Contente
Colibia amarelo-lamelar é uma variedade comestível do reino dos cogumelos. Mas muitas vezes os colhedores de cogumelos ignoram essa espécie, sugerindo uma variedade venenosa por ela. Durante a caça ao cogumelo, para não coletar acidentalmente duplas falsas, é necessário estudar os traços característicos da variedade e visualizar a foto.
Qual é a aparência da colíbia lamelar amarela?
Para não coletar espécimes venenosos e assim proteger você e seus entes queridos, você precisa saber como é o Gymnopus de placa amarela. Conhecendo as características varietais, local e época de crescimento, você pode voltar para casa com uma cesta cheia de deliciosos cogumelos colhidos.
Descrição do chapéu
O chapéu desta variedade é pequeno, até 60 mm de diâmetro. Em espécimes jovens, tem forma convexa e, com a idade, torna-se achatado com bordas onduladas. A pele fosca é vermelha escura ou bordô com uma faixa fina e pálida ao longo da borda.
A superfície é lisa, coberta de muco após a chuva. O chapéu absorve rapidamente a umidade, por isso, no tempo chuvoso, ele incha e fica com uma cor escura.
Na parte inferior existem numerosas placas aderentes ou brancas como a neve, que adquirem uma coloração creme ou amarelo escuro com a idade.
Descrição da perna
A perna do Hypnopus lamelar-amarelo é pequena, atingindo 8 cm de altura e 5 mm de espessura. A forma é curva, cilíndrica, expandindo-se ocasionalmente para o fundo. A superfície é lisa, marrom claro ou amarelo pálido.
O cogumelo é comestível ou não
Collibia amarelo-lamelar é uma espécie comestível. Apesar da falta de aroma e sabor pronunciado, esta espécie na forma frita, cozida e enlatada não difere no sabor das suas contrapartes nobres.
Onde e como cresce
Collibia amarelo-lamelar cresce isoladamente e em pequenos grupos em florestas de coníferas e decíduas, em áreas sombreadas com folhas caídas, agulhas e pó de madeira. A frutificação ocorre de maio a outubro.
Duplas e suas diferenças
Este morador da floresta tem primos comestíveis e condicionalmente comestíveis.
Collybia amante da água Não é um cogumelo venenoso, que pode ser reconhecido pelas seguintes características:
- cor clara;
- forma cilíndrica da perna;
- a parte inferior é circundada por fios de cogumelo amarelo escuro e rosa.
Hymnopus amante do carvalho - uma espécie semelhante, que difere de sua contraparte por uma cor mais clara. A polpa é densa, sem um aroma florestal pronunciado, mas frita, cozida e enlatada, o cogumelo revela um sabor inesquecível.
Collybia alpina - um cogumelo comestível, muito semelhante ao seu homólogo, na cor e estrutura da perna. Eles só podem ser reconhecidos através de um microscópio, uma vez que esta espécie possui esporos incolores e maiores.
Kollybia les-loving - em uma espécie comestível condicionalmente, a cor da tampa é mais clara e não há nenhuma faixa clara ao longo da borda. Uma vez que o hipnopo amante da madeira pertence ao 3º grupo de comestibilidade, antes do cozimento a colheita deve ser bem lavada, embebida por várias horas e fervida.
Conclusão
Colibia amarelo-lamelar é um cogumelo comestível que pode ser encontrado em florestas de coníferas e decíduas. Esta espécie não possui gêmeos falsos, por isso é impossível cometer um erro ao coletar. Apesar da falta de aroma e sabor característico de cogumelo, a safra colhida é adequada para fritar, estufar e fazer conservas para o inverno.