Contente
- 1 Os segredos de fazer licor de cereja a partir de chokeberry preto e folhas de cereja
- 2 Uma receita clássica de chokeberry preto e licor de folha de cereja
- 3 Licor com 100 folhas de cereja e chokeberry
- 4 Licor de folhas de amora e cereja e framboesa
- 5 Licor de amora com folhas de cereja e groselha
- 6 Folha de amora e licor de frutas vermelhas
- 7 Licor chokeberry com folhas de cereja e limão
- 8 Licor de folhas de cerejeira e chokeberry preto com baunilha
- 9 Licor de chokeberry preto com folhas de cereja e hortelã
- 10 Licor de cereja chokeberry com cravo
- 11 Receita de licor de cereja, aronia e laranja
- 12 Folhas de Cereja e Licor de Rowan Preta com Mel
- 13 Licor de cereja com alecrim
- 14 Licor chokeberry com folhas de cereja no conhaque
- 15 Regras para o armazenamento e uso de licor de chokeberry preto com folhas de cereja
- 16 Conclusão
O licor de chokeberry com folhas de cereja faz jus ao seu nome mais do que qualquer licor caseiro. O sabor adstringente e as propriedades úteis do chokeberry não se perdem na bebida. Tons de cereja complementam o bouquet, tornam-no rico. Inicialmente, os licores foram inventados por monges franceses como forma de adoçar não os mais deliciosos remédios à base de ervas, um leve amargor é sua característica clássica. Portanto, uma bebida alcoólica viscosa feita de frutas pretas medicinais com aroma de cereja definitivamente vale a pena experimentar.
Os segredos de fazer licor de cereja a partir de chokeberry preto e folhas de cereja
Se você seguir cuidadosamente a receita e as instruções, então usando chokeberry, você pode fazer uma bebida indistinguível de cereja. Seu sabor será mais profundo e as notas adstringentes equilibrarão a doçura. Esse licor de "cereja", tomado em doses moderadas, vai tonificar e curar os vasos sanguíneos, reduzir a pressão sanguínea e manter a imunidade.
Um pré-requisito para o sucesso da produção de licor a partir de frutos de chokeberry é a qualidade das matérias-primas. Os bagos devem ser colhidos na hora, devidamente preparados e as folhas de cerejeira processadas de forma a não perderem o aroma.
Os principais fatores que afetam a qualidade do licor acabado:
- Quanto mais tarde os frutos do chokeberry são colhidos, melhor é o seu sabor. Após a primeira congelação, o equilíbrio de açúcares e amargor nas bagas é ideal para fazer licor.
- Se as bagas forem retiradas antes do tempo frio, devem ser colocadas no congelador por um dia. Essa técnica solta a pele densa do chokeberry e reduz o sabor adstringente.
- As folhas de cerejeira são escolhidas inteiras, de cor escura. Eles contêm substâncias mais odoríferas.
- A amora preta confere excelente cor e consistência, as folhas de cerejeira são as mais responsáveis pelo sabor e aroma. O melhor de tudo é que a matéria-prima exala substâncias odoríferas com infusão prolongada, não é desejável fervê-la por muito tempo.
- O nível de doçura e o teor alcoólico do licor de cereja são fáceis de ajustar. Basta alterar as proporções de açúcar e a quantidade de álcool da receita.
É essa concentração de álcool que não prejudica o efeito curativo do chokeberry.
Para preparar a fruta preta, eles precisam ser separados, removendo espécimes danificados, secos e verdes. As folhas e frutos de cerejeira são lavados em água corrente e, em seguida, o excesso de umidade é drenado. Só depois disso eles começam a criar uma bebida perfumada.
Uma receita clássica de chokeberry preto e licor de folha de cereja
Um licor devidamente preparado terá a cor, o sabor e o aroma das cerejas, embora não seja necessário adicionar um único fruto desta cultura. Para uma receita clássica, você precisará dos seguintes componentes:
- água e vodka (40%) igualmente - 500 ml cada;
- folhas de cereja - cerca de 50 g (pelo menos 30 peças);
- bagas pretas de sorveira - 500 g;
- ácido cítrico - 15 g;
- açúcar - 500 g.
O método tradicional de preparo do licor requer a fermentação da matéria-prima, mas as bagas de chokeberry contêm poucas culturas de leveduras e muitas substâncias bactericidas que impedem o desenvolvimento do processo. Portanto, é mais fácil criar uma bebida com baixo teor de álcool contornando esse estágio.
O processo de fazer o licor passo a passo:
- Coloque o chokeberry com folhas de cereja em uma vasilha de esmalte ou aço inoxidável, despeje água.
