Contente
A autopreparação de uma variedade de bebidas alcoólicas está ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. As receitas caseiras de licor de groselha distinguem-se pelo sabor e aroma agradáveis, bem como pela deliciosa textura densa. Sujeita à tecnologia de produção correta, essa bebida é muito fácil de preparar em casa.
Os benefícios e malefícios do licor de groselha preta
O uso de uma variedade de tinturas caseiras é comum na medicina tradicional. Há muito que se comprovou que, quando infundidas, as bagas e folhas da groselha negra transferem a maior parte de suas propriedades para a bebida. Entre os nutrientes importantes mais populares encontrados no licor de groselha preta caseiro estão:
- Ácidos alimentares - ascórbico, tartárico, cítrico, oxálico, acético e benzóico. Têm propriedades antibacterianas, desinfetantes e antiinflamatórias.
- Pectinas, antioxidantes e espessantes naturais.
- Vitaminas B e grandes quantidades de vitamina C.
- Os oligoelementos mais úteis são ferro, potássio, magnésio, cálcio, fósforo e iodo.
Juntamente com outros medicamentos, o licor caseiro de groselha preta ajuda a combater com eficácia doenças como deficiência de vitaminas, anemia, indigestão e febre. Ao adicionar folhas de groselha a uma bebida caseira, você pode obter uma excelente ferramenta para normalizar a pressão arterial e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.
Vale lembrar que se você deixar a tintura de groselha preta caseira muito forte, pode perder a maior parte das vitaminas. Para não matar todos os nutrientes, os especialistas recomendam não exceder o teor da bebida final em mais de 15%.
Como fazer licor de groselha em casa
Para fazer o licor caseiro perfeito, você precisa coletar alguns ingredientes simples - bagas de groselha preta, base de álcool, açúcar e água. O resultado final dependerá de sua qualidade. E embora a escolha do açúcar seja simples, o preparo dos demais ingredientes deve ser levado muito a sério.
A vodka é tradicionalmente usada como base alcoólica da receita. É melhor usar um produto de um fabricante confiável. Você também pode usar conhaque ou conhaque de alta qualidade como base - eles enfatizam melhor o sabor das frutas vermelhas. Os artesãos mais experientes recomendam tomar aguardente caseira de destilação dupla ou tripla.
As bagas de groselha preta devem estar o mais maduras possível. Além disso, sua pele deve estar intacta, sem vestígios de detritos e podridão. Usar bagas verdes impedirá que o licor se encha com a plenitude de sabor e aroma.
Receitas caseiras de licor de groselha
Cada pessoa que já fez tinturas caseiras tem sua própria receita comprovada para a bebida perfeita. Na maioria dos casos, eles diferem apenas na dosagem aplicada de bagas e diferentes bases alcoólicas.
No entanto, existem receitas para bebidas verdadeiramente únicas. Para obter um aroma incrível e um sabor sutil, você pode adicionar uma variedade de aditivos ao produto - cravo ou grãos de café. Além disso, uma bebida incrível pode ser obtida combinando as bagas de groselha preta e vermelha.
A receita clássica de licor de groselha preta com vodka
A versão clássica da receita de licor caseiro de groselha preta com vodka permite transmitir plenamente o sabor dos frutos silvestres. Terá um aroma persistente a frutos silvestres e uma excelente consistência viscosa. A receita exigirá:
- 1 kg de groselha preta;
- 1,5 litros de vodka;
- 1 kg de açúcar;
- 750 ml de água pura;
- algumas folhas de groselha preta.
As bagas são amassadas em uma tigela até o estado de mingau, as folhas são adicionadas a elas e misturadas com vodka. A massa é colocada em um frasco de 3 litros, bem tampado e enviado para infusão em uma sala escura por um mês e meio. Em seguida, o líquido é filtrado, retirando-se o bolo de frutas vermelhas.
Agora a infusão caseira deve ser misturada com a calda de açúcar. Para prepará-lo, o açúcar é misturado com água e fervido por cerca de 10-15 minutos, depois resfriado à temperatura ambiente. O xarope é misturado com álcool até ficar homogêneo. O licor acabado é engarrafado e enviado para amadurecer por mais 7 a 10 dias.
Licor de groselha caseiro com conhaque
As infusões de conhaque são mais nobres e aromáticas. Algumas pessoas acham que o conhaque revela melhor o sabor das bagas de groselha preta. A receita exigirá:
- 250 g de groselha preta;
- 500 ml de conhaque;
- 200-250 ml de xarope de açúcar.
Os bagos são moídos no liquidificador e misturados ao conhaque. A mistura deve ser infundida por uma semana, após a qual é filtrada e misturada com xarope de açúcar. O xarope de açúcar é preparado fervendo o açúcar em água por 10 minutos na proporção de 4: 3. O licor caseiro acabado é engarrafado e enviado para infusão por mais algumas semanas.
