Contente
- 1 Composição e valor nutricional do suco de beterraba
- 2 Suco de beterraba: benefícios e malefícios em oncologia
- 3 Tratamento com suco de beterraba para oncologia
- 4 Como preparar adequadamente o suco de beterraba para tratamento oncológico
- 5 Como beber suco de beterraba corretamente para o câncer
- 6 Limitações e contra-indicações ao uso de suco de beterraba para o câncer
- 7 Conclusão
A beterraba vermelha é um conhecido vegetal de raiz usado para alimentação. No entanto, não tem apenas valor nutricional, mas também medicinal. Por exemplo, o suco deste vegetal é usado para tratar oncologia de várias localizações. É utilizado como agente adicional na terapia geral de patologias desse tipo. Informações sobre como preparar e beber suco de beterraba em caso de oncologia serão úteis para pacientes que desejam recuperar a saúde perdida.
Composição e valor nutricional do suco de beterraba
O suco de vegetais contém 1 g de proteína, 14,1 g de carboidratos, 0,2 g de ácidos orgânicos, 1 g de fibra, 0,3 g de cinzas por 100 gramas. A água contém 83,4 g. O conteúdo calórico é pequeno - apenas 61 kcal. O suco de beterraba fresca contém muitas vitaminas: ácido ascórbico, tocoferóis, ácido nicotínico, riboflavina. Os minerais são representados por K, Ca, Mg, Na, Ph e Fe.
O valor nutricional do suco de beterraba está em suas proteínas, carboidratos de fácil digestão, compostos vitamínicos, elementos minerais e ácidos de origem orgânica, que entram no corpo quando este produto é consumido.
Suco de beterraba: benefícios e malefícios em oncologia
De acordo com uma das versões da ocorrência do câncer, os tumores aparecem no corpo se a respiração for perturbada nas células. A mesma teoria afirma que, se for restaurado, o crescimento do tumor irá parar e pode até desaparecer. No caso da beterraba vermelha, esse efeito é obtido graças à substância betaína, que é um pigmento que mancha a raiz do vegetal de uma cor vermelha escura. Em grandes doses, ativa a respiração celular e, com o uso sistemático do suco, o efeito torna-se perceptível com bastante rapidez - já um mês após o início da ingestão. Outros corantes de beterraba - antocianinas - também têm efeito antitumoral.
Em relação à oncologia, também se podem notar os benefícios dos ácidos orgânicos da beterraba vermelha - eles deslocam o equilíbrio ácido-base na direção necessária, evitando assim o crescimento de tumores. Vitaminas e elementos minerais contribuem para o curso normal dos processos metabólicos, a restauração de células e tecidos, o acúmulo de energia vital.
Ao tratar o câncer com suco de beterraba, os pacientes gradualmente começam a se sentir muito melhor, a dor diminui, a VHS e a hemoglobina voltam ao normal. O apetite e o sono melhoram, a força física e a capacidade de trabalho voltam, os pacientes podem tolerar mais facilmente o tratamento oncológico tradicional, pois o envenenamento do corpo causado pelo uso de medicamentos agressivos e da radiação diminui, eles ficam mais calmos e mais alegres.
Tratamento com suco de beterraba para oncologia
Com uma doença tão grave como o câncer, é necessário beber regularmente uma bebida medicinal do suco de um vegetal vermelho, sem interrupção e por um tempo suficiente, já que não tem um efeito poderoso, mas age por um período prolongado. O suco de beterraba com oncologia deve ser bebido constantemente durante o período de tratamento, e também não deve ser interrompido após a redução da doença - para prevenir recaídas.
Para quais tipos de oncologia o suco de beterraba pode ser ingerido?
Na prática de usar suco de beterraba em oncologia, observa-se que funciona melhor para tumores:
- pulmões;
- Bexiga;
- estômago;
- reto.
Mas também pode ser eficaz com tumores localizados na cavidade oral, baço, tecido ósseo e pâncreas. Há evidências de que tem um efeito terapêutico no câncer de mama em mulheres, em homens - reduz a probabilidade de adenoma de próstata.
