Receita de chucrute da "vovó"

É difícil imaginar uma família que estaria ausente Chucrute... Esta é a maneira mais conveniente de armazenar vegetais no inverno. Existem inúmeras opções de fermentação. Cada dona de casa tem seus pequenos segredos para conseguir um repolho perfumado e crocante.

Muitos de nós se lembram de como na infância comíamos saladas, sopa de repolho, tortas e tortas em ambas as faces na aldeia com nossa avó. Seu repolho estava delicioso. É claro que alguns dos segredos do repolho em conserva se perderam hoje. Mas vamos tentar ensinar-lhe como fermentar o repolho segundo a receita da sua avó, para que possa dar à sua família um produto natural para o inverno.

Os benefícios do chucrute

Não falamos em vão sobre em conserva repolho. Afinal, um vegetal fresco perde algumas de suas propriedades benéficas durante o armazenamento. Mas o repolho de um barril é um verdadeiro tesouro de saúde:

  • No chucrute, o ácido ascórbico é várias vezes maior do que no fresco. Graças a isso, a imunidade é mantida no nível adequado no inverno.
  • Pessoas que consomem vegetais em conserva todos os dias estão menos doentes com resfriados. Suas gengivas nunca sangram.
  • Esse vegetal, em conserva segundo as receitas da avó, é um excelente antioxidante e participa do metabolismo.
  • Além da vitamina C, contém todo o grupo de vitaminas B e K. O chucrute é rico em potássio e sódio, cálcio e ferro, fósforo, molibdênio, enxofre e cromo, cobre e flúor e outros oligoelementos. Todos eles contribuem para o rejuvenescimento do corpo humano.
Atenção! As bactérias lácticas encontradas no chucrute, de acordo com a receita da avó, melhoram a microflora intestinal.

Também é útil consumir vegetais em conserva porque o iodo neles contido mantém o açúcar no sangue na faixa desejada.

Qual repolho escolher

Importante! Para fermentar o repolho segundo a receita da sua avó, deve primeiro selecioná-lo, pois nem todo vegetal é adequado para esta operação.

  1. Aqueles que fermentaram a couve branca por mais de um ano são aconselhados a usar apenas variedades de inverno. Os melhores são "Glória", "Moscou atrasada"," Sibiryachka "," Cabeça de Pedra "," Amager ". A última variedade, quando cortada, é sempre esverdeada, mas depois de deitada no porão torna-se branca como a neve. Para fermentação, talvez seja o mais adequado. É claro que na loja esse problema é mais difícil de resolver, mas as variedades de maturação tardia são cultivadas especialmente em seu jardim.
  2. A cabeça da couve pronta para fermentar deve ser branca, suculenta, crocante, como nesta foto.
  3. Os garfos devem ser grandes e justos, para que haja menos desperdício.
Conselho! Não compre repolho verde para decapagem, com sinais de podridão ou ulceração.

Após a fermentação, o repolho fica macio e amargo.

Receita da vovó

Claro que hoje não é tão fácil, mesmo usando exatamente todos os ingredientes, conseguir esse repolho como nossas avós faziam. O facto é que este vegetal é fermentado, segundo as regras, em barricas de carvalho. É o seu aroma que confere sabor e crocância únicos ao produto acabado. E hoje eles estão salgando garfos em pratos esmaltados, em potes, sacos plásticos. Portanto, sempre perdemos para o chucrute da vovó.

Aviso! Não use sal iodado para fermentação, o produto acabado amolece com ele.

Ingredientes

Se esta é sua primeira cerveja, comece com uma pequena quantidade de comida. Para um quilo de garfos brancos de acordo com a receita da avó, você precisa cozinhar:

  • cenouras suculentas - 1-2 peças;
  • sal grosso (não iodado!) - 1 colher de sopa;
  • pimenta preta - 2-4 ervilhas;
  • lavrushka - 1-2 folhas;
  • ramos de endro com uma cesta de sementes.

Processo de fermentação

Não começamos a azedar o repolho para o inverno de acordo com a receita da avó imediatamente, primeiro preparamos vegetais:

  1. Remova as folhas superiores das cabeças de repolho, limpe-as do menor dano. Para fermentar um vegetal segundo a receita da avó, penduramos o ingrediente principal descascado, pois é pelo seu peso que nos determinaremos com o resto dos ingredientes. A falta de sal leva ao aparecimento de bolor, o excesso - torna-o inutilizável.
  2. Corte em tiras finas.
  3. Lave bem as cenouras, descasque-as. Lave e seque novamente. Você pode triturá-lo de diferentes maneiras: triturá-lo em um ralador, que o corta com uma faca. Sim, e as receitas da avó permitem.
  4. Cobrimos o fundo do recipiente com folhas de couve, colocamos vários ramos de endro (sem folhas verdes) e polvilhamos levemente com sal.
  5. Colocamos os vegetais picados sobre uma mesa limpa, polvilhamos com sal e esfregamos levemente com as mãos até que o suco apareça, como nossas avós faziam. Adicione as cenouras, especiarias, misture delicadamente novamente.
  6. Espalhamos em um recipiente preparado e socamos. Fazemos o mesmo com o resto do repolho.
  7. Enchemos o recipiente não até o topo, para que haja espaço para o suco. Ele aparecerá no final da postura do repolho. Cubra com folhas de repolho e cubra com raminhos de endro.
  8. Para fermentação para o inverno bem-sucedida, a peça de trabalho precisa ser pressionada para baixo com opressão. Nossas avós usaram um círculo de bétula e uma pedra especial. Hoje, muitas donas de casa os substituem por um prato e um recipiente com água.

O chucrute para o inverno deve ser mantido em uma sala quente por 4-5 dias. Normalmente, o recipiente é colocado no chão.

Conselho! Para evitar que o suco danifique o chão, coloque uma bandeja coletora sob o tanque ou balde.

Já no segundo dia, vai aparecer espuma no chucrute de repolho conforme a receita da minha avó. Ele precisa ser coletado, e a própria colheita de repolho para o inverno deve ser perfurada até o fundo várias vezes ao dia para que os gases saiam. Se isso não for feito, um gosto residual desagradável aparecerá. O cheiro vai desaparecer quando o processo de fermentação terminar.

Você pode usar chucrute no inverno guarda na adega, então ela é mantida em casa por no máximo 3 dias. Se essa sala não existe, nós a levamos para a rua, para a geada. Nesta forma, ele é armazenado ainda melhor, não oxida.

Atenção! Não removemos a opressão do chucrute, senão o suco desce, expondo a camada superior.

Receita da vovó:

Conclusão

Não há nada particularmente difícil em preparar um vegetal crocante de acordo com a receita de inverno da avó. Mesmo anfitriãs novatas podem lidar com esse procedimento. O principal é escolher as variedades certas de vegetais brancos para a decapagem, seguir as recomendações.

Sim, mais uma coisa: a quantidade de sal indicada por quilo de repolho é aproximada. Cada variedade requer uma quantidade diferente desse ingrediente. Para não se enganar, experimente. Em qualquer caso, o repolho fatiado deve ser mais salgado do que a salada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção