Contente
O vinho de melão é uma bebida alcoólica aromática e cheia de sabor. A cor é ouro pálido, quase âmbar. Raramente é produzido em escala industrial. O vinho de melão é especialmente popular na Turquia.
Segredos e nuances de fazer vinho de melão
O melão contém pouco ácido, mas o açúcar é abundante - cerca de 16%. O melão tem 91% de água. Além disso, a polpa do melão é fibrosa, por isso é muito difícil espremer o suco para que fique transparente. Mas se você filtrar e acidificar bem o mosto com suco de limão ou maçã ou aditivos de vinho, você obterá um vinho delicioso e lindo.
A bebida é fermentada com fermento de vinho puro. Se você não conseguir pegá-los, use uma massa azeda de passas e framboesa.
Para a preparação do vinho de melão, apenas frutas suculentas, maduras e doces são utilizadas. Sobremesa e vinhos fortificados... Devido à peculiaridade da polpa do melão, é extremamente difícil obter vinho seco dela. As bebidas mais fortes têm sabor e aroma distintos.
Antes de cozinhar, as frutas adequadas são descascadas e as sementes removidas. A polpa é cortada em pequenos pedaços. O suco é espremido manualmente ou usando dispositivos especiais. O líquido resultante é filtrado por uma peneira ou gaze. Coloque em um recipiente de vidro e acrescente o restante dos ingredientes de acordo com a receita, mexendo bem. Uma luva é colocada na garganta e deixada fermentar em temperatura ambiente.
A bebida é filtrada por meio de um funil no qual é colocado papel de filtro. Prove, se o vinho não for suficientemente doce, acrescente açúcar.
As regras básicas a serem seguidas no processo de fabricação de vinho de melão:
- Antes de adicionar o açúcar, é pré-diluído em uma pequena quantidade de mosto.
- Todos os utensílios utilizados devem estar limpos.
- O tanque de fermentação está 80% cheio para deixar espaço para os gases escaparem.
- A fermentação não deve ser superior a 1,5 meses, caso contrário o vinho perderá o seu aroma e terá um sabor amargo.
Como fazer vinho de melão
Ingredientes para a receita básica:
- 11 kg de melão;
- 2 kg de açúcar fino;
- 20 g de ácido tânico;
- 60 g de ácido tartárico.
Ou:
- fermento e alimentação;
- 2 kg de maçãs ácidas ou o suco de cinco limões.
Preparação:
- Corte a casca do melão, deixando apenas a polpa. As sementes, junto com as fibras, são cuidadosamente limpas. A polpa é cortada aleatoriamente e extraída do suco.
- Você deve obter cerca de 8 litros de líquido. O fermento é dissolvido em água aquecida. O suco de melão é adicionado com açúcar, suco de maçã ou limão. Mexer.
- O mosto resultante é despejado em um fermentador ou garrafa, a mistura de fermento e o molho de cobertura são adicionados. Instale um selo d'água ou coloque uma luva. Deixe em local aquecido e escuro por 10 dias.Quando a luva esvazia, o vinho se torna leve e um sedimento aparece no fundo, o vinho é derramado com uma mangueira fina.
- O vinho jovem é colocado em um recipiente menor, enchendo-o em três quartos. Coloque em local escuro, mas fresco e deixe por mais 3 meses. Isso é o suficiente para esclarecer a bebida. Quando o sedimento cai, o vinho é decantado. Este procedimento é feito durante a fermentação secundária pelo menos 3 vezes. O vinho totalmente clarificado é engarrafado e enviado para a adega para amadurecimento de seis meses.
Uma receita simples de vinho de melão caseiro
A tecnologia certa permitirá que você obtenha um vinho forte, incrivelmente aromático e doce de uma bela cor. A adição de ácidos é obrigatória.Podem ser ácidos tartáricos especiais ou sucos de maçã ou limão.
Ingredientes:
- 200 g de fermento;
- 10 g de polpa de melão;
- 3 kg de açúcar fino;
- 2 litros de água filtrada.
Preparação:
- O primeiro passo é preparar o fermento: o fermento é diluído em 300 ml de água morna.
- O melão é lavado, limpo com um guardanapo. A polpa é separada da casca e descascada das sementes. Corte em pedaços e esprema o sumo com uma prensa ou dispositivo especial.
- Despeje o líquido da fruta em um recipiente de vidro, adicione água dissolvendo o açúcar nele. Sourdough também é adicionado aqui. Mexer. Um selo d'água é instalado no recipiente.
- Coloque-o em um lugar quente e escuro por um mês para fermentar. Assim que as bolhas de gás param de evoluir, o vinho é drenado do sedimento por meio de uma mangueira fina. O açúcar é adicionado, se necessário. A bebida é colocada em garrafas, hermeticamente fechadas e deixadas por mais 2 meses em uma sala escura e fria. Durante este tempo, o vinho de melão amadurece e sedimenta.
Vinho de melão turco
A receita envolve tratamento térmico, pelo qual é necessário menos suco para espremer. O vinho turco de melão é preparado exclusivamente com cultura de fermento puro. É desejável adicionar o enfeite superior, mas não é necessário.
