias nas paredes ao sul dos edifícios, a 1-1,5 m de distância delas. Se você estiver dividindo um grande vinhedo, as linhas devem ser posicionadas corretamente de norte a sul; ao plantar em uma linha, você pode escolher qualquer direção.

Os arbustos de uva bem tratados são bonitos por si só, se não houver espaço suficiente no local, podem ser colocados ao longo dos caminhos, em suportes decorativos ou para plantar árvores no mirante. Visto que um local bem iluminado é melhor para o plantio no solo, certifique-se de que as árvores frutíferas não sombreiam as vinhas. Coloque arbustos de bagas ou colheitas de jardim entre o jardim e a vinha.

Época de plantio da uva

Uma das questões mais discutidas é quando é a melhor época para replantar uvas. Simplesmente não há uma resposta definitiva para isso. Há defensores do plantio de outono e primavera, eles citam muitos argumentos convincentes e exemplos da prática em apoio à sua inocência.

Vamos examinar essa questão do ponto de vista da fisiologia da videira. Suas raízes não têm um período de dormência e podem crescer durante todo o ano em um ambiente quente, úmido e nutritivo. Se pudermos regular facilmente o regime de água e alimentação, não poderemos influenciar a temperatura do solo de forma alguma. As raízes das uvas têm dois picos de desenvolvimento - na primavera, após o aquecimento do solo em mais de 8 graus, e no outono, quando os processos de crescimento da parte aérea são suspensos e o solo ainda está quente.

Comente! Decida quando transplantar uvas, isso pode ser feito na primavera ou no outono em todas as regiões, exceto no sul. Onde a temperatura pode subir para 30 graus por uma a duas semanas em meados de abril, é melhor não arriscar e mudar a data para o final do ano.

Plantio de uvas na primavera

Muitas vezes você pode encontrar a afirmação errônea de que o transplante de uvas na primavera deve ser realizado o mais cedo possível. Não é certo. Na primavera, o ar esquenta mais rápido que o solo, a parte aérea acorda, os rins se abrem. Tendo esgotado o suprimento de nutrientes das mudas, elas secam ou começam a extrair das raízes os sucos necessários para a planta transplantada.

Os arbustos de uva precisam ser replantados quando o solo aquece até os 8 graus exigidos, o que na maioria das regiões não acontece até meados da primavera, ou seja, final de abril - início de maio. Ou crie condições adequadas para sua sobrevivência. E consistem em aquecer bem o solo a pelo menos 8 graus, ou retardar o despertar da videira.

Agricultores experientes fazem isso: antes de iniciar o trabalho, derramam a cova de plantio com água quente, que aquece o solo, e, pelo contrário, após o plantio em um novo local, adormecem com um montículo de terra com cerca de 5 cm de altura. muda o tempo de despertar, por um lado, inibindo a germinação da parte aérea, e por outro - estimulando as raízes.

Plantio de uvas no outono

A situação é diferente no outono. Primeiro, a videira congela, depois a camada superior do solo esfria rapidamente, depois, lentamente, a inferior. Ao replantar uvas no outono, não se pode perder o momento em que as folhas caem, o solo ainda está quente e as raízes vão enraizar bem. Na maioria das regiões, a melhor época é setembro - outubro.

Importante! É a falta de conhecimento das características fisiológicas da planta que causa a maioria das falhas no transplante de uvas. Jardineiros novatos fazem a mesma coisa ano após ano, mas o resultado é diferente.

Como transplantar uvas no outono

Uvas maduras transplantadas no outono renderão uma colheita completa em dois anos. Se o arbusto tentar florescer no próximo ano em um novo lugar, corte todos os pincéis o mais cedo possível. Na próxima temporada, é correto deixar apenas um terço das inflorescências.

A videira é considerada adulta a partir dos sete anos. Depois disso, não é transplantado, pois mesmo uma planta perturbada mais jovem restaura as raízes por vários anos.

Preparação de covas de plantio

Já dissemos como arranjar as uvas, vamos acrescentar que a distância entre os arbustos deve ser de no mínimo 2 m, e entre as fileiras - 2,5 m. Dependendo da idade e do método de escavação da planta, os caroços são preparados em tamanhos 60x60, 80x80 ou 100x100 cm, profundidade que deve ser de 60 cm a 80 cm.

Importante! Após o transplante das uvas no outono, é impossível melhorar a estrutura do solo abaixo da ocorrência das raízes, leve essa etapa do trabalho a sério.

Um aprofundamento do tamanho desejado é cavado, uma mistura de solo é preparada, com a qual é derramada até a metade. O poço é preenchido com água, em seguida o solo contendo fertilizantes é despejado de forma que cerca de 40 cm permaneça até a borda e seja umedecido novamente.

A mistura de solo é preparada a partir de solo preto e húmus na proporção de 10: 4, então adicionamos fertilizantes:

Tamanho do poço de pouso, cm

Superfosfato duplo, kg

Sulfato de potássio, kg

Cinza de madeira, kg

60x60x60

0,1-0,2

0,1-0,15

1-1,5

80x80x60

0,2-0,25

0,15-0,2

1,5-2

100x100x80

0,3-0,4

0,2-0,25

2-2,5

Atenção! Fertilizantes de potássio e cinzas não são adicionados à mistura do solo! Escolha uma coisa!

Poço de pouso para plantando uvas será 1/3 ou metade preenchido com solo. Está certo. Ele também deve durar um mês.

Escavação de arbustos

Prepare uma pá e um podador afiado antes de replantar as uvas em outro lugar no outono.

Arbustos de uvas com um torrão de terra

Desse modo, costumam ser transplantados arbustos de videira de até 3 anos. Sua principal vantagem é que as raízes são minimamente danificadas e, com o plantio adequado, a frutificação pode começar no ano que vem. Os arbustos de uva mais velhos raramente são transplantados com um torrão de terra, simplesmente porque é muito difícil fazer isso.

  1. Pare de regar alguns dias antes do transplante pretendido para que o solo seque e a bola de terra não entre em colapso.
  2. Corte o cipó com a tesoura de poda, deixando 2 mangas no arbusto, e nelas 2 rebentos, trate a superfície da ferida com verniz de jardim.
  3. Afaste-se 50 cm da base do arbusto e cave cuidadosamente as uvas.
  4. Corte as raízes inferiores das uvas com uma tesoura de poda, coloque uma bola de barro sobre uma lona e transfira para um novo local.
  5. Você pode começar o transplante.

Raízes parcialmente expostas

Francamente, esse tipo de transplante de arbusto geralmente começa como o anterior, e seria correto chamá-lo de "falhou com um caroço de terra". A falha se deve ao fato de que o solo úmido estava se esfarelando ou as raízes das uvas cresceram mais do que o esperado e não foi possível retirá-las sem danificá-las.

  1. Corte a vinha, partindo de 2 a 4 mangas com 2 rebentos cada, unte os pontos danificados com var.
  2. Cave no mato, tentando não danificar as raízes, recuando pelo menos 50 cm.
  3. Separe as uvas do solo podando raízes velhas.
  4. Transfira o arbusto para o local de plantio de outono.
Comente! Uvas transplantadas corretamente podem produzir suas primeiras bagas em dois anos.

Com raízes completamente expostas

Normalmente, é assim que os arbustos adultos com um bom sistema radicular são desenterrados.

  1. Corte a parte aérea, deixando 2 mangas e 2 rebentos em cada uma, corte as secções com relvado.
  2. Desenterrar o arbusto de videira para não ferir o caule subterrâneo, talão e minimizar os danos às raízes.
  3. Tendo levantado a planta, liberte a parte subterrânea do excesso de solo. A melhor maneira de fazer isso é derrubando o solo com um leve toque de um pedaço de madeira ou o cabo de uma pá. Não se apresse.
  4. Use uma tesoura de poda limpa para remover raízes velhas e danificadas das uvas, tratando os cortes com breu. Encurte o resto para 25-30 cm.
  5. Corte as raízes de orvalho (as finas localizadas diretamente sob a cabeça do arbusto) completamente.
  6. Prepare uma chatterbox: combine 2 partes de argila, 1 - verbasco e dilua com água até a consistência de creme de leite espesso. Mergulhe as raízes da uva nele por alguns minutos.
Conselho! Nem todo mundo tem a oportunidade de obter um verbasco. Você pode diluir a argila com uma solução rosa de permanganato de potássio.

Preparação pré-plantio

Nas uvas desenterradas na sua área, resta encurtar os rebentos, deixando 4 botões em cada. Se você está replantando arbustos não imediatamente após a escavação, inspecione o sistema de raiz aberto e atualize as dicas. Acontece que por algum motivo a muda da uva está seca. Adie o plantio e mergulhe a raiz por 2-3 dias em água da chuva com a adição de um estimulante, por exemplo, heteroauxina, epina ou raiz.

Plantar uvas

Temos uma cova com uma camada inferior de solo para o transplante de um arbusto de uva adulto.

  1. Faça uma mistura de plantio de terra preta, areia e húmus (10: 3: 2). Todos os fertilizantes já foram aplicados, estão na metade inferior da cova de plantio. Ao preencher um arbusto de uva com terra, não os usamos!
  2. Coloque um monte de mistura de plantio no meio do recesso acabado.
  3. Coloque o calcanhar nele e espalhe as raízes uniformemente nas laterais da elevação.
  4. Cuidadosamente cubra metade do buraco de plantio com terra.
  5. Encha o solo sob as uvas com água, deixe de molho.
  6. Encher o solo de forma que a profundidade do plantio anterior fique 10 cm abaixo da superfície do solo para arbustos retirados com torrão de barro, 20 - para uvas cavadas de forma diferente.
  7. Água novamente.

Assista a um vídeo sobre o transplante de arbustos de uva:

Uvas de abrigo

Vamos dar-lhe o mais simples, mas, no entanto, um bom meio de abrigo para o inverno dos arbustos de uva transplantados no outono. Corte o gargalo de uma grande garrafa de plástico e simplesmente deslize-a sobre a videira. Despeje um monte de terra por cima. Para as regiões Sul serão suficientes 8 cm, no Noroeste - 15-20 cm Certifique-se de marcar os locais dos transplantes para que seja mais fácil encontrá-los na primavera. Certifique-se de regar as uvas uma vez por semana, gastando pelo menos um balde de água por arbusto.

Conclusão

Claro, as uvas são uma cultura difícil de plantar e cuidar. Mas quando o arbusto criar raízes bem e começar a dar frutos, você não se arrependerá de ter feito um bom trabalho. Desejo a você uma rica colheita!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção