Feijoa em nossa área pertence a frutas exóticas. A fruta tem gosto de kiwi, morango e um pouco de abacaxi ao mesmo tempo. De feijoa você pode cozinhar um grande número dos pratos mais originais. Muitos fazem geléia com ela, alguns adicionam em saladas, outros em produtos de padaria e sobremesas. Mas existe outra maneira comprovada de preservar o sabor e o frescor da baga por muito tempo. Você pode fazer uma tintura maravilhosa com isso. Além da feijoa, outras frutas silvestres frescas podem ser adicionadas à bebida. Por exemplo, essa tintura vai bem com morangos ou cranberries. Mas todos podem escolher frutas como quiser. Neste artigo, veremos algumas receitas interessantes para fazer a tintura de feijoa.
Receita de tintura de feijoa
A tintura de vodka Feijoa é preparada a partir de frutos silvestres maduros. Mesmo frutas ligeiramente maduras servem. O principal é que eles não têm falhas e danos. Bagas podres e enegrecidas são imediatamente jogadas fora. Moonshine caseiro (purificado), álcool etílico (pré-diluído), vodka comum da loja são adequados como base para a bebida. É muito importante que essas bebidas não tenham um odor pronunciado.
Primeiro, você precisa preparar os seguintes componentes:
- álcool (álcool, aguardente ou vodka comum) - meio litro;
- bagas de feijoa frescas 0,3 quilogramas;
- morangos ou cranberries frescas (opcional) - não mais do que 100 gramas;
- mel ou açúcar granulado - de 50 a 150 gramas;
- água pura (opcional) - 25 a 100 mililitros.
Todos podem escolher ingredientes adicionais de acordo com seu gosto. Lembre-se de que os cranberries adicionam um leve e agradável acidez à bebida, e os morangos frescos realçam um pouco o sabor da própria feijoa. Não é recomendado adicionar dois tipos de frutas vermelhas à tintura de uma vez. Nesse caso, é melhor fazer várias tinturas com sabores diferentes.
Cada pessoa também determina a quantidade necessária de açúcar granulado e água de forma independente. Nesse caso, é melhor se concentrar em seus próprios gostos e preferências. Na maioria das vezes, o açúcar é adicionado à tintura no terceiro estágio, mas apenas metade. Se necessário, o açúcar restante é dissolvido na bebida após a quinta etapa (filtração).
O processo de fazer a tintura de feijoa é um pouco semelhante à preparação de vinhos de bagas:
- As bagas devem ser bem enxaguadas em água corrente. Em seguida, as frutas são enxugadas com papel-toalha. A seguir, os frutos são cortados em pequenos pedaços sem retirar a casca.
- Bagas adicionais (morangos ou cranberries) devem ser transformadas em mingau usando um rolo de madeira. Se você estiver fazendo uma tintura sem frutas silvestres, pule esta etapa.
- A massa de baga resultante e a feijoa picada são transferidas para um frasco de vidro limpo. Em seguida, adiciona-se vodka ao recipiente (pode ser substituído por álcool ou aguardente) e açúcar granulado. A vodka deve cobrir a massa da baga em dois ou três centímetros. Todos os conteúdos são completamente misturados.
- O frasco é fechado hermeticamente com uma tampa e transferido para uma sala sem iluminação. Você pode simplesmente cobrir o recipiente para que os raios do sol não incidam sobre ele. A temperatura ambiente deve ser a temperatura ambiente. Agite o recipiente todos os dias. Nessa forma, a tintura deve permanecer por cerca de duas ou três semanas, mas não mais. Se você expor demais a bebida, o gosto ficará amargo e a cor ficará marrom.
- Coe a bebida finalizada em qualquer pano grosso ou gaze. A massa da baga é bem espremida. Agora você precisa provar a tintura e, se desejar, adicionar um pouco mais de açúcar.Se a bebida for muito forte, é diluída em água limpa.
- Em seguida, a tintura é derramada em garrafas e bem fechadas com tampas. Ao adicionar água ou açúcar à bebida, deve-se segurar por mais três dias para estabilizá-la e só então despejar. Com o tempo, a tintura pode ficar ligeiramente turva. Neste caso, a filtração é feita com algodão. Recomenda-se armazenar a bebida durante todo o ano em ambientes fechados, sem luz solar direta.
Uma receita simples de licor de feijoa
Considere outra receita para fazer licor com ingredientes simples e uma fruta estrangeira. Preparar essa bebida é tão fácil quanto descascar peras, mas com certeza vai superar todas as suas expectativas. Ao contrário dos vinhos, a vodka feijoa cozinha muito rapidamente, então não deixe de experimentá-la. Esta receita foi experimentada por muitas donas de casa e recebeu apenas boas críticas.
Então, primeiro, vamos preparar os ingredientes necessários:
- frutos de feijoa (até bagas ligeiramente maduras são adequadas) - trinta peças;
- água limpa - quatro copos;
- vodka - de quatro a cinco copos;
- açúcar granulado - 0,25 quilogramas;
A preparação da bebida é a seguinte:
- Os bagos são descascados e cortados em pequenos cubos.
- Junte o açúcar granulado à água, leve ao lume a calda e leve à fervura. O principal é que o açúcar se dissolva completamente.
- Depois disso, adicione as frutas vermelhas picadas à calda e cozinhe tudo em fogo baixo. A fruta deve encolher e a calda deve ficar levemente colorida.
- A massa resultante é despejada em latas limpas. Eles devem estar cheios pela metade ou um terço. Deixamos de lado a feijoa fervida até esfriar completamente. Em seguida, o frasco é cheio até a borda com vodka e fechado com uma tampa. Agite os recipientes a cada dois dias.
- Insisto nessa bebida por pelo menos um mês, pode ser mais longo.
Conclusão
Fazer vinhos tornou-se uma coisa comum para nós, o que não surpreenderá ninguém. Mas nem todo mundo experimentava a tintura de feijoa, e mais ainda, nem todo mundo cozinhava. Portanto, você definitivamente deve tentar pelo menos uma receita proposta na prática.