Ingredientes:
- de acordo com as instruções de fermento e alimentação;
- 5000 g de melão;
- 1 l de 500 ml de água filtrada;
- 2 limões;
- 1750 g de açúcar fino.
Preparação:
- Retire o melão. A polpa é cortada em cubos arbitrários.
- Ferva a água em uma panela. Limões são derramados com água fervente, enxugados e enrolados com a palma da mão na mesa. Corte pela metade. O suco de limão é derramado na água. Despeje o açúcar. Ferva até que o açúcar se dissolva completamente, retirando a espuma periodicamente.
- Pedaços de melão são colocados em uma mistura fervente e cozidos em fogo baixo, por 10 minutos, até que a polpa solte todo o caldo e amoleça.
- A mistura é resfriada a um estado mal quente e despejada junto com a polpa no fermentador. De acordo com as recomendações da embalagem, são introduzidos o fermento e o tempero. Um selo d'água é instalado no gargalo do recipiente.
- Após 10 dias, o vinho é drenado da polpa e colocado em um recipiente menor, enchendo-o quase até a borda. Deixe em um quarto escuro e fresco até que esteja totalmente clarificado.
Com adição de framboesas
Framboesas vão bem com melão aromático. Para acentuar a cor, use uma baga amarela.
Ingredientes:
- 8 kg de melão maduro;
- 2 kg 300 g de açúcar refinado;
- 4 kg 500 g de framboesas amarelas.
Preparação:
- As framboesas são classificadas. Eles não lavam, mas descascam o melão da casca e das sementes. Corte a polpa em pedaços. Amasse as bagas e as frutas com as mãos ou com um rolo de massa até fazer purê. Colocado em um recipiente de vidro de boca larga e deixe por alguns dias. Uma densa espuma se formará na superfície. É precipitado agitando o mosto para que não fique bolorento.
- Após 2 dias, a polpa é completamente espremida com uma prensa ou gaze. Você deve obter cerca de 10 litros de suco. Despeje em uma garrafa de vidro. Despeje 2/3 do açúcar no líquido, mexa e coloque uma luva na garganta. Deixe em um local quente e escuro. Se tudo for feito corretamente, a luva deve encher em 24 horas.
- A fermentação continuará por cerca de um mês. Depois de uma semana, adicione outro terço do açúcar e mexa. A areia doce restante é injetada após mais 7 dias. Quando o vinho para de borbulhar, é drenado das borras, colocado em um recipiente menor e deixado em uma sala fria para fermentação novamente.
- Ao longo deste tempo o vinho vai iluminar, formando um sedimento denso no fundo. É vertido através de um tubo pelo menos 3 vezes. Após 2 meses, a bebida é engarrafada, rolhada.
Com passas
Ingredientes:
- 2 litros de 500 ml de água filtrada;
- 8 kg de polpa de melão preparada;
- 300 g de passas secas;
- 2 kg de framboesas amarelas;
- 5 kg de açúcar branco.
Preparação:
- O melão lavado é cortado ao meio, as sementes são retiradas e a casca cortada. A polpa é cortada em pedaços arbitrários. Esprema o suco manualmente ou com a ajuda de um dispositivo especial.
- As framboesas são separadas, mas não lavadas. Amasse levemente com as mãos e misture com o suco de melão.
- O açúcar é derramado com água aquecida e mexido até dissolver. O xarope é despejado na mistura de frutas e bagas. Mexer. Colocado em um tanque de fermentação de vidro.
- Adicione as passas secas e misture. Um selo d'água é instalado na garganta. O recipiente é mantido por pelo menos um mês em local escuro e quente.
- No final da fermentação, o vinho é imediatamente escoado e distribuído em garrafas. Rolha e deixe amadurecer por seis meses.
Vinho fortificado
Os vinhos fortificados são ricos em álcool e açúcar.
Ingredientes:
- 5 litros de suco de melão;
- 100 g de fermento alcoólico;
- 2 kg de açúcar fino.
Preparação:
- Um melão maduro e suculento é cortado em 2 partes, as sementes e fibras são removidas e a casca é cortada. A polpa é cortada em pedaços arbitrários e extraída do suco. Isso pode ser feito manualmente, usando um espremedor ou uma prensa especial.
- O fermento e o açúcar são dissolvidos em uma pequena quantidade de água fervida morna. A mistura resultante é combinada com suco de melão. Mexa e despeje em um recipiente de vidro.
- O recipiente é colocado em local quente e escuro, controlando periodicamente as etapas da fermentação. No final do processo, o vinho é filtrado, engarrafado, rolhado e enviado para amadurecer em câmara fria e escura.
Termos e condições de armazenamento
O vinho de melão tem uma vida útil de cerca de 2 anos. Após cerca de seis meses, a bebida alcoólica revelará todo o seu sabor.
Guarde o vinho em local fresco e escuro. Uma adega ou despensa é ideal para isso.
Conclusão
Um vinho de melão devidamente preparado terá uma tonalidade dourada brilhante, sabor e aroma ricos. A bebida é recomendada para consumo após envelhecimento de seis meses. É nessa época que todas as qualidades gustativas serão reveladas nele. Como experiência, você pode adicionar bagas, frutas ou especiarias.