Como preparar adequadamente o suco de beterraba para tratamento oncológico
Para preparar este remédio caseiro - suco de beterraba para o câncer - você precisará de raízes e eletrodomésticos: um espremedor de sumos ou moedor de carne e um pedaço de gaze limpa. A beterraba deve ser fresca, de cor vermelha escura (quanto mais escura, melhor) e de preferência cultivada sem o uso de fertilizantes químicos.
Precisa ser descascado, enxaguado em água e cortado em pedaços. Em seguida, passe-os por um moedor de carne ou coloque em um espremedor. Transfira a massa resultante para um pano de algodão e esprema para obter um líquido transparente. Na ausência de instrumentos, você pode simplesmente esfregar as raízes em um ralador comum e também espremer a massa com uma gaze limpa.
Não é recomendado tomar suco de beterraba espremido na hora em caso de oncologia - pode causar um ataque de náusea e às vezes vômito. Para eliminar este efeito, deve repousar cerca de 2 horas, após o que pode ser utilizado para tratamento. Ao mesmo tempo, também não pode ser armazenado por muito tempo - dessa forma, ele retém suas propriedades apenas por 1-2 dias, e mesmo assim quando armazenado em uma prateleira de geladeira. É por isso que você deve preparar a quantidade de medicamento necessária durante o dia.
Para a terapia oncológica, o suco de beterraba pode ser combinado com suco de cenoura, suco de sirga, groselha preta, mirtilo, uva preta, limão, raiz-forte e maçãs. Você também pode adicionar infusões de ervas: sálvia, Sofia japonesa, erva de São João, erva-cidreira e sabugueiro preto. Você pode beber chá verde ao mesmo tempo. Todos esses produtos são ricos em compostos anticâncer e antioxidantes, por isso sua combinação com a beterraba potencializa seu efeito medicinal, conforme evidenciado pelas avaliações de pacientes que tomaram suco de beterraba para oncologia.
Como beber suco de beterraba corretamente para o câncer
Salienta-se que, no início do tratamento, é necessário beber suco de beterraba com câncer em pequenas porções. No início do tratamento, basta usar 1 a 2 colheres de sopa, mas aos poucos a dosagem deve ser aumentada e, por fim, levada ao volume máximo - 0,6 litros por dia. Recomenda-se dividir esta quantidade em partes iguais (cerca de 100 ml cada) e beber em porções ao longo do dia. Além do suco, você também precisa comer 200 ou 300 g de raízes cozidas por dia. Podem ser consumidos assim ou incluídos em vários pratos.
Você precisa beber este medicamento para oncologia com o estômago vazio, antes de comer (meia hora) e em um estado quente. Não o misture com alimentos ou bebidas ácidas.
Ao misturar beterraba e suco de outros vegetais, sua participação não deve ser inferior a 1/3 do volume total. Pessoas com estômagos sensíveis são aconselhadas a beber uma bebida feita com flocos de aveia.
Como beber suco de beterraba para câncer de estômago
Segundo os pacientes, é aconselhável beber suco de beterraba para câncer de estômago não só assim, mas em combinação com suco de cenoura (1 a 1). Por isso irrita menos o órgão afetado, não causa rejeição. De resto, deve tomá-lo da mesma forma que faz com outras doenças oncológicas.
Limitações e contra-indicações ao uso de suco de beterraba para o câncer
As mesmas substâncias da beterraba que as tornam úteis para o tratamento do câncer podem se tornar uma barreira a ser usada se uma pessoa tiver alguns problemas médicos subjacentes. Isto:
- pedras nos rins ou bexiga (não podem ser tomadas devido à presença de ácido oxálico nas raízes);
- gastrite com aumento da acidez e úlcera péptica (devido aos ácidos orgânicos);
- artrite;
- diabetes mellitus (devido à grande quantidade de sacarose);
- hipotensão (devido à capacidade do vegetal de reduzir a pressão arterial);
- osteoporose (pelo fato do suco interferir na absorção do cálcio).
A intolerância individual às substâncias da beterraba de mesa e a alergia a elas também é uma contra-indicação para tomar remédio do suco de beterraba contra o câncer.
Conclusão
Beber suco de beterraba para o câncer é, sem dúvida, benéfico. Mas você precisa fazer da maneira certa e apenas nas doses prescritas. Também deve ser lembrado que tal remédio caseiro não é o único remédio que pode ser usado para derrotar a doença, então deve ser combinado com o tratamento clássico prescrito por um médico.