Tinturas de luar em romã: receitas

A produção doméstica de bebidas alcoólicas está ganhando cada vez mais popularidade a cada dia. A receita para aguardente em uma romã de 3 litros é simples de executar, por isso, muitas vezes, até mesmo os iniciantes obtêm um produto de excelente qualidade. A tintura é de cor rubi brilhante, e o persistente aroma frutado não deixará indiferente nenhum amante das bebidas caseiras.

É possível insistir em licor em uma romã

O uso de frutas, ervas e especiarias para infundir bebidas alcoólicas neles permite obter as combinações de sabores mais incomuns no produto acabado. Porém, vale a pena evitar o uso de plantas e frutas, quando infundidas no álcool podem ser liberadas substâncias nocivas ou tóxicas ao corpo humano. Também é importante evitar frutas podres e danificadas por pragas.

Nesse sentido, a romã é uma fruta totalmente segura para o corpo. Isso se aplica diretamente ao suco de romã e à sua casca. Examinar a quantidade de ingredientes não tornará a bebida mais prejudicial, apenas estragará seu sabor.

Propriedades úteis da tintura de romã na aguardente

A romã é uma fonte de uma grande quantidade de vitaminas e minerais úteis. Dependendo da parte usada da fruta - grãos ou casca - a composição da bebida final será diferente. Por exemplo, uma bebida feita com aguardente e cascas de romã é um excelente auxiliar no combate a doenças como anemia ou hipotensão. A infusão de aguardente na romã também pode ter um efeito geral de fortalecimento do corpo, ajudando-o a lidar com a deficiência de vitaminas e resfriados sazonais.

Importante! Beber muito álcool é prejudicial ao corpo.

Já a tintura preparada com sementes de romã contém todas as propriedades benéficas do suco de frutas. A bebida final é rica em tanino, uma substância ativa que luta ativamente contra a diarreia. As vitaminas A, B1, B2, C, E e PP contidas na tintura são essenciais para o bom funcionamento da maioria dos órgãos humanos.

Como insistir na bebida para uma romã

Para preparar a tintura perfeita, um moonshiner novato deve se lembrar de algumas regras. O ingrediente mais importante é a própria bebida alcoólica - a base da futura bebida. Um destilado feito com purê de frutas - maçã, uva ou baga é mais adequado. Este moonshine tem uma leve nota frutada e um sabor mais suave.

Se o moonshiner não tiver a oportunidade de usar matérias-primas de frutas, você pode sobreviver com uma bebida clássica feita com fermento e açúcar. É importante apenas fazer a destilação corretamente. É melhor usar métodos de destilação dupla e tripla - isso removerá odores desagradáveis ​​e eliminará um grande número de compostos prejudiciais.

O uso de aguardente para tinturas permite nivelar o grau final da bebida. Se, no caso da vodka, a matéria-prima tem 40% de força, o moonshiners pode alterá-la de acordo com suas preferências de sabor.Acredita-se que a melhor opção para uma receita para preparar aguardente em uma romã é um produto de 45-50 graus.

Dependendo se a bebida será infundida em cascas ou sementes de romã, os métodos de sua preparação são ligeiramente diferentes. Por exemplo, o período de infusão nas crostas é muito mais longo do que no suco.

Tintura em cascas de romã em luar

Uma parte importante da receita de aguardente com cascas de romã é uma abordagem responsável para a escolha da fruta. A pele das romãs não deve apresentar vestígios de danos mecânicos. Além disso, deve estar livre de podridão, que pode estragar qualquer bebida. A superfície não deve ser lisa - a fruta madura é áspera ao toque.

Importante! Não escolha frutas com casca de rubi sólida e brilhante. A melhor escolha são granadas vermelho-amarelas.

Os frutos devem ser cortados em quartos e as cascas retiradas. Apenas a parte colorida é usada para tinturas, então a parte interna branca é cortada. Corte a casca da romã em pequenos quadrados e insista na aguardente. Para obter uma bebida mais interessante, os moonshiners recomendam adicionar frutas cítricas, açúcar e outros ingredientes adicionais.

Moonshine em sementes de romã

Os grãos contêm uma grande quantidade de suco, então a cor da bebida será muito mais rica do que a preparada com crosta. Os grãos podem ser colocados inteiros ou triturados. Antes de adicionar à aguardente, é importante verificar a maturidade e a qualidade das sementes de romã. Você não deve adicionar grãos brancos e insuficientemente maduros à tintura. Também é importante se livrar das películas brancas entre eles, pois no futuro darão um amargor extra à bebida.

Sementes de romã descascadas são colocadas em um frasco de 3 litros. Dependendo da receita, uma certa quantidade de açúcar, limão, vários temperos - canela, anis ou tomilho podem ser adicionados a eles. O tempo de preparação de tal tintura é geralmente menor do que a aguardente em cascas de romã - geralmente em 1-2 semanas.

Receitas de aguardente com infusão de romã

Há um grande número de opções para bebidas alcoólicas caseiras à base de aguardente. Cada pessoa envolvida na preparação de tinturas de seu próprio destilado tem receitas comprovadas para fazer tinturas de romã com aguardente. A utilização de receitas comprovadas garante um produto cujas propriedades de consumo serão apreciadas até pelo público mais exigente.

A quantidade de ingredientes adicionais usados ​​é incrível. Além do método clássico de cozinhar, que usa apenas aguardente, romã e açúcar, as opções são muitas. O vinho é frequentemente adicionado ao destilado como base. A dextrose é freqüentemente usada no lugar do açúcar.

Uma receita simples de tintura de romã em aguardente por 3 litros

A receita clássica e mais fácil de preparar é uma receita com destilado, sementes de romã e açúcar branco. Esta opção de produção permite obter uma excelente tintura com um leve aroma frutado e uma deslumbrante cor rubi. Para cozinhar você precisará de:

  • 3 litros de destilado caseiro com força de 45-50 graus;
  • 15 romãs maduras;
  • 1 kg de açúcar.

Descasque a fruta e retire as películas brancas entre os grãos. Com a ajuda de uma faca ou rolo, o suco é liberado deles e adicionado ao luar. Em seguida, o açúcar é despejado na aguardente e mexido até que esteja completamente dissolvido. O recipiente é coberto com uma tampa e enviado para uma sala escura por 10 dias. Após este tempo, a bebida é filtrada e engarrafada.

Receita de tintura de romã na aguardente com limão

Limão adiciona uma leve nota cítrica à tintura final, e também complementa ligeiramente o aroma de fruta insuperável. Além disso, as raspas de limão conferem adstringência à bebida, tornando-a ainda mais saborosa. Para tal receita, você precisará de:

  • 3 litros de destilado a 45 graus;
  • 2 limões;
  • 12 romãs;
  • 1,5 kg de açúcar.

As raspas são removidas dos limões e, em seguida, o suco é extraído de 1 limão. As romãs são limpas e os filmes são removidos delas. Os grãos são misturados com suco de limão, raspas e açúcar e, em seguida, derramados com aguardente. Em local bem sombreado, o produto é cozido por cerca de 2 semanas, depois é filtrado em gaze e colocado em garrafas preparadas.

Tintura de romã com aguardente e vinho

Adicionar vinho pode melhorar significativamente o sabor da tintura acabada e torná-la mais lisa. Ele também adiciona um sabor único a ele. Vinho tinto semidoce ou vinho de sobremesa é o mais adequado. Se você usar seco, adicione um pouco de açúcar para adoçar a tintura.

Para 3 litros de aguardente caseira a 50 graus, tome cerca de 200-250 ml de vinho, 8 romãs e 250 ml de água mineral. Para cozinhar, é necessário tomar suco de romã, por isso deve ser espremido e filtrado. É melhor tomar água mineral com gás - isso dará um sabor extra à bebida.

O suco é misturado com vinho e água mineral, adiciona-se álcool e mistura-se bem. O recipiente é coberto com gaze e enviado para um local aquecido por algumas semanas. Após o término da decantação, a tintura é filtrada e engarrafada.

Licor de romã na aguardente com dextrose

A dextrose é um composto obtido a partir do processamento da uva. Adicioná-lo em vez do açúcar branco clássico resulta em um produto orgânico. Além disso, com o mesmo peso, a dextrose é mais doce. Para a receita, você precisará de:

  • 3 litros de luar a 50 graus;
  • 8 romãs maduras;
  • 750 g de dextrose;
  • Raspas de 1 limão;
  • 750 ml de água.

O suco é espremido das sementes de romã e misturado com água. Dextrose e raspas de limão são adicionadas a eles. A mistura resultante é colocada no fogo, levada à fervura e fervida por 4-5 minutos com agitação constante.

Quando a mistura esfriar até a temperatura ambiente, o destilado é despejado nela, agitado e enviado para infusão por 1-2 semanas. O licor acabado é filtrado por várias camadas de gaze e colocado em garrafas.

O uso de tintura de romã em luar

É importante compreender que o consumo de álcool em doses razoáveis ​​pode proporcionar ao corpo alguns dos benefícios das substâncias que ele contém. Devido ao alto teor de taninos e polifenóis nas romãs, o consumo excessivo pode prejudicar a saúde.

A alta porcentagem de açúcar na tintura final a torna um excelente aperitivo antes de um farto almoço ou jantar. Um copo aumenta o apetite e também prepara o estômago para o trabalho produtivo. Se a bebida ficar muito espessa e saturada, você pode diluí-la com uma pequena quantidade de água mineral.

Contra-indicações

Qualquer quantidade de álcool em excesso causa danos irreparáveis ​​ao corpo. O fígado é mais freqüentemente afetado. Uma pessoa que consome grandes quantidades, mesmo dessa tintura útil, é suscetível a doenças do pâncreas.

Não é aconselhável usar a tintura para pessoas com doenças do trato gastrointestinal. As substâncias contidas na romã podem agravar úlcera péptica, gastrite e inflamação no duodeno. Além disso, a bebida é prejudicial para pessoas com pancreatite e alta acidez do suco gástrico.

Ao usar tal produto, grande atenção deve ser dada às pessoas com tendência a reações alérgicas. Mesmo o suco de romã contido na tintura em quantidades mínimas pode prejudicar seriamente quem sofre de alergias. A romã pode causar erupções cutâneas, problemas respiratórios e um aumento na temperatura corporal geral.

Termos e condições de armazenamento

Com uma receita bem seguida para a aguardente de romã, sua vida útil será praticamente ilimitada devido à alta proporção de álcool. Sujeita a ótimas condições de armazenamento, essa bebida irá deliciá-lo com frescor por muito tempo.No entanto, acredita-se que as propriedades benéficas do suco de romã podem durar apenas 1-2 anos.

Importante! O cheiro frutado vai embora com o tempo. Acredita-se que a tintura de romã deva ser consumida nos primeiros três meses a partir da data de fabricação.

O melhor espaço de armazenamento está em uma sala fria e sem iluminação. Ao mesmo tempo, as garrafas devem ser hermeticamente fechadas para evitar a entrada de microorganismos nocivos que podem ativar os processos de fermentação no suco de romã.

Conclusão

A receita de aguardente de romã de 3 litros permite obter uma bebida excelente que agradará aos gourmets mais exigentes. Uma grande variedade de opções de culinária permitirá que você escolha a combinação de ingredientes mais adequada para cada pessoa.

Comentários sobre luar em uma romã

Vitaly Morozov, 39 anos, São Petersburgo.
Tentei fazer uma tintura com suco de romã há 2 anos. Eu próprio preparo o licor, por isso tenho a certeza da sua qualidade, o que garante o drink pronto perfeito. Todos os meus amigos ficam maravilhados e tentam sempre arrancar de mim a receita desta bebida maravilhosa.
Valentina Khakhaleva, 54 anos, Rostov.
Meu marido e eu encontramos uma receita para uma tintura maravilhosa em sementes de romã com adição de limão. O sabor é leve, com um aroma cítrico sutil. Ora, nenhuma festa de família passa sem esta bebida - vai bem com carne e churrasco feito na grelha.
Igor Chumakov, 45 anos, Belgorod.
Deliciosa tintura, muito bem relaxa após um árduo dia de trabalho. Também é bom para uma reunião de fim de semana. Hoje em dia, as romãs podem ser encontradas em qualquer supermercado, por isso não há problema em encontrar os ingredientes.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção