Contente
Às vezes, os residentes de verão que têm lotes na região de Moscou não plantam uvas. Isso é explicado pelas duras condições climáticas para uma planta que gosta de calor e as dificuldades abrigando... Mas, na realidade, nem tudo é tão complicado. O cultivo de uvas na região de Moscou é bastante realista e acessível. Vamos nos deter nos pontos importantes.
Atividades preliminares
Uma etapa muito significativa. O jardineiro se depara com as seguintes tarefas:
- Escolha a variedade de uva com sabedoria... Cada cultura possui espécies que são ideais para uma determinada região. Então, para a região de Moscou, você precisa escolher variedades de uvas que possam suportar com calma uma queda de temperatura. Por exemplo, "Laura", "Delight", "Kuban" ou "Kodryanka" são considerados resistentes ao frio.
- Escolha o local certo para a vinha e plante-a... A planta não gosta de áreas que são fortemente sopradas pelo vento. Um lugar tranquilo e um abrigo forte não são necessários.
- Manter a profundidade do plantio de uvas nos subúrbios... O pouso deve ser profundo o suficiente. Claro, não é realista aprofundar a muda abaixo do nível de congelamento do solo, mas é melhor parar na marca máxima permitida.
- Não esqueça alimentar as uvas no outono fertilizantes de potássio... Além da nutrição, eles também desempenham uma função de aquecimento.
- Cuide da opção de cobertura de videira com antecedência... Os invernos na região de Moscou são de neve, o que facilitará muito o trabalho de outono do jardineiro no aquecimento da videira. E a cobertura de neve salvará as uvas do congelamento. Mas é preciso pensar nos materiais e na construção antes mesmo de plantar uvas no local.
Se cada ponto for realizado de forma responsável, as uvas já plantadas na região de Moscou podem ser cobertas de várias maneiras. Para que o abrigo cumpra plenamente a sua função protetora, as plantas são pré-preparadas.
Preparando as plantas antes do abrigo
Você precisa começar a preparar a videira para o inverno em um determinado momento. Abrigo cedo demais é tão prejudicial quanto tarde demais. Se a videira for coberta antes do previsto, então:
- não terá tempo para estocar nutrientes suficientes para o inverno;
- pode pegar uma infecção fúngica ou teimosamente devido à temperatura excessivamente quente sob o abrigo.
A protecção tardia das uvas não é capaz de impedir o congelamento da vinha, especialmente quando jovem. Os rebentos são cobertos assim que a temperatura nocturna desce para -2 ° C. É com uma geada tão leve que cessa o crescimento dos brotos. Mas as uvas novas só podem ser abertas com indicadores positivos. As vinhas mais velhas são mais resistentes à geada, mas você também não deve arriscar aqui.
Qual é o preparo da planta antes do abrigo? Após a queda das folhas, as uvas são retiradas do suporte e a videira deita-se ao solo. Para fixar os brotos, grampos de metal são usados. Boa ajuda será fornecida plantio correto de uvas... Se o ângulo de inclinação da videira for mantido durante o plantio, a curvatura não poderá prejudicar a planta.
Certifique-se de fazer uma poda adequada antes de dobrar a videira.
Ao mesmo tempo, alguns brotos são escolhidos para o inverno, são tratados com vitríolo de ferro, o restante é cortado.
Esse contato devido à umidade levará ao crescimento de mofo. Para evitar isso, é recomendável colocar pranchas de madeira sob a videira.
Não use filme plástico ou folhas caídas. Esses materiais não irão salvá-lo da umidade, mas, ao contrário, irão acumular condensação.
Tipos de material de cobertura para videiras
Como cobrir uvas para o inverno nos subúrbios? A técnica depende da escolha do material de cobertura. E as principais formas de proteção das uvas se dividem em três tipos:
- Hilling. É realizado para mudas jovens utilizando um montículo de até 25 cm de altura.
- Semi-abrigo. Apenas a parte das uvas que está acima do solo é coberta. Agrofibra ou palha são considerados materiais ideais.
- O abrigo está completo. É com esse método que os brotos são retirados dos suportes, cortados, processados, dobrados ao solo e cobertos.
O terceiro método é considerado o mais confiável para o clima da região de Moscou. Que materiais são usados para isso?
Natural - solo e neve. Se você planeja cobrir a videira com terra, precisa cavar um sulco, isolar com ramos de abeto e colocar a videira.
Em seguida, polvilhe suavemente com terra. A camada do aterro depende do tipo e relevo do local. Conforme as plantas amadurecem, elas precisarão de proteção mais confiável. É mais fácil cobrir com neve, mas para isso é preciso ter certeza de que a espessura da capa de neve protegerá as uvas durante todo o inverno. Caso contrário, os residentes de verão terão que colocar escudos para retenção de neve ou adicionar neve manualmente.
Que outro material é usado para cobrir as uvas na região de Moscou? Existem várias opções possíveis, basta escolher a mais aceitável:
- Escudos de madeira... Eles são instalados em ambos os lados dos brotos, apoiados em suportes. Acontece que era uma casa de pequena altura, que muitos jardineiros estofavam por dentro com material de cobertura.
Adequado para pequenas vinhas. Com o plantio em massa, esse método exige um grande consumo de madeira. - Agrofibra ou filme... Com este método, ramos de abeto também são colocados no topo da videira para melhorar o isolamento térmico. Se você tirar um filme, ele terá que ser removido em uma temperatura positiva. Portanto, escolha qual material é mais conveniente para você trabalhar.
- Remédios caseiros improvisados... Eles não são usados como um abrigo independente, apenas em combinação com o solo. Pode ser usado folhas de ardósia, recipientes de plástico ou restos de materiais de construção, estopa. Aqui você terá que monitorar o peso do abrigo aplicado, para não sobrecarregar ou danificar a videira.
Dicas úteis
Não se proteja próximo a um arbusto. Isso leva à exposição das raízes, seu congelamento e morte da planta. É ideal recuar meio metro da cabeceira do arbusto.
Use um abrigo de três camadas nos subúrbios. Para a primeira camada, pegue solo de jardim (de 5 a 15 cm), para a segunda - matéria orgânica da mesma espessura, para a terceira - solo solto de 25 cm de espessura.
Fornece proteção adicional às raízes, especialmente em invernos com pouca neve.
Certifique-se de cavar o solo duas vezes por ano - na primavera e no outono. Assim, você garantirá uma boa absorção de umidade e reduzirá o risco de congelamento das uvas.
Em um inverno nevado, não se apresse em fazer um abrigo poderoso. A neve protegerá perfeitamente as plantas, basta retirá-la dos caminhos e colocá-la nos arbustos.