Contente
Existem castas que se deliciam com o tamanho e o sabor dos bagos. Infelizmente, eles podem se manifestar plenamente apenas no sul, onde há um verão longo e quente. Quem vive em regiões frias e não tem dinheiro para plantar uvas em uma estufa precisa escolher entre variedades que podem dar frutos mesmo com falta de calor. Uma delas é a uva Zilga. Não tem o tamanho dos cachos e dos bagos típicos das castas do sul e o sabor é bastante simples, mas esta casta destina-se a viticultores atarefados. Mesmo com cuidado discreto e sem abrigo para o inverno, ele regularmente dará cachos de uvas não muito grandes, mas desejáveis. Zilga pertence às variedades técnicas.
Características das notas técnicas
As variedades de uvas técnicas destinam-se a fazer vinho a partir delas. Regra geral, o vinho da mais elevada qualidade obtém-se a partir de castas de maturação média a tardia, mas também existe uma pequena quantidade de uvas de maturação precoce, bastante adequadas para a elaboração do vinho. Quais são as características das variedades de vinho:
- Eles são menos caprichosos com o solo.
- Eles podem perdoar o produtor por erros no cuidado, sem reduzir o rendimento.
- A maioria deles é altamente resistente à geada.
- Mesmo em verões frios, eles acumulam muito açúcar.
- Eles são fáceis de moldar e cuidar.
- Após a maturação, os bagos ficam muito tempo pendurados no arbusto e ao mesmo tempo acumulam açúcar.
- Variedades técnicas são fáceis de propagar.
- Eles estão crescendo rapidamente
- O uso de bagas em uvas técnicas é universal e o rendimento é alto.
Descrição e características
A variedade Zilga foi criada pelo criador letão P. Sukatnieks em 1964. Ele estava envolvido na criação e obtenção de variedades que podem crescer bem e dar frutos nas condições da Letônia. Zilga é o resultado da polinização de Smuglyanka por duas outras variedades de uvas: Yubileyny Novgorod e Dvietes Zilas. Em seu genótipo, como em algumas outras variedades da Letônia, há um gene de uvas Amur, foi ele quem deu a Zilga alta resistência à geada.
A casta não consta do Registo Estadual de Conquistas Genuínos, mas, segundo os jardineiros, é dele e de alguns outros que os viticultores inexperientes precisam para começar a cultivar esta baga ensolarada.
Características varietais:
- Zilga é uma variedade de uva técnica. Isso não significa que não possa ser consumido cru, mas é mais adequado para fazer vinho.
- As uvas Zilga amadurecem cedo. As primeiras bagas podem ser degustadas após 105 dias, desde que o CAT esteja a 2100 graus.
-
O vigor desta casta é elevado.
- A taxa de amadurecimento dos brotos é muito boa - 90%.
- Sua fertilidade também está em um nível decente - de 80 a 85%.
- A videira é cortada, deixando 5 a 7 olhos.
- Viticultores experientes para esta variedade recomendam uma formação correta de múltiplas mangas com uma liga na latada.
- As uvas Zilga são compatíveis com qualquer porta-enxerto.
- A variedade Zilga não requer racionamento da safra.
- A resistência à geada da variedade está em um bom nível - de -25 a -27 graus, portanto, as uvas hibernam normalmente na presença de cobertura de neve suficiente sem abrigo.
- Zilga é altamente resistente ao oídio e ao oídio - 4 pontos.
- A flor de Zilga é bissexual, portanto, não precisa de polinizadores.
Características dos frutos:
- O cacho é pequeno em tamanho e peso - cerca de 90g. Sua forma é cilíndrica-cônica, às vezes com asa.
- Em cristas vermelhas, de tamanho médio - até 2,3 g bagos azuis redondos com uma flor de ameixa pronunciada assentam bem firmes.
- A polpa é ligeiramente viscosa, com grande quantidade de suco levemente colorido.
- Ao longo dos anos, as bagas de Zilgi podem acumular de 18 a 22% de açúcar. Sua acidez é baixa - até 5 g / l.
-
Avaliação da degustação de frutos silvestres com aroma fraco a isabelle - 7,1 pontos.
As vespas não gostam desta variedade, as bagas podem ficar penduradas no arbusto por muito tempo e às vezes até arrasar. - O rendimento da variedade Zilga é muito alto. Com uma grande formação, até 23 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto.
- O uso de frutas vermelhas é universal: você pode usá-las como mesa ou como variedade de vinho.
Plantar e sair
As variedades técnicas têm características próprias na hora do plantio e da amamentação.
Seleção de assento
As uvas Zilga não têm requisitos especiais de solo. O que deveria ser:
- Conteúdo orgânico - de 2 a 4%.
- Acidez do solo de 5,5 a 6,5.
- De composição leve, arenoso e franco-arenoso.
- Lençol freático baixo.
Um local para o plantio da uva Zilga é escolhido bem iluminado pelo sol, fechado do vento frio do norte. Se uvas Zilga forem plantadas para decorar o gazebo, isso deve ser feito do lado sul.