- Leve a mistura para ferver, cubra com uma tampa e retire imediatamente os pratos do fogo.
- A peça de trabalho é insistida até que esfrie completamente e, em seguida, colocada na geladeira por 8 a 10 horas. As folhas da cereja terão tempo para dar aroma e cor à bebida, e a polpa densa da amora amolecerá.
- Coe o caldo e esprema o restante da massa, tentando tirar todo o suco.
- No mesmo utensílio de cozinha, a infusão é misturada com o líquido espremido, adiciona-se açúcar, ácido cítrico e põe-se no fogo.
- Aquecendo e mexendo a composição, consegue-se a dissolução completa dos grãos. Não é necessário ferver a peça de trabalho.
- Depois de retirar o recipiente do fogo, espere o líquido esfriar até a temperatura ambiente. Só depois que a vodka é servida.
Licor Chokeberry com folhas de cereja pronto para ser engarrafado. Você pode saborear a bebida imediatamente, mas ela mostrará suas melhores qualidades não antes de 30 dias. Escolha armazenar o licor caseiro em garrafas de vidro escuro com rolhas apertadas.
Licor com 100 folhas de cereja e chokeberry
Uma receita original e simples de licor de baga de aronia, em que não se contam apenas as folhas da cereja. Este método dá uma composição com um tom diferente, sua força é menor e o sabor é mais fino.
Ingredientes:
- para 100 folhas de cereja, o mesmo número de bagas de amora-preta é contado;
- 1000 ml de água filtrada;
- 500 ml de vodka de qualidade;
- 250 mg de açúcar;
- 10 g de ácido cítrico.
O preparo do licor é semelhante à receita clássica do chokeberry, apenas o número de componentes muda. Todas as etapas são repetidas sequencialmente. O licor de cereja acabado não pode ser engarrafado imediatamente, mas deixado em um frasco grande com a tampa bem fechada por várias semanas para amadurecer. Depois disso, você precisa rastrear se apareceu um precipitado e drenar cuidadosamente a infusão pura dele.
Licor de folhas de amora e cereja e framboesa
Ainda mais aromas de verão serão coletados de chokeberry preto e folhas de outras plantas de jardim. Framboesa vai bem com sabor de cereja. Suas folhas têm um sabor mais delicado, consistência delicada, por isso é preciso ter um cuidado especial para que as matérias-primas não sejam digeridas, caso contrário o licor ficará turvo.
As proporções de produtos de postura para 1 kg de chokeberry:
- folhas de cereja e framboesa - 30 unid .;
- álcool (90%) - 300 ml;
- água - 1000 ml;
- açúcar - 300 g
O álcool pode ser substituído por uma dose tripla de vodka. Esta bebida caseira terá uma força próxima a 20% ou mais de sabor herbáceo.
Preparação:
- A compota é fervida de frutas vermelhas e água, adicionando açúcar após a fervura. Tempo de aquecimento -15 minutos.
- Coloque folhas de framboesa e cereja. Ferva por alguns minutos.
- O caldo é resfriado. As bagas podem ser esmagadas um pouco para dar o sumo.
- Despeje o líquido junto com as frutas e as folhas de cereja em um recipiente grande.
- Adicione álcool, cubra com uma tampa, insista por cerca de 15 dias.
A bebida amadurecida é filtrada, extraindo todo o líquido da matéria-prima. O licor chokeberry filtrado é engarrafado e selado.
Licor de amora com folhas de cereja e groselha
Diferentes tons de gosto podem ser obtidos introduzindo outras culturas de jardim nas receitas. As groselhas conferem um aroma brilhante a frutos silvestres. Para obter este tipo de licor de cereja, basta substituir as folhas de framboesa da receita anterior na mesma proporção.
Aumentar ou diminuir o marcador afeta o sabor final.Se for desejável preservar o sabor de cereja da bebida, deve haver duas vezes mais folhas correspondentes do que folhas de groselha.
Folha de amora e licor de frutas vermelhas
O licor de cinzas negras com folhas de cereja pode ser ainda enriquecido com substâncias úteis contidas nas partes verdes do chokeberry. Esse aditivo permitirá que a composição mostre propriedades coleréticas e antiinflamatórias e melhore a composição do sangue.
As infusões alcoólicas da planta são absolutamente contra-indicadas em caso de aumento da acidez do estômago.
A quantidade de cereja crua e chokeberry é calculada igualmente. O resto da preparação não difere das receitas fornecidas. As folhas de chokeberry também não toleram aquecimento prolongado, não devem ser fervidas por muito tempo.
Licor chokeberry com folhas de cereja e limão
O ácido cítrico enriquece o sabor doce do licor, tornando-o menos enjoativo. As frutas cítricas também são usadas para neutralizar a adstringência indesejada se as amoras silvestres forem excessivamente amargas.
Utilizando o limão junto com a casca, obtém-se um bouquet fresco de notas cítricas. Mas a casca é capaz de dominar o delicado aroma de cereja. Na maioria das vezes, apenas o suco é usado em receitas caseiras.
Licor de folhas de cerejeira e chokeberry preto com baunilha
Recomenda-se que uma bebida preparada com adição de especiarias tenha um envelhecimento mais longo do que as formulações anteriores. As especiarias exalam seu sabor gradualmente. O licor de folhas de cereja e chokeberry, ao qual são adicionadas vagens de baunilha, requer infusão por 3 meses. O sabor aveludado desta bebida envelhecida é comparado ao Amaretto.
Ingredientes:
- chokeberry - 250 g;
- baunilha - ½ vagem ou 0,5 colher de chá. em pó;
- folha de cereja - 20 unid .;
- ácido cítrico - 1 colher de chá;
- vodka sem fragrâncias - ½ l;
- açúcar - ½ kg;
- água - 1l.
A sorveira é derramada com água e fervida por cerca de 10 minutos. Coloque as folhas em uma panela, aqueça por mais 2 minutos. Se for usada baunilha natural, adicione-a nesta fase. Depois de retirar do fogo, deixe o caldo esfriar, triture, esprema a amora, filtre tudo. Os pedaços de baunilha podem ser devolvidos à solução para nova infusão.
Açúcar, vanilina embalada solúvel é adicionado ao líquido resultante, se a vanilina natural não estiver disponível. Leve a mistura para ferver, adicione ácido e pare imediatamente de aquecer.
A bebida resfriada é combinada com vodka e deixada para amadurecer em local frio por 90 dias. No final do período, o licor é filtrado e engarrafado. Agora ele pode ser armazenado em temperatura ambiente.
Licor de chokeberry preto com folhas de cereja e hortelã
A erva picante é capaz de dar a uma bebida densa e viscosa notas de frescor mentolado. O licor de chokeberry com menta tem um bouquet revigorante muito invulgar e um final de boca agradável.
As melhores críticas obtêm bebidas de uma mistura de vários tipos de materiais vegetais. Raminhos de menta são adicionados junto com ingredientes de cereja, framboesa e groselha. O processamento não é diferente. Os rebentos e as partes verdes das plantas devem ser adicionados ou removidos da composição ao mesmo tempo. Sujeito às proporções, a menta não altera a cor, enriquecendo apenas o aroma e o sabor.
Licor de cereja chokeberry com cravo
A aplicação de especiarias adiciona aromas quentes e profundos ao chokeberry. Na receita com cravo, sabores ricos de frutas cítricas são apropriados; casca de laranja ou limão é bastante aplicável aqui.
Composição, calculada para 1 kg de amoras silvestres preparadas:
- álcool (96%) - 0,5 l;
- vodka (40%) - 0,5 l;
- água - 0,2 l;
- açúcar - 0,5 kg .;
- botões de cravo - 5-6 pcs .;
- folhas de cereja - 30 unid .;
- uma pitada de baunilha em pó;
- raspas de limão e laranja pequena.
Para preparar uma bebida picante semelhante ao vinho quente, você precisará fazer um extrato alcoólico de especiarias com chokeberry preto.
Método de cozimento:
- O chokeberry escaldado é amassado levemente e colocado em uma grande jarra de vidro.
- Despeje cravo, raspas, vanilina, folhas ali.
- Despeje toda a quantidade de álcool e mexa. Insista por pelo menos um mês.
Quando o extrato alcoólico fica pronto, é drenado do sedimento, acrescenta-se o líquido da extração das bagas e é filtrado. O xarope é fervido de água com açúcar, que, após o resfriamento, pode ser combinado com a tintura. A forte composição requer cerca de 90 dias de envelhecimento, após os quais ganha pleno sabor.
Receita de licor de cereja, aronia e laranja
Citrus pode ser adicionado a qualquer receita básica. A laranja em licores de folha de cereja à base de chokeberry tem um efeito mais sutil no palato do que o limão. Isso dificilmente afetará a doçura da bebida, mas adicionará notas de sabor.
Se você decidir usar a laranja inteira, pode cortá-la e adicioná-la ao caldo de amora antes de macerar. Mas é melhor separar as frutas, introduzindo as raspas e o suco separadamente. Eles têm maneiras diferentes de devolver o sabor.
O suco é despejado antes do final do tratamento térmico. Nas receitas básicas, este é o momento em que o ácido cítrico é adicionado. As raspas podem ser infundidas da mesma forma que as folhas de cereja. Vale a pena adicioná-los e retirá-los da bebida ao mesmo tempo.
Folhas de Cereja e Licor de Rowan Preta com Mel
O produto apícola vai deixar o licor ainda mais saudável e engrossar o líquido. Em qualquer receita com chokeberry, é permitido substituir até metade do açúcar por mel.
É adicionado aos licores à base de chokeberry após a mistura ter resfriado a 40 ° C.
Outra forma de introduzir o mel nas receitas sugere misturá-lo com a infusão antes de embalar. Esse aditivo é bem adequado para uma composição picante com cravo, onde o mel pode substituir todo o açúcar.
Licor de cereja com alecrim
Certas especiarias fortes enfatizam bem o sabor de cereja em licores de aronia, onde as folhas de cereja desempenham um papel fundamental na criação do bouquet. Uma dessas ervas é o alecrim.
Ingredientes para criar um licor de "cereja" a partir de 1000 g de amoras:
- folhas de cereja - pelo menos 100 pcs .;
- álcool alimentar - 0,5 l;
- água - 1 l;
- vanilina - 1 colher de chá;
- raminho de alecrim;
- laranja médio;
- limão pequeno.
Processo de cozimento:
- Bagas de chokeberry pretas preparadas, folhas de cereja lavadas, alecrim são colocados em uma panela.
- Completando com água, ferva os componentes em fogo baixo por 5 a 10 minutos.
- Despeje o açúcar. O aquecimento deve ser continuado até que os grãos se dissolvam, após o que o suco cítrico é derramado e a baunilha é adicionada.
- Você não precisa mais ferver a composição. É resfriado e mantido no frio por 24 horas.
- A mistura assentada é filtrada, e o chokeberry preto com folhas de cereja é cuidadosamente espremido em um pano de filtro.
- Adicione o álcool, mexa, despeje a composição em uma garrafa de vidro, feche bem o gargalo.
O licor de "cereja" acabado com alecrim é filtrado adicionalmente após 60 dias. Durante este tempo, irá amadurecer totalmente, adquirindo um sabor harmonioso.
Licor chokeberry com folhas de cereja no conhaque
Um sabor muito nobre é obtido para licores preparados com conhaque. A adstringência da amora com notas de carvalho é uma combinação original para bebidas alcoólicas doces.
Para obter exatamente o sabor e a consistência do licor, prepare primeiro um extrato de conhaque com mel e depois misture com um xarope doce.
A composição do licor de conhaque chokeberry:
- cinza preta da montanha - 400 g;
- conhaque - 500 ml;
- mel - 2 colheres de sopa. eu .;
- casca de carvalho picada - 1 pitada.
Os frutos preparados são colocados em um recipiente de vidro com gargalo largo, mel, casca seca são adicionados, conhaque é derramado e misturado. Insista na mistura por pelo menos 4 meses, agitando ocasionalmente. Nos últimos 10 dias, o sedimento se separou, para que o recipiente não fosse mexido neste momento.
Para preparar o xarope de açúcar, as folhas de cereja são pré-infundidas com água fervida (cerca de 12 horas).A 500 ml de líquido adicionar de 500 a 1000 g de açúcar, dependendo da doçura desejada. A mistura é aquecida. Quando os grãos estiverem completamente dissolvidos e a calda esfriar, você pode despejar o extrato de conhaque filtrado.
A bebida engarrafada ganha sabor em 14 dias. Depois disso, o licor de chokeberry preto com conhaque pode ser servido à mesa.
Regras para o armazenamento e uso de licor de chokeberry preto com folhas de cereja
A bebida alcoólica doce mantém-se bem à temperatura ambiente. A principal regra para o blackberry é evitar a luz solar direta. Para proteger a composição da exposição à luz, pratos de vidro escuro são frequentemente escolhidos.
Para servir, costuma-se colocar o licor em copos pequenos (até 50 ml) estreitos no fundo. A bebida fica mais saborosa se for previamente gelada.
Como o conhaque, o licor de chokeberry preto pode ser servido separadamente das refeições. Café, frutas, produtos de chocolate servem como um bom acompanhamento para a bebida.
Conclusão
O licor de folha de cereja e chokeberry pode ser considerado não apenas uma obra-prima da culinária, mas também uma forma de apoiar a imunidade, manter a saúde vascular e evitar resfriados no frio. A doçura reconfortante da bebida com uma quantidade moderada de álcool é apropriada para as festas de fim de ano e pode melhorar seu humor após um dia difícil. Deve ser lembrado que as propriedades curativas do chokeberry com álcool são preservadas apenas com o uso moderado.