Contente
A viticultura, como parte da agricultura, é uma arte milenar. As primeiras uvas cultivadas foram cultivadas há mais de mil anos. Claro, então a planta era completamente diferente em gosto e aparência. Hoje existe um grande número de variedades, por isso a escolha é difícil. Principalmente se não houver descrição das qualidades das uvas, as características principais não são indicadas.
Apresentamos aos nossos leitores as uvas da Líbia cultivadas recentemente, mas que conseguiram conquistar o coração dos jardineiros. O autor da variedade é Vitaly Vladimirovich Zagorulko, que mora em Zaporozhye. Há muito tempo que se dedica ao trabalho de criação. Viticultores russos estão familiarizados com seu híbrido variedades de uva... Muitas pessoas cultivam Bazhena, Velez, Fun, Sofia e outros. A variedade de uva Líbia (ver foto) foi obtida através do cruzamento de Flamingo e Arcádia e está incluído no registro na Ucrânia desde 2011.
A foto mostra um cacho de uvas da variedade Líbia.
Descrição
É difícil imaginar as uvas da Líbia de ouvido sem uma descrição da variedade de fotos e comentários dos jardineiros. Tentaremos caracterizar, indicar as vantagens e desvantagens da planta, contando tudo detalhadamente.
Uvas da Líbia - uma variedade de finalidades de mesa. Ele contém flores femininas e masculinas. Eles são imperceptíveis, como você pode ver na foto, mas o resultado da floração são bagas incrivelmente saborosas.
Amadurece cedo, literalmente em três meses (100 dias). A produtividade da videira é elevada devido ao grande, de 8 a 15 gramas de bagos e um arbusto denso, cujo peso atinge de 600 a 900 gramas, ou até mais. Praticamente não há “descascamento” nas mãos. A foto mostra claramente o tamanho das bagas individuais. Eles são fáceis de imaginar em comparação com um níquel
Os bagos são suculentos, carnudos, com sabor a noz-moscada. A pele é macia e quase imperceptível durante o consumo. Existem muito poucas sementes, não mais do que três. Em um cacho de uvas ao mesmo tempo, os bagos podem ser amarelos e rosa com uma tonalidade roxa. O fato é que a cor muda durante o processo de maturação.
As bagas também têm formas diferentes: esféricas, ovais ou ovóides. Os cachos da Líbia se sentem melhor no lado ensolarado. A seguir, o amadurecimento é mais amigável e a colheita mais rica, como na foto abaixo. Embora a maturação técnica na mão não venha ao mesmo tempo. Nossos leitores que trabalham na Líbia costumam escrever sobre isso em suas análises.
As uvas da variedade Líbia têm alto teor de açúcar - até 25%. É por isso que os produtores costumam se referir a ele como doces.
Em um rebento jovem, a copa é verde claro, ausência de pubescência. Não há separação na primeira folha, mas nas demais há cinco lâminas com dissecção média. É fácil determinar se um broto anual está maduro: será de cor marrom claro. A videira na Líbia é poderosa, forte, sobe alto.
Variety Libya, vídeo filmado por um viticultor:
Variedade característica
A Líbia hoje não é cultivada apenas em chalés de verão, mas também em escala industrial. Com base nas características, gostaria de destacar as vantagens da uva:
- Conservação elevada: os cachos cortados da Líbia não perdem a apresentação e o sabor ao longo do mês. O que é bastante consistente com a descrição: bagas densas com polpa carnuda não murcham, não perdem turgor, não racham.
- Outra característica importante é a excelente transportabilidade das uvas: os bagos em cachos não se enrugam.Este é um indicador muito bom para fazendas.
- Mesmo os jardineiros experientes ficam impressionados com a estabilidade da colheita das uvas, quando devidamente cuidadas.
- A variedade da Líbia é autopolinizada, portanto, em uma casa de campo, você pode plantar um arbusto para um teste e obter uma boa colheita.
- A resistência à geada desta variedade de uva permite que ela seja cultivada no centro da Rússia com um abrigo seguro. A temperatura de -21 graus é tolerada pela videira praticamente sem perdas.
Falando da variedade da Líbia, não se pode calar sobre algumas das deficiências, embora sejam em número reduzido:
- Coloração irregular dos frutos maduros no pincel.
- Baixa resistência da uva a doenças como o oídio e oídio.
Características de cuidado e cultivo
Informação geral
Cuidar da Líbia não é muito diferente de outras variedades de uvas:
- A videira precisa de rega abundante, cobertura, poda e pinças oportunas.
