Contente
Família Collibia - um representante da família Negniychnikov, insípido com o cheiro de madeira podre. Ocupa o último nicho na 4 categoria de cogumelos - comestíveis condicionalmente.
Qual é a aparência de uma colíbia familiar?
A cor do corpo frutífero depende da madeira que o fungo parasita e da iluminação.
Descrição do chapéu
A família Collibia é um cogumelo pequeno, o diâmetro da tampa em espécimes adultos está dentro de 2 cm.
Característica externa:
- a forma é redonda, convexa, em um cogumelo maduro demais pode ser côncava;
- a superfície é lisa, seca, na parte central há uma formação tuberosa cilíndrica, está presente em espécimes jovens e maduros;
- o meio é marrom claro, mais próximo à borda da tampa, a tonalidade fica mais clara, torna-se bege;
- os círculos concêntricos são bem definidos na superfície;
- as bordas são uniformes ou serrilhadas das placas contendo esporos que se projetam além do perímetro da tampa;
- as placas raramente são localizadas com uma borda clara perto do caule do fruto;
- os esporos são apresentados na forma de uma oval alongada com um pó branco.
A polpa é fina, frágil, com cheiro amadeirado e sem sabor.
Descrição da perna
A família dos clitocíbulos forma uma perna longa (até 8 cm), cuja espessura não excede 1,5 cm.
A forma é cilíndrica, dependendo da densidade de crescimento, ligeiramente plana, curva, oca. A estrutura é fibrosa, resistente. Acima, a superfície é clara, abaixo é mais escura na cor, forrada.
O cogumelo é comestível ou não
Em termos gastronômicos, o corpo frutífero não tem valor. A carne é fina, a perna é dura. Total falta de sabor, tanto cru quanto processado. O cheiro fétido de madeira podre não aumenta a popularidade.
Se o corpo de frutificação não for suficientemente cozido, o prato pode causar distúrbios intestinais e dores na região epigástrica. A estação de coleta de colibacillus é no início do outono, quando um grande número de espécies mais valiosas aparece. Para não correr o risco de se intoxicar, é melhor optar por espécimes comestíveis.
Onde e como cresce
A principal área de distribuição é a região Central, Noroeste, Terra Negra Central e Ural. O fungo saprófito parasita madeira morta e tocos velhos de árvores decíduas. Formas famílias que crescem de um local na forma de uma roseta. A densidade em um micélio é de 6 a 15 peças. Prefere áreas úmidas e sombreadas.
Duplas e suas diferenças
A colíbia amante da madeira (Gymnopus dryophilus) é considerada a contraparte da família colíbia.
As variedades da família são semelhantes em tamanho, localização e modo de crescimento. Eles se distinguem por sua aparência:
- o gêmeo tem uma tampa esferoidal inclinada sem um fragmento tuberoso no centro;
- gymnopus dryophilus se distingue por uma cor marrom claro nos fungos maduros, nos espécimes jovens é mais claro, translúcido;
- na colíbia que ama a madeira, as placas raramente são localizadas, mal fixadas à tampa, pontos ou manchas marrons são visíveis nelas;
- perna - 5-6 cm, dura, marrom claro, seca, divide-se em tiras longitudinais no local do corte.
O valor nutricional do duplo é o mesmo da colíbia.
Semelhante (em aparência e método de crescimento ao clitocybula abundans) colibia (govorushechka) abundante.
O corpo frutífero contém toxinas, causando intoxicação alimentar. Ela cresce em pequenas famílias em tocos ou em uma almofada de folhas, em musgos. Caule menor, curto, frágil e oco. O chapéu é seco, brilhante com bordas irregulares, cinza claro. Existe uma depressão na parte central. Ao longo da superfície da tira. Gosto amargo, sem cheiro.
Conclusão
Família Colibia - cultura de cogumelos comestíveis condicionalmente, sem gosto, com um cheiro podre desagradável. Ela cresce em tocos e madeira morta de árvores decíduas, forma famílias. Não representa valor nutricional, pode causar intoxicação alimentar leve.