Licor de groselha com vodka e cravo
O uso de cravo nesta receita permite um aroma incomum do licor caseiro acabado. Além do ótimo perfume de cravo, acrescenta leve adstringência e um sabor picante sofisticado. Para a receita, você precisará de:
- 1 kg de groselha preta;
- 1 litro de vodka;
- 400 g de açúcar;
- 4 botões de cravo.
As bagas são cuidadosamente lavadas, secas e esmagadas em mingau. Vodka e botões de cravo são adicionados a eles. A massa é bem misturada, depois despejada em um grande jarro, coberto com várias camadas de gaze e enviado ao peitoril da janela por um mês e meio.
Após este período, a tintura é completamente filtrada. Em seguida, é adicionado açúcar, misturado até estar completamente dissolvido e engarrafado. As garrafas são lacradas e enviadas para um local escuro por algumas semanas. Para tornar o licor caseiro mais rápido, recomenda-se agitar as garrafas a cada 2-3 dias.
Licor de groselha preta e vermelha
A combinação de groselhas pretas e vermelhas produz um ótimo sabor a frutos silvestres. Ao mesmo tempo, a groselha adiciona uma acidez brilhante e uma ligeira adstringência no paladar. Para a receita, você precisará de:
- 500 g de groselha preta;
- 250 g de groselha;
- 1,5 litros de vodka;
- 500 g de açúcar mascavo;
- 250 ml de água.
As bagas são misturadas e picadas no liquidificador até o estado de mingau. Vodka é derramada neles e misturada até ficar homogêneo. Essa mistura é colocada em uma jarra, coberta com um saco plástico e deixada no parapeito da janela por um dia. Em seguida, o frasco é bem fechado com tampa de náilon e colocado na geladeira por 10 dias.
Depois que a mistura de frutas vermelhas é infundida, ela é filtrada e o xarope de açúcar preparado é adicionado a ela. O licor é bem misturado e engarrafado. A receita envolve enviá-lo para amadurecer por mais uma semana em um local fresco e escuro.
Licor de groselha preta com grãos de café
A combinação de ingredientes na receita pode parecer estranha, mas o sabor do licor caseiro acabado é incrível. O café instantâneo adiciona um ótimo aroma.Para tornar o licor perfeito, é melhor tomar um café caro de alta qualidade. A receita exigirá:
- 1 kg de groselha preta;
- 1 litro de vodka;
- 800 g de açúcar;
- 500 ml de água;
- 3 colheres de sopa. eu. café instantâneo.
Primeiro você precisa insistir nas frutas em uma base alcoólica. Eles são moídos no liquidificador, colocados com vodca e enviados para um local escuro por algumas semanas. Após esse tempo, a vodka é filtrada, eliminando o bolo de frutas vermelhas.
A parte mais importante desta receita é a preparação do xarope de açúcar do café. Adicione 3 colheres de sopa à calda fervente. eu. café instantâneo, misture bem e retire do fogo. O xarope resfriado é misturado à vodka e engarrafado. Após uma semana de infusão, o licor caseiro está pronto para uso.
Contra-indicações
Como qualquer outra bebida alcoólica, o licor pode afetar negativamente o estado geral de uma pessoa. Na maioria das vezes, isso ocorre no caso de consumo excessivo da bebida. Além disso, o álcool em qualquer forma é contra-indicado para mulheres grávidas e crianças menores.
O glaucoma é uma contra-indicação séria ao consumo dessa bebida. O álcool contido na tintura dilata os vasos sanguíneos, aumentando assim a circulação sanguínea na área dos olhos. Junto com o sangue adicional, os nutrientes começam a fluir para o órgão, acelerando o desenvolvimento da doença.
Como qualquer álcool, o licor caseiro promove inflamação em úlceras crônicas e gastrite. O consumo regular de tal bebida aumenta a probabilidade de sangramento aberto e erosão. Mesmo com as formas leves da doença, vale a pena abster-se de beber esse tipo de bebida tanto quanto possível.
Termos e condições de armazenamento
Apesar do processo de preparação bastante demorado, a vida útil do licor de groselha preta caseiro deixa muito a desejar. Acredita-se que é melhor consumido nos primeiros 2-3 meses de preparação. Após 3 meses, o cheiro da baga evaporou quase completamente, deixando apenas doçura.
Se uma pessoa aprecia o sabor das bebidas sem referência ao aroma, então o álcool caseiro com alto teor de açúcar pode ser armazenado por até um ano. O melhor lugar para guardar essa bebida é em um cômodo escuro ou no armário da cozinha. O principal é que a bebida não fique exposta ao sol direto, e a tampa da garrafa esteja sempre bem fechada.
Conclusão
Receitas de licor de groselha caseiro estão ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas que se dedicam à autoprodução de bebidas alcoólicas. O incrível aroma a frutos silvestres e a agradável doçura permitem-lhe ocupar um lugar significativo entre outros licores de frutos silvestres. Ao adicionar ingredientes adicionais, você pode obter um ótimo produto acabado.