Caroço de damasco: benefícios e malefícios para o corpo

Depois de comer o damasco, o caroço é geralmente jogado fora. Só uma verdadeira dona de casa ou um gourmet sabe que o nucléolo contido sob a casca dura é rico em vitaminas, saboroso e pode ser usado para cozinhar. As sementes de damasco são usadas na medicina popular e na cosmetologia.

Composição e propriedades dos grãos de damasco

A noz escondida sob a casca contém ácidos butírico e orgânico, um complexo de minerais, aminoácidos. A oleosidade determina o conteúdo calórico do nucléolo. Ácidos e minerais em humanos estimulam o trabalho dos órgãos internos, aceleram o metabolismo dos nutrientes.

O ácido oleico é considerado uma fonte de energia. A composição do caroço de damasco contém até 29%. O ácido linoléico, cujo teor chega a 11%, é de grande benefício para o corpo humano. A substância mantém os níveis normais de colesterol, estimula o coração e é um excelente antioxidante. A tabela mostra o teor total de nutrientes 100 g de grãos de damasco.

Grãos de damasco: benefícios e malefícios

A rica composição do kernel do damasco é um verdadeiro depósito de vitaminas para o corpo humano. Os oligoelementos ajudam a manter a imunidade, suprimem os processos inflamatórios do sistema respiratório.

Importante! As substâncias contidas nos nucléolos de damasco contribuem para a liquefação do catarro na bronquite e sua remoção do corpo humano.

Os caroços do damasco são considerados um remédio eficaz para as cólicas. Os curandeiros da medicina tradicional usam nucléolos contra soluços, para o tratamento de resfriados, para a remoção de vermes do corpo.

Quanto ao mal, o saboroso nucléolo contém ácido cianídrico perigoso, que está presente em todos os ossos de qualquer fruta. Uma substância é liberada da vitamina B17 após entrar no corpo humano. No entanto, a proporção de ácido cianídrico é escassa. Uma pessoa precisa comer pelo menos 40 g de grãos de damasco para sentir a deterioração do seu estado. Determinar a saturação de uma noz com ácido cianídrico é fácil de saborear. Um nucléolo amargo indica uma grande quantidade de uma substância nociva.

Conselho! O ácido cianídrico é facilmente destruído por tratamento térmico. Os caroços de damasco podem ser assados ​​no forno ou simplesmente fervidos.

Os nucléolos são perigosos para quem sofre de alergias. O próprio damasco é um alérgeno forte. Pessoas com essa condição devem limitar a ingestão de nozes saborosas. É aconselhável parar de tomar amêndoas de damasco em mulheres grávidas, pessoas com doenças gastrointestinais, hepáticas e tireoidianas. Para pessoas com diabetes mellitus complexo, caroços de damasco são contra-indicados.

É possível ser envenenado e como lidar com o envenenamento

Com o uso irracional, você pode se envenenar com qualquer produto, mesmo o mais útil. No entanto, podem ocorrer problemas se uma pessoa comer grãos mal processados ​​ou velhos sem caroço.

Uma pessoa sente os primeiros sintomas de envenenamento por ácido cianídrico dentro do corpo:

  • há uma fraqueza aguda, fadiga muscular rápida;
  • respiração piora, garganta entupida;
  • tontura, dor, dor, mas não aparecem espasmos;
  • inchaço, peso, dor, como de excessos severos;
  • flatulência pronunciada é manifestada;
  • náusea, periodicamente acompanhada de vômito;
  • o paciente desenvolve medo, transformando-se em pânico.

É fácil determinar o envenenamento de uma pessoa com caroço de damasco por sinais externos:

  • as membranas mucosas rapidamente ficam vermelhas;
  • o pulso acelera e cai instantaneamente;
  • dificuldade em respirar torna-se intermitente com o tempo;
  • cãibras aparecem por todo o corpo ou em certas áreas.

O envenenamento grave do caroço de damasco é facilmente confundido com sintomas de insuficiência cardíaca. Se você não prestar assistência a tempo, a respiração irá parar.

O envenenamento por ácido cianídrico requer apenas intervenção médica. Porém, antes que o médico chegue, a pessoa precisa de ajuda. As ações são realizadas da mesma forma que para qualquer envenenamento:

  • lavar o estômago com água fervida com manganês;
  • tomar comprimidos de carvão ativado.

Um excelente antídoto para o ácido cianídrico é a casca de damasco. Se os ossos puderem ser envenenados, a árvore se curará sozinha. Casca seca de damasco, no valor de 100 g, é colocada em 1 litro de água. O caldo é fervido por 30 minutos. Após o resfriamento, é tomado como chá cerca de três vezes durante cinco horas.

Importante! Uma decocção de casca de damasco ajuda a lidar com uma forma leve de envenenamento por nucléolos, se você puder fazer sem hospitalização.

Aplicação de grãos de damasco

Os grãos de damasco lembram nozes e parecem amêndoas. Existe até um aroma semelhante. Além da medicina tradicional e da culinária, os ossos são usados ​​na cosmetologia.

Posso comer

Muitas crianças da zona rural conhecem o sabor dos grãos de damasco, pois os comem em vez de nozes. No entanto, muitos nucléolos não devem ser comidos. O volume inofensivo é considerado na faixa de 20-40 g, mas você precisa levar em consideração a categoria de idade e o peso corporal. Um adulto saudável com peso médio de 80 kg pode consumir 35 g de caroço de damasco diariamente durante uma semana, após o que é necessário fazer uma pausa. Para pessoas com problemas de saúde, a ingestão é limitada a 30 g uma vez por semana. As crianças não devem receber mais do que 20 g de grãos de damasco e, mesmo assim, não todos os dias.

As propriedades curativas dos grãos de damasco

A principal propriedade curativa dos grãos de damasco é o combate aos resfriados, acompanhados de complicações do trato respiratório. Os nucléolos ajudam a curar uma tosse simples e bronquite avançada. As receitas pedem o uso puro de grãos de damasco e complementam com ervas. Os nucléolos são adicionados à decocção de tomilho, camomila, coltsfoot, cavalinha.

Uma decocção de caroços de sálvia, camomila e damasco é usada para gargarejar. Mãe e madrasta, preparada com nucléolos, serve como um excelente expectorante para tosse seca.

Em sua forma pura, os caroços de damasco são usados ​​no tratamento de conjuntivite ou no tratamento de convulsões. Uma solução é preparada a partir de 10 g de nozes picadas e 100 ml de água fervente. Após a infusão da solução por 4 horas com convulsões, tome 50 ml três vezes ao dia. Para o tratamento da conjuntivite, cotonetes são umedecidos na solução e aplicados nos olhos.

Aplicação na medicina tradicional

Existem muitas receitas na medicina popular usando grãos de damasco. Considere alguns dos mais populares e inofensivos para uma pessoa que adora se automedicar:

  • Para tossir e acelerar a excreção de escarro, coma 1 colher de sopa. eu. grãos de damasco triturados por dia.
  • Uma ingestão diária de 10 nozes ajudará a se livrar dos vermes.
  • A fricção para os pés é preparada a partir de 1 garrafa de vodka com volume de 500 ml e 1 colher de sopa. grãos de damasco triturados. A mistura é infundida em um local quente e escuro por três semanas. Depois de esfregar, as pernas são enroladas em um cobertor.
  • Os curandeiros populares até descobriram o uso da concha do nucléolo. Depois de fritar intensamente em uma panela, obtém-se cinzas. Antes das refeições, tome 1 colher de sopa. eu. para fortalecer os vasos sanguíneos.
  • Um coquetel ajuda a melhorar a imunidade, a restaurar a força. Pegue 200 g de nucléolos, despeje 0,6 l de água e bata tudo no liquidificador até obter leite.

Os curandeiros tradicionais estão tentando tratar doenças complexas do fígado, rins e sistema digestivo com sementes de damasco. No entanto, é melhor coordenar essas ações com um médico.

Por que caroços de damasco são úteis para mulheres

Os grãos de damasco são ricos em óleos naturais saudáveis ​​que ajudam as mulheres a manter a beleza. Os ácidos inibem o envelhecimento da pele, mantêm o equilíbrio hormonal. Em termos gerais, os ossos têm um efeito benéfico na saúde. O sistema nervoso e cardiovascular, melhora a composição do sangue.

O óleo de caroço de damasco é mais procurado pelas mulheres. É utilizado em sua forma pura para cuidar do corpo e dos cabelos. O óleo é amplamente utilizado em cosmetologia na fabricação de cremes, máscaras faciais.

Como tirar caroços de damasco para o câncer

Os curandeiros populares em muitos países concordam que os grãos de damasco têm um efeito único de inibir um tumor maligno. Os doentes podem comer até 40 g de nucléolos por dia, dividindo a dose em três partes iguais. A recepção é realizada por um mês, após o qual eles suportam uma pausa de 1,5 semana e continuam o curso novamente.

Devido à presença de vitamina B17 nos grãos de damasco, os cientistas apóiam a opinião dos curandeiros populares, mas ainda não há confirmação oficial. É a amigdalina que é usada na quimioterapia. A vitamina B17 é produzida na forma de um medicamento chamado Laetrile. O ingrediente ativo destrói as células cancerosas sem envenenar o corpo. Só é necessário não exceder a dose recomendada durante a ingestão.

Caroços de damasco em cosmetologia

Nos séculos passados, apenas mulheres ricas podiam usar óleo de caroço de damasco. Agora o produto está disponível para todas as mulheres. Em cosmetologia, o óleo nem sempre é usado na forma pura. É adicionado a xampus nutritivos, cremes para as mãos e rosto. Com base no óleo, são produzidos esfoliantes, loções de limpeza, máscaras. Um produto cosmético que contém um extrato de grãos de damasco promove a rápida cicatrização de feridas, suaviza as rugas, dá elasticidade ao corpo e previne a inflamação da pele.

Óleo de semente de damasco

O óleo não é extraído das próprias sementes, mas dos grãos de damasco. A tecnologia é chamada de método de prensagem a frio. Existem muitas receitas para máscaras faciais à base de óleo de damasco:

  • Limpeza. Uma parte da farinha de aveia em pó é misturada com duas partes de leite. Após uma infusão de cinco minutos, adicione metade de uma parte da manteiga e mel fresco.
  • Hidratante. Moa a gema com 1 colher de chá. óleo de damasco. A mistura é aplicada no rosto e mantida por 30 minutos.

Ao lavar, o óleo dos grãos de damasco é adicionado ao shampoo. O cabelo ganha brilho, sedosidade, força. Você pode fazer uma máscara adicionando 1 colher de sopa. eu. óleo de damasco algumas gotas de óleo de lavanda. A mistura é esfregada na cabeça 30 minutos antes da lavagem.

Aplicativos de culinária

Os grãos inteiros de damasco são usados ​​em bolos caseiros. Se você jogar alguns grãos no conhaque caseiro, a bebida vai adquirir um sabor de amêndoa. As anfitriãs fazem geléia incomum. Para isso, retire o caroço do damasco, descasque-o, retire o nucléolo e coloque-o de volta na fruta.

Na produção, os grãos de damasco são geralmente usados ​​como tempero na forma de pó moído. É adicionado na produção de sorvetes, confeitaria, molhos. Os chefs usam o tempero na preparação de pratos de carne e peixe, saladas, compotas, sobremesas doces.

Conselho! Você pode obter um tempero de amêndoa moendo os grãos dos grãos de damasco em um moedor de café, mas primeiro é necessário secá-los bem.

Prazo de validade e condições de armazenamento

Os grãos podem ser armazenados descascados e em cascas. De antemão, os caroços de damasco são bem secos. Uma noz crua rapidamente ficará bolorenta. Os grãos são armazenados em um frasco bem fechado.É aconselhável manter o recipiente longe da luz. Os caroços do damasco não podem ser armazenados por mais de 1 ano, pois os nucléolos acumulam substâncias nocivas.

Conselho! Os caroços de damasco expirados podem ser identificados pelo sabor amargo dos grãos.

Contra-indicações

Os médicos falam sobre a segurança de comer grãos de damasco, mas em medidas razoáveis. Apenas a intolerância individual ao produto pode ser refletida negativamente. É necessário abandonar completamente a ingestão: gestantes, diabéticos, pessoas com doenças agudas do fígado, trato gastrointestinal, sistema endócrino.

O vídeo fala sobre os perigos e benefícios das sementes de damasco:

Conclusão

Qualquer produto de origem natural é benéfico e prejudicial. Se você não tem certeza sobre a utilidade das sementes de damasco, não tente se convencer.

Testemunhos

Galina, 43 anos, Ulyanovsk
Eu uso os grãos apenas de damascos de frutos grandes. Tentei adicionar à geléia, pastéis. O resultado é um produto com sabor de amêndoa. Eu gosto.
Valeria, 37 anos, Oryol
Um pote de grãos de damasco moídos está sempre à mão na cozinha. Não gosto de temperar o segundo e o primeiro pratos, mas uso quando faço bolos, biscoitos, pastéis. Tentei fazer sorvete caseiro, ficou delicioso.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção