Contente
A família Negniychnikov inclui mais de 50 espécies de cogumelos, a maioria das quais próprias para consumo, mas há representantes que causam envenenamento. Colibia amante da água é um saprófito comestível condicionalmente, caracterizado por um sabor adocicado e falta de cheiro. Aparece em maio, para de crescer com o início das geadas.
Como é a colíbia que adora água?
Colibia amante da água é o único representante da espécie em que é difícil determinar a cor clara do corpo do fruto. Na estação seca, o tom é bege claro com ocre no meio. Pode ser creme sólido. Se a estação for chuvosa ou o local constantemente úmido, o hymnopus amante da água é de cor marrom claro ou escuro.
Descrição do chapéu
Colibia amante da água é um pequeno cogumelo, cujo diâmetro da tampa raramente ultrapassa 5 cm.
Característica externa:
- em espécimes jovens, a forma da tampa é arredondada, inclinada, à medida que o cogumelo amadurece, torna-se mais aberto (para prostrar);
- as bordas são rebaixadas, irregulares, transparentes, as placas são definidas visualmente;
- a superfície é ligeiramente acidentada, higrofânica, transparente, não escorregadia, mas também não é seca;
- a cor nunca é uniforme, a parte central pode ser mais escura ou mais clara que a extrema;
- pratos de dois tipos: curtos, atingindo o meio; longo, raramente projetando-se além das bordas da tampa;
- as placas são bege ou com coloração amarela, são esparsamente localizadas, firmemente fixadas ao corpo da frutificação;
- os esporos são brancos ou cremosos;
- a polpa é frágil, ligeiramente adocicada, bege ou branca, inodora.
Descrição da perna
A perna do hymnopus amante da água atinge de 4 a 8 cm de comprimento e cerca de 1,5 cm de largura, sendo a cor clara na parte superior e mais escura na parte inferior. A tonalidade não difere da cor da tampa.
A perna é oca, formada em forma de cilindro, estreita perto da tampa e expandindo-se em direção à base.
A estrutura do caule é rígida, fibrosa, forrada.
O cogumelo é comestível ou não
O valor nutricional da colíbia que ama a água é baixo, é referido como o grupo condicionalmente comestível. A colíbia mal cozida pode causar distúrbios intestinais e náuseas. A intoxicação é de curta duração e insignificante. Não há nenhum dano significativo com a colisão.
Onde e como cresce
Collibia é encontrada da parte europeia ao sul. A principal acumulação é observada nas regiões Centro e Noroeste, nos Urais e no Leste da Sibéria, na região de Moscou. Cresce em florestas mistas de coníferas sobre uma almofada de folhas podres ou musgosas, sobre os restos de árvores: galhos, cascas, tocos. Ocorre em áreas alagadiças abertas e ao longo das margens de pequenos corpos d'água. Forma colônias extensas. O principal requisito para o crescimento é um ambiente úmido.
Duplas e suas diferenças
Externamente, o hymnopus amante da água é semelhante ao colibia amante da madeira (Gymnopus dryophilus).
Sem consideração detalhada, os corpos de frutificação são exatamente os mesmos. O gêmeo nunca é marrom escuro. A perna se divide em tiras no local do corte. A superfície da tampa está seca. Não há extensão na base da perna, tem a mesma largura em todo o seu comprimento. O valor nutricional da espécie é o mesmo.
A falsa espuma amarela de enxofre pertence a uma família diferente, mas externamente os cogumelos são muito semelhantes. O gêmeo é tóxico, pode causar intoxicações graves e consequências graves.
O gorro de pseudo-pêlo é escorregadio, inclinado, nunca totalmente aberto, só pode expandir ligeiramente. A cor é o centro escuro ou amarelo claro com um matiz rosa. A principal diferença entre um duplo e um hymnopus:
- uma perna com um ornamento escamoso;
- a cor é verde-acinzentada ou castanho claro;
- o volume é o mesmo ao longo de todo o comprimento sem expansão para baixo;
- na base da superfície não há micélio com filamentos brilhantes de micélio;
- placas portadoras de esporos são cobertas por um filme que, após a ruptura, forma um anel com bordas rasgadas;
- o sabor do duplo é amargo, com um odor pungente e repulsivo.
Conclusão
Colibia, amante da água, é uma das primeiras espécies de fungos que aparecem em maio. Ela cresce apenas em ambiente úmido, forma colônias. Baixo valor nutricional, pode causar envenenamento leve.