Contente
Cogumelos ostra (Pleurotus) são uma família de basidiomicetos lamelares da classe Agaricomecytes. Seus nomes são determinados pela forma de seus chapéus, ou seja, por sua aparência. Em latim, pleurotus significa "orelha", em países de língua inglesa são chamados de "cogumelo ostra" por causa da semelhança com uma concha de ostra. Na Rússia, o nome "cogumelo ostra" aderiu aos cogumelos porque eles aparecem na primavera. Das 30 espécies do gênero cogumelo ostra, a pulmonar é uma das mais difundidas no mundo.
Onde o cogumelo ostra pulmonar cresce?
O cogumelo ostra (Pleurotus pulmonarius) cresce nas zonas tropicais e temperadas do globo, na Rússia é encontrado em todos os lugares. São fungos saprofíticos que se acumulam em prateleiras em madeira morta e em decomposição, causando podridão branca. Eles preferem espécies de árvores de folhas largas - tília, bétula, álamo, carvalho, faia, às vezes encontradas em coníferas. Eles crescem em troncos ou no solo nas raízes. Eles são cultivados com sucesso por humanos. Fotos e descrições de cogumelos ostra pulmonares, apresentadas abaixo, ajudarão a distingui-lo de cogumelos semelhantes.
Como é o cogumelo da ostra da primavera?
O cogumelo ostra pulmonar (esbranquiçado, faia, índia, fênix) forma os corpos frutíferos do caule, coletados em rosetas. A tampa é larga, com 4 a 10 cm de diâmetro, em forma de língua ou leque com uma borda fina dobrada, freqüentemente ondulada ou rachada. A pele é lisa, branca ou ligeiramente cremosa e pode ser castanha clara. A polpa é branca, densa e fina. As placas são leves, de espessura média, freqüentes, descendentes. A perna pode estar ausente ou na infância. Se estiver presente, é curto, espesso, confeccionado, cilíndrico, lateral ou excêntrico, tomentoso-pubescente. A sua cor é ligeiramente mais escura que a do gorro, a estrutura é densa, até um pouco dura com o envelhecimento. Os esporos são brancos. O cogumelo tem sabor e aroma agradáveis, frutifica em maio-outubro.
É possível comer cogumelos ostra pulmonares
O cogumelo ostra esbranquiçado tem uma ampla gama de propriedades nutricionais e medicinais:
- é uma excelente fonte de proteínas, carboidratos, fibras e tem baixo teor de gordura;
- contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, seu uso tem um efeito positivo no corpo humano;
- possui atividade antimicrobiana, antiviral e fungicida;
- ajuda a baixar os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.
Os polissacarídeos contidos nesses cogumelos da primavera têm atividade antitumoral contra certos tipos de sarcomas e câncer cervical.
Falsos duplos de cogumelo ostra pulmonar
Todas as variedades da família pleurótica têm características externas comuns: às vezes é difícil determinar suas espécies. Todos eles são comestíveis e não haverá problemas se, em vez de uma subespécie, outra cair na cesta de cogumelos. Mas também existem espécimes não comestíveis semelhantes a eles. Eles pertencem a outros gêneros. Não existem espécies venenosas entre eles.
Cogumelo-ostra laranja (Phillotopsis nidulans)
O representante da família Ordovkovye ou Tricholomovye, de outra forma é chamado de Phillotopsis semelhante a um ninho. Possui um chapéu em forma de leque com um diâmetro de 20-80 cm, com uma superfície característica densamente pubescente. O corpo do fungo é de cor laranja brilhante ou laranja amarelado. A polpa é ligeiramente pálida, as placas são mais brilhantes do que a superfície da tampa. O pedúnculo da filotopsia em forma de ninho está ausente. A polpa tem sabor amargo e odor desagradável. Frutificação no outono - setembro-novembro.
Placa de crepidoto (Crepidotus crocophillus)
Na vida cotidiana, esse cogumelo é chamado de "orelhas de sol". O corpo da frutificação é constituído por uma pequena tampa (até 5 cm), que se fixa à madeira pelo rebordo. É semicircular, com uma superfície finamente escamosa laranja-marrom ou marrom claro e uma borda lisa e dobrada. A polpa é adocicada ou amarga, inodora.
Folha de serra ou feltro (Lentinus vulpinus)
Difere do cogumelo comestível na cor marrom-amarelada ou bege, superfície de feltro e borda irregular da tampa. O corpo do fruto do fungo é mais rígido e grosso.
Regras de coleta
Os cogumelos ostra crescem durante a estação quente - de abril a setembro. É melhor colher cogumelos jovens, com a idade, a polpa torna-se dura, o sabor deteriora-se. Eles precisam ser cortados com uma faca e toda a emenda de uma vez. Deve ser dada preferência àqueles em que o diâmetro das tampas dos maiores exemplares não exceda 10 cm. Ao cortar uma emenda, não é necessário deixar pequenos cogumelos: eles não crescerão e morrerão. Durante a coleta, o cogumelo ostra pulmonar deve ser imediatamente colocado em um recipiente para transporte: a transferência repetida leva à perda da apresentação do cogumelo. Os cogumelos frescos podem ser armazenados na geladeira por até 4 dias.
Como cozinhar cogumelos ostra pulmonares
O cogumelo ostra é um cogumelo universal. É preparado separadamente e misturado com outros cogumelos. São colocados em sopas, usados como recheio de produtos de massa, os molhos aromáticos são obtidos na sua base, secos, salgados, em conserva, assados. Os corpos de fruto devem ser lavados com muito cuidado - são muito frágeis. Você não precisa remover a pele. Não é necessário fervê-los antes de fritar ou assar. Este cogumelo é muito popular na culinária japonesa, coreana e chinesa.
Conclusão
O cogumelo ostra é um bom cogumelo comestível. Pertence às poucas espécies da família que são cultivadas comercialmente. O cogumelo ostra cresce muito rapidamente, pouco exigente em cuidados. As condições ideais são temperatura de 20-30 ° C, umidade de 55-70% e presença de substrato lignocelulósico: serragem, folhas, palha, algodão, arroz, milho e outros resíduos vegetais. Muitas pessoas cultivam cogumelos ostra para uso pessoal em casa ou no quintal.