Pousar
O plantio de mudas pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. Na primavera, as uvas Zilga são plantadas após o fim da geada da primavera, quando o solo aquece até 10 graus Celsius. No outono, as datas de plantio são calculadas levando em consideração o fato de que é necessário um mês sem geada para enraizar as uvas.
O método de plantio depende da textura do solo. Se for pesado, exigirá a formação de cristas e a melhoria do solo com a adição de areia. É necessário preparar um local para o pouso com antecedência, uma temporada antes. No plantio de um único arbusto, é feito um buraco com 60 cm de profundidade e -70 cm de largura, se houver vários arbustos colocados em fila, a distância entre eles é de 1,5 a 2,5 m. Entre as linhas deve haver cerca de 2 metros.
Algoritmo de aterrissagem:
- A parte superior da camada de solo é misturada com esterco podre, adicionando cerca de 200 g de superfosfato e a mesma quantidade de cloreto de potássio a cada arbusto. Agricultores experientes são aconselhados a embutir fertilizantes na parte inferior da cova de plantio, mas de forma que as raízes não os toquem.
- Uma muda é colocada em um monte da mistura de plantio, cujas raízes estão bem esticadas.
- Um tubo de plástico ou cerâmica é reforçado próximo a ele, seu diâmetro é de cerca de 4 cm.
- Derramado em um poço perto de um balde de água. Deve estar quente.
- As raízes são cobertas com a mistura de plantio preparada.
- Faça um rolo de terra ao redor da muda.
- Outro balde de água é despejado nele.
- Corte a muda em dois gomos, tratando o corte com parafina.
- Cubra o solo ao redor da muda com húmus.
Mais cuidados
As principais operações para o cuidado da uva são regar, alimentar, modelar e abrigar para o inverno.
Rega
As plantas jovens de uvas Zilga são regadas 4 vezes por temporada:
- Após a retirada do abrigo, até 4 baldes de água, cinzas misturadas na quantidade de 0,5 litro, são despejados na tubulação instalada e, se não estiver lá, sob o arbusto. Se não houver ameaça de geada, a água deve ser morna. Se for necessário adiar o início da estação de cultivo para proteger as plantas da geada, é necessária água fria.
- A segunda rega é realizada com a formação de botões.
-
A terceira rega é programada para coincidir com o final da floração.
Assim que os bagos das uvas Zilga começam a adquirir a cor característica da casta, toda a rega é interrompida. - A última rega é o carregamento de água. É realizado 7 dias antes do planejado para cobrir a planta para o inverno.
Para plantas adultas de uvas Zilga, a única rega por temporada é necessária - cobrança de umidade.
Top curativo
Via de regra, os fertilizantes aplicados no plantio de uma muda são suficientes para os três primeiros anos da estação de cultivo.No futuro, fertilizantes orgânicos e minerais terão que ser aplicados. No início do crescimento, a ênfase é na fertilização com nitrogênio, no meio do período vegetativo é necessário um fertilizante universal, após a formação dos bagos, a uva Zilga necessita de fósforo e potássio, após a colheita - apenas fertilizantes à base de potássio.
Poda de uvas
A poda formativa principal é feita no outono. Todos os rebentos fracos e verdes são cortados, os restantes são encurtados de acordo com o esquema de formação escolhido, partindo de 6 a 7 olhos.
A poda da primavera é higiênica; os brotos que secaram e cresceram durante o inverno são removidos. É feito antes do início do fluxo de seiva, mas sempre a uma temperatura não inferior a mais 5 graus.
Durante o verão, você precisará quebrar os brotos em excesso, remover enteados, perseguir uvas, mais perto do outono - remover as folhas que sombreiam os cachos maduros.
Para abrigar ou não uvas Zilga para o inverno? No caso de invernos sem neve e gélidos, é melhor fazer um seguro e construir um abrigo. Também é necessário para mudas no ano de plantio. No futuro, você pode viver sem abrigo.
Na hora de escolher o tipo de abrigo, é preferível dar preferência ao método de ar seco. Ao contrário do abrigo no solo, os olhos não vomitarão e os arbustos serão protegidos da geada com segurança.
Você pode assistir ao vídeo sobre a experiência de cultivo de variedades de uvas resistentes à geada usando o método de Chuguev:
Testemunhos
Conclusão
A uva Zilga é uma das poucas variedades técnicas que pode crescer na maioria das regiões do nosso país, e em cultura aberta. O sabor não muito marcante dos frutos silvestres é compensado pelo alto rendimento e pela despretensão da variedade. Ele é muito digno de estar em todas as vinhas.
"Zilga é altamente resistente ... ao mofo"
Deitado. Tão instável que terá de ser arrancado. Rusbol está crescendo nas proximidades - não enjoa de nada. Geralmente.
E onde você mora? Eu tenho um zilga no noroeste sem qualquer tratamento por muitos anos. E as condições para o desenvolvimento de doenças fúngicas são as mais adequadas: verões frequentemente chuvosos e frios, nevoeiros densos anuais, surtos constantes de doenças fúngicas em hortaliças que crescem nas proximidades.