Receitas de tintura de estragão e aguardente

Poucos podem esquecer a maravilhosa bebida gaseificada com ervas, originalmente da era soviética, chamada Tarhun. Não só a cor, mas também o sabor e o aroma desta bebida são lembrados por muito tempo. É difícil confundi-lo com qualquer outra coisa. É verdade que uma tintura de estragão feita em casa pode muito bem satisfazer a sede nostálgica desse néctar divino.

Propriedades úteis da tintura de estragão com vodka ou álcool

O estragão é uma planta perene, um parente próximo do absinto. É uma especiaria e planta medicinal bem conhecida, especialmente popular nos países orientais. Tem muitos sinônimos e nomes populares falantes que descrevem apropriadamente suas propriedades: estragão, grama de dragão, absinto de estragão, ouro de Maria, terrágono. A erva de estragão fresco tem um sabor ligeiramente refrescante com uma nota picante, o aroma é muito rico, pungente, lembrando ligeiramente a menta e o anis ao mesmo tempo.

O estragão tem uma composição muito rica, o que determina tanto a sua utilização ativa na culinária, como a sua considerável importância como planta medicinal.

  • potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco, fósforo, selênio, cobre, manganês;
  • vitaminas A, B1, C;
  • cumarinas e flavonóides;
  • alcalóides;
  • óleos essenciais e resinas;
  • taninos.

A tintura no estragão preserva completamente todos esses elementos valiosos para a saúde e é capaz de ter um efeito curativo em muitos sistemas orgânicos do corpo humano.

Aqui estão apenas alguns exemplos de suas propriedades medicinais, já que uma lista completa seria muito longa:

  • afeta favoravelmente o trabalho das glândulas internas e normaliza a ação do aparelho digestivo;
  • tem propriedades diuréticas e é usado para tratar cistite;
  • reduz a pressão arterial, acalma e normaliza o sono;
  • promove a cicatrização de feridas na boca, fortalece o esmalte dos dentes e o tecido ósseo em geral;
  • o uso externo de tintura alcoólica de estragão ajuda a eliminar dores na coluna e nas articulações.

É verdade que deve-se ter em mente que a tintura de estragão em qualquer tipo de álcool tem um efeito bastante forte em uma pessoa, até mesmo um leve efeito psicodélico. Portanto, deve ser usado com bastante cuidado e tente não exagerar com as doses.

Como fazer tinturas de estragão corretamente

Na verdade, o processo de fazer a tintura no estragão ou no próprio estragão é muito simples - basta despejar a erva preparada com a quantidade necessária de álcool e insistir um certo tempo. Mas, como em qualquer negócio, são várias as características e nuances, sabendo-se quais, é possível obter esta ou aquela cor, sabor e aroma da bebida acabada.

Em primeiro lugar, não faz muito sentido usar quaisquer outras matérias-primas para a preparação da tintura de estragão, exceto para suas folhas frescas. Os caules podem ser excessivamente amargos, e a grama seca não será capaz de adicionar à tintura nem o verdadeiro sabor do estragão, nem sua impressionante tonalidade esmeralda.

O estragão possui diversas variedades e variedades.E embora possam parecer muito semelhantes por fora, o sabor e o aroma da erva podem variar significativamente dependendo da variedade, bem como das condições de cultivo. Por exemplo, a cor da tintura acabada pode variar de verde esmeralda a conhaque rico. Aliás, também depende do prazo de validade. Com o tempo, a cor da tintura de estragão em qualquer caso adquire tonalidades de palha. Este fato deve ser levado em consideração, e se a tintura resultante causou alguma decepção, então você pode procurar outras variedades de estragão.

Quase todas as bebidas alcoólicas podem ser usadas para infundir estragão - isso é uma questão de capacidade e gosto individuais.

Também é agradável que os períodos de infusão no estragão não sejam muito longos - literalmente em 3-5 dias você pode obter uma bebida muito atraente e aromática, pronta para beber. Além disso, a tintura de estragão, ao contrário de outras bebidas, não se beneficia do armazenamento a longo prazo. Ele pode perder suas cores brilhantes e o sabor não vai melhorar. Portanto, por prazer, é melhor cozinhá-lo em pequenas porções e bebê-lo quase imediatamente.

Tintura clássica em estragão e luar

Uma vez que a tintura de estragão é mais frequentemente preparada em casa, a bebida alcoólica é a bebida alcoólica mais clássica e popular para sua produção. Afinal, após a dupla destilação, fica muito mais forte do que a mesma vodka (até 70-80 °) e custa várias vezes mais barato. Além disso, quando infundido, um alto grau permite que você extraia a quantidade máxima de nutrientes do estragão. É indesejável adicionar tintura de estragão na bebida alcoólica a bebidas quentes, por exemplo, ao chá. Porque mesmo ao usar luar de alta qualidade e bem refinado, o resultado pode ser um sabor desagradável de óleos de fúsel.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de aguardente, com uma força de cerca de 50 °;
  • 20-25 folhas frescas de estragão.

Açúcar e outros ingredientes adicionais geralmente não são adicionados à bebida de um homem real.

Fabricação:

  1. O estragão é lavado em água corrente, seco e colocado em uma jarra de vidro.
  2. Despeje com aguardente purificada, insista em local aquecido e sem acesso à luz por 3 a 5 dias.

A cor verde começa a aparecer ativamente na tintura de estragão no segundo dia de infusão. A tintura final pode ser filtrada com um filtro de gaze de algodão ou você pode deixar as folhas para ficarem bonitas.

De acordo com a receita do luar no estragão, nada é adicionado a ele. Mas se você quiser experimentar a cor e obter um tom de cor ainda mais saturado da bebida, você pode adicionar, quando infundido, um corante alimentar verde de alta qualidade ou raspas verdes de duas limas, ou algumas folhas de preto fresco groselha. É importante apenas retirá-la com cuidado para não tocar na camada branca da casca.

Tintura útil de estragão na vodka

Sob algumas condições, a vodka é o álcool mais facilmente disponível para fazer uma tintura. Embora o preço da vodka de alta qualidade exceda em muito o custo de um licor similar. Mas o produto acabado pode ser adicionado com segurança ao chá e café para fins medicinais, sem medo de um sabor desagradável.

A infusão de estragão na vodka pode ser preparada com ou sem adição de açúcar. Mas geralmente com açúcar, a bebida acaba ficando mais rica e agradável ao paladar, pois promove uma extração mais completa dos nutrientes da erva.

Você vai precisar de:

  • 25 g de folhas frescas de estragão;
  • 500 ml de vodka;
  • 1 Colher de Sopa. eu. açúcar granulado.

Fabricação:

  1. As verduras de estragão são lavadas, secas, polvilhadas com açúcar em um recipiente fundo e levemente esfregadas com as mãos ou amassados ​​de madeira.
  2. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por cerca de meia hora na geladeira até que a massa verde forme suco.
  3. Transfira para uma jarra seca estéril, encha com vodka e agite bem até que o açúcar se dissolva completamente.
  4. Insista por cerca de 4-5 dias no escuro e fresco. É aconselhável agitar a tintura todos os dias.
  5. Com a grama, a tintura acaba sendo saborosa, mas um pouco confusa. Para total transparência, ele pode ser filtrado com um filtro de algodão.

O uso de estragão e tintura de vodka ajudará a reduzir e estabilizar a pressão, fortalecer as gengivas e remover a inflamação da membrana mucosa da cavidade oral, aliviar processos dolorosos nas articulações e estimular a produção de suco gástrico.

Tintura em estragão com álcool

O álcool é atualmente um dos tipos de álcool mais difíceis de encontrar, embora seja o mais saboroso e o mais eficaz. Antes da infusão, o álcool 96 por cento deve ser diluído, caso contrário, em uma concentração semelhante, ele removerá todas as vitaminas úteis, especialmente a vitamina C, e ligará todos os ácidos poliinsaturados. Como resultado, o efeito curativo da infusão diminuirá.

Conselho! É melhor usar etanol medicinal com uma dosagem de 40 a 70 ° para infusão.

Você vai precisar de:

  • 100 g de verduras de estragão frescas;
  • 500 ml de álcool a 50-60 °.

Fabricação:

  1. Folhas de estragão são ligeiramente amassadas, colocadas em uma jarra seca preparada e regadas com álcool.
  2. Insista 7 dias em condições normais sem luz.
  3. Em seguida, a bebida é filtrada e engarrafada, de preferência em vidro escuro com tampas apertadas.

As compressas de álcool com estragão são especialmente eficazes para radiculite, bronquite e qualquer constipação.

Moonshine infundido com estragão, hortelã e limão

A hortelã combina bem com o estragão, realçando o seu aroma e harmonizando o seu sabor. A combinação de limão, menta e estragão torna a tintura ainda mais saudável e saborosa.

Você vai precisar de:

  • 25 g de folhas frescas de estragão;
  • 500 ml de luar;
  • 20 g de folhas de hortelã fresca;
  • 2 colheres de sopa. eu. açúcar granulado;
  • 1 limão.

Fabricação:

  1. As folhas de estragão e de hortelã são lavadas com água fria, secas e cortadas em pequenos pedaços.
  2. Coloque as folhas amassadas em uma tigela, acrescente o açúcar, agite e deixe no escuro por várias horas para extrair o suco.
  3. O limão é lavado com um pincel, regado com água fervente e seco.
  4. Esfregue a casca amarela em um ralador fino, sem afetar a camada branca da casca.
  5. As verduras que deram o suco são levadas para a jarra, o suco é espremido da polpa do limão (certificando-se de que nenhuma semente entre nela) e as raspas raladas são adicionadas.
  6. Mexa e encha tudo com luar.
  7. Mais uma vez, agite tudo bem, feche bem a tampa e insista no quarto no escuro por uma semana. Agite o conteúdo do frasco uma vez por dia.
  8. Se desejar, após a infusão, filtre com um filtro de algodão e despeje em frascos com tampas fechadas.

Tintura em luar e estragão com mel

Precisamente com a mesma tecnologia, é preparada uma tintura de estragão, na qual o açúcar é substituído por mel. Para 500 ml de aguardente, geralmente é usada 1 colher de sopa. eu. mel.

Receita de tintura de estragão no rum com toranja

Uma receita muito original que nos veio da América. O rum é usado em tons claros e máxima suavidade.

Você vai precisar de:

  • 1 toranja grande;
  • um ramo inteiro de estragão com folhas;
  • 750 ml de rum light;
  • alguns torrões ou colheres de chá de açúcar mascavo de cana (opcional)

Fabricação:

  1. A toranja é lavada, cortada em rodelas finas e as sementes removidas.
  2. Colocam as latas no fundo, enchem de cachaça.
  3. Insista em condições de ambiente no escuro por 3-4 dias, agitando diariamente.
  4. Em seguida, adicione um galho de estragão lavado e seco de modo que fique completamente imerso na bebida.
  5. Insista no mesmo local por mais 1-2 dias até que apareça o aroma característico do estragão.
  6. A tintura resultante é filtrada, provada e, se desejado, é adicionado açúcar.

Uma receita simples de tintura de estragão com mel e gengibre

A adição de mel e gengibre ao mesmo tempo aumenta ainda mais as propriedades curativas da bebida. Ao mesmo tempo, é bebido com muita facilidade - o sabor permanece no seu melhor.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de álcool com um teor de cerca de 50 °;
  • 150 g de estragão fresco;
  • 1 Colher de Sopa. eu. mel líquido;
  • 25 g de raiz de gengibre fresco.

Fabricação:

  1. O gengibre é lavado e cortado em pequenos pedaços. Eles fazem o mesmo com verduras de estragão.
  2. Eles são colocados em uma jarra de vidro, o mel é adicionado e regado com álcool.
  3. Agite, deixe em infusão por pelo menos duas semanas em local escuro e com temperatura ambiente.
  4. Após a filtração, a tintura está pronta para uso, embora possa ser mantida por mais duas semanas.

Tintura de estragão com canela e coentro

Usando a tecnologia clássica, você também pode preparar uma tintura de estragão com os seguintes componentes:

  • 50 g de estragão fresco;
  • 1 litro de aguardente com uma intensidade de 50 °;
  • 3-4 g de sementes de coentro;
  • 5 ervilhas de preto e pimenta da Jamaica;
  • uma pitada de canela em pó;
  • 1 botão de cravo;
  • raspas de um limão ou lima;
  • açúcar se desejar e a gosto, já que a tintura não deve ser doce.

Insista em beber de acordo com esta receita por 5 dias.

Moonshine de estragão: uma receita com destilação

Esta receita é utilizada quando se pretende conservar por muito tempo o sabor e o aroma do estragão fresco na tintura. Como mencionado anteriormente, em tinturas feitas de acordo com uma receita tradicional, tanto o aroma quanto o sabor original evaporam rapidamente e a bebida torna-se levemente herbácea.

Você vai precisar de:

  • folhas de estragão em quantidade suficiente para encher bem um frasco de meio litro;
  • 1 litro de álcool 70%.

Fabricação:

  1. Folhas de estragão lavadas e secas são derramadas com luar e infundidas por cerca de 4 dias em condições normais.
  2. A tintura é então diluída 4 vezes com água e destilada usando um aparelho convencional de cabeça e cauda. O resultado final deve ter um cheiro fresco agradável, sem feno e outros aromas desnecessários.
  3. Em seguida, a tintura é diluída para obter uma resistência de cerca de 45-48 °.
Atenção! Devido à abundância de óleos essenciais, a tintura pode ficar ligeiramente turva.

Como beber a tintura de estragão corretamente

Para fins puramente medicinais, a tintura de estragão deve ser ingerida no máximo 6 colheres de sopa. eu. Em um dia. Normalmente é consumido 20-30 minutos antes de comer, 1-2 colheres de sopa. Para baixar a pressão arterial, tome 1 colher de chá. 3-4 vezes ao dia.

Essa tintura é muito popular em coquetéis. Especialmente se você misturar 1 parte de tintura alcoólica com 5 partes de água gaseificada do mesmo nome, você obterá uma bebida deliciosa. Apesar de ser bebido com muita facilidade, também é melhor observar a medida em seu uso.

A tintura de estragão não deve ser administrada a mulheres grávidas em nenhuma circunstância. Não é só o álcool, a infusão, mesmo em pequenas quantidades, pode estimular o aborto espontâneo.

A tintura de estragão também deve ser usada com cautela por pessoas com tendência à prisão de ventre, pois tem um efeito fixador.

Regras de armazenamento para tinturas

A tintura de estragão deve ser armazenada apenas em um quarto escuro, caso contrário, perderá rapidamente o brilho da cor. É aconselhável consumir em até 6 meses, mas mesmo após a mudança de cor, o sabor da bebida permanecerá por até dois anos. A temperatura de armazenamento não deve exceder + 10 ° С.

Conclusão

A tintura de estragão tem um efeito de cura tão poderoso que é mais um remédio do que uma bebida para o prazer. E uma variedade de ingredientes adicionais melhora ainda mais o sabor e as propriedades benéficas da bebida.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção