Como fazer suco de tomate em casa

Todo mundo que já plantou tomates em sua casa de verão, mais cedo ou mais tarde, faz a pergunta: "O que fazer com a colheita restante?" Afinal, apenas os primeiros tomates são comidos instantaneamente, o resto pode simplesmente desaparecer se não forem usados ​​para alimentação. A maior parte da colheita restante, é claro, vai para a fiação. Mas apenas tomates bonitos do formato correto são fechados em potes, e frutas feias são deixadas à espera de seu destino. E então muitas pessoas se lembram do suco de tomate - o suco mais favorito entre nossos compatriotas. Como fazer suco de tomate em casa será discutido a seguir.

Os benefícios do suco de tomate

O suco de tomate não é apenas uma bebida saborosa. O seu sabor agradável combina-se harmoniosamente com uma grande quantidade de vitaminas e minerais benéficos. E cozinhar com frutas cultivadas pela própria empresa só aumentará seus benefícios. Mas independentemente de as frutas terem sido compradas ou as próprias "da horta", o suco de tomate conterá:

  • vitaminas A, B, C, E, H e grupo P;
  • ácidos orgânicos;
  • carboidratos;
  • fibra;
  • minerais;
  • antioxidantes.

O suco de tomate é o líder indiscutível no conteúdo de vitaminas A e C. Nos tomates frescos e no suco deles, a concentração dessas vitaminas é maior do que na cenoura e na toranja. Além disso, é o suco de menor teor calórico. Um copo desta deliciosa bebida contém apenas 36-48 calorias, o que o torna uma excelente ferramenta na luta contra quilos extras.

Mas o principal benefício dessa bebida está no licopeno que contém, um antioxidante natural. Esta substância é capaz de resistir ativamente ao surgimento de células cancerosas.

Como remédio, o suco feito de tomate ajudará com:

  • obesidade;
  • escória do corpo;
  • depressão ou tensão nervosa;
  • doenças do coração e vasos sanguíneos;
  • diabetes mellitus e outras doenças.
Importante! Só uma bebida feita em casa com tomates frescos é útil.

Todos os sucos embalados não só não têm propriedades úteis, mas também podem ser prejudiciais. Portanto, recomenda-se excluí-los da dieta ou consumi-los em pequenas quantidades.

Fazendo suco de tomate em casa

Muitas pessoas têm dificuldade em fazer suco de tomate caseiro. Na verdade, não é mais difícil do que fazer suco de qualquer outro vegetal ou fruta. Não requer nenhuma habilidade especial ou talento culinário. Existem muitas maneiras de fazer suco de tomate caseiro. Vamos falar sobre os mais comuns.

Como escolher tomates para o suco

Claro, deixar lindos tomates maduros com suco, especialmente quando eles foram cultivados por conta própria, é um sacrilégio. Portanto, para o suco de tomate, você pode escolher frutas piores.

Importante! Ao selecionar frutas para o preparo dessa bebida, é importante atentar para a variedade.

Os tomates destinados a enlatados não lhe agradam: têm a pele dura e a polpa densa. Os tomates devem ser escolhidos apenas nas variedades em que a polpa é suculenta e carnuda.

Não jogue fora os tomates ligeiramente estragados. Tomates amassados ​​e ligeiramente queimados são incapazes de afetar negativamente o sabor do produto acabado. Mas antes de usar essas frutas, todos os lugares "duvidosos" devem ser cortados e jogados fora.

O número de tomates também é importante. Então, para encher um copo, você só precisa de 2 tomates médios, com cerca de 200 gramas cada. Se for necessário mais suco, as proporções devem ser aumentadas, por exemplo, 10 quilos de tomate na saída podem dar cerca de 8,5 litros de suco.

Suco de tomate em casa em espremedor

Este método é talvez o mais popular e rápido. Mas tem uma desvantagem significativa - é uma grande quantidade de lixo.

Leva alguns minutos para preparar um delicioso suco de tomate usando um espremedor:

  1. Os tomates são lavados com água morna.
  2. Corte em 2 ou 4 pedaços, dependendo do tamanho do gargalo do espremedor. Nesta fase, o pedúnculo do tomate também é retirado.
  3. As peças de trabalho resultantes são passadas por um espremedor.
  4. O sal e o açúcar são adicionados à bebida final resultante para degustação.
Conselho! Para aumentar o efeito benéfico de uma bebida de tomate, é recomendável adicionar aipo.

Um galho dessa planta herbácea pode ser mergulhado em suco ou picado no liquidificador e misturado com suco.

Fazendo suco de tomate sem espremedor em casa

Fazer suco de tomate em casa sem um espremedor vai exigir alguns ajustes. Afinal, o que o espremedor fez, você terá que fazer você mesmo. Mas, desta forma, podemos evitar muito desperdício e obter um suco de tomate saboroso e espesso.

A receita de suco de tomate caseiro sem espremedor é simples:

  1. Os tomates são enxaguados com água morna, corte em pedaços médios, coloque em uma panela grande ou panela e cozinhe por cerca de uma hora em média. O tempo de cozimento exato depende da densidade dos tomates selecionados. O principal critério para parar de cozinhar é a consistência macia e fervida dos tomates.

    Importante! Ao preparar o suco de tomate sem espremedor, há uma regra: durante o processo de cozimento, em nenhum caso você deve adicionar água. Espere os tomates darem líquido. Nesse caso, você precisa mexê-los periodicamente.

    Quando os tomates adquirem a consistência desejada, são friccionados a quente por uma peneira.

  2. Sal e açúcar são adicionados à bebida filtrada finalizada a gosto.

Antes de preparar uma bebida sem espremedor, recomendamos assistir ao vídeo:

O suco de tomate sem espremedor fica bem espesso, quase como um purê. Portanto, é mais frequentemente diluído em água antes do uso. Mas, apesar disso, muitos observam que a bebida de acordo com esta receita é muito mais saborosa do que a bebida preparada em espremedor de frutas. Além disso, essa receita de suco de tomate não apenas preserva os nutrientes, mas também aumenta a concentração de licopeno, um antioxidante natural anticâncer.

Cozinhar suco de tomate em uma centrífuga

Antes de dizer como preparar o suco de tomate com um espremedor, vamos dizer que tipo de unidade é. À primeira vista, o espremedor parece vários potes inseridos uns nos outros. Mas, na verdade, sua estrutura é um pouco mais complexa e inclui quatro elementos:

  1. Capacidade para água.
  2. O recipiente onde a bebida acabada é coletada.
  3. Coador para frutas e vegetais.
  4. Boné.

O princípio de funcionamento do espremedor é baseado no efeito do vapor nos vegetais. O vapor que sobe de um recipiente aquecido com água faz com que vegetais ou frutas secretem suco, que flui para o coletor de suco. O produto acabado é descarregado do coletor de suco por meio de um tubo especial.

Hoje, os espremedores de frutas são feitos de apenas dois materiais - aço inoxidável e alumínio. Se possível, deve-se dar preferência a um espremedor de frutas de aço inoxidável. Possui maior resistência aos esforços mecânicos, não é afetado por ambientes agressivos e é adequado para qualquer tipo de fogão.

Para preparar uma bebida em uma centrífuga, você deve seguir um algoritmo simples de ações:

  1. Os tomates são lavados e cortados em pequenos pedaços.
  2. Os tomates picados são empilhados em uma peneira de frutas e vegetais.
  3. A água é colocada no recipiente inferior do espremedor. Normalmente, há uma marca no interior do recipiente para indicar o nível de água necessário.
  4. O recipiente com água é colocado no fogão, aquecido a fogo alto. As partes restantes do espremedor são colocadas em cima do recipiente: um coletor de suco, um coador com tomates e uma tampa.
  5. O tempo médio de cozimento para o suco de tomate dessa maneira é de 40 a 45 minutos. Após este tempo, ele é drenado do coletor de suco e filtrado.
  6. Sal e açúcar são adicionados à bebida final.

Fechando o suco de tomate para o inverno

Uma bebida espremida na hora pode reter suas propriedades benéficas por apenas algumas horas, mesmo se você colocá-la na geladeira. Portanto, se sobraram muitos tomates abaixo do padrão da colheita, seria mais racional fechar o suco de tomate para o inverno.

Para fazer esta bebida para fiação de inverno, você pode escolher qualquer receita das discutidas acima. Mas se for preparado com espremedor de sumos, terá de ser fervido adicionalmente. Neste caso, formar-se-á espuma na superfície, que deve ser removida.

As opiniões de jardineiros e chefs sobre a necessidade de esterilização de latas sob uma bebida de tomate variam muito. Alguém fecha bancos com sucesso sem qualquer esterilização, alguém considera este procedimento obrigatório. Vamos falar sobre cada um dos métodos.

Para centrifugar esta bebida sem esterilizar, as latas devem ser bem lavadas. Em seguida, devem ser colocados com o pescoço para baixo para que toda a água seja totalmente drenada. O suco de tomate fervido é despejado em latas completamente secas e enrolado.

Os potes podem ser esterilizados de várias maneiras:

  1. A primeira forma assume esterilização de latas no forno a uma temperatura não superior a 150 graus. Ao mesmo tempo, você não precisa mantê-los ali por muito tempo, 15 minutos serão suficientes.
  2. O segundo método de esterilização é o banho-maria. Como no método anterior, 15 minutos são suficientes para a esterilização completa. Em seguida, as latas devem ser secas, colocando-as de cabeça para baixo.

A bebida acabada em potes esterilizados é fechada da mesma forma que os não esterilizados. Latas fechadas são viradas de cabeça para baixo e deixadas neste estado até que esfriem completamente.

Assim, gastando pouco tempo, não só é possível aproveitar o restante da colheita de tomate, mas também se abastecer de uma bebida saborosa e saudável.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção