Russula castanha: foto e descrição

Nome:Russula castanha
Nome latino:Russula xerampelina
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Russula perfumada
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Registros: solto
  • Cor: castanho-avermelhado
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (de posição indeterminada)
  • Ordem: Russulales
  • Família: Russulaceae (russula)
  • Gênero: Russula (Russula)
  • Visualizar: Russula xerampelina (Brown russula)

A russula castanha é um cogumelo muito saudável e saboroso, que em muitas áreas é considerado uma verdadeira iguaria. Para não passar por esse fungo na floresta e processá-lo corretamente após a coleta, é necessário ler a descrição detalhada.

Onde os russules ficam castanhos

Você pode encontrar a russula marrom em toda a faixa do meio, bem como nas regiões mais ao norte da Rússia. Na maioria das vezes, os cogumelos crescem em florestas de coníferas, principalmente de pinheiros, mas eles podem escolher florestas de carvalho e bétula como habitat.

Os fungos crescem individualmente e em famílias pequenas, mas os cogumelos isolados aparecem com mais frequência. Você pode ver o fungo na floresta já em julho, e a frutificação continua até outubro.

Como são os russules quando ficam castanhos

Como outros cogumelos da família russula, os fungos jovens de uma espécie acastanhada têm uma capa convexa e, nos adultos, é plana com bordas ligeiramente curvas. O diâmetro do gorro cresce até cerca de 8 cm, a cor da pele na parte superior varia de azeitona escura a bordô em uma idade jovem, e na idade adulta freqüentemente torna-se marrom-amarelado. A tampa em forma de cogumelo tem um aspecto e toque seco, suave e mate. A superfície inferior consiste em pratos brancos frequentes, nos cogumelos velhos é amarelo-acastanhado.

A foto e a descrição da russula marrom indicam que o fungo geralmente se eleva acima do solo em não mais de 7 cm, a perna arredondada atinge 2 cm de circunferência. Nos cogumelos jovens, a perna é densa e com polpa por dentro, mas com o tempo torna-se oca. A cor da perna é branca ou com tonalidades avermelhadas. No corte, a polpa do fungo é elástica e densa, ligeiramente amarelada e escurecendo ao ar.

Importante! O fungo emite um aroma pronunciado de arenque, razão pela qual é freqüentemente chamado de “arenque”. No entanto, o cheiro é sentido apenas em cogumelos crus, após o processamento, o aroma desaparece.

É possível comer russules marrons

O cogumelo pertence à categoria comestível - definitivamente é permitido comê-lo. Além disso, a russula marrom é considerada uma iguaria deliciosa, muito valorizada não só na Rússia, mas também nos países europeus.

Qualidades do sabor da russula ficando marrom

O ataque de fungos tem duas grandes vantagens ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, tem um sabor muito bom, não só quando salgado, mas também depois de fervido ou assado. Um cogumelo fresco pode afastar o cheiro forte de arenque, mas se você ferver a polpa por um curto período de tempo, o aroma específico desaparecerá completamente.

Além disso, a russula que escurece requer um tratamento térmico mínimo. Nem é necessário molhá-lo, como a maioria dos outros cogumelos, basta enxaguar os fungos pelados e lavados em água fria antes de ferver ou fritar. Isso também aumenta a popularidade culinária do fungo.

Benefício e dano

A polpa deliciosa pode ter um efeito muito benéfico no corpo humano.O fungo contém vitaminas e minerais, fibras e ácidos orgânicos, aminoácidos e enzimas.

Como resultado, o fungo fornece os seguintes benefícios à saúde:

  • melhora os processos metabólicos e ajuda a limpar o corpo;
  • aumenta a resistência e fortalece o sistema imunológico;
  • tem um efeito curativo nos vasos sanguíneos e no coração;
  • previne o desenvolvimento de aterosclerose e reduz os níveis de colesterol;
  • ajuda a perder peso sem prejudicar a saúde - em 100 g de cogumelos existem apenas 19 kcal.

Ao mesmo tempo, russules dourados úteis também podem ter um efeito negativo no corpo. Você precisa se recusar a usá-los:

  • se você tem uma alergia individual;
  • com menos de 7 anos, geralmente é melhor para crianças pequenas não experimentar cogumelos;
  • com doenças gástricas agudas;
  • com pancreatite;
  • com doenças intestinais graves.

Deve ser lembrado sobre as normas de uso, pode-se comer fungos marrons em quantidade não superior a 150 g por dia. Além disso, não é recomendado comer fungos à noite, eles são digeridos por muito tempo, e se você comê-los muito tarde, irá evitar que você adormeça e cause desconforto estomacal.

Regras de coleta

É necessário coletar russula marrom em áreas ecologicamente limpas perto do outono. A maioria dos cogumelos são encontrados em agosto e setembro, quando crescem especialmente abundantemente.

Para fins alimentares, é melhor cortar cogumelos jovens. É muito fácil reconhecê-los - a capa das rúcias marrons jovens geralmente ainda retém uma leve protuberância e as placas na parte inferior permanecem completamente brancas e intactas. É melhor ignorar os cogumelos velhos, na maioria das vezes eles são fortemente afetados por insetos e simplesmente não podem ser usados ​​para alimentação. Além disso, as qualidades gustativas dos russules marrons crescidos são muito piores, sua polpa é dura e densa e não têm um sabor delicioso.

Atenção! A coleta é feita com uma faca afiada - o cogumelo é cortado ao longo da perna, não muito acima do solo. Não vale a pena retirar todo o fungo do solo, caso em que o micélio será danificado, o que significa que o fungo não será capaz de crescer novamente no mesmo local.

Falsos duplos de russules crescendo marrons

O fungo tem uma aparência bastante reconhecível, mas ainda pode ser confundido com alguns outros cogumelos. Principalmente fungos da mesma família tornam-se falsos homólogos da russula marrom.

Amêndoa russula

Em estrutura e tamanho, os cogumelos são muito semelhantes entre si. No entanto, a tampa da variedade de amêndoa é leucocitária ou com toque de mel. A principal diferença está no sabor e no cheiro, como o nome sugere, amêndoa russula cheira claramente a amêndoas e tem um sabor bastante picante.

Russula vermelha dourada

Outro cogumelo semelhante à russula marrom difere dele em sua tampa de tijolo vermelho-laranja com uma leve tonalidade roxa. O sabor do fungo é bastante agradável, adocicado, mas distingue-se pelo cheiro, ou melhor, pela ausência, pois a variedade vermelho-ouro não exala aroma.

Russula inteira

Este cogumelo é semelhante à variedade acastanhada, mas a tonalidade da tampa é amarelo-oliva, marrom ou vermelho profundo. Você pode reconhecer uma russula inteira pelas manchas amareladas no caule e pelo gosto pungente da polpa dos cogumelos adultos.

Conselho! Os duplos listados são adequados para consumo e não representam um perigo. No entanto, os métodos de processamento são diferentes e, em termos de sabor, os cogumelos são visivelmente inferiores à russula castanha, por isso, na hora da colheita, é necessário ter cuidado.

O uso de russula russules

Na culinária, o fungo é utilizado em toda parte, é salgado e frito, fervido, consumido no primeiro e segundo pratos, adicionado aos recheios de tortas de carne e assados ​​de sobremesa. A vantagem vantajosa da russula castanha é o curto tempo de processamento, por exemplo, ao salgar o fungo pode ser consumido em algumas semanas.

O fungo é usado não só na culinária, mas também na medicina.A rica composição química dos corpos de frutificação desta espécie de russula torna possível seu uso para a criação de preparações farmacológicas. Extratos e extratos do fungo podem ser encontrados na composição de medicamentos anticâncer, também é usado para tratar doenças infecciosas e se livrar de parasitas.

Conclusão

A russula castanha é um cogumelo muito saboroso, fácil de manusear e útil. Pode ser usado na maioria dos pratos culinários, o fungo tem alto valor para a saúde e também se satura bem, embora seu teor calórico seja baixo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção