Contente
Stereum purple é uma espécie não comestível da família Cifell. O fungo cresce como saprotrófico em tocos e madeira seca e como parasita em árvores decíduas e frutíferas. Freqüentemente, ele se instala nas paredes de prédios de madeira, levando à rápida degradação e destruição. Para reconhecer um cogumelo, você precisa estudar sua descrição e ver uma foto.
Onde o estereum roxo cresce
A variedade começa a frutificar de setembro a meados de dezembro. Pode ser visto em madeira seca, tocos de árvores e troncos vivos e raízes de árvores decíduas. Cresce em vários grupos, raramente espécimes únicos. Quando as safras de horticultura são danificadas, isso causa podridão branca como a neve e doença do brilho leitoso. A doença pode ser reconhecida pela descoloração da folhagem, que eventualmente se torna brilhante com um brilho prateado pronunciado. Sem tratamento, após 2 anos, os ramos da árvore afetada desprendem-se da folhagem e secam.
Qual é a aparência do estéreo magenta?
O estéreo roxo é uma espécie parasita com um pequeno corpo frutífero em forma de disco, com cerca de 2-3 cm de tamanho. Uma variedade felpuda, creme ou marrom claro cresce na madeira na forma de pequenas manchas em uma idade jovem. Com a idade, o corpo do fruto cresce e torna-se em leque com bordas onduladas ligeiramente caídas.
Após a geada, o corpo do fruto desbota-se e torna-se castanho-acinzentado com contornos claros. Devido a essa cor, o fungo parasita é difícil de reconhecer, pois na aparência é semelhante a outros tipos de estereos.
O himenóforo liso e ligeiramente enrugado é roxo escuro com uma borda roxa esbranquiçada clara. Propagado por esporos cilíndricos incolores, localizados no pó dos esporos do café.
A polpa é fina e dura, com um agradável aroma picante. No corte, a camada superior é marrom-acinzentada, e a camada inferior é creme claro.
É possível comer o estereum roxo
Stereum purple é um cogumelo não comestível. Devido à falta de sabor, polpa densa, dura e valor nutritivo, a variedade não é utilizada na culinária.
Espécies semelhantes
Esta variedade tem contrapartes semelhantes. Esses incluem:
- Fir trichaptum. O fungo cresce em madeira de conífera seca em camadas de várias camadas. O pequeno corpo de frutificação é castanho claro. A superfície é feltrada, pubescente, após as chuvas fica coberta de algas e adquire uma tonalidade esverdeada. A parte inferior é roxa brilhante, tornando-se achocolatada e alongada com o tempo.
- De pêlo grosso, cresce em tocos e madeira morta, raramente afeta árvores decíduas vivas e enfraquecidas. A espécie é perene, apresenta corpo frutífero em forma de leque com bordas desdobradas. A superfície é lisa, pintada de marrom-limão com um tom esverdeado. Prefere crescer em grupos, formando fitas longas e enrugadas. Por falta de sabor, a espécie não é utilizada na culinária.
- Sentida, é maior em tamanho, superfície aveludada e cor marrom-avermelhada.Cresce em tocos, secos, em árvores afetadas e doentes. A espécie é intragável, pois tem uma polpa dura.
Inscrição
Uma vez que esta variedade infecta madeira seca e causa doenças fúngicas em macieiras, peras e outras frutas de caroço, tanto os jardineiros como os trabalhadores das fábricas de madeira lutam contra ela. E devido à falta de sabor e polpa dura, não tem valor nutritivo e não é utilizado para cozinhar.
Conclusão
O estereum roxo é um membro não comestível da família Cifell. O fungo freqüentemente infecta madeira morta, madeira tratada, árvores frutíferas vivas e paredes de casas de madeira. Se você não iniciar uma luta em tempo hábil, o fungo pode destruir edifícios rapidamente e reduzir a produção de árvores frutíferas com caroço.