Colibia Azema (Gymnopus Azema): foto e descrição

Nome:Collibia Azema
Nome latino:Rhodocollybia Butyracea
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Collybia Butyracea var Asema, Rhodocollybia Butyracea var Asema
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Omphalotaceae
  • Gênero: Rhodocollybia
  • Visualizar: Rhodocollybia Butyracea (Colibia Azema)

O cogumelo lamelar comestível, da família Omphalotoceae, pertence ao 3º grupo em valor nutricional. Colibia Azema é conhecido por vários nomes: Gymnopus Azema, Rhodocollybia Butyracea, Rhodocollybia Butyracea var. Asema.

Descrição do Azema colibia

Gymnopus Azema é uma espécie saprofítica que cresce em resíduos de madeira em decomposição ou em uma camada de folha quebrada, em solos ácidos úmidos. A cor do corpo do fruto é cinza claro com um tom esverdeado, em uma área aberta e ensolarada é cinza-prateado, menos freqüentemente exemplares marrom claro são encontrados.

Descrição do chapéu

O chapéu não tem uma tonalidade, a parte central convexa é mais escura, muitas vezes com tonalidade ocre. Uma faixa de higrofano em forma de círculo é determinada ao longo da borda, em um ambiente úmido é mais pronunciado, em um ambiente seco é mais fraco. Pode estar completamente ausente.

Característica da tampa da colíbia:

  • no início do crescimento, a forma é arredondada com bordas côncavas;
  • em um cogumelo mais velho, é prostrado, bordas irregulares são levantadas para cima, o diâmetro é 4-6 cm;
  • a película protetora é escorregadia, oleosa, independente da umidade do ar;
  • as placas são claras com uma leve tonalidade cinza, de dois tipos. Os grandes geralmente estão localizados, firmemente fixados na parte inferior. Os pequenos ocupam 1/3 do comprimento, estão localizados ao longo da borda, em espécimes adultos projetam-se além dos limites do corpo frutífero;
  • pó de esporo, acinzentado.

A polpa branca é densa, fina e frágil. Com cheiro agradável e sabor adocicado.

Descrição da perna

A perna do Azema colibia cresce em comprimento até 6-8 cm, diâmetro - 7 mm. A cor é monocromática, amarelo-acinzentada com uma ligeira tonalidade castanha.

A cor é sempre igual à superfície da tampa. A perna é mais larga na base do que no topo. A estrutura é fibrosa, rígida, oca.

O cogumelo é comestível ou não

Este tipo de colíbia pertence ao grupo dos cogumelos comestíveis. Adequado para qualquer tipo de processamento. A polpa é densa, de sabor agradável, não requer processamento especial. Colibia é usada para salga, decapagem. Os cogumelos são fritos, incluídos em vegetais sortidos, e são preparados primeiros pratos.

Onde procurar a colisão Azem

A espécie é comum nas regiões do sul e na zona climática temperada. Cresce em florestas mistas, decíduas e coníferas. A condição principal é solo ácido úmido.

Importante! Ele pode crescer sozinho, mas mais frequentemente forma pequenos grupos.

Como coletar o Azema Collibium

A espécie pertence aos cogumelos de outono, a época de frutificação vai de agosto à primeira quinzena de outubro. Em climas quentes, os últimos espécimes podem ser encontrados no início de novembro. O principal crescimento começa após as chuvas, quando a temperatura cai para +170 C. Ele cresce sob as árvores em um musgo ou almofada de coníferas, os restos de madeira podre, tocos e cascas, galhos ou folhas podres.

Duplas e suas diferenças

Colíbios oleosos estão relacionados a espécies semelhantes. Um fungo intimamente relacionado é difícil de distinguir de Rhodocollybia Butyracea var. Asema.

O tempo de frutificação do gêmeo é o mesmo, a área de distribuição também é a mesma. A espécie é classificada como comestível condicionalmente. Após um exame mais atento, fica claro que o gêmeo é maior, seu corpo de fruto é mais escuro.

Conclusão

Colibia Azema é um cogumelo saprofítico comestível.Frutificação no outono, distribuída do sul para as regiões europeias. Ela cresce em vários tipos de florestas em detritos de madeira e serapilheira em decomposição. O corpo da fruta é versátil no processamento.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção