Contente
A variedade de castas é grande, entre elas as de mesa e as de vinho, bem como as de uso universal. Em nosso artigo falaremos sobre a variedade que torna o vinho branco mais delicioso - a uva Citron Magaracha. Embora as próprias bagas não sejam menos saborosas.
Uvas cidras Magaracha (descrição da variedade, fotos, comentários dos jardineiros são apresentados abaixo) tem atraído vinicultores de várias regiões da Rússia nos últimos anos. Muitos estão interessados em saber se é possível cultivar a videira em áreas de cultivo de risco. Vamos tentar lidar com esse problema.
Informação histórica
Uva cidra de Maharach de origem russa. Os jardineiros precisam agradecer ao Instituto de Vinho e Uvas Magarach da Crimeia. Na década de 70 do século passado, os cientistas cruzaram duas variedades - Madeleine Angevin, forma técnica de melhoramento Magarach 124-66-26 e uvas de mesa precoces Novoukrainsky.
O resultado foi alcançado por muito tempo, um trabalho titânico foi feito, mas o efeito agradou não só aos criadores, mas também aos jardineiros. A descrição da nova variedade Citronny Magaracha é totalmente verdadeira. A escala de seu cultivo continua aumentando atualmente.
Como na década de 90 a Crimeia passou a fazer parte da Ucrânia, o procedimento de registro foi realizado no novo estado. A variedade foi aprovada para cultivo industrial na Ucrânia desde 2002.
Propriedades de variedade
Citronny Magaracha é uma variedade de uva para fins técnicos. É utilizado na preparação de vinhos brancos aromáticos da mais alta qualidade.
Território de Krasnodar, região de Rostov, território de Stavropol e norte do Cáucaso - essas são as regiões onde as uvas Citron são cultivadas em escala industrial e em lotes privados.
Agora vamos passar à descrição da variedade, e a foto confirmará nossas palavras.
Características do arbusto
Via de regra, os arbustos são de tamanho médio ou vigorosos. As folhas são médias, arredondadas. Existem três ou cinco lâminas. A superfície superior da lâmina foliar é lisa, também não há pêlos na parte inferior.
As flores são bissexuais, não há necessidade de plantar uvas polinizadoras. O conjunto de frutas é quase 100%, então não há ervilhas.
Cachos e bagas
Os aglomerados cônicos ou cilíndricos são de densidade média. Peso de 300 a 400 gramas. Os bagos são médios, mais redondos, pesando de 5 a 7 gramas. Os frutos são amarelos ou verde-amarelos com uma flor esbranquiçada.
A pele é firme, mas não grossa. Os próprios frutos silvestres são suculentos, com um gosto final pronunciado e harmonioso de noz-moscada e cidra. Existem sementes ovais, mas não são muitas, apenas 3 ou 4 peças.
Benefícios da variedade
A popularidade das uvas é dada pelos seguintes traços característicos da variedade:
- Rendimento estável: quando cultivado em escala industrial até 200 centners por hectare. E cerca de 9 kg são coletados de um arbusto.
- A susceptibilidade a doenças como oídio, oídio e bolor cinzento é baixa. A resistência à filoxera é média.
- A variedade é resistente ao inverno, se sente bem a -25 graus, então o cultivo de uvas Citron Magarach na região de Moscou é bastante realista, o principal é cobrir adequadamente os arbustos para o inverno.
- Citron amadurece em 120-130 dias.
- Os bagos são doces, o açúcar oscila em torno de 23 g / cm3 e a acidez fica em torno de 8 g / l.
Variedade Citronny em um terreno privado:
Usando
O champanhe também é feito com essa variedade. Essas são as notas âmbar do vinho da foto abaixo.
Variedade Kishmish Citronny
Existe outra uva com um nome semelhante - Citron Kishmish. Amadurece mais cedo do que Magarach, a maturação técnica ocorre em 110-115 dias.
A uva Kishmish Citron tem flores bissexuais. Cachos praticamente sem ervilhas, cilíndricos cônicos, densidade média.
Os frutos brancos são ovais ou ovóides. Não são muito grandes, até 4 gramas, mas são muitos em um feixe, portanto chega a pesar 1 kg 200 gramas. Não há sementes nas bagas, embora rudimentos suaves possam ocorrer. Olhe para a foto abaixo, uma baga do tamanho de uma moeda de cinco copeques.
Característica
A uva Citron Kishmish também é uma excelente matéria-prima para a elaboração de vinhos de sobremesa e de mesa, não menos saborosos, frescos.
Os arbustos são vigorosos, enraizados. A poda deve ser média a 8 botões. A resistência a doenças como o oídio e oídio é estimada em 3 - 3,5 pontos. A variedade é resistente ao gelo e tolera queda de temperatura de até -21 graus.
Características de plantio e cuidado
- Para obter boas safras de uvas Magarach Citron, você precisa pensar sobre o plantio adequado. O local deve ser ensolarado e protegido do vento frio do norte. É melhor plantar arbustos em uma área privada no lado sul ou sudeste dos edifícios.
- Para a variedade Magaracha Citron, um solo fértil e drenado é necessário. A rega deve ser abundante, mas a água não deve estagnar, caso contrário as raízes começarão a apodrecer.
-
Antes do plantio, cal ou cinza de madeira são adicionados ao solo argiloso. A realimentação é feita após um ano, a cova de plantio deve ser volumosa, com pelo menos 60 cm de profundidade, para que as raízes sejam espaçosas. Na hora do plantio, é preciso dar o colar da raiz, ele deve ser aprofundado em 5 cm. As plantações são derramadas em abundância. O passo entre as mudas é de cerca de 2 metros.
- Eles alimentam os arbustos de uvas na primavera, trazem estrume podre. Até que as flores desabrochem, você precisa regar. A rega não é recomendada durante a floração e o derramamento dos cachos: os arbustos deixam cair flores, as bagas racham.
- As uvas da variedade Citron Magaracha não precisam ser sobrecarregadas com galhos desnecessários, é exigente quanto à poda oportuna. Como regra, os arbustos são formados em forma de leque de quatro braços e as próprias mangas são cortadas em 8 a 10 botões. Em um arbusto para frutificação abundante, não restam mais de 30 olhos. Todo o trabalho é realizado no outono, depois que as folhas caem e as vinhas estão maduras. Brotos e brotos que dão fruto, e os que vão para o meio do mato, estão sujeitos a poda.
- Não vale a pena contar com o fato de que, de acordo com a descrição e características, a variedade Magaracha Citron é resistente às doenças da uva. Especialmente se você ainda tiver arbustos de outras variedades. Os tratamentos preventivos são obrigatoriamente realizados várias vezes durante o período vegetativo.
-
Além de doenças, as uvas de Magarach Citron e Kishmish Citron estão ameaçadas por vespas e pássaros. Eles realmente gostam de amoras doces. Recomenda-se cobrir os plantios com uma rede ou esconder cada cacho em um saco, como na foto abaixo.
- E a última coisa. Após o processamento, alimentação e poda, a videira fica coberta para o inverno, quando as temperaturas caem (-5 - -10 graus).