Contente
Além dos cogumelos usuais, existem na natureza espécies que não são muito semelhantes a eles, nem na aparência, nem no estilo de vida e no propósito. Isso inclui estéreo de feltro.
Ele cresce em árvores e é um fungo parasita que ataca árvores vivas e doentes, ou vivas, saudáveis, alimentando-se delas e causando doenças na madeira. Mas, ao mesmo tempo, não é desprovido de propriedades úteis, que vale a pena conhecer, bem como sobre a área de distribuição, aparência e tipos semelhantes de estéreo de feltro.
Onde o estéreo de feltro cresce
No território da Federação Russa, o estéreo de feltro de um ano é distribuído por toda a zona da floresta. Na maioria das vezes, pode ser encontrado na madeira de árvores mortas, mas também em espécies caducas vivas (bétula, carvalho, álamo tremedor, amieiro, salgueiro). O fungo também é encontrado. Das coníferas, o estereum escolhe troncos de pinheiro para o resto da vida. Seu habitat usual é em tocos, madeira morta, galhos. Os cogumelos organizam seus corpos frutíferos na forma de telhas em grandes grupos. Seu período de frutificação é no verão e no outono, até dezembro. Em regiões com clima ameno, o crescimento continua ao longo do ano.
Qual é a aparência de um estéreo de feltro?
No início do crescimento, os corpos frutíferos parecem uma crosta amarela ou marrom, espalhada sobre a superfície de uma árvore ou outro substrato. Mais tarde, sua borda é dobrada para trás e um chapéu é formado. É magro, cresceu lateralmente ou é sedentário. Ele está preso praticamente em um ponto onde há um pequeno tubérculo. A espessura da tampa é de cerca de 2 mm, a sua forma tem a forma de uma concha com um bordo ondulado ou simplesmente dobrado. Em diâmetro, a cabeça do estéreo de feltro chega a 7 cm.
Os corpos dos frutos são organizados em fileiras em grandes grupos. Mais tarde, eles crescem junto com as laterais dos gorros, que juntos formam "babados" longos e intrincados.
O lado superior da cabeça do estereum tem uma superfície aveludada de feltro. A borda é claramente definida, é mais leve que o resto e possui anéis concêntricos. Com o tempo, escurece, coberto por algas epífitas verdes.
A cor dos cogumelos depende da idade, das condições climáticas e meteorológicas e do local de crescimento. Os tons de estéreo feltrado variam de laranja-acinzentado a marrom-avermelhado e até mesmo mirtilo brilhante.
A parte inferior da tampa é lisa e opaca, enquanto nos corpos de frutificação antigos é enrugada, de cor cinza desbotada ou acastanhada. Os círculos concêntricos estão presentes, mas são fracamente expressos em tempo seco e muito mais pronunciados em tempo chuvoso.
A polpa dos representantes da espécie é densa, muito dura, praticamente sem cheiro e sabor.
É possível comer estéreo de feltro
Além dos cogumelos comestíveis e venenosos, existem os não comestíveis. São consideradas espécies que uma pessoa não come por vários motivos. Eles não são venenosos. Eles podem se tornar não comestíveis devido ao gosto ruim, a um odor desagradável, à presença de espinhos ou escamas nos corpos dos frutos ou ao seu tamanho muito pequeno. Uma das razões para a impossibilidade de comer é a raridade da espécie ou o habitat incomum dos cogumelos.
O feltro estéreo pertence à categoria não comestível devido à sua rigidez.
Espécies semelhantes
As espécies próximas aos estereos feltrados são trametes de pêlo grosso, enrugados e multicoloridos.
Cabeludo
Seus corpos frutíferos são de cor mais brilhante e têm uma superfície lanosa. As zonas da parte inferior das tampas são um pouco menos pronunciadas do que no estéreo de feltro e têm cores muito vivas. Após o início do inverno e geadas, esta espécie muda sua cor para marrom acinzentado com uma borda iluminada.
Enrugado
O estereo dessa variedade possui corpos de frutificação perenes que se fundem e formam listras e manchas na superfície do substrato. O himenóforo de tais representantes é acidentado, acastanhado com uma cobertura cinza, após o dano torna-se vermelho.
Trametes multicoloridos
O fungo pertence ao fungo tinder. Seu corpo frutífero é perene, em forma de leque. Ele é preso lateralmente à madeira. Sua base é estreita, sedosa ao toque. A cor é muito brilhante, multicolorida, composta por áreas brancas, azuis, vermelhas, prateadas e pretas na tampa. É extremamente difícil confundir tal caso com outras espécies.
Inscrição
Apesar da espécie não ser comestível, o estéreo de feltro possui uma série de qualidades medicinais, que estão associadas ao fato de substâncias com propriedades antitumorais e antimicrobianas terem sido encontradas e isoladas em seus corpos frutíferos.
O extrato de cogumelo tem uma alta atividade antibacteriana contra bactérias em forma de bastonete, que é o agente causador de uma forma rara de pneumonia.
Substâncias obtidas de corpos de frutas frescas são capazes de combater o bacilo de Koch, iniciar processos necróticos em células cancerosas.
Conclusão
O estéreo de feltro não é comestível, os catadores de cogumelos não estão empenhados em colhê-lo, mas é outro representante da natureza viva, combinando as características de plantas e animais - o reino dos cogumelos. O conhecimento das características do crescimento da cultura ajuda a compreender a natureza e fornece a base para o estudo da micologia.