Contente
O óleo branco é um pequeno cogumelo comestível que pertence à família Oily. Em algumas fontes, você pode encontrar seu nome latino Suillusplacidus. Não difere no sabor especial, mas não prejudica o corpo quando consumido. Após a coleta, essa espécie é processada o mais rápido possível, pois sua polpa é perecível, sujeita a apodrecimento.
Qual é a aparência de um lubrificador branco
O cogumelo recebeu este nome devido à cor esbranquiçada ou mesmo cinza claro do gorro e das patas. No local de um corte ou quebra, a cor da polpa, oxidante, pode ficar vermelha.
Descrição do chapéu
Suillusplacidus pequenos, mal formados, com pequenos gorros convexos com menos de 5 cm de diâmetro, de cor branca, nas bordas - amarelo claro. Quando crescidos, têm gorros largos e planos, às vezes côncavos ou em forma de almofada. Seu diâmetro pode ser de até 12 cm, a cor é cinza sujo com misturas de azeitona ou bege.
Na foto você pode ver que a superfície do lubrificador branco é lisa, coberta por uma película oleosa que, ao secar, deixa um leve brilho na tampa.
No verso, a tampa é recoberta por tubos amarelos sujos, de até 7 mm de profundidade, que se estendem também até o caule, crescendo junto com ele. Com o tempo, tornam-se oliva, nos seus pequenos poros (até 4 mm), pode-se ver um líquido escarlate.
A idade do Suillusplacidus pode ser determinada pela cor do gorro e do caule. Os cogumelos porcini na foto são boletos jovens, você pode estabelecer isso por uma tampa clara e não amarelada e uma perna limpa.
Descrição da perna
A perna é fina (até 2 cm de diâmetro) e longa, até 9 cm, curva, raramente reta, cilíndrica. Sua extremidade mais fina repousa contra o centro da tampa, a base mais espessa está ligada ao micélio. Toda a sua superfície é esbranquiçada, sob a capa é amarelo pálido. Não há anel na perna. Em frutas velhas, a casca da perna é coberta com manchas marrons escuras, que se fundem em uma capa cinza suja contínua. Na foto abaixo a descrição da manteiga branca, você pode ver como muda a cor de suas patas: nos cogumelos pequenos é quase branco, nos adultos é manchado.
Lubrificador branco comestível ou não
É uma espécie de cogumelo comestível que não tem gosto bom. O cogumelo é adequado para decapagem e decapagem. Também pode ser frito e fervido. É aconselhável colher apenas cogumelos brancos jovens com a perna limpa.
Onde e como o óleo branco pode crescer
O fungo cresce em florestas de coníferas e cedros do final de maio ao início de novembro. Existem boletos brancos, que podem ser encontrados em florestas decíduas e mistas. Eles crescem nos Alpes, no leste da América do Norte, na China (Manchúria). Na Rússia, o cep da família Oily é encontrado na Sibéria e no Extremo Oriente, na parte central do país.
Sua colheita principal pode ser feita em agosto e setembro.Nesta época frutificam em abundância, crescem em pequenas famílias, mas também se encontram exemplares avulsos.
As Butterlets são colhidas alguns dias depois da chuva: é nesta altura que existem muitas. Você precisa procurá-los nas bordas secas e bem iluminadas da floresta - um lubrificador branco não tolera lugares sombreados e pantanosos. Freqüentemente, os cogumelos podem ser encontrados sob uma camada de agulhas caídas. Cogumelos com tampa branca, devido ao qual o boleto é claramente visível contra o fundo de agulhas de árvore de Natal escurecidas e apodrecidas. O corpo do fruto é cortado com uma faca bem afiada ao longo do caule na raiz. Isso é feito com cuidado para não danificar o micélio.
Duplas do lubrificador branco e suas diferenças
Esta espécie de cogumelo praticamente não tem gêmeos. Um experiente colhedor de cogumelos não o confundirá com outros tipos de cogumelos. Os amantes inexperientes da caça silenciosa muitas vezes cometem o erro de confundir boletos do pântano e musgo de abeto com latas de óleo.
O boleto do pântano é um cogumelo comestível totalmente semelhante ao boleto branco. Para encontrar as diferenças, você precisa examinar cuidadosamente o cogumelo.
Diferenças:
- o boleto é maior, o diâmetro de sua capa pode ser de até 15 cm;
- no verso, o gorro é esponjoso, convexo, passando para a perna;
- o boleto frutifica muito cedo - desde o início de maio, não tem medo de geadas;
- no corte, a polpa do boleto não muda de cor;
- a perna do fungo está limpa, coberta por uma flor aveludada, mas não há manchas ou verrugas.
O boleto do pântano, ao contrário do azeite branco, é um cogumelo delicioso com sabor e aroma ricos.
Os frutos do musgo spruce jovem são semelhantes ao Suillusplacidus. No início da maturação é também cinzento claro com a tampa brilhante. Mas no corte, a polpa do mokruha não escurece, esse cogumelo pode ser armazenado por muito tempo, sua perna é curta e grossa, coberta por placas esbranquiçadas. Amadurecendo, o mokruha escurece, torna-se cinza escuro, já é mais fácil distingui-lo do cogumelo branco oleoso durante este período. Além disso, o chapéu de musgo de abeto está densamente coberto com muco por fora e por dentro, o que simplesmente não está no lubrificador.
Como o boleto branco é preparado
Após a coleta por 3, no máximo 5 horas, deve-se preparar o óleo branco. Antes, a casca é retirada deles - durante o cozimento, ela endurece e começa a ter um gosto amargo. Antes da limpeza, eles não podem ser ensopados ou lavados, a superfície do cogumelo ficará escorregadia, será impossível lidar com isso. Assim que cada tampa é removida do filme, os cogumelos precisam ser lavados.
Ferver o óleo é fervido por não mais de 15 minutos. Depois disso, eles são salgados ou em conserva. Os cogumelos podem ser secos para o inverno, preservados com vinagre ou fritos.
Eles são usados para preparar recheios para tortas, panquecas, bolinhos, bem como zraza, costeletas, qualquer cogumelo cremoso ou molho de queijo cremoso para espaguete.
Conclusão
Manteiga branca é um cogumelo comestível que pode ser encontrado em toda parte em setembro, nas bordas de florestas de coníferas ou mistas. Ele não tem bom gosto, mas não tem equivalentes venenosos. Você pode colher e comer o fruto do cogumelo sem medo, é completamente inofensivo mesmo em sua forma crua.