Uvas Lydia

As uvas são uma iguaria requintada de outono. E o delicioso vinho de uva caseiro não pode ser comparado às marcas próprias. A capacidade de cultivar uvas de mesa e técnicas separadamente é considerada um luxo. Uma excelente solução para o problema são as variedades de uvas adequadas para a produção de alimentos e vinhos.

Lydia é uma variedade de uva americana. A uva Lydia é um híbrido que pertence ao grupo de variedades Isabella. Ao contrário de Isabella, as uvas Lydia são consideradas não apenas uma variedade técnica, mas também de mesa. Os viticultores às vezes chamam essa uva de forma diferente - rosa Lydia, rosa Isabella. Os cachos costumam ser amarrados em tamanho médio e ganham peso até 120 g.

Descrição da variedade

As bagas ovais / redondas distinguem-se pela sua cor vermelha e elevado teor de açúcar - cerca de 19%. As uvas são cobertas por um revestimento ceroso natural que dá aos bagos uma tonalidade roxa (como mostrado). A variedade Lydia tem um sabor peculiar, com leve aroma a morango.

Atenção! Quanto mais tempo o cacho permanece no arbusto, mais rica é a paleta de sabores.

Vantagens das uvas:

  • escovas amadurecem bem;
  • índice de resistência à geada até -22-26˚С, resistência a doenças;
  • a variedade Lydia tolera alta umidade, mas não aceita a estagnação de líquidos;
  • capaz de hibernar sem abrigo adicional.

As desvantagens das uvas Lydia incluem o pequeno tamanho das bagas. O gosto peculiar não pode ser considerado um sinal de menos. Em vez disso, podemos dizer que se trata de uvas para um amador.

Características de crescimento e cuidado

Para o arranjo do vinhedo, são selecionadas áreas ensolaradas sem correntes de ar. A melhor opção são encostas ensolaradas ou do lado sul dos prédios, cercas.

A distância entre as fileiras das uvas Lydia deve ser de pelo menos 90 cm. Você pode plantar uvas Lydia na primavera e no outono. Cada opção tem prós e contras:

  • no período de outono há mais escolha de material de plantio, no entanto, o plantio será muito sensível a baixas temperaturas;
  • o plantio da uva Lydia na primavera tem mais tempo para se acostumar e ficar mais forte com o outono, mas existe uma grande probabilidade de falta de umidade para as mudas.

Alguns produtores praticam um método especial de plantio de mudas de uva Lydia. No outono, um buraco é cavado e uma camada de drenagem de argila expandida ou cascalho é colocada no fundo. A cova é então preenchida com solo escavado, com uma camada de solo alternando com uma camada de fertilizante. Todas as camadas do solo estão bem misturadas. No período de plantio das uvas Lydia na primavera, toda a mistura no caroço está bem infundida.

Estágios de plantio

  1. A vala para o plantio das mudas de Lydia está sendo preparada com antecedência. Acredita-se que quanto menos fértil for o solo, maior será a cova a ser cavada. Os arbustos de uva plantados em pouca profundidade e mal cobertos, podem congelar em geadas severas. Portanto, o tamanho ideal da cova é de 80-90 cm de diâmetro, a profundidade é de 40-45 cm (solos argilosos) ou 50-55 cm - franco-arenoso.
  2. Ao preparar a trincheira, a camada superior de nutrientes do solo é depositada separadamente da inferior, menos fértil. As camadas são colocadas na trincheira: solo fértil, composto (húmus), cinzas de madeira. Todos os componentes são misturados e cobertos por uma camada de solo estéril. A trincheira é regada repetidamente com água para encolher o solo.
  3. Depois de 2-3 semanas, você pode plantar mudas da variedade Lydia - basta fazer pequenos buracos na vala para os arbustos.
  4. Antes de plantar na cova, as raízes das uvas são suavemente esticadas.A muda é coberta com terra e regada em abundância para eliminar possíveis vazios formados no solo. É aconselhável aplicar cobertura morta na área ao redor da muda.

Na escolha do método de plantio de arbustos (vala / cova), deve-se levar em consideração que oportunidades mais favoráveis ​​para o desenvolvimento das uvas são criadas na vala, pois há muito espaço na vala para o desenvolvimento do sistema radicular do arbusto de uva Lydia. Além disso, a umidade será distribuída uniformemente entre os arbustos e chegará rapidamente às raízes, principalmente no caso do uso do método de irrigação por gotejamento.

Mas não se deve esquecer que apenas uma variedade de uva pode ser plantada em uma linha. Portanto, se você planeja plantar um arbusto de uva Lydia, é melhor cavar um buraco.

As peculiaridades de cuidar das uvas Lydia incluem beliscar e perseguir constantes (retirada de um segmento jovem de um rebento com oito folhas). Eles estão engajados na cunhagem em julho e começam a beliscar Lydia muito antes.

Regras para regar e alimentar as uvas

Não há requisitos rígidos para regar Lydia - conforme a trama seca. Mas devemos admitir que uma rega completa e oportuna é a chave para uma colheita boa e de alta qualidade. Para tornar mais conveniente regar as uvas, um sulco raso (cerca de 15-20 cm) é cavado ao redor da muda de Lydia na forma de um círculo. Após a rega, recomenda-se a cobertura morta da terra.

A cobertura é selecionada em função da qualidade do solo, da época de sua introdução:

  • antes da floração (duas semanas antes), uma mistura de nitrato de amônio, superfosfato e sal de potássio é usada (por litro de água - 10 g, 20 ge 5 g, respectivamente);
  • quando as uvas Lydia começam a amadurecer, recomenda-se regar a planta com uma solução: em um balde de água - superfosfato 20 ge sal de potássio - 5 g.

Colheita

Você pode coletar cachos maduros em 145-156 dias após os primeiros ovários, na maioria das vezes a época da colheita é no final de agosto ou setembro. Em um ano produtivo, um arbusto produz pelo menos 30-35 kg de frutos. Uma característica da variedade Lydia é que os frutos maduros se desintegram facilmente, de modo que a coleta dos pincéis é feita em clima seco e calmo.

Ao cortar os pincéis da variedade Lydia, eles são imediatamente examinados - as bagas danificadas são depositadas separadamente. Como recipientes, as caixas com orifícios são adequadas - para ventilação da colheita. Mais de 13 kg não são coletados em uma caixa, pois as uvas podem enrugar.

Conselho! Para a segurança da colheita, é aconselhável alocar uma sala onde a temperatura do ar seja mantida na faixa de 0-3˚ С e umidade constante - 90-94%.

Uma vantagem especial das uvas Lydia é que podem ser apreciadas frescas e enlatadas (compotas, compotas).

Podando uma videira

A partir do segundo ano de vida da planta, recomenda-se a formação de uma videira da variedade Lydia - podar três vezes por temporada.

Na primavera, o procedimento é realizado para fins sanitários - os brotos secos são cortados. A poda só é possível a uma temperatura constante não inferior a + 5˚C e sempre antes de os sumos começarem a mexer.

No verão, o procedimento de poda ajuda a desbastar o arbusto de uva Lydia. Os enteados são podados para melhorar a ventilação da videira.

Conselho! No outono, é melhor fazer a poda em outubro-novembro.

Pela primeira vez, o rebento da variedade Lydia é cortado ao nível de 2 a 4 olhos. A cada ano, a altura da poda aumenta - 8 olhos, depois 15 olhos. A carga recomendada no arbusto de uva Lydia é 36-49 olhos.

Preparando a videira para o inverno

As uvas Lydia pertencem a variedades resistentes à geada. No entanto, abrigo adicional não será supérfluo, especialmente em regiões onde os invernos são muito rigorosos. Uma videira recém-plantada definitivamente precisa de abrigo. Recomenda-se que o trabalho de cobertura seja demorado em novembro: o cipó da variedade Lydia é cuidadosamente removido das grades, amarrado e polvilhado com uma camada de terra. Assim, uma cama de 10-15 cm é formada.

Doenças e pragas da uva

Uma vantagem significativa da variedade Lydia é sua resistência aos danos do mofo.Para prevenir a infecção por outras doenças, você terá que tomar medidas preventivas. As doenças mais comuns:

  • antracnose (patógenos - fungos) - expressa-se no aparecimento de manchas escuras na folhagem e atinge a parte aérea da videira (folhas, caules, brotos, frutos), levando à morte da videira. Ele se espalha através de detritos infectados, solo, sementes. Métodos de controle - borrifar um arbusto de videira com o líquido de Bordeaux. Prevenção: destruição de áreas danificadas da planta e queimando-as com resíduos vegetais após a colheita;
  • podridão cinzenta (doença fúngica) é especialmente perigosa porque a videira pode adoecer a qualquer momento e todas as partes da videira são danificadas. As causas mais comuns da doença são má ventilação das uvas (forte espessamento) e tempo úmido prolongado. O controle químico é realizado pulverizando a planta com Ronilan e Rovral. Prevenção: recusa de fertilizantes nitrogenados, retirada em setembro das folhas localizadas próximas aos cachos e abaixo deles.

As pragas mais comuns da variedade Lydia são:

  • ácaro-aranha - afeta a folhagem e leva ao seu derramamento. Formas de luta: pulverização na primavera com solução de DNOC antes da abertura do botão e tratamento no outono do arbusto com Fosfamida. Métodos preventivos: remoção e queima de folhas danificadas, capina ervas daninhas - criadouros de carrapatos;
  • curuquerê - lagartas que se alimentam de folhas e frutos, o que leva ao apodrecimento dos cachos no tempo chuvoso. Para combater a praga, recomenda-se tratar os arbustos e o solo adjacente com a solução de DNOC na primavera. Como medida preventiva, é necessário fornecer iluminação e ventilação aos arbustos;
  • a filoxera é um inseto que afeta o sistema radicular da variedade Lydia (tipo de raiz do inseto) e, às vezes, toda a parte aérea do arbusto (tipo de folha da praga). A derrota das uvas se manifesta na forma de raízes inchadas ou folhas com áreas inchadas. Métodos de controle - pulverização dos arbustos com solução Confidor. Prevenção - cobrindo o solo perto dos arbustos de videira Lydia com areia de grão fino.

A uva Lydia possui não apenas frutas deliciosas e alto rendimento, mas também uma bela aparência decorativa - ela se reveste perfeitamente sobre os gazebos e galpões. Portanto, não é surpreendente que esta variedade seja muito procurada na Moldávia e no sul da Rússia e da Ucrânia.

Resenhas de residentes de verão

Anton Sergeev, Cidade de Novosibirsk
Deixei a variedade Lydia no país por causa do bom gosto, da despretensão dos arbustos. Em invernos rigorosos, a videira fica perfeitamente preservada, embora, é claro, seja protegida.
Natalia Usova, Lipetsk
Minhas uvas Lydia amadurecem perfeitamente e as bagas não se esfarelam quando colhidas. A cor do pincel está mais próxima do escuro. E o aroma das uvas é muito intenso e não se confunde com outras castas. O vinho de uvas é excelente.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção