Contente
Quando uma nevasca está varrendo para fora da janela e as geadas rangem, é um preparo de frutas feito de damascos, que lembra pequenos sóis, que ajudará a manter o bom humor e o bom humor, trazendo um pedaço de sol de verão calor e luz. Existem muitas receitas de brancos de damasco, mas em calda revelam-se tão naturais e saborosos quanto possível e, em termos de facilidade de fabricação, dificilmente podem competir com qualquer outra iguaria.
Como fazer xarope
Um xarope para preparar damascos é geralmente caracterizado por uma densidade e viscosidade bastante altas devido ao conteúdo significativo de açúcar. Embora em algumas receitas especialmente para adeptos de uma dieta saudável, o conteúdo de açúcar no xarope é mínimo.
Para que a peça de trabalho não escureça com o tempo e não fique açucarada, é necessário observar estritamente os requisitos básicos para o xarope de cozimento:
- Para preparar a calda, é melhor usar uma panela de paredes grossas ou pelo menos com fundo multicamadas para que o açúcar não queime.
- A quantidade de água necessária de acordo com a receita é primeiro levada à fervura e só então o açúcar é adicionado.
- O açúcar é adicionado muito gradualmente, em pequenas porções e a calda é constantemente mexida bem. A próxima porção de açúcar deve ser adicionada somente após a porção anterior estar completamente dissolvida em água.
- Depois de adicionar a última porção de açúcar de acordo com a receita, a calda é fervida por no máximo 5 minutos.
Preparando frutas e pratos
Lave bem os damascos. A melhor maneira de livrar a fruta de uma variedade de contaminantes é mergulhá-la por 15-20 minutos em água fria. A seguir, devem ser bem enxaguados em água corrente e secos em waffle ou papel-toalha.
Os potes de vidro para fazer comida enlatada também são bem lavados e, em seguida, esterilizados no forno, no microondas ou na frigideira.
Para preservação, basta colocar as tampas em água fervente por 30 segundos.
Receitas de xarope de damasco
Aqui são selecionadas as receitas mais deliciosas, originais e variadas de fazer damascos em calda, por isso há exemplos de blanks para quase todos os gostos.
Com ossos
Esta receita de colheita de damasco em calda é considerada a mais tradicional e ao mesmo tempo a mais simples e acessível de execução, mesmo para aquelas donas de casa que decidiram iniciar a preservação pela primeira vez. Para ele, não há necessidade nem mesmo de pré-cozinhar a calda de açúcar, uma vez que a mistura dos produtos ocorre já nas latas.
Além disso, a peça com sementes acaba sendo a mais rica em sabor e aroma, e verdadeiros gourmets certamente apreciarão seus méritos.
Desde 12 meses após a preparação caroços de damasco são capazes de começar a secretar ácido cianídrico venenoso e o uso da peça de trabalho pode causar sérios problemas digestivos.
Para o preparo da iguaria, tomam-se frutas de maturação média, que devem ser densas, não maduras demais. É melhor usar damascos médios e pequenos para esta receita, para que seja mais conveniente colocá-los em potes.
Quanto ao tamanho das latas, é mais racional usar latas de litro para este blank. No entanto, para recepções especiais e reuniões com muitos convidados, você pode preparar vários potes grandes de 2 ou 3 litros.
Além dos próprios damascos e do açúcar, é necessário ferver vários litros de água.
Os damascos cozidos são furados em vários lugares com um palito e bem embalados em potes esterilizados. Um copo de açúcar é adicionado a cada frasco de litro no topo. (Em potes grandes, a quantidade de açúcar adicionado aumenta proporcionalmente.)
Em seguida, cada jarro é despejado com água fervente, deixando 1 cm até a borda, e coberto com uma tampa. O próximo passo é esterilizar os frascos com o conteúdo em água fervente, ou usar qualquer outro dispositivo conveniente para isso: frigideira, forno de micro-ondas, forno. Latas de litros são esterilizadas por 10 minutos.
Ao final do processo de esterilização, os frascos são finalmente lacrados e resfriados em temperatura ambiente.
Fatias
Qual é a beleza desse branco, que até damascos esverdeados e não muito doces podem ser usados nele, o principal é que eles são firmes e sem danos. Por muitos meses de amadurecimento em xarope doce, eles irão, em qualquer caso, adquirir a doçura e a suculência que faltavam.
O método de cozimento também é muito simples.
Primeiro, o xarope de açúcar é cozido. Para isso, 250 g de açúcar e uma pequena quantidade de ácido cítrico (1/4 colher de chá) são dissolvidos em 400 ml de água. Ferva por cerca de 2-3 minutos para dissolver completamente o açúcar.
Os damascos cozidos simultaneamente são cortados em metades ou mesmo em quartos, os caroços são removidos e eles são bem embalados e cortados em potes esterilizados. Com a calda fervente, com muito cuidado, os potes de frutas são despejados, não atingindo 1 cm até o gargalo.
Depois de tapados os frascos com tampas esterilizadas, devem ser esterilizados: frascos de 0,5 litro - 15 minutos, frascos de 1 litro - 20 minutos.
Após a esterilização, os frascos são finalmente fechados, virados com as tampas fechadas e encaminhados para esfriar em temperatura ambiente.
Em calda de mel
Para aqueles que estão tentando reduzir o consumo de açúcar ao mínimo e em todos os casos procurando um substituto para ele, a seguinte receita é oferecida. Em vez de açúcar, usa-se mel, e a preparação adquire imediatamente um sabor e aroma especiais. Todas as etapas de fabricação são semelhantes às descritas na receita anterior, mas ao cozinhar xarope, 1 copo de mel é adicionado a 2,5 xícaras de água. Essa quantidade de xarope deve ser suficiente para girar 1,5 kg de damasco.
Esse tipo de branco pode ser armazenado mesmo em condições ambientais por mais de um ano - essas são as propriedades de preservação do mel. O principal é que os damascos estejam completamente secos, mesmo a entrada de até mesmo uma gota de água na peça de trabalho pode prejudicar sua segurança.
Sem esterilização
Entre aqueles que não gostam de mexer com a esterilização, a receita a seguir é muito popular.
É levado:
- 500-600 g de damascos;
- 300-400 g de açúcar;
- 400 ml de água.
Esta quantidade de ingredientes costuma ser suficiente para um frasco de um litro. Os damascos empilhados são derramados com xarope de açúcar cozido e infundidos por cerca de 20 minutos. Em seguida, a calda é drenada, reaquecida até ferver e novamente colocada na jarra. Este procedimento deve ser repetido três vezes no total. Depois disso, os potes são torcidos com tampas e embrulhados de cabeça para baixo até esfriarem.
Sem cozinhar
Especialmente saborosos são os damascos preparados de acordo com uma receita semelhante, mas com grande quantidade de açúcar e um período de infusão mais longo.
Nesta versão, 1 kg de açúcar e apenas 200 g de água são tomados para 1 kg de damasco. Após a primeira colocação dos damascos com calda de açúcar, eles são infundidos por cerca de 6 a 8 horas, então a calda é escorrida, levada à fervura e os damascos são novamente colocados neles. Mais uma vez, segue-se uma exposição de 6 a 8 horas, e esses processos devem ser repetidos 5 a 6 vezes seguidas (ou enquanto houver paciência).Claro, vai demorar alguns dias, mas o resultado vale a pena. No final, como de costume, os potes são fechados com tampas e virados até esfriarem completamente.
Se você quiser dispensar o tratamento térmico e, ao mesmo tempo, preservar completamente o sabor dos damascos frescos, use a seguinte receita:
Prepare uma calda com 500 g de água e 200 g de açúcar e deixe esfriar. Coloque os damascos preparados, cortados ao meio, em um freezer adequado e despeje sobre a calda resfriada. Em seguida, feche o recipiente com a tampa e coloque no freezer. Dessa forma, o preparo dos damascos pode ser armazenado por mais tempo do que qualquer conserva e, após o descongelamento, os damascos ficarão parecidos com frutas quase frescas.
Conclusão
Como você pode ver, os damascos em calda podem ser feitos para todos os gostos, então qualquer dona de casa deve ter esse preparo em casa.