Molho Chokeberry para carne

O molho chokeberry é um ótimo complemento para carne de porco, vaca, aves e peixes. O sabor azedo e específico do chokeberry, do qual procuram eliminar nas sobremesas, é perfeitamente adequado para combinar com pratos de carne. A composição única da baga melhora a digestão e ajuda o corpo a lidar com os alimentos mais pesados. Os molhos de sorveira preta são fáceis de preparar e conservar bem.

Regras para fazer molho de chokeberry preto

Cozinhar o molho de chokeberry preto para o inverno não requer habilidades culinárias especiais. Apesar da simplicidade, existem várias subtilezas na preparação e seleção das matérias-primas às quais deve prestar atenção.

Recomendação de chefs experientes:

  1. Quanto mais tarde a amora-preta é colhida do mato, mais ela consegue acumular açúcares. As bagas tocadas pela primeira geada estão praticamente desprovidas de adstringência. Essas matérias-primas são adequadas para os amantes de temperos adocicados para carne.
  2. Para qualquer receita de molho de chokeberry para o inverno, apenas frutas maduras são escolhidas. Espécimes esverdeados terão gosto amargo em pratos prontos.
  3. Quaisquer ácidos adicionados à receita (frutas cítricas, vinagre, ácido cítrico) não só enriquecem o sabor, mas também reduzem o efeito adstringente do chokeberry.
  4. As bagas contêm poucas substâncias que suportam a fermentação, por isso as peças de trabalho são bem armazenadas. Mas ainda há uma pequena quantidade de fermento na casca da fruta, por isso é aconselhável derramar sobre a matéria-prima com água fervente ou escaldar.

A escolha de temperos e especiarias para o molho chokeberry para a carne é muito ampla. De acordo com as preferências pessoais, qualquer tipo de pimenta, ervas (manjericão, coentro, sálvia), especiarias (noz-moscada, gengibre, canela, coentro, cravo) são adicionados à composição.

Conselho! O suco de tinta bordô das bagas de chokeberry colore qualquer superfície.

Deve-se lembrar que vestígios de amora-preta são mal removidos de superfícies esmaltadas, tecidos e plásticos. Vale a pena trabalhar com morangos com luvas.

Molho clássico de chokeberry para o inverno

Uma receita popular de molho de chokeberry para o inverno envolve tratamento térmico. Isso aumenta a vida útil da peça de trabalho e uma melhor combinação de sabores é alcançada.

A composição do molho clássico para carne:

  • bagas pretas de chokeberry - 1 kg;
  • alho - 2 cabeças pequenas;
  • manjericão - 1 cacho médio;
  • vinagre de maçã (6%) - 4 colheres de sopa eu .;
  • sal, açúcar, pimenta - individualmente.

Blackberry tem um sabor neutro que precisa ser fortalecido. O sal é adicionado à receita arbitrariamente, mas não menos que 2 colheres de sopa. eu. A quantidade total de pimenta na composição é de pelo menos 1/2 colher de chá. Caso contrário, o sabor ficará insípido.

Os bagos são preparados de forma padronizada: são retirados dos talos, separados, lavados. A receita envolve cozimento, portanto não é necessário secar o chokeberry.

Processo de cozimento:

  1. As frutas preparadas são fervidas até ficarem macias com a adição de meio copo de água.
  2. A água é drenada, as bagas resfriadas são colocadas no liquidificador.
  3. Os dentes de alho são descascados, as folhas são retiradas do manjericão.
  4. Adicione todos os ingredientes, exceto o vinagre, bata a mistura até ficar homogêneo.
  5. A massa é devolvida à panela e rapidamente levada à fervura.
  6. No final, despeje o vinagre, misture. A massa é embalada quente.

A presença de alho não permite que a peça de trabalho seja aquecida por muito tempo. Portanto, potes, tampas, tudo o que é necessário para a preservação são previamente esterilizados. O aquecimento prolongado prejudica o sabor do produto.

Molho de alho chokeberry

O molho mais fácil de sorveira preta é a receita de alho. Esta mistura é ideal para marinar todos os tipos de carnes, aves e caça. O tarugo pode ser servido como molho independente, mas na maioria das vezes a carne é embebida nele antes de assar, fritar, para fazer um churrasco.

Produtos necessários:

  • amora-preta - 0,5 kg;
  • alho - 1 cabeça;
  • sal - 2 colheres de sopa cheias eu.

O processo de cozimento envolve moer e misturar todos os ingredientes. Você pode fazer isso com um liquidificador ou picar as frutas e o alho. No final, adicione sal e misture bem o molho acabado.

O molho de alho de amora não requer tratamento térmico. Todos os componentes têm efeito conservante. Basta espalhar a mistura em potes esterilizados, fechar bem com tampas, e guardar o molho na geladeira por até seis meses.

Molho de chokeberry: receita com canela e pimenta malagueta

A adição de canela e pimentão dá à amora um som incomum, combinado com pungência. Dos produtos especificados na receita, serão obtidos cerca de 1,2 kg do molho original. Vários recipientes de vidro são preparados em conformidade. A melhor opção são os potes com capacidade máxima de 300 ml.

Ingredientes para molho apimentado:

  • frutos de sorveira preta - 1 kg;
  • pimenta picante - 2 frutos médios;
  • açúcar - 250 mg;
  • sal - 2 colheres de sopa. eu .;
  • canela - 1 colher de chá;
  • vinagre (9%) - 3 colheres de sopa. eu .;
  • pimenta moída (vermelha, branca, preta) - a gosto.

Você pode adicionar alho à composição, mas donas de casa experientes são aconselhadas a avaliar o molho sem aditivos que podem interromper o sabor da canela.

Processo de cozimento:

  1. As bagas de amora-preta lavadas são secas e esmagadas.
  2. Vagens de pimenta podem ser usadas com as sementes para um sabor mais acentuado. As matérias-primas lavadas são enroladas em um moedor de carne.
  3. Combine os produtos picados em uma tigela.
  4. Todos os componentes soltos (açúcar, sal, especiarias, canela) são adicionados, misturados e deixados até que os grãos estejam completamente dissolvidos.
  5. Despeje em vinagre. Misture bem a mistura.

O molho fica pronto para uso em poucas horas, quando a pimenta solta o seu picante. Devido às propriedades desinfetantes e preservadoras dos ingredientes, a composição pode ser armazenada na geladeira durante todo o inverno. Para isso, é colocado em recipientes esterilizados e hermeticamente fechado imediatamente após a preparação.

Nas receitas de molhos de chokeberry preto para o inverno, os temperos podem dar sabores completamente diferentes. Assim, na versão com malagueta, a canela pode ser substituída por uma mistura pronta de temperos "lúpulo-suneli". Adicionar duas especiarias pode ser um exagero.

Delicioso molho de cinza da montanha para o inverno com limão e manjericão

O sabor delicado e picante é obtido quando o limão e o manjericão são incluídos na receita. Esse aditivo original é adequado não só para carnes e aves, mas também para pratos de peixe. O ácido suaviza a adstringência natural do chokeberry, e diferentes variedades de manjericão podem adicionar tons claros adicionais ao molho.

Ingredientes necessários:

  • amoras silvestres - 0,5 kg;
  • manjericão - de 100 a 250 g;
  • limão médio - 1 pc .;
  • açúcar - 100 g;
  • sal - ½ colher de chá.

Na culinária mediterrânea, o alho é adicionado a esse molho, mas não mais do que 5 dentes para uma determinada quantidade de produtos. O limão deve ser pré-escaldado com água fervente, cortado e todas as sementes removidas. A casca não é removida dos cítricos.

Método de cozimento:

  1. O chokeberry é esmagado juntamente com o limão de qualquer forma possível. Se usar alho, adicione nesta fase.
  2. Verduras de manjericão são picadas finamente, misturadas com sal e açúcar na massa de frutas cítricas.
  3. A mistura deve repousar até que os cristais se dissolvam por pelo menos 60 minutos.
  4. A massa é misturada novamente e colocada em frascos de armazenamento esterilizados.

A receita é especialmente apreciada em Portugal e Espanha, onde costuma acompanhar servir carnes grelhadas. Sem a adição de alho, o molho fica menos brilhante, mas é apreciado pelo seu sabor delicado com acidez e vai bem com peixe.

Molho chokeberry para o inverno com cravo e gengibre

O alho não é a única coisa que pode adicionar um sabor picante aos molhos de amora. Às vezes, seu sabor e aroma podem não ser adequados. A pungência original do chokeberry é dada pelo gengibre.

Composição do molho:

  • amora-preta - 700 g;
  • maçãs sem casca e sem caroço - 4 unid .;
  • raiz de gengibre finamente ralado - 3 colheres de chá;
  • cebola - 1 cabeça;
  • vinagre (vinho) - 3 colheres de sopa. eu .;
  • cravo-da-índia moído - 0,5 colher de chá;
  • qualquer óleo vegetal - 2 colheres de sopa. eu .;
  • ervas e sal são adicionados conforme desejado.

A cinza preta da montanha é pré-escaldada por vários minutos e picada até ficar purê. A água do velo não é despejada, pode ser usada na receita. Pique finamente a cebola e as maçãs.

Em seguida, prepare-se da seguinte forma:

  1. Refogue a cebola em óleo vegetal em uma tigela de paredes grossas até a caramelização.
  2. Despeje as maçãs picadas, despeje água (100 ml), continue aquecendo em fogo baixo.
  3. Despeje sal, açúcar, cravo, raspas de gengibre. Ferva por 5 minutos.
  4. Adicione o purê de chokeberry preto, o vinagre e aqueça com agitação constante por cerca de 20 minutos.

O molho apimentado é imediatamente embalado e coberto com tampas apertadas. A massa torna-se muito espessa durante o cozimento e durante o armazenamento. Após abrir a lata, pode ser necessário diluir a mistura com água até a consistência desejada.

Regras para armazenar molho de chokeberry

Muitas receitas para preparar molhos chokeberry para o inverno não fornecem aquecimento ou esterilização. A segurança de tal produto é garantida pela composição química da baga preta, que é capaz de não se deteriorar por muito tempo e conservar os demais produtos da receita.

Sujeitos à esterilidade durante o preparo e embalagem, os molhos crus têm vida útil de 6 meses, desde que sejam colocados na geladeira.

Pedaços cozidos são armazenados por mais tempo. Você pode manter esses molhos em uma despensa fria ou porão até a próxima colheita.

Conclusão

O molho chokeberry é uma preparação saborosa e saudável para o inverno. A baga facilita a digestão dos alimentos cárneos, reduz o peso no estômago após a ingestão de alimentos gordurosos. O sabor específico da amora-preta é um exemplo de base ideal para molhos e é apreciado na cozinha de todos os países onde este maravilhoso monte de cinzas cresce.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção