Contente
A preservação da fruta em seu próprio suco é conhecida desde a antiguidade e desde tempos imemoriais foi a forma mais suave e ao mesmo tempo a mais natural e saudável de preservação, mesmo antes da invenção dos freezers.
Os damascos assim colhidos retêm o máximo de nutrientes e sabor do produto original, são universais no uso posterior e podem ser consumidos até mesmo por diabéticos, já que algumas receitas são totalmente isentas de açúcar.
As melhores receitas de damasco no próprio suco
Neste artigo, você pode encontrar e avaliar uma grande variedade de receitas usadas para cozinhar damascos em seu próprio suco.
Fatias
A receita mais tradicional e ao mesmo tempo popular para obter damascos em seu próprio suco é a seguinte.
Para 1 kg de damasco sem caroço, 300-400 gramas de açúcar são tomados.
Primeiro, as sementes devem ser removidas dos frutos preparados. Isso é feito da maneira usual, cortando ou mesmo partindo a fruta ao meio. Dependendo de suas preferências estéticas, você pode deixar as metades de damasco para preservação ou pode cortá-las em mais duas partes, obtendo fatias de damasco.
Em seguida, pegam potes secos, esterilizados com antecedência, e os recheiam com rodelas de damasco, polvilhando-os com açúcar.
Durante a postura dos damascos, é aconselhável sacudir levemente os potes de vez em quando para que os frutos caibam com a densidade máxima. As latas cheias são cobertas com um pano leve e colocadas em local fresco por 12 a 24 horas.
Já que no processo de infusão com açúcar, os damascos vão deixar o suco sair, e será liberado espaço livre nos potes, dois métodos são usados para preenchê-lo:
- Ou use o conteúdo de uma das latas para preencher o espaço livre em outros bancos.
- Ou, com antecedência, em uma tigela pequena, deixe rodelas adicionais de damasco com açúcar para infusão e, no dia seguinte, use-as para preencher o espaço vazio dos potes.
Decorrido o tempo necessário, encha os potes com frutas com açúcar quase até a borda e coloque-os em uma panela com água para esterilização. A esterilização, se desejada, também pode ser feita na airfryer, no forno e no microondas - pois é mais conveniente para qualquer pessoa. Basta esterilizar potes de meio litro por 10 minutos, e potes de litro - 15 minutos. Imediatamente após o término da esterilização, enrole os frascos com as tampas e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Sem esterilização
Se você não quiser mexer em latas esterilizantes cheias de damascos, faça o contrário. Depois de libertados das sementes, os damascos são cortados em rodelas que lhe sejam convenientes (também pode deixar as metades) e colocados numa caçarola ou tigela de tamanho adequado, regando ao mesmo tempo com açúcar. Para 1 kg de frutas descascadas, são consumidos 300 gramas de açúcar. A panela é fechada com uma tampa e tudo é guardado durante a noite ou por 12 horas em local fresco.
De manhã, leva-se ao lume brando uma caçarola com damascos e junta-se 200 g de polpa de laranja após a fervura. Com agitação constante, a mistura de damascos, açúcar e laranja é fervida por cerca de 5 minutos. Quando quente, a mistura de frutas é colocada em potes esterilizados, uma folha de hortelã escaldada é adicionada a cada frasco para aromatizar e os potes são fechados com tampas.Eles são armazenados em uma adega ou geladeira.
O branco resultante é ideal para usar em pratos de Natal ou Ano Novo.
Sem açúcar
Esta receita produz damascos com o sabor mais natural possível, que podem ser consumidos mesmo por quem não tolera açúcar por vários motivos.
Tome 200 gramas de água para 1 kg de damasco.
Os frutos são tradicionalmente cortados ao meio, as sementes são removidas. A fruta é colocada em uma panela e adiciona-se água fria. Tudo é aquecido até ferver. Reduza o fogo ao mínimo, tampe e olhe periodicamente dentro da panela, esperando que o suco comece a se destacar. Assim que o suco começa a se destacar, o produto é considerado pronto. Além disso, a escolha é sua: coloque imediatamente os damascos em potes e comece a esterilização ou tente ferver as frutas até amolecerem.
Com este método de fazer damascos em seu próprio suco, a esterilização é indispensável. É tradicionalmente mantido por 10 ou 15 minutos, dependendo do volume das latas.
Em eslovaco
Se você não tem a oportunidade de insistir em frutas com açúcar por muito tempo, então há uma receita para preparo rápido de damascos em seu próprio suco. Todo o tempo de produção no total não levará mais do que 20-30 minutos. Para 1 kg de damasco descascado, deve-se preparar 200 g de açúcar de confeiteiro.
As metades dos damascos são colocadas em potes com o recorte mais apertado possível, tapados com açúcar e a cada boião é adicionada uma quantidade de água fria fervida que o nível total do líquido não chegue a 1-1,5 cm até ao gargalo. A seguir, os potes são tapados com tampas e esterilizados em água a ferver, cujo nível deve atingir desde o exterior até aos ombros do frasco, durante cerca de 10 minutos.
Os frascos são imediatamente fechados com tampas e resfriados em um grande recipiente com água, no qual a água fria deve ser despejada periodicamente.
Sem tratamento térmico
Esta receita deve agradar a quem gosta de soluções rápidas e originais. Além disso, os damascos preparados de acordo com essa receita no próprio suco praticamente não diferem das frutas frescas, exceto pela adição de açúcar.
De acordo com a receita, você deve preparar:
- 1 kg de damascos sem caroço
- 250 g de açúcar
- Uma colher de sopa de vodka
Lave os damascos, seque-os, retire as sementes, corte-os em quartos se desejar. Em seguida, coloque em potes secos esterilizados, polvilhe com açúcar. Mantenha as latas resfriadas por pelo menos 12 horas. No dia seguinte, corte círculos de papel, 1 cm de diâmetro a mais que o diâmetro das latas. Sature esses círculos com vodka. Coloque-os em cima do gargalo das latas, feche o topo com uma tampa de polietileno fervido. Armazene a peça de trabalho em um local fresco.
Dicas úteis
Enlatar damascos em seu próprio suco lhe dará muita alegria se você se lembrar de seguir estas dicas úteis:
- Os damascos para este método de colheita podem ser de qualquer tipo e tamanho. Mas se você usar açúcar para preservação, é melhor pegar frutas mais duras, mesmo frutas ligeiramente verdes são permitidas. Se você estiver fazendo em branco sem açúcar, tente usar os damascos mais maduros, suculentos e doces.
- A colheita não exigirá de você uma grande quantidade de açúcar, ou agradará com sua ausência total - tanto mais escrupulosamente é necessário tratar os procedimentos de limpeza de frutas e potes de contaminação e esterilizá-los.
- Use apenas panelas esmaltadas ou de aço inoxidável. O uso de recipientes de alumínio para a preparação de frutas está excluído.
- Para fazer com que os damascos acabados pareçam o mais atraentes possível, não tenha preguiça de cortar as frutas ao meio para remover as sementes, e não as parta.
Conclusão
Entre uma variedade das melhores receitas para fazer damascos com seu próprio suco, até um gourmet exigente poderá escolher algo adequado para si.