Contente
Butterlets são considerados cogumelos comestíveis que não têm contrapartes falsas venenosas. Ou seja, do ponto de vista da micologia, o envenenamento com cogumelos oleosos reais e falsos não ameaça o colhedor de cogumelos. No entanto, exceções são possíveis. Em algumas situações, o óleo pode ser envenenado. Ao mesmo tempo, os motivos podem ser muito diversos - o cogumelo é um produto muito específico, capaz de surpreender em todas as fases da colheita e preparação.
É possível ser envenenado com óleos comestíveis
Butterlets é um dos cogumelos mais populares. São presentes comestíveis da floresta da segunda ou terceira categoria, que podem ser consumidos de várias formas. Nem todos os boletos são venenosos, ou seja, só podem ser envenenados em caso de ingestão excessiva.
Casos de envenenamento com óleo são registrados com bastante frequência. E isso não significa que os cogumelos se tornaram venenosos de repente.
Na verdade, o motivo pode estar em vários fatores:
- Os cogumelos podem ser recolhidos em locais onde a situação ecológica não corresponda às condições normais. Os dons da floresta são como esponjas e absorvem literalmente do solo tudo o que há nela. Tendo comido tal cogumelo, a pessoa introduzirá em seu corpo todas as substâncias nocivas.
- Cozinhar cogumelos enlatados pode ser potencialmente perigoso devido à não observância da tecnologia de criação de um branco.
- Alergia a carboidratos de cogumelos. Até recentemente, um fenômeno relativamente raro, mas recentemente tem sido registrado com cada vez mais freqüência.
- Erro na identificação de cogumelos durante a colheita.
O mais desagradável é que todos esses fatores podem não ter nenhum significado decisivo por si próprios, mas sua combinação (já pelo menos duas) representa uma ameaça não só para a saúde do colhedor de cogumelos, mas também para a sua vida.
É possível ser envenenado com óleos falsos
Oficialmente, a micologia classifica os cogumelos como falsos cogumelos do óleo, que são quase completamente semelhantes a eles. Eles não só têm a mesma cor e tamanho, mas também têm a mesma estrutura do corpo da frutificação. Os colhedores de cogumelos têm uma classificação ligeiramente diferente de duplos falsos - há semelhança suficiente na aparência.
Todos os gêmeos de boletos, pertencentes à família Boletov, têm um himenóforo poroso e não são venenosos.
No entanto, existem muitos outros cogumelos que se parecem muito com a manteiga, mas são venenosos. Uma característica distintiva dos cogumelos falsos, neste caso, é o himenóforo na forma de placas.
Os sintomas de envenenamento com óleos falsos geralmente são difíceis de distinguir do envenenamento com óleos convencionais, mas eles aparecem um pouco mais cedo e, com o tempo, os sintomas serão muito mais perceptíveis. Essa situação é explicada pelo fato de que nos óleos falsos a concentração de substâncias nocivas ao homem é significativamente maior.
É possível ser envenenado com óleos enlatados
Como o boleto é rico em proteínas, são frequentes os casos de invasão de seus corpos frutíferos por várias bactérias, que podem sobreviver ao processo de pasteurização e acabar em uma lata, de onde entram no corpo humano com suas toxinas.
Em caso de armazenamento ou processamento impróprio de óleos na forma de salga e decapagem, vários microrganismos, principalmente bactérias, podem aparecer neles. Muitas das bactérias anaeróbias secretam um veneno específico que causa paralisia muscular. Esta doença é chamada de botulismo. O desenvolvimento de bactérias ocorre sem acesso ao ar, dentro de produtos enlatados de cogumelos.
Os sintomas do botulismo são os seguintes:
- tontura, com cefaleia recorrente;
- inchaço;
- disfunção da visão;
- discurso confuso.
O mais desagradável dessa doença é que o próprio paciente não percebe seu comportamento estranho. Portanto, se vários desses sintomas são combinados em um dos parentes, eles devem ser levados a um laboratório para exames que identifiquem vestígios de atividade vital de bactérias anaeróbias.
O primeiro envenenamento com óleo: sintomas e sinais
Sinais de envenenamento por cogumelos com óleo:
- Uma forte dor de cabeça aparece, assim como uma dor, semelhante a uma infecção viral pelo resfriado. Dores nas articulações são comuns.
- Inicialmente, ocorre uma leve náusea, que só piora com o tempo. O vômito mais tarde se desenvolve.
- Problemas intestinais: cólicas, distensão abdominal, diarréia.
- Aumento da temperatura corporal. Este é um fenômeno relativamente raro em caso de envenenamento, característico principalmente da intoxicação por cogumelos.
- Diminuição da pressão arterial, fraqueza geral, perda de consciência.
Além dos sinais e sintomas listados, a intoxicação por cogumelos com óleo pode ser acompanhada por uma exacerbação de doenças crônicas (especialmente aquelas associadas a doenças dos sistemas digestivo, excretor e nervoso).
Primeiros socorros para envenenamento com óleo
Assim que forem observados sintomas de envenenamento por cogumelos, você deve consultar imediatamente um médico ou chamar uma ambulância. Além disso, é necessário adotar uma série de medidas voltadas para os primeiros socorros, antes mesmo da chegada dos especialistas.
O procedimento mais importante que precisa ser feito é lavar o estômago da vítima ou, pelo menos, provocar o vômito nela. Para fazer isso, você precisa dar a ele um gole de 1,3 a 1,6 litros de água fria, não pressionar a raiz da língua e induzir o vômito.
Se a vítima tiver diarreia, ela deve receber uma dose suficientemente grande de sorventes - carvão ativado, "carvão branco", etc. Para um adulto, a dose de carvão ativado deve ser de pelo menos 10 comprimidos de 500 mg.
Se não houver diarreia, ao contrário, administram um laxante (Sorbitol, Polysorb, etc.) e fazem um enema.
Todos os procedimentos acima são necessários para aliviar a intoxicação corporal causada por envenenamento.
Quando vale a pena consultar um médico
Parece a muitos que após o surgimento dos primeiros sinais de intoxicação por óleos, basta prestar à vítima a assistência descrita anteriormente e, para isso, as medidas médicas. Essa abordagem é muito imprudente e irresponsável. O envenenamento por cogumelos pode ter as consequências mais desagradáveis para o corpo, portanto, você precisa procurar ajuda médica não apenas em caso de sinais óbvios de envenenamento por cogumelos, mas mesmo se você suspeitar disso.
Você precisa entender que a ação das toxinas dos fungos no corpo é destrutiva e ocorre muito rapidamente. Portanto, uma visita ao médico não deve ser apenas oportuna, deve ser urgente.
Como evitar envenenamento por óleo
As medidas preventivas para evitar o envenenamento com óleos, como quaisquer outros cogumelos, são bastante simples:
- A escolha correta dos cogumelos na fase de coleta. Antes de colocar o cogumelo cortado em uma cesta ou balde, você deve definitivamente se certificar de que é realmente um cogumelo comestível. Seu himenóforo é sempre poroso.
- Os óleos de manteiga têm a propriedade de "puxar" todos os sais de metais pesados e várias toxinas do solo. Portanto, é altamente recomendável coletá-los em locais ecologicamente limpos. Não mais perto do que 1 km de empreendimentos industriais, 100 m de ferrovias e 50 m de rodovias.
- É preferível colher os boletos, que apresentam corpos frutíferos de tamanho médio, visto que ainda são muito jovens e não tiveram tempo de absorver grande quantidade de substâncias nocivas.Importante! Francamente, cogumelos velhos com tampas e pernas rachadas não podem ser colhidos.
- Ao coletar, é necessário examinar cuidadosamente os corpos de frutificação para que estejam livres de contaminação e vestígios de vermes.
- Os cogumelos não devem ser armazenados por mais de 1 dia.
- Durante o preparo da comida enlatada, os cogumelos devem ser lavados muito bem, embebidos em água salgada e fervidos, observando todas as regras (em particular, ferva por pelo menos 20 minutos). Se a manteiga ficar azul durante o cozimento, devem ser consumidos no mesmo dia, não podem ser preservados.
- É aconselhável comer boleto em lata antes do Ano Novo, pois após esse período a probabilidade de desenvolvimento de bactérias anaeróbias causadoras de botulismo aumenta significativamente.
- É proibido o uso de óleo para gestantes e lactantes, bem como para crianças menores de 8 anos. Às vezes, essa categoria se expande ainda mais: é proibido comer cogumelos para pessoas que tiveram colecistite e pancreatite.
- Em qualquer caso, deve-se entender que todos os cogumelos, mesmo os boletos comestíveis, são alimentos muito pesados para o corpo humano. Devem ser consumidos com moderação e cautela.
Além disso, em cada etapa do trabalho com o óleo, é necessário monitorar seu estado e suas alterações atípicas. Por exemplo, se depois de remover a casca das tampas os cogumelos ficarem pretos, é claro que você não pode comê-los. É necessário analisar não só as manifestações externas, mas também o cheiro dos cogumelos, sua dureza, elasticidade, etc.
Conclusão
Muitos não entendem como você pode ser envenenado com manteiga, porque acredita-se que esses cogumelos, e mesmo suas falsas contrapartes, são pelo menos condicionalmente comestíveis, e não há nenhum veneno entre eles. Porém, não se esqueça que o cogumelo, que faz parte do ecossistema florestal, participa de diversos processos metabólicos, seu corpo frutífero pode se tornar um repositório de algum composto químico que será inseguro para o homem. A causa do envenenamento com graxa também pode não estar de forma alguma relacionada à ecologia ou ao erro do colhedor de cogumelos ao coletar. Uma violação elementar das regras de conservação, relacionada, por exemplo, a condições insalubres, pode levar a uma doença grave - o botulismo.