Feijoa com mel - receitas de inverno

Feijoa com mel é um poderoso remédio para muitas doenças, uma ótima forma de fortalecer o sistema imunológico e apenas uma deliciosa iguaria. Há alguns anos, quase ninguém na Rússia conhecia essa baga, que parece uma noz e tem gosto de abacaxi. Hoje, a feijoa pode ser encontrada em qualquer mercado ou balcão de supermercado. Receitas culinárias frutas exóticas são tão variadas que é fácil "se perder" nelas. É melhor começar a conhecer a feijoa pela geléia, porque todo mundo adora doce.

Por que você precisa combinar feijoa com mel, que outras receitas de compotas podem ser usadas para fortalecer o corpo - é sobre isso neste artigo.

Os benefícios do mel e da feijoa

Feijoa é um arbusto perene, uma variedade de murta. A planta tem folhas grandes e brilhantes, floresce lindamente de junho a julho, dá uma rica colheita de frutos valiosos. O arbusto começa a dar frutos em meados do outono e continua a produzir frutos silvestres até meados do inverno.

Conselho! Se o clima da região não permite o plantio de feijoa no próprio jardim (a planta tolera queda de temperatura de -11 graus), ela pode ser cultivada em um cômodo ou na varanda. Até três quilos de bagas são removidos de um arbusto anão por temporada.

Benefícios das frutas feijoa É difícil superestimar, porque contêm a quantidade máxima de iodo, antioxidantes, vitaminas, minerais, pectina, ácidos de frutas, enzimas e flavonóides.
E todos sabem dos benefícios do mel: ele também contém muitas vitaminas e minerais. Além disso, o mel promove a rápida absorção das substâncias que compõem a feijoa. Portanto geléia de feijoa e o mel é duplamente útil, porque este produto:

    • previne a deficiência de vitaminas;
  • melhora o trabalho do sistema digestivo;
  • aumenta a imunidade;
  • tem um efeito benéfico no sistema nervoso humano;
  • promove um bom sono;
  • remove toxinas do corpo;
  • tem um efeito tônico nos vasos sanguíneos;
  • repõe a deficiência de iodo;
  • aumenta a hemoglobina no sangue;
  • acelera o metabolismo;
  • combate os vírus e evita que as bactérias se multipliquem.

Atenção! A geléia de feijoa com mel é muito eficaz como profilaxia para resfriados e doenças virais.

É por isso que as receitas de geléia de feijoa geralmente contêm um componente como o mel. Limões, laranjas, gengibre e nozes podem aumentar ainda mais a "utilidade" desse medicamento, por isso também são frequentemente adicionados a geléias de frutas exóticas.

Feijoa com limão e mel

As receitas dessas geléias são extremamente simples, pois na maioria das vezes os ingredientes nem mesmo se prestam a um tratamento térmico - dessa forma acaba economizando mais vitaminas no produto acabado.

Para preparar uma mistura de vitaminas para inverno você precisa levar:

  • 1 kg de bagas;
  • um copo de mel;
  • 1 limão grande.

Fazer geléia crua é muito simples:

  1. Descasque o limão, corte ao meio e retire as sementes. Deixar de fazer isso criará amargura desnecessária.
  2. A feijoa é lavada, as pontas removidas e cortadas em pequenos pedaços.
  3. Agora você precisa colocar as frutas vermelhas e o limão no liquidificador ou pique com um moedor de carne até ficar homogêneo.
  4. O mel é derramado no mingau resultante, tudo é bem misturado até ficar homogêneo.
  5. A geléia crua é colocada em potes esterilizados e colocada na geladeira. Você pode comer o produto em poucas horas, quando o fruto começa a fazer suco. Mas você também pode armazenar a peça de trabalho na geladeira. todo o inverno, repondo a falta de vitaminas conforme necessário.
Conselho! Se o mel já se transformou em açúcar, ele pode ser derretido em banho-maria ou no microondas.

Se no período de outono você comer várias colheres dessa geléia de vitaminas todos os dias, não pode ter medo de resfriados e doenças respiratórias. Para estender a vida útil da geléia crua, você pode enchê-la com uma pequena quantidade de açúcar, enchendo o pote até a borda.

Feijoa com mel e nozes

As receitas de compota com nozes são muito populares, porque esta iguaria vai agradar tanto a adultos como a crianças. Para fazer esta geléia, você precisa levar:

  • 1 kg de feijoa;
  • 1 copo de mel;
  • 1 xícara de nozes sem casca

De acordo com esta receita, a feijoa com mel deve ser cozida assim:

  1. Frite os grãos em uma frigideira seca ou seque no forno (cerca de 10 minutos).
  2. Agora as nozes resfriadas precisam ser picadas, para isso, pode-se usar um pilão ou rolo para fazer a massa. Os pedaços devem acabar sendo pequenos, mas você não deve atingir o estado de mingau - as nozes devem ser sentidas na geléia.
  3. Os frutos da feijoa são cortados em vários pedaços e triturados no liquidificador.
  4. Depois disso, você pode adicionar nozes e mel ao purê resultante, misture tudo bem.

Resta arrumar o produto em potes e encaminhá-lo para a geladeira para armazenamento.

Importante! As nozes podem ser substituídas por avelãs, amendoins ou quaisquer outras nozes. No entanto, as nozes são consideradas as mais úteis para o corpo no período outono-inverno.

Feijoa com limão, mel e gengibre

Feijoa com mel é um poderoso agente imunoestimulante por si só, e se você adicionar limão com gengibre, pode obter um verdadeiro coquetel saudável.

Para cozinhar você precisará de:

  • 0,6 kg de feijoa;
  • 500 ml de mel;
  • 1 limão;
  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado.

Você precisa preparar uma mistura de vitaminas para o inverno assim:

  1. Lave as frutas e corte as pontas dos dois lados.
  2. Corte a feijoa em vários pedaços e triture no liquidificador ou moedor de carne.
  3. Descasque o limão, retire as sementes e esprema o sumo. Pique as raspas finamente.
  4. Rale o gengibre em um ralador fino.
  5. Em um liquidificador, misture as frutas vermelhas picadas, a polpa de limão, o suco e as raspas de gengibre ralado. Moa tudo bem até ficar homogêneo.
  6. Agora você precisa adicionar mel e misturar bem.

A mistura acabada é disposta em potes e coberta com tampas limpas. Você precisa armazenar a geléia na geladeira.

Conselho! Para estender a vida útil do mel e da geléia de gengibre, adicione água e ferva por 10-15 minutos em fogo baixo.

Em seguida, enrole as tampas de metal. O mel pode ser substituído por açúcar, mas os benefícios dessa geléia serão reduzidos.

A combinação de feijoa azeda e mel doce é muito benéfica. Portanto, os doces crus feitos com esses produtos são saborosos tanto como prato à parte quanto como recheio de tortas ou impregnação de bolos. O produto pode ser adicionado a sorvetes e mousses, simplesmente espalhar no pão ou comido à colher. Em qualquer caso, o corpo receberá vitaminas valiosas e será capaz de resistir a vírus insidiosos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção