Contente
Birch russula é um cogumelo incluído na espécie de russula. É considerado comestível condicionalmente, o que significa que só pode ser consumido após tratamento térmico ou conservação. O principal é se livrar do gosto picante e da película tóxica na tampa.
Onde a russula de bétula cresce
Esta espécie adora solos úmidos e lugares frescos, portanto, cresce nas regiões do norte: Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia, Grã-Bretanha, Escandinávia. Pelo nome, fica claro que a bétula russula se sente confortável em florestas de bétula. Você também pode encontrá-los entre as coníferas, ao lado das quais crescem bétulas, bem como em solos pantanosos.
Como é a russula de bétula
Na aparência, russula típica com uma cor vermelho-cobre pálido ou lilás claro. O caule do cogumelo é leve, quase branco. Frágil, plano, deprimido no centro, com centro amarelado, o gorro pode atingir 5 cm de diâmetro. Os jovens representantes da bétula da família Syroezhkov são caracterizados por uma borda ondulada. A pele é sempre removida facilmente.
As placas da russula de vidoeiro são raras e quebradiças, e sua carne é frágil, acinzentada. A perna é uniforme ou ligeiramente estreita até a tampa, é forte na estrutura, mas torna-se quebradiça com o aumento da umidade. Os esporos da variedade de vidoeiro de Syroezhkovy são brancos.
É possível comer russula de vidoeiro
Tradicionalmente, a russula de bétula não é utilizada na culinária, pois, de acordo com a classificação, pertence à categoria comestível condicionalmente. Isso significa que, com processamento adicional, os representantes dessa espécie não causam envenenamento, mas sua pele contém toxinas que irritam o intestino. Se o cogumelo for processado termicamente, tendo-o previamente descascado, perde o seu amargor e torna-se utilizável.
Qualidades de sabor
Birch russula não é a mais deliciosa dos membros da família. É amargo, com notas pungentes pronunciadas. Mas essa qualidade não atrapalha a preservação do produto: os pickles estão saturados.
A polpa dos frutos é frágil, sua textura é agradável, mas é difícil tirar os representantes da família Syroezhkovy da floresta inteira, é necessário colocá-los cuidadosamente em uma cesta, deixando espaço suficiente para para não apertar os corpos frutíferos. Quando cozinhadas corretamente, as tampas e as pernas são ótimas para refogar, massas e sopas.
Benefício e dano
Recentemente, essa variedade foi avaliada na medicina popular como uma desintoxicação. O produto limpa o estômago e os intestinos, remove toxinas e toxinas do corpo. As matérias-primas do cogumelo contêm vitaminas raras: E, PP, grupo B e C.
Com baixo teor calórico (menos de 19 kcal por 100 g), a bétula russula é enriquecida com ácidos graxos, dissacarídeos, monossacarídeos e fibra alimentar. O produto também contém um conjunto de oligoelementos: sódio, potássio, fósforo, ferro e magnésio. O conteúdo de lecitina evita a deposição de placas de colesterol.
É interessante que, além dos benefícios para o corpo humano, o cogumelo seja ativamente utilizado na fabricação de queijos. A enzima russulin contida no produto acelera a coagulação do leite.
Os representantes do vidoeiro da família Syroezhkovy são tóxicos se preparados inadequadamente. Comidos crus, eles causam diarreia, inchaço e náuseas. Esse tipo é longo e pouco absorvido pelo corpo, de modo que a porção máxima diária é de 150 gramas, enquanto crianças e idosos não comem russula.
Regras de coleta
O calendário da maturação dos cogumelos é caprichoso: em anos diferentes, aparecem mais ou menos frutos, dependendo das condições meteorológicas. A época da colheita começa em julho e termina em meados de outubro. É correto não arrancar a bétula russula, mas cortá-la com uma faca afiada, para não danificar o micélio e obter uma nova safra na próxima safra.
Falsas duplas de russula de vidoeiro
Existem mais de 10 variedades de falsa russula, todas com sabor amargo pronunciado e odor desagradável, muitas vezes de cores vivas. Eles não provocarão intoxicações graves, mas queimam as membranas mucosas, irritam o estômago, causam um reflexo de vômito e perturbam o trato digestivo. As principais espécies falsas são:
- Russula a mais graciosa... Ele copia completamente a variedade de bétula, mas ainda pertence ao falso cogumelo. Seu chapéu é mais claro e um pouco menor, mas o mesmo achatado e côncavo. O sabor é mais acentuado. A perna é longa, com 5 a 6 cm de comprimento, oca, com uma coloração rosada ou cinza. Este duplo não causa intoxicações graves, mas após seu uso irão aparecer náuseas e diarréia.
- Russula frágil... Distingue-se por uma cor instável: pode ser vermelho-violeta, verde-oliva, cinza, branco, amarelado. Ela tem placas raras, uma pele viscosa e de escamas finas. Estes cogumelos não são comestíveis devido ao seu sabor amargo e pungente e ao seu odor desagradável.
- Russula marrom arroxeada... Você pode distingui-los da bétula por seu cheiro específico, que lembra aquele que uma caixa de rapé ou cigarreira tem. O pó de seus esporos é ocre, o sabor das cápsulas é desagradavelmente amargo. Os frutos jovens têm um tom vermelho-lilás.
- Russula rosa... Possui um gorro de 4 a 10 cm de diâmetro, de formato hemisférico, que posteriormente se desdobra, torna-se côncavo no centro. A superfície do cogumelo é seca, com uma borda espessa e uniforme, no tempo úmido torna-se levemente pegajoso. Uma característica distintiva é uma cor rosa-avermelhada com manchas branco-amareladas indistintas e uma pele não removível.
Você pode aprender mais sobre russula rosa no vídeo:
Como cozinhar russula de vidoeiro
Os cogumelos russula de bétula não têm apenas qualidades nutricionais únicas, mas também cheiram bem. Os pratos cozinhados neste caldo de cogumelos com a adição de chapéus e pernas absorvem todos os nutrientes e têm um aroma rico.
Birch russula pertence à categoria de comestível condicionalmente, permitida para consumo somente após tratamento térmico, que também remove o amargor. Quanto ao picante, não pode ser retirado com fritura, por isso é melhor marinar ou cozinhar as frutas. Eles são pré-lavados, separados e limpos da película superior, que contém toxinas.
Lanches frios em lata são geralmente feitos de russula de bétula. Para preparar os chapéus em migalhas de pão, você precisará de:
- letras maiúsculas (300 - 500 g);
- ovo;
- 200 g de farinha;
- 100 g de pão ralado;
- sal;
- óleo de girassol (0,5 - 1 l)
Procedimento de cozimento:
- Descasque os chapéus e corte-os ao meio.
- Mexa o ovo, adicione sal.
- Mergulhe cada parte em um ovo, farinha e biscoitos.
- Jogue em óleo fervente, frite.
- Divida em potes de meio litro, esterilize por 1 colher de chá.
Armazene as peças de trabalho em um local escuro.
Caviar de cogumelo perfumado é obtido da russula, para a preparação do qual você precisará:
- 1 kg de massa de cogumelo;
- 50 g de sal;
- cebolas (1 - 2 cabeças);
- óleo de girassol (500 g).
Sequenciamento:
- Os russula são lavados, descascados e descascados, fervidos por 30 minutos, retirando a espuma.
- Em seguida, são dobrados sobre uma toalha ou em uma bolsa de lona para secar por 4 horas.
- Pique ou moa em um moedor de carne com cabeça de cebola, adicione sal e pimenta a gosto.
- A massa resultante é espalhada em potes e despejada com óleo vegetal quente.
- Em seguida, eles são enrolados com tampas.
Os espaços em branco são armazenados na geladeira por até 2 meses.
A russula de bétula também pode ser salgada em barris. Para fazer isso, os cogumelos são empilhados (pernas para cima) em um recipiente, polvilhado com sal, a camada superior é folhas de groselha, raiz-forte e alho. Uma samambaia é colocada bem no topo, tudo é despejado com água fervente e deixado por 40 dias.
Conclusão
Birch russula não é um cogumelo versátil. Na hora de prepará-lo surgem dificuldades: é preciso limpeza, processamento, exposição adequada. Os verdadeiros gourmets que sabem muito sobre o gosto amargo-picante são capazes de avaliar as propriedades de tais frutas. A coleta de tais cogumelos é recomendada para colhedores de cogumelos com experiência.