Contente
Quaisquer que sejam as plantas cultivadas pelos jardineiros em seus terrenos, elas precisam ser alimentadas em tempo hábil. Eles são realizados durante todo o período vegetativo. As uvas não são exceção. Mas o adubo de cobertura mais importante para a videira deve ser feito no outono, antes de abrigar a videira para o inverno.
É nessa época que a madeira amadurece, as uvas acumulam nutrientes para frutificar na próxima safra. E o solo foi esgotado no outono, parte dos nutrientes foi para a própria planta, parte foi lavada com a precipitação. Portanto, você precisa pensar em como alimentar as uvas no outono.
Nutrientes necessários para uvas
As uvas são alimentadas com fertilizantes orgânicos e minerais. Além disso, esta questão é decidida individualmente pelos jardineiros. O fato é que nos últimos anos tem havido uma tendência de cultivo de produtos ecologicamente corretos. E os fertilizantes orgânicos contêm muitos macronutrientes que são encontrados em produtos químicos para alimentação.
Cada um dos macronutrientes desempenha um papel na vida das uvas durante a estação de crescimento e na preparação para o inverno:
- fertilizantes contendo nitrogênio são necessários para o crescimento e fortalecimento dos brotos;
- você precisa fertilizar as uvas com superfosfato contendo fósforo. É aplicado quando as bagas amadurecem nas plantas. O processo de amadurecimento é acelerado, os pés de uva têm tempo para se preparar para o inverno.
- os curativos à base de potássio, realizados no outono, contribuem para o amadurecimento dos brotos. Além disso, as uvas ficam menos suscetíveis ao frio, os invernos melhores, a safra do próximo ano será mais doce, pois melhora a formação de açúcares;
- Curativos contendo cobre fortalecem a imunidade da videira, aceleram o desenvolvimento de brotos.
Microelementos como ferro, magnésio, enxofre e boro são introduzidos no plantio de uvas no outono para que as plantas possam passar bem no inverno.
Dicas de jardinagem experientes:
Fertilizantes para alimentação de outono
Os fertilizantes para as uvas são divididos em orgânicos e minerais. Cada um deles deve ser adicionado ao realizar os curativos de outono. Para além do “trabalho” principal - alimentar a vinha, contribuem para a formação da futura vindima e melhoram o sabor do produto acabado.
Vamos começar nossa excursão com matéria orgânica.
Grupo de fertilizantes orgânicos
Esses incluem:
- esterco e excrementos de pássaros;
- húmus e compota;
- turfa e cinza de madeira.
Fertilizando a vinha com esterco e excrementos de galinha, os jardineiros não só enriquecem o solo com nutrientes essenciais, como melhoram a sua estrutura. Frouxidão, permeabilidade ao ar aparece nele, portanto, o sistema radicular recebe oxigênio suficiente.
Quanto à turfa, húmus, composto ou cinza, eles não podem ser chamados de fertilizantes independentes. Apesar de conterem vários oligoelementos, atuam mais para melhorar as propriedades físicas e químicas do solo.
Fertilizantes minerais
A cobertura das uvas no outono é realizada com fertilizantes minerais monocomponentes e multicomponentes.
Entre os curativos, os fertilizantes minerais de um componente são mais usados:
- grânulos de superfosfato;
- sal de potássio, sulfato ou cloreto de potássio, potássio e magnésio;
- ureia;
- nitrato de amônio.
O ammofosku e o nitrophosku, como uma variante dos fertilizantes minerais com muitos componentes, também precisam ser aplicados durante a alimentação das uvas no outono. Estes são fertilizantes que contêm potássio e fósforo.
Plano de alimentação de outono
Você precisa alimentar as uvas com cuidado. O fato é que o excesso de nutrientes pode causar mais danos do que a deficiência. Para fertilizar as uvas, é aconselhável traçar um plano aproximado. Por que exemplar? Antes de alimentar, é preciso prestar atenção ao estado das plantas. A escolha dos fertilizantes aplicados no outono para as uvas depende da composição do solo.
Qualquer cobertura de cobertura é realizada em solo de boa cobertura. Seria bom afrouxá-lo para que o fertilizante chegue ao seu destino o mais rápido possível. Na primeira fase, as plantas precisam ser fertilizadas com matéria orgânica. As substâncias secas são adicionadas sob as plantas: excrementos de frango, composto, estrume (escolha um dos fertilizantes) e cinzas. Essa cobertura é necessária para enriquecer o solo com oligoelementos e nutrientes. De fato, durante o período de frutificação, o solo e as uvas se esgotaram. Essa alimentação é realizada no início de setembro.
Na segunda fase, é melhor usar fertilizantes minerais para a alimentação de outono. Via de regra, é realizada 10-14 dias após a introdução da matéria orgânica. E aqui você precisa prestar atenção a acidez do solo... Se for normal, haverá fertilizantes de potássio e fósforo suficientes. Você pode usar ammophoska ou nitrofosfato.
Você não precisa inseri-los separadamente. É melhor preparar um fertilizante eficaz combinando superfosfato (20 gramas) e sal de potássio (10 gramas). Eles são adicionados a 10 litros de água e os pés de uva são derramados.
Com solo em boas condições, cinzas e turfa podem ser dispensadas. Ambos os componentes são misturados em proporções iguais e despejados sob a raiz, misturando-se com o solo.
Além da alimentação das raízes, é necessário pulverizar as uvas sobre as folhas com os mesmos fertilizantes. Com a pulverização foliar, os nutrientes são melhor absorvidos.
Como determinar a acidez do solo
O aumento da acidez do solo é prejudicial para muitas plantas, incluindo as uvas. Nem todo jardineiro pode se dar ao luxo de fazer uma análise profissional do solo. Mas não é necessário entrar em contato com especialistas. Você pode usar as folhas das plantas de jardim para isso. Folhas de groselha e cereja funcionam melhor do que papel de tornassol.
Água fervente é colocada em um frasco de litro com folhas. Depois que a água esfriou, um pouco de terra é derramado:
- se a água ficar vermelha, o solo é ácido;
- água azul sinaliza acidez fraca;
- se a cor ficar azul, o solo é neutro.
Mulching
Vinha fertilizada bem derramada. Este é um procedimento obrigatório antes da invernada das plantas. Para preservar a água e o molho de cima adicionado, os troncos são cobertos com cobertura morta antes do início da geada.
Para esta operação, você pode usar agulhas, cortar grama, húmus. Esta cobertura da superfície também fertiliza adicionalmente as uvas. Além disso, a ingestão de nutrientes ocorre de forma gradativa.
Fertilizando um vinhedo de outono:
Dicas úteis
No outono, a vinha é fertilizada sem falta.
Os fertilizantes minerais podem ser aplicados de diferentes maneiras: a seco ou com água. O curativo líquido funciona com mais eficiência. Se grânulos secos de fertilizantes minerais são colocados sob as uvas, eles não podem ser colocados sob o tronco da planta. O melhor é cavar um sulco ao redor das uvas, adicionar o acabamento e misturar com a terra.
A matéria orgânica também é aplicada à distância. Eles recuam do tronco por 0,5-0,8 me cavam um buraco.Você precisa aprofundar o fertilizante em meio metro.