- Durante o crescimento, as uvas da variedade Líbia precisam de fertilizantes adicionais, especialmente fertilizantes com potássio e fósforo e matéria orgânica. Os fertilizantes são aplicados secos sob as plantas no final do outono ou na primavera.
- A Líbia é uma planta vigorosa, portanto, podas curtas devem ser feitas de vez em quando. A formação de um arbusto consiste em regular a carga: recomenda-se não deixar mais de 45 olhos por planta. Jardineiros experientes observam em análises que uma quantidade maior leva a uma diminuição no rendimento, uma vez que alguns dos cachos da videira não amadurecem. Ao contrário de outras variedades na Líbia, não é recomendado arrancar as folhas.
- Se muitas flores se formarem no arbusto, algumas delas devem ser removidas.
- A variedade de uva Líbia produz muitos brotos e enteados. Eles precisam ser regulamentados. Antes da floração, devem arrancar o excesso de frutificação, retirar os enteados, caso contrário a planta desperdiçará sua energia no crescimento, causando danos irreparáveis à formação da cultura.
- Quanto ao abrigo para o inverno de plantas velhas, então, com base nas suas características e descrição da variedade, é necessário que a região possa apresentar geadas abaixo de 21 graus. As plantações jovens são cobertas, independentemente da temperatura.
É assim que uma plantação de uvas da Líbia se parece na foto.
Regras de plantio para novas plantas
As uvas da Líbia são propagadas de diferentes maneiras: estacas, enxertos. Mas vamos nos deter em mais detalhes sobre o plantio de mudas.
Para obter uma planta saudável, você precisa
- Tenha uma muda de uva saudável com dois ou três botões, livre de doenças ou pragas. As raízes das uvas devem estar vivas e o corte deve ser verde.
- Antes de plantar um arbusto em local permanente, as pontas das raízes são cortadas e tratadas com um estimulante de crescimento.
- O caroço sob as futuras uvas deve ser três a quatro vezes maior do que a muda. Ele é preenchido com húmus até o meio e, no topo, com areia ou solo. Se você colocar a planta diretamente no húmus, poderá queimar o sistema radicular.
- Ao instilar, deve-se ter cuidado para não danificar as raízes frágeis. Dois botões devem permanecer na superfície.
É melhor plantar novos arbustos da Líbia na primavera e no outono. Os pequenos rebentos do primeiro ano são amarrados primeiro às estacas. No segundo ano, você precisa de um suporte confiável, isso, via de regra, é uma treliça.
Como regar
A variedade de uva Líbia, a julgar pelas características e avaliações de jardineiros experientes, é regada duas vezes por temporada. As flores florescem pela primeira vez nas plantas. A segunda é depois de amarrar as frutas. Mas com a condição de que chova no meio.
Se não houver precipitação, então você mesmo entende que é necessária rega adicional. Mas deve ser moderado, pois o excesso de água pode causar o rompimento das uvas. A Líbia precisa especialmente de água quando o calor é insuportável.
Sobre doenças e pragas
O cuidado com a variedade de uva da Líbia também inclui protegê-la de doenças e pragas.As doenças mais perigosas para a variedade são oídio e o míldio, embora a resistência seja medida em 3,5 - 4 pontos em 5:
- O sinal do oídio é o aparecimento de bolor cinzento nas folhas das uvas. Se você não tomar medidas oportunas, ele aparecerá em todas as outras partes da planta, incluindo os cachos. Veja a foto abaixo: é assim que as plantas doentes se parecem.
- Medidas preventivas ajudam a evitar doenças da uva. Para pulverizar a Líbia a partir do oídio, são usados preparações especiais, bem como enxofre coloidal.
- O míldio (míldio penugento) geralmente se desenvolve em plantações densamente espessas na Líbia. Como prevenção - poda oportuna, beliscando e beliscando para criar uma circulação normal de ar. O tratamento das uvas com o líquido bordalês ajuda no combate à doença.
Se falamos sobre as pragas da uva, trata-se principalmente de vespas e pássaros. Os frutos silvestres de sabor doce (eles prestaram atenção a isso na descrição da variedade) tornam-se uma verdadeira iguaria para eles. Para proteger as uvas dos pássaros, é necessário lançar um tecido fino, uma malha transparente sobre as treliças. As vespas ficam presas com açúcar adoçado ou inseticida com mel ao redor das plantações de uvas.