Contente
Um representante da família Kortidia salgueiro cytidia (Stereum salicinum, Terana salicina, Lomatia salicina) é um cogumelo que vive na madeira. Ele parasita os galhos de árvores velhas ou enfraquecidas. Não representa valor nutricional, o cogumelo não é comestível.
Onde cresce o salgueiro citidia
Um fungo microscópico perene pode existir apenas em simbiose com salgueiro, choupo e, menos frequentemente, outras espécies decíduas. A distribuição principal - em galhos velhos e moribundos enfraquecidos, também cresce em madeira morta nova.
Salgueiro Cytidia comum em climas quentes e temperados. A principal acumulação encontra-se nas florestas das regiões centrais, Sibéria e Urais. No Território Krasnodar, é encontrada em regiões montanhosas e nas florestas costeiras do Mar Negro, em climas quentes dá frutos durante todo o ano. Em climas temperados, os corpos jovens de frutificação aparecem na primavera, o crescimento continua até o final do outono. Com alta umidade do ar durante a estação, o fungo cobre grandes áreas dos galhos e do tronco, nos quais parasita.
No inverno, os citídios estão dormentes, os fungos velhos não morrem por cerca de 3-5 temporadas, eles continuam a se espalhar junto com os espécimes jovens. No tempo seco, os corpos frutíferos moribundos perdem umidade, tornam-se duros, ressecam significativamente e adquirem a cor de madeira. Você pode vê-los apenas com um exame detalhado da seção de ramos.
Qual é a aparência do salgueiro Cytidia?
O salgueiro Cytidia possui uma estrutura macroscópica simples do corpo frutífero com as seguintes características:
- a forma de um círculo irregular, o comprimento transversal é de 3-10 mm, acontece na forma de uma fina película lisa contínua cobrindo a superfície da madeira;
- cor - vermelho brilhante ou bordô com uma tonalidade roxa;
- em baixa umidade, os espécimes perenes têm uma superfície enrugada como couro, durante chuvas prolongadas - uma consistência gelatinosa com uma superfície oleosa. Cogumelos secos - duros, córneos, não perdendo a cor;
- localização - prostrado, às vezes com bordas levantadas, que se separam facilmente da superfície.
Eles começam a crescer isoladamente, com o tempo eles formam pequenos grupos em diferentes lugares da casca da árvore. Ao crescer, os grupos são conectados em uma linha contínua, atingindo até 10-15 cm.
É possível comer citídios de salgueiro
Nos livros de referência biológica, o salgueiro Cytidia está no grupo das espécies não comestíveis. Nenhuma informação de toxicidade disponível. Mas o corpo delgado de frutificação, que a princípio é duro quando seco e gelatinoso durante a precipitação, provavelmente não despertará interesse gastronômico.
Espécies semelhantes
Os citídios radiais da flebia do salgueiro são semelhantes em aparência, modo de desenvolvimento e locais de crescimento. Ele parasita árvores decíduas secas, madeira velha e morta.
Uma espécie semelhante se distingue por um tamanho maior do corpo do fruto, forma conglomerados largos ou longos. A cor é mais próxima do laranja, no tempo seco, uma mancha roxa escura começa a crescer da parte central e se espalhar para as bordas. Pode ficar completamente preto ou incolor quando congelado. Formato arredondado com bordas serrilhadas em relevo. A superfície é acidentada. Cogumelos com estação de crescimento de um ano, não comestíveis.
Inscrição
Os corpos frutíferos não são comestíveis e não são usados de nenhuma forma para processamento. Eles também não encontraram aplicação na medicina popular. No sistema ecológico, como em qualquer espécie biológica, o fungo tem uma função específica. Da simbiose com a madeira morta, ela recebe os microelementos necessários para o desenvolvimento, por sua vez inibe o processo de apodrecimento e decomposição da madeira morta.
Conclusão
Salgueiro Saprotroph cytidia parasita em galhos secos de árvores decíduas, principalmente salgueiro e choupo. Forma longos conglomerados contínuos na forma de um filme vermelho. O cogumelo é intragável, não há informações sobre compostos tóxicos na composição química.