Contente
Colibia de pés fusiformes é um membro não comestível da família Omphalotoceae. Prefere crescer em famílias em tocos e madeira podre. A espécie costuma ser confundida com cogumelos, para que não bata acidentalmente na mesa, é preciso ler a descrição e estudá-la na foto.
Como é o pé fusiforme da Collybia?
Familiarizado com Colibia de pés fusos, você deve começar com uma descrição. Ao caçar cogumelos, lembre-se de que o cogumelo não é comestível e pode causar intoxicação alimentar.
Descrição do chapéu
O gorro convexo é de tamanho médio, atingindo 8 cm de diâmetro, com o passar do tempo endireita-se parcialmente e adquire forma irregular, mantendo um pequeno montículo no centro. A superfície é coberta por uma pele lisa e brilhante, que se torna escorregadia e brilhante em tempo de chuva. A pele é de cor marrom acastanhada ou laranja escura. Com a idade e com o tempo seco, a cor fica mais viva.
A polpa branca como a neve é carnuda, ligeiramente fibrosa, com um delicado aroma frutado. A camada de esporos é formada por placas finas de comprimentos diferentes. A reprodução ocorre por esporos esbranquiçados ovóides, localizados em um pó branco como a neve.
Descrição da perna
A perna da espécie é fina, ligeiramente curvada. No fundo, ele se estreita e vai para o substrato decíduo. A espessura é de cerca de 1,5 cm, o comprimento é de até 100 mm. De cima, a pele enrugada é recoberta por escamas esbranquiçadas, mais perto do solo a cor passa a marrom-avermelhada.
O cogumelo é comestível ou não
Collibia, de pés fusiformes, não é comestível, a polpa dos espécimes adultos é dura e de aroma desagradável. Mas experientes colhedores de cogumelos afirmam que as espécies jovens podem ser comidas após uma fervura de 15 minutos. A polpa do cogumelo exala um agradável aroma frutado e tem um sabor neutro.
Onde e como a colíbia fuso cresce
Este representante do reino dos cogumelos prefere crescer em florestas decíduas, em tocos e madeira podre. Prefere regiões de clima quente, a frutificação dura todo o período de verão.
Duplas e suas diferenças
Collibia, de pés fusiformes, como qualquer morador da floresta, tem contrapartes comestíveis e venenosas. Esses incluem:
- Azema - um cogumelo comestível que cresce em florestas mistas em solo ácido. Pode ser reconhecido por uma tampa brilhante, levemente rachada, de até 6 cm de diâmetro.A superfície é coberta por uma pele cinza clara e viscosa. A perna engrossada chega a 6 cm. A espécie começa a frutificar a partir do final de julho, vai até meados de setembro.
- Mel de inverno - habitante da floresta comestível condicionalmente. Ela cresce em tocos e madeira podre e decídua. O mel agaric tem uma pequena tampa laranja escura e um caule fino. Começa a dar frutos no final do verão, em regiões de clima quente cresce todo o inverno.
- O dinheiro está se fundindo É um cogumelo não comestível encontrado em grandes famílias em florestas decíduas. O chapéu é pequeno, pintado de cor creme claro. A perna é fina e longa, muitas vezes os cogumelos crescem juntos e formam um lindo cacho de cogumelos. A frutificação dura todo o período quente.
Conclusão
Collibia, de pés fusiformes, é um representante não comestível do reino dos cogumelos. Ela cresce em tocos e madeira decídua podre. Como o cogumelo não é recomendado para comer, é necessário estudar a descrição externa para não se obter uma intoxicação alimentar leve.