Contente
A russula dourada é uma representante do gênero russula (Rusula) da família russula. Esta é uma espécie de cogumelo bastante rara que não é freqüentemente encontrada nas florestas russas e é comum nas florestas decíduas e decíduas da Eurásia e América do Norte.
Onde os russules dourados crescem
O fungo cresce em florestas decíduas, mas pode ser encontrado em florestas de coníferas e em plantios mistos, principalmente na borda. Ela cresce bem em solo comum de floresta, espécimes únicos e pequenas famílias são mais comuns. Uma russula dourada aparece no início do verão e é colhida até as primeiras geadas de outono.
Na Rússia, o cogumelo é raro, mas é encontrado no sul do Território de Krasnoyarsk, mais freqüentemente pode ser encontrado no Extremo Oriente e muito raramente na parte europeia do país. Distribuído em florestas de bétulas e coníferas da Sibéria Ocidental.
Como é a russula dourada
Este é um belo cogumelo de frutos grandes com uma cor de tampa brilhante. Sua cor pode ser laranja escuro, ouro claro, tijolo e até vermelho. A parte inferior do cogumelo (caule) é larga, cilíndrica, branca
Descrição da russula dourada
A russula dourada (Russula aurata) tem uma tampa grande, forte e plana. Seu diâmetro pode chegar a 12 cm Nos cogumelos velhos, o formato da tampa forma um pires com bordas em relevo. Sua parte central fica clara, dourada, as bordas ficam mais escuras. A cor pode ser vermelho tijolo, laranja, o meio é amarelo, dourado. A borda da tampa é nervurada, nervurada.
A perna é grossa, geralmente regular, mas pode ser ligeiramente curvada. É cilíndrico, branco-acinzentado, amarelo pálido embaixo. Seu diâmetro chega a 3 cm. A altura da perna pode variar de 3 a 8 cm. A superfície pode ser lisa ou coberta por uma rede de rugas superficiais; nos cogumelos velhos, a superfície fica frouxa.
A polpa é frágil, quebradiça, quebradiça, inodora. Após o corte do cogumelo, sua cor não muda nas fatias. Sob a pele, a cor da polpa é amarelo pálido.
As placas são frequentes, arredondadas nas bordas, não aderidas ao pedículo. Seu comprimento pode variar de 6 a 10 cm Nos cogumelos jovens, a cor dos pratos é cremosa, com o tempo começa a amarelar.
Os esporos são ovóides, brancos, cobertos por pequenos tubérculos frequentes, formando uma malha. Pó branco de esporo.
É possível comer russula dourada
A coleta começa no final de junho e termina com a chegada de outubro. Muitas vezes você pode encontrar um cogumelo ao pé de um carvalho em um monte de sua folhagem. O representante dourado da família russula pode ser colocado com segurança em uma cesta de cogumelos e comido em qualquer forma: salgado, em conserva, frito ou cozido. Mas, apesar do nome revelador do cogumelo, não é recomendável comê-lo cru.
Saborear qualidades de russula dourada
A russula dourada pertence à espécie de cogumelos comestíveis e tem um bom gosto.A polpa é ligeiramente adocicada, o amargor está totalmente ausente. Não há cheiro característico de cogumelo.
Benefício e dano
Russula golden é consumido como um substituto natural da proteína animal e da carne. Contém vitaminas B2 e PP e é totalmente isento de gordura. É também um produto de baixa caloria que as pessoas que controlam seu peso podem comer com segurança.
A russula dourada é semelhante a alguns tipos de cogumelos não comestíveis e condicionalmente comestíveis, por isso deve ser colhida com muito cuidado. Apesar do nome, cogumelos frescos não são consumidos, pois podem ter consequências imprevisíveis.
Os médicos não recomendam comer cogumelos, incluindo russules, para pessoas com doenças pancreáticas. Eles também são proibidos para crianças menores de 12 anos.
Na composição, à semelhança de outros cogumelos comestíveis, existe uma proteína quitina, que confere uma grande carga ao sistema digestivo humano. Uma porção de cogumelo para um adulto não deve exceder 150 g, por isso é mais fácil para o sistema digestivo digerir um produto pesado.
Falsas duplas de russula dourada
Um colhedor de cogumelos inexperiente pode confundir uma russula dourada com uma bela russula. A cor de seus bonés e o formato das pernas são quase iguais. Em uma bela russula, o chapéu tem uma cor mais vermelha, mais escura ou rosa claro. A perna também é pintada em rosa claro. A polpa é firme em todo o corpo do cogumelo, após o corte não se desintegra. Além disso, esta espécie tem um odor frutado pronunciado e, quando cozida, começa a cheirar a terebintina. Este cogumelo pertence ao grupo comestível condicionalmente, uma vez que não difere no bom gosto, após o processamento exala um odor desagradável.
A russula vermelho-sangue é outro membro não comestível da família que se parece com uma russula dourada. Em um cogumelo não comestível, a tampa é muito mais escura e tem uma cor vermelha ou rosa pronunciada. A perna é rosa pálido e na russula dourada é amarelada. O cogumelo é classificado como uma espécie condicionalmente comestível, pois tem um sabor amargo desagradável e causa leve desconforto gastrointestinal.
O uso da russula dourada
Este tipo de cogumelo é amplamente utilizado na culinária. O assado é preparado a partir deles, acompanhamentos, em conserva, salgados, secos para uso futuro.
Antes de cozinhar, é recomendável regar o cogumelo com água a ferver para tornar a polpa mais elástica e manter a sua forma, principalmente se for decapada ou enrolada em potes. Obtém-se uma saborosa russula cozida em molho de creme de leite. Eles podem ser usados para fazer tortas e coberturas de pizza. Russula salgada pode ser comida no dia seguinte. Eles também podem ser rolados em bancos e colhidos para o inverno.
Existe outra maneira de colher para uso futuro - é a secagem. Cada russula é lavada, seca e amarrada em fios, e então pendurada em uma sala seca e quente. Assim, o cogumelo murcha e seca gradualmente, mas ao mesmo tempo retém todas as qualidades do sabor e até as realça. Posteriormente, deliciosos caldos de cogumelos e sopas podem ser preparados a partir desse branco.
O cozimento da russula dourada não leva muito tempo: basta fervê-la uma vez por meia hora e adicioná-la a qualquer prato. Antes de cozinhar, recomenda-se que a russula dourada seja imersa em água e deixada durante a noite ou imersa em um líquido por algumas horas.
Conclusão
A russula dourada é um cogumelo grande e bonito que pode ser colhido e comido sem medo. No território da Rússia, é um representante bastante raro da família Russula, mas em algumas regiões cresce em quantidades suficientes. Prefere florestas decíduas e mistas na parte norte do país. É bastante versátil, tem um bom gosto, pode preparar qualquer prato de cogumelos a partir dele.Durante o processo de coleta, é importante não confundir a russula dourada com suas contrapartes não comestíveis que causam intoxicação alimentar.