Contente
Boldo é uma baga da floresta que cresce quase perto do solo em arbustos baixos. Pode ser facilmente reconhecido pela sua cor preto-azulada, sabor doce e agradável. Proporciona à pessoa enormes benefícios nutricionais e de cura. Os mirtilos são tradicionalmente colhidos de várias maneiras: secos, compotas e compotas fervidas, congelados. Mas, além disso, tintura de mirtilo, licor, licor e outras bebidas de frutas silvestres são amplamente utilizadas.
Benefícios para a saúde das bebidas de mirtilo
Nas receitas de tinturas alcoólicas medicinais e fitoterápicas, há uma experiência centenária de uso de frutas silvestres, flores, ervas e outras plantas. Há muito se sabe que esses extratos são a forma mais útil e eficaz de medicamentos fitoterápicos. O álcool contido nas tinturas extrai compostos químicos úteis da planta ao máximo.
Tinturas de mirtilo na vodkacozinhados em casa, transferem para uma pessoa todas as propriedades benéficas dos frutos silvestres frescos. Um bônus para isso é o efeito terapêutico no corpo humano de pequenas doses de álcool:
- aumento da sensibilidade à insulina;
- efeito protetor no coração, vasos sanguíneos;
- efeito desinfetante;
- propriedades antiinflamatórias;
- diminuição da sensibilidade à dor;
- efeito calmante.
Mas a principal vantagem das infusões de álcool de mirtilo é, obviamente, a própria baga e suas valiosas propriedades únicas, dissolvidas e infundidas com álcool etílico. A baga preta tem muitas propriedades benéficas, tanto nutricionais quanto medicinais. Aqui estão alguns deles:
- tem um efeito positivo na retina dos olhos;
- frutas secas reduzem as manifestações de diarreia;
- afeta a densidade do sangue;
- aumenta as propriedades protetoras da parede vascular;
- melhora a utilização da glicose pelos tecidos, incluindo as células do fígado.
Características da preparação de bebidas alcoólicas em mirtilos
A maioria das plantas acumula propriedades nutricionais e medicinais valiosas de muitas doenças. O álcool etílico ajuda a extrair e armazenar a maioria deles em tinturas por um longo tempo. Ao preparar e usar bebidas fortes com mirtilos, certas regras devem ser seguidas:
- frutas devem ser usadas em áreas ecologicamente favoráveis;
- colheita no período de julho a agosto, quando há pico de maturação;
- pode secar ao sol ou no forno (forno), neste último caso, manter uma temperatura baixa (<+50 graus) até que sequem, depois passar para +70 graus;
- bagas secas podem ser armazenadas por cerca de 2 anos, em congelamento seco - um ano, em normal - 6 meses;
- use apenas álcool de grau farmacêutico ou vodka certificada;
- seguir à risca as dosagens indicadas na receita;
- o curso da terapia deve ser realizado por não mais de dois meses, alternado com outros meios, depois de um tempo pode ser repetido;
- não consuma bebidas em doses excessivas, caso contrário, podem aparecer as propriedades colaterais da planta.
Seguindo essas regras, é possível preparar tinturas fortes e agradáveis ao paladar, as quais, além disso, possuem valiosas propriedades curativas.
Receitas caseiras de tintura de mirtilo
Antes do uso, os mirtilos são separados, estragados, folhas, galhos e outros detritos são removidos. Em seguida, as frutas são lavadas em uma peneira, deixadas escorrer e secas. Para um resultado mais rápido e completo, os bagos são furados com agulha ou ligeiramente amassados.
Você pode usar frutas congeladas ou secas. No primeiro caso, as frutas podem descongelar e escorrer; no segundo, a quantidade é usada a metade da receita. O componente de ervas da tintura está pronto. É despejado em um recipiente e segue para a próxima etapa do processo tecnológico.
É muito simples preparar tinturas alcoólicas. Moa as matérias-primas, despeje:
- vodka ou aguardente de alta qualidade;
- álcool medicinal, diluído em água na proporção de 1: 1;
- outro líquido contendo álcool que pode ser tomado por via oral.
A mistura resultante é mantida em um quarto escuro por duas semanas, lembrando-se de agitá-la de vez em quando, cerca de uma vez a cada 3-4 dias. Depois de passar por esta fase, a tintura final é filtrada.
Tintura de mirtilo com vodka
A receita de licor de vodka de mirtilo inclui apenas dois ingredientes. Isto:
- vodka (1 litro);
- mirtilos (1,2 kg).
Além disso, o processo de cozimento segue o esquema tecnológico geral. Ao final, a infusão é filtrada em filtro de gaze-algodão.
Tintura de mirtilo com álcool
Uma forma de cozinhar muito simples, não tem nada de supérfluo. Esta é uma receita clássica de licor de mirtilo. Há um mínimo de ingredientes aqui:
- álcool 40-50 por cento - meio litro;
- frutos de mirtilo - 0,350 kg.
A tintura caseira de mirtilo é de cor escura, com agradável aroma a frutos silvestres e sabor azedo. Você pode fazer uma versão doce da tintura. Nesse caso, você precisa:
- álcool 40% - 1 l;
- água - 250 ml;
- bagas - 1,5 kg;
- açúcar granulado - 0,25 kg.
Misture tudo em uma jarra. Insista por até um mês, agitando ocasionalmente. O sabor do licor é um pouco como um licor.
Tintura de mirtilo em luar
Freqüentemente, infusões de frutas silvestres e outros tipos de ervas são preparadas com aguardente caseira, que deve ser de alta qualidade e bem cozida. Muitos artesãos preparam bebidas contendo álcool, que são várias vezes superiores em qualidade ao produto certificado. Esta é uma grande vantagem dessas tinturas. As pessoas sabem que seu produto é de alta qualidade, não possui componentes prejudiciais à saúde, o que não se pode afirmar com certeza em um produto industrial. Então, para licor de mirtilo na bebida, você vai precisar de:
- vodka caseira - 500 ml;
- bagas - ½ xícara;
- 2 cravos;
- 3 colheres de chá de açúcar.
Despeje tudo e despeje em um recipiente de vidro com tampa, agite, retire por uma semana. Em seguida, passe a tintura primeiro por um filtro de gaze multicamadas e depois por um algodão inserido no "bico" do regador.
Licor de vodka de mirtilo com aroma cítrico
Aqui, a tecnologia de cozimento é a mesma dos casos anteriores. A composição dos componentes da tintura é ligeiramente mais variada:
- frutos de mirtilo - 1,5 kg;
- açúcar - 1 \ 4 kg;
- vodka - 1 litro;
- água - 250 ml;
- casca de limão e laranja - 15 g cada
Acontece uma tintura de mirtilo em álcool com um aroma cítrico sutil.
Receita de tintura de mirtilo e hortelã
Prepare todas as frutas adequadamente. Retire as sementes das cerejas, retire os talos, enxágue a hortelã. Coloque os seguintes componentes da tintura em um recipiente hermético:
- bagas pretas - 1 kg;
- frutos cereja - 0,5 kg;
- álcool - 1 l;
- açúcar granulado - 0,25 kg;
- água - 0,25 l;
- hortelã - um par de galhos.
Camada de bagas, por cima - hortelã, açúcar, água, despeje o líquido contendo álcool.Guarde um mês em local adequado, depois escolha outro recipiente bonito e conveniente para a tintura.
Receita de tintura de mirtilo e morango
Esta bebida tem um teor moderado e um aroma incrível. Cada baga traz sua própria nota única. É melhor preparar um frasco de litro como recipiente. Em seguida, adicione os seguintes componentes da solução a ele:
- frutas (todas juntas) - 0,5 l;
- solução de álcool - 0,6 l;
- água fervida (resfriada) - 0,3 l.
Disponha as bagas em camadas alternadas com o açúcar. Você deve obter um volume que ocupa cerca de metade da capacidade. Deixe durante a noite para infundir a massa doce e deixe o suco escorrer. Encha o álcool, misture tudo, deixe um mês na geladeira ou outro lugar frio.
Receita caseira de licor de mirtilo
Pouring é uma bebida doce de frutas e bagas que contém álcool. A receita clássica tradicional inclui:
- até 20% de álcool;
- não mais do que 40% de açúcar;
- de 0,2% a 0,8% de ácido.
Os licores, via de regra, são obtidos a partir de sucos e infusões alcoólicas, morangos e frutas frescas, xarope doce, ácido cítrico, álcool, água (amolecida). A composição pode incluir infusões alcoólicas de frutas secas, plantas aromáticas, xarope de caramelo branco. Mirtilos e outros tipos de corantes alimentares são usados para colorir.
Então, para fazer licor de mirtilo, você precisa do seguinte:
- bagas - frescas (0,5 kg) ou secas (0,25 kg);
- açúcar - 0,250 kg;
- vodka (moonshine 45%) - 0,75 l.
Dobre as frutas em um recipiente e acrescente o álcool. Insista por pelo menos duas semanas. Em seguida, escorra o componente líquido e despeje as bagas com xarope de açúcar. Depois de uma semana, estique a calda, esprema as bagas. Combine as duas soluções obtidas: álcool e açúcar. Você pode passá-lo pelo filtro novamente, embalá-lo. Suportar pelo menos seis meses.
Licor de mirtilo caseiro
O licor é um tipo de licor, uma bebida aromática doce. A diferença é que os licores contêm menos açúcar. Em casa, o licor de mirtilo costuma ser ainda melhor do que a bebida industrial. Você pode cozinhar de acordo com um esquema simplificado. Os seguintes ingredientes devem ser preparados:
- frutas - um frasco de litro (660 g);
- açúcar - 450 g;
- água - 0,5 l;
- vodka - 1,5 litros.
Despeje as frutas em uma garrafa, despeje apenas xarope de açúcar fervido e complete com vodka. Rolha bem, deixe por pelo menos um mês. Quanto mais tempo a bebida envelhece, melhor é o sabor. Depois de um mês, o álcool ainda será sentido, e depois de quatro - uma doçura agradável permanecerá.
Aqui está outra receita à base de suco de mirtilo. Misturar:
- xarope de açúcar picante - 1 l;
- néctar de mirtilo - 1 l;
- rum - 1 l.
Temperos (cravo, canela) são adicionados à calda, mantida no fogo por mais cinco minutos, deixada repousar e esfriar. A produção caseira de licores tem suas sutilezas e características próprias.
Moonshine com mirtilos
Cozinhar é muito simples. Você precisa ter:
- bagas, cortadas ao meio - 3 xícaras;
- dupla destilação luar - 0,750 litros.
Combine em um recipiente lacrado, deixe por pelo menos três semanas para guardar, agite. Se você deseja obter um sabor pronunciado de mirtilo, a bebida deve ser infundida por 45 dias ou mais.
Termos e condições de armazenamento
O álcool etílico é um excelente conservante. Licores, licores e outros tipos de bebidas alcoólicas com infusão de mirtilo podem ser armazenados por cerca de três anos. Durante esse tempo, eles não perderão seu sabor incrível, nem suas propriedades úteis e curativas.
Todas as bebidas mencionadas acima devem ser armazenadas apenas em recipientes de vidro. É o único material normalmente utilizado para a fabricação de vasilhames, que não sofre reação química com o álcool.
Conclusão
A tintura de mirtilo não é apenas saudável, mas também deliciosa. Serve como um excelente estimulante do apetite e do humor.