Contente
Ninguém contestará o fato de que as uvas são uma planta termofílica. Mas hoje existem muitos jardineiros que o cultivam fora das regiões quentes da Rússia. Os entusiastas usam variedades de plantio que podem resistir a condições climáticas adversas. Os criadores os ajudam muito bem nisso, criando todas as novas variedades de uvas resistentes à geada.
Um desses variedades resistentes ao inverno é a uva em Memory of Dombkovskaya. É uma variedade interessante que está ganhando popularidade entre os jardineiros. Se você está interessado em uvas em Memory of Dombkovskaya, uma descrição da variedade, fotos e opiniões de jardineiros serão apresentadas a sua atenção em nosso artigo. Olha a primeira foto, que homem bonito ele é!
História da criação
O autor da variedade em Memory of Dombkovskaya é Shatilov Fedor Ilyich, criador da cidade de Orenburg. A variedade foi criada em 1983. As variedades Zarya Severa e Kishmish Universal foram usadas como pais. A variedade resultante recebeu resistência à geada, alta produtividade e um sabor delicado especial de seus pais.
Seu nome, que hoje os jardineiros de todo o mundo conhecem, recebia uvas apenas em 1990. Shatilov nomeou a variedade em homenagem ao funcionário falecido prematuramente da estação de reprodução Yanina Adamovna Dombkovskaya. No mesmo ano, a variedade em Memória de Dombkovskaya foi registrada no Registro do Estado.
O mais interessante é que, para difundir a variedade de uva Dombkovskaya, o próprio Shatilov entregou as mudas cultivadas em grandes quantidades aos residentes de Chelyabinsk que queriam cultivar uvas. Atualmente, a variedade é procurada, principalmente entre os jardineiros que vivem nas regiões norte.
Descrição
É claro que um jardineiro que se preze nunca plantará nenhuma planta sem conhecer suas características. É por isso que começamos a história das uvas em Memory of Dombkovskaya com uma descrição e uma foto, para que a ideia da variedade seja completa.
Descrição do arbusto
As uvas Shatilov pertencem às variedades de uvas de mesa. Os arbustos são fortes, crescem rapidamente. Uma poderosa videira cresce até 5 metros no verão, amadurece ao longo de todo o seu comprimento, independentemente das condições climáticas.
As folhas verde-escuras trilobadas estão presas a longos pecíolos. A pubescência da lâmina foliar é quase imperceptível, como uma leve teia de aranha.
Cachos e bagas
Os cachos de uvas em Memory of Dombkowska são densos, praticamente sem ervilhas, de forma cilíndrica ou cônica. O peso varia de 300 a 400 gramas se sobrarem 3 grons no broto. No caso de haver um cacho, então seu peso chega a um quilograma.
A descrição da variedade ficaria incompleta sem uma história sobre frutas vermelhas. São preto-azulados, bastante grandes, redondos, ligeiramente alongados. A pele é fina, com uma flor esbranquiçada de fermento selvagem. Dentro da baga há uma polpa rosa suculenta e doce.
Como a variedade Pamyati Dombkovskaya pertence às uvas passas, não contém sementes. Embora alguns rudimentos suaves sejam encontrados às vezes. Excelente opção para fazer sucos, compotas, passas e vinhos.
Características
Para apreciar a variedade de uva em Memory of Dombkovskaya, uma foto e uma descrição não serão suficientes.
Portanto, apresentaremos também uma característica:
- Uma safra alta e estável, com muito cuidado, um arbusto dá 150 kg de frutas saborosas e doces.
- A robustez invernal (a videira suporta temperaturas de -30 graus) permite o cultivo da casta nas regiões setentrionais. Uvas em memória de Dombkovskaya, de acordo com os jardineiros da região de Moscou, se adaptam perfeitamente em seus jardins.
- O amadurecimento em massa dos cachos começa em setembro.
- A variedade é resistente a muitas doenças da uva, mas o míldio e o oídio, a antracnose e a podridão cinzenta costumam afetar a videira.
- Recupera-se perfeitamente após o inverno e doenças.
Características de crescimento e cuidado
Com base nas características da variedade de uva Memory Dombkovskaya, bem como na descrição da variedade, os jardineiros plantam a videira em solo fértil. Aliás, plantar e cuidar de uma planta é quase o mesmo. Já nas questões de beneficiamento, poda e abrigo para o inverno, é preciso prestar atenção especial. O rendimento da uva depende da correta aplicação desses procedimentos.
Quando e como pulverizar
Misturas em tanque são usadas para pulverizar plantações de uva: várias preparações são colocadas em um recipiente. Esse tratamento destrói não apenas os esporos das doenças, mas também as pragas, e também é uma forma de alimentar a videira.
O procedimento é realizado à noite para evitar queimaduras. E na hora de escolher os medicamentos, você precisa estar atento à sua compatibilidade. Para iniciantes, é claro, não será fácil no início.
O processamento único de uvas em Memory of Dombkovskaya, de acordo com as avaliações de jardineiros experientes de doenças, não dará um resultado positivo. Existe um certo esquema:
- antes de brotar no início da primavera;
- antes da floração;
- quando as bagas parecem ervilhas;
- no outono, antes de cobrir a videira para o inverno.
Acontece que apenas 4 vezes. Mas às vezes, em casos especiais, o processamento adicional é realizado.
Gostaríamos também de chamar sua atenção para alguns conselhos de jardineiros com vasta experiência no cultivo da variedade de uva Dombkovskaya. Nos comentários e resenhas, eles recomendam polvilhar a videira molhada com cinzas. Esta não é apenas uma alimentação foliar, mas também uma oportunidade para se livrar da invasão de camundongos e outros roedores antes de esconder as uvas para o inverno.
Recursos de poda
Para o cultivo bem-sucedido e a obtenção de uma colheita rica e estável, a poda das uvas em Memory of Dombkovskaya deve ser realizada anualmente:
- No verão, a copa é desbastada, os brotos são removidos. Além disso, as folhas próximas ao pincel são cortadas para que haja luz suficiente.
- No final de agosto, é necessário planejar os trabalhos de poda inicial dos brotos para que a planta tenha força adicional para se preparar para o inverno e a videira tenha tempo de amadurecer em toda a sua extensão. Para fazer isso, corte as pontas dos brotos em 20 ou 40 centímetros, dependendo do comprimento do broto.
- A segunda parte da operação está prevista para outubro, quando a folhagem vai cair. Em um galho que dava frutos no verão, ficaram alguns dos brotos mais desenvolvidos e maduros. Um deles (fruto) é cortado em 2 botões, e o segundo (nó de substituição) em 7 ou 15. Todos os outros ramos são removidos.
- Os arbustos aparados, assim como o solo, são tratados com cobre ou sulfato de ferro e preparados para abrigo. Este esquema de poda é repetido a cada outono.
- Na primavera, você precisará quebrar os galhos congelados. Mas os jardineiros não recomendam transferir completamente a poda do tempo de primavera. O suco escorre dos cortes, a videira seca.
Vinhas de abrigo para o inverno
Nas regiões do norte, bem como na região de Moscou, para o inverno as uvas Dombkovskaya são necessariamente cobertas. Apresentaremos uma foto e uma descrição da obra.
Após o processamento e poda, a videira é retirada dos suportes e colocada sobre ramos de abeto ou palha. Uma camada do mesmo material é jogada por cima.Para evitar que as chuvas de outono caiam sobre as uvas e sobre o abrigo, são instalados arcos sobre a videira e cobertos com material não tecido. É melhor usar spunbond. Ele não apenas manterá a umidade do lado de fora, mas também criará o microclima necessário.
Quando a temperatura do ar desce abaixo de -5 graus, as uvas devem ser completamente cobertas, polvilhadas com uma camada de solo de pelo menos 30 cm. Se o inverno for de neve, então haverá cobertura de neve suficiente.
A foto abaixo mostra várias opções de abrigo de uvas para o inverno e vídeo.
O correto abrigo das uvas é uma garantia da vindima:
Em nenhum lugar encontrei informações sobre esta variedade de uva na Memória de Dombkovskaya, com raiz própria ou enxertada.
Sou um aspirante a viticultor. Plantou esta variedade de uva em 2018. Este ano peguei três cachos de uvas controle. Agrada o crescimento ativo e a maturação da videira. Agora, no final de agosto de 2019, duas vinhas estão a amadurecer em cada um dos 2 lados e mais um ramo de um em lados diferentes das vinhas. Pensando em como podar bem as vinhas em outubro. Não está claro na descrição da variedade, é descrito o corte da videira de fruto em 2 botões. e o nó da substituição por 7-15. É assim?
Bom Dia!
Sim está certo. Os rebentos que deram frutos são cortados, deixando 2-3 botões neles. Os nós de substituição são cortados, deixando 7 a 15 botões saudáveis neles.
Cresceu a variedade em Memory of Dombkovskaya por 15 anos. A variedade é resistente ao inverno, no sul do Território de Altai (Biysk) bastava dobrar a videira para o inverno. Exigente em solos, em solos argilosos pobres, a produtividade caiu com o tempo. Não gosta de engrossar, no período das chuvas, em caso de engrossar, os bagos são facilmente afetados